Lista de trabalhos selecionados para o
XXII ConFAEB - Arte/Educação: corpos em trânsito.
ORIENTAÇÕES: Os trabalhos estão disponíveis por número de inscrição e título. Role a página para baixo até encontrar o seu trabalho, ou use as teclas CONTROL + F, e digite parte do nome ou o número de inscrição. Na coluna da esquerda encontram-se os números de inscrição. Nas colunas do centro, os nomes dos trabalhos e as categorias onde foram inscritos por seus autores. Na coluna da direita os resultados da seleção, que podem ser: Aprovado, Aprovado para e-pôster ou Reprovado. Alguns trabalhos inscritos como comunicações foram realocados como e-pôsteres pela comissão de avaliação e estão marcados como Aprovado para e-pôster. Não há trabalhos inscritos como e-pôster aprovados como comunicação. Nos próximos dias, todos os autores receberão por e-mail o uma comunicação oficial com o resultado da avaliação e com instruções para o envio definitivo dos trabalhos. O prazo final para envio do texto é 30 de setembro. Por favor, releia a Chamada de Trabalhos atentamente para a elaboração de seu artigo ou e-pôster. |
No.
insc.
|
Título
do trabalho
|
Tipo
de trabalho inscrito
|
Resultado
|
002
|
JANELAS |
Comunicação
|
Aprovado
|
003
|
ARTE, METÁFORA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Comunicação
|
Aprovado
|
007
|
DOCUMENTOS/MONUMENTOS NO ARQUIVO HISTÓRICO WANDA SVEVO |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
008
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ARTES PLÁSTICAS: EXPERIÊNCIAS E TRANS(FORMAÇÕES) NA COMUNIDADE |
Comunicação
|
Reprovado
|
009
|
ARAÇATIBA: UMA TERRA DE NEGROS COM OS OLHOS PARA SÍNDROME DE DOWN |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
010
|
REFORMULAÇÃO CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE TEATRO |
Comunicação
|
Reprovado
|
012
|
EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS EM ARTE-EDUCAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE/FACEDI |
Comunicação
|
Aprovado
|
013
|
BRICOLAGENS POÉTICAS DE ARTISTAS, IMAGENS E CIDADE |
Comunicação
|
Aprovado
|
014
|
CEP – EMB, REFLEXÃO SOBRE CONTEXTO DE UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE DE MÚSICA |
Comunicação
|
Aprovado
|
015
|
PALAVRAS NÃO DITAS: RECORTES PÓETICOS DE ARRIETE VILELA |
Comunicação
|
Reprovado
|
016
|
ALFABETIZAÇÃO COM ARTE |
e-Pôster
|
Reprovado
|
017
|
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DO CONSTRUIR-SE PROFESSOR NA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UNIVASF |
Comunicação
|
Aprovado
|
020
|
IMAGENS DO PRECONCEITO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS |
Comunicação
|
Aprovado
|
021
|
CONCEPÇÕES METODOLÓGICAS DO ENSINO DE ARTES VISUAIS E NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: PERSPECTIVAS PARA CASA NOVA/BA |
e-Pôster
|
Aprovado
|
022
|
A DANÇA DOS CORPOS SEXUADOS |
e-Pôster
|
Aprovado
|
023
|
A ARTE CONTEMPORÂNEA E OS TEMAS TRANSVERSAIS: DIÁLOGOS NO PIBID DE ARTES VISUAIS DA UNIVASF |
Comunicação
|
Aprovado
|
025
|
EROTISMOS: ENTRE A CORPOREIDADE E A ESPIRITUALIDADE |
Comunicação
|
Aprovado
|
026
|
ENSINANDO FORA DO EIXO: EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL E JUSTIÇA SOCIAL |
Comunicação
|
Aprovado
|
029
|
DIFERENÇAS DE ABORDAGEM DA DANÇA E SUA INSERÇÃO NOS CURRÍCULOS SUPERIORES DE ARTE (GRADUAÇÃO EM DANÇA E TEATRO) E NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
Comunicação
|
Aprovado
|
030
|
FAZENDO FILME NA ILHA: CINEMA E ARTE COMO LINHA DE FUGA |
Comunicação
|
Aprovado
|
031
|
TRILHANDO CAMINHOS CONHECIDOS DA CIDADE SOB NOVOS OLHARES DE CRIANÇAS |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
033
|
SOBRE POLÍTICA E IDENTIDADE: VESTÍGIOS DO CORPO COMO SIMBOLO DE RESISTÊNCIA NA ARTE CONTEMPORÂNEA EM DOIS EIXOS NÃO HEGEMÔNICOS |
Comunicação
|
Aprovado
|
034
|
ARTE EDUCAÇÃO E LITERATURA: UMA RELAÇÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM DESDE A UNIVERSIDADE. |
e-Pôster
|
Aprovado
|
035
|
A REPRESENTATIVIDADE DA AÇÃO EDUCATIVA DO MUSEU OSCAR NIEMEYER (MON) E O PERFIL DO PÚBLICO ORGANIZADO EM 2009 |
Comunicação
|
Aprovado
|
036
|
O CONTEXTO OLINDENSE DO ENSINO DE ARTES |
Comunicação
|
Aprovado
|
037
|
A PERFORMANCE DO “SEU JULICO” NA NOVENA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO EM SÃO TOMÉ/PARÁ |
Comunicação
|
Aprovado
|
038
|
SOBRE CAMINHOS, CAIXAS, OLHOS E IDENTIDADES |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
040
|
PIBID GEOARTES: FORMAÇÃO DOCENTE TRANSITANDO POR CORPOS, LUGARES, IMAGENS E SONS |
Comunicação
|
Aprovado
|
041
|
DESAFIOS DO ENSINO DE ARTES VISUAIS NA CONTEMPORANEIDADE. |
Comunicação
|
Aprovado
|
042
|
PARTILHAS TEATRAIS: REFLETINDO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE TEATRO. |
Comunicação
|
Aprovado
|
043
|
FUNDAÇÃO CURRO VELHO NO PROCESSO PEDAGÓGICO: ENSINO APRENDIZAGEM |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
044
|
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM DE LEITURA DE IMAGENS EM ARTES VISUAIS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL |
Comunicação
|
Aprovado
|
045
|
FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS NO ENSINO A DISTÂNCIA: HISTÓRIAS E IMPLICAÇÕES DE UM CAMINHO SINUOSO |
Comunicação
|
Aprovado
|
046
|
ARTES VISUAIS E FORMAÇÃO DOCENTE: RELATOS QUE SE APROXIMAM NA MODALIDADE A DISTANCIA |
Comunicação
|
Aprovado
|
047
|
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS: EXPERIÊNCIAS E DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Comunicação
|
Aprovado
|
048
|
DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE AÇÃO EDUCATIVA, PRÁTICA DOCENTE E VIVÊNCIAS PESSOAIS |
Comunicação
|
Aprovado
|
049
|
A CRIANÇA EM CONTATO COM A ARTE: UMA EXPERIÊNCIA DE USO DA IMAGEM NA ESCOLA NOVA |
Comunicação
|
Aprovado
|
050
|
A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE MATURANA PARA O ENSINO DE ARTE |
e-Pôster
|
Aprovado
|
051
|
ALFABETIZAÇÃO ESTÉTICA: DESENVOLVENDO A LEITURA DE IMAGEM EM SALA DE AULA |
e-Pôster
|
Reprovado
|
052
|
A FORMAÇÃO DOCENTE COMO PRÁTICA EDUCATIVA DE QUALIDADE NO ENSINO DA ARTE |
Comunicação
|
Reprovado
|
053
|
PROJETOS INTERDISCIPLINARES COMO POTÊNCIA DE UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA |
Comunicação
|
Aprovado
|
054
|
A IMPROVISAÇÃO COMO FORMA DE INICIAÇÃO À DANÇA CONTEMPORÂNEA PARA CRIANÇAS |
Comunicação
|
Aprovado
|
055
|
O ARTISTA-DOCENTE NA CENA CONTEMPORÂNEA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ASPECTOS DE FORMAÇÃO |
Comunicação
|
Aprovado
|
057
|
O CONTO NARRATIVO NA MEDIAÇÃO CULTURAL |
Comunicação
|
Aprovado
|
058
|
OS ALTERNATIVOS E SUAS TRANSITORIEDADES CORPÓREAS |
Comunicação
|
Aprovado
|
059
|
PROJETO SELO POSTAL - ARTE E CULTURA |
e-Pôster
|
Aprovado
|
060
|
ATELIER DE PORTAS ABERTAS PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS/ UFPA |
Comunicação
|
Aprovado
|
061
|
EM BUSCA DE CRITÉRIOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE ARTES VISUAIS NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA |
Comunicação
|
Aprovado
|
062
|
FRAGMENTOS DE MEMÓRIA l - GALERIA DE ARTE, EX-ALUNOS/AS E COMUNIDADE ESCOLAR: REINTERPRETANDO E RE-SIGNIFICANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE ARTE E CULTURA VISUAL |
Comunicação
|
Aprovado
|
063
|
REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS AFROBRASILEIRAS NA PINTURA PARAENSE NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX E O ENSINO DE ARTE: PERSPECTIVAS À APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 |
Comunicação
|
Aprovado
|
064
|
O ENSINO DE PINTURA NO CEJA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR |
Comunicação
|
Aprovado
|
065
|
A LINGUAGEM CORPORAL NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CORPO EM TRANSITO ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR |
Comunicação
|
Aprovado
|
066
|
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ARTE: O QUE PENSAM E REALIZAM OS PROFESSORES DE ARTE? |
Comunicação
|
Aprovado
|
067
|
COREOGRAFANDO UMA LINGUAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE DANÇA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO PAULO |
e-Pôster
|
Aprovado
|
068
|
ARTE E EDUCAÇÃO/AMBIENTAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PIBID 3 /ARTES VISUAIS, UFPEL |
e-Pôster
|
Aprovado
|
069
|
FORMA/R/SE A DISTÂNCIA: APRENDENDO A SER PROFESSOR DE ARTES VISUAIS EM AMBIENTE VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM |
Comunicação
|
Aprovado
|
070
|
ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: INTERVENÇÕES 'PIBIDIANAS' |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
071
|
ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO CONTEXTO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL : UMA PROPOSTA DE AÇÃO PEDAGÓGICA |
Comunicação
|
Aprovado
|
072
|
OFICINÃO FINOS TRAPOS: A PEDAGOGIA DO PROCESSO COLABORATIVO DE CRIAÇÃO NA FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE ARTISTAS CÊNICOS E COLETIVOS TEATRAIS DO INTERIOR DO ESTADO DA BAHIA |
Comunicação
|
Aprovado
|
073
|
TRANSMISSÃO DOS TOQUES DE BERIMBAU NA ARUÃ CAPOEIRA |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
074
|
COMER COM O OLHAR: SENTIDOS DE MEMÓRIA E SUBJETIVIDADE |
e-Pôster
|
Aprovado
|
075
|
COMPREENDER A LICENCIATURA EM TEATRO: CONCEPÇÕES E PROPOSIÇÕES |
Comunicação
|
Aprovado
|
076
|
NOVOS DESDOBRAMENTOS DA PESQUISA "O QUE SE ENSINA E O QUE SE APRENDE NAS LICENCIATURAS EM ARTES VISUAIS A DISTÂNCIA? |
Comunicação
|
Aprovado
|
077
|
EXPERIÊNCIA COLETIVA NA (TRANS)FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS |
Comunicação
|
Aprovado
|
078
|
TOY ART: O LÚDICO NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA ARTE CONTEMPORÂNEA |
e-Pôster
|
Aprovado
|
081
|
EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM PARA ALÉM DO OLHAR NO PROJETO VILA EDUCAÇÃO E ARTE |
e-Pôster
|
Aprovado
|
082
|
O ENSINO DA DANÇA PARA DEFICIENTE VISUAL |
Comunicação
|
Aprovado
|
083
|
MÚSICA NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA PIBID, RELAÇÕES DE PODER E ESTIGMA NO AMBIENTE ESCOLAR |
Comunicação
|
Aprovado
|
084
|
O PAPEL DO PROFESSOR DE ARTE NA CONSTRUÇÃO DA CORPOREIDADE DA CRIANÇA |
e-Pôster
|
Aprovado
|
085
|
MANTLE OF THE EXPERT: RELATO DE UMA BRASILEIRA SOBRE UMA METODOLOGIA INGLESA |
Comunicação
|
Aprovado
|
086
|
PLANO B |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
087
|
A PEDAGOGIA DE BRECHT: DESDOBRAMENTOS NO ENSINO DE TEATRO |
Comunicação
|
Aprovado
|
088
|
AS EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS COMO FORMADORAS DE PÚBLICO NO MUSEU CASA DA XILOGRAVURA DE CAMPOS DO JORDÃO |
Comunicação
|
Aprovado
|
089
|
ARTE-EDUCAÇÃO-PROFISSIONAL: POTENCIAL DE INVENTIVIDADE |
Comunicação
|
Aprovado
|
090
|
AUTORIDADE, RESPEITO, DISCIPLINA E AFETIVIDADE: REFLEXÕES E RELATOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS AULAS DE MÚSICA EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO |
Comunicação
|
Aprovado
|
091
|
PSICODRAMA PEDAGÓGICO: FRONTEIRAS ENTRE TEATRO, PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO |
Comunicação
|
Aprovado
|
092
|
ARTICULAÇÕES, DESAFIOS E IMPASSES ENTRE O TCC À DISTÂNCIA E O TCC PRESENCIAL. |
Comunicação
|
Aprovado
|
093
|
AS ARTES VISUAIS EM UM PROJETO DE ESPETÁCULO DRAMÁTICO-MUSICAL NO ENSINO MÉDIO |
Comunicação
|
Aprovado
|
094
|
EDUCAR COM ARTE: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
e-Pôster
|
Aprovado
|
095
|
CULTURA VISUAL E O ENSINO DE PINTURA: EXPERIÊNCIA NO PROJETO PIBID |
Comunicação
|
Aprovado
|
097
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE JOGOS TEATRAIS E LEITURA DE IMAGENS REALIZADA COM ALUNOS DA LICENCIATURA NO CAMPO (LECAMPO-UFMG) |
Comunicação
|
Aprovado
|
098
|
DESVENDANDO OS CAMINHOS DA ARTE-EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRIMEIRA DOCÊNCIA |
e-Pôster
|
Aprovado
|
099
|
FOTOGRAFIA
– ENSINAR? APRENDER? |
Comunicação
|
Aprovado
|
100
|
COMPARTILHANDO IMAGENS: A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS E ALGUMAS EXPERIENCIAS COM FOTOGRAFIA PINHOLE |
Comunicação
|
Aprovado
|
101
|
DRAMATURGIA DA CENA: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO SUPERIOR DE TEATRO |
Comunicação
|
Aprovado
|
102
|
UMA DRAMATURGIA E VÁRIAS MÃOS |
e-Pôster
|
Aprovado
|
103
|
CERGOS, SURDOS E FAMINTOS. |
Comunicação
|
Aprovado
|
104
|
DANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O PIBID-DANÇA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SALVADOR |
e-Pôster
|
Aprovado
|
105
|
CENTRO CULTURAL, SEU PRÓPRIO - PERTENCIMENTO, RECONHECIMENTO E IDENTIDADE NO ESPAÇO PÚBLICO. |
Comunicação
|
Aprovado
|
106
|
LINHA DO TEMPO: NARRATIVAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM ARTE |
Comunicação
|
Aprovado
|
107
|
AVALIAÇÃO NO ENSINO DE ARTE EM ESCOLAS DA CIDADE DO MORENO/PE |
Comunicação
|
Aprovado
|
108
|
MEDIAÇÃO CULTURAL EM EXPOSIÇÕES INTERATIVAS: FILE UMA EXPERIÊNCIA |
Comunicação
|
Aprovado
|
109
|
A TEORIA E A PRÁTICA NO LABORATÓRIO PEDAGÓGICO: EXPERIMENTOS, TROCAS E REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR. |
Comunicação
|
Aprovado
|
110
|
DANÇA E GYROKINESIS®: RESPIRANDO NOVOS MOVIMENTOS PARA CENA |
Comunicação
|
Aprovado
|
111
|
PIBID MÚSICA UFPEL - AÇÕES NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ESTADUAL ASSIS BRASIL - PELOTAS - RS |
e-Pôster
|
Aprovado
|
112
|
ENTRE A ARTISTA E A PROFESSORA: REFLEXÕES EM TORNO DO HÍBRIDO PROFESSOR PERFORMER. |
Comunicação
|
Aprovado
|
113
|
O CIRCO-TEATRO: COMO EXPRESSÃO DE IDENTIDADES EM DIÁLOGO |
Comunicação
|
Reprovado
|
114
|
PARA ALÉM DO JARDIM: PROPOSIÇÕES PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS |
Comunicação
|
Reprovado
|
116
|
ARTE-EDUCAÇÃO E UM DOS MEIOS DE EDUCAR: O LIVRO DE ARTE PARA A CRIANÇA |
Comunicação
|
Aprovado
|
117
|
GEP – GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM ARTE - PRODUÇÕES POÉTICAS EM ARTES VISUAIS |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
118
|
DAS PERCEPÇÕES SOBRE O CORPO QUE SOU AOS OUTROS CORPOS EM APRENDIZAGEM TEATRAL |
e-Pôster
|
Aprovado
|
119
|
RETRATOS DE MULHER: AS RELAÇÕES ENTRE CORPO, MEMÓRIA SOCIAL E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO CARIRI CEARENSE |
Comunicação
|
Aprovado
|
120
|
JOGOS DO TEATRO DO OPRIMIDO NA ESCOLA ESTADUAL ANITA BRINA BRANDÃO |
e-Pôster
|
Aprovado
|
121
|
TEATRO BIDIMENSIONAL: OUTRAS POSSIBILIDADES NO ENSINO E APRENDIZADO EM MAQUIAGEM, FIGURINO E CENOGRAFIA |
Comunicação
|
Aprovado
|
122
|
CONSTRUÇÃO DA GRADUAÇÃO EM DANÇA EM UBERLÂNDIA |
e-Pôster
|
Aprovado
|
123
|
FORMAÇÃO CONTINUADA NO PROGRAMA POLO UFU DA REDE ARTE NA ESCOLA |
Comunicação
|
Aprovado
|
124
|
UMA EXPERIÊNCIA ‘PIBIDIANA’ COM ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
e-Pôster
|
Aprovado
|
125
|
ARTE E INTERDISCIPLINARIDADE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: EM BUSCA DE UM NOVO DESENHO CURRICULAR |
Comunicação
|
Aprovado
|
126
|
PIBIDGEOARTES UFPEL – PROJETO DE FORMAÇÃO DE CORO INFANTIL NA ESCOLA ESTADUAL GINÁSIO DO AREAL – PELOTAS – RS |
e-Pôster
|
Aprovado
|
127
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES GENERALISTAS PARA O ENSINO DE ARTE: ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NOS CURRICULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE PERNAMBUCO. |
Comunicação
|
Aprovado
|
128
|
O ENSINO DAS ARTES VISUAIS EM UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DO PIBID 3, UFPEL |
e-Pôster
|
Aprovado
|
129
|
EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS: UM RELATO DAS EXPERIÊNCIAS ‘PIBIDIANAS’ NA ESCOLA-CAMPO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
130
|
ANÁLISE DA PROPOSTA DO CURRÍCULO DA DISCIPLINA ARTE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
131
|
EXPERIÊNCIAS DE MEDIAÇÃO: A CRISE ENTRE A MEDIAÇÃO ARTÍSTICA EM SALA DE AULA E NO ESPAÇO EXPOSITIVO |
Comunicação
|
Aprovado
|
132
|
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO BAILARINO E SUA RELAÇÃO COM O ESPAÇO EM QUE ATUA |
Comunicação
|
Aprovado
|
133
|
MUSICALIZAÇÃO E CANTO CORAL: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS NO PIBID-MÚSICA UFPEL COM 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SANTA RITA - PELOTAS/RS |
e-Pôster
|
Aprovado
|
134
|
O ROCOCÓ E A PRODUÇÃO DE ALGUNS ARTISTAS VISUAIS CONTEMPORÂNEOS: PROPONDO EXPERIÊNCIAS VISUAIS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Comunicação
|
Aprovado
|
135
|
OS DESAFIOS DO ARTISTA/PROFESSOR NA SALA DE AULA: TRADUÇÃO DE POÉTICAS VISUAIS PARA AS AULAS DE ARTE |
Comunicação
|
Aprovado
|
136
|
O UNIVERSO DAS CORES |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
138
|
A ABORDAGEM DAS TEMÁTICAS DE CULTURA INDÍGENA, AFRO-BRASILEIRA E POPULAR NO ENSINO DE ARTE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE RECIFE |
Comunicação
|
Aprovado
|
139
|
A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA EDUCATIVA, CRÍTICA E REFLEXIVA: UMA EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EDUCATIVA NO ESPAÇO CULTURAL CASA DAS ONZE JANELAS |
e-Pôster
|
Aprovado
|
140
|
O ARTE/EDUCADOR MÁRIO PEDROSA |
Comunicação
|
Aprovado
|
141
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA: MEU PRIMEIRO E CONTÍNUO CONTATO COM AS MÁSCARAS DA COMMEDIA DELL’ARTE |
e-Pôster
|
Aprovado
|
142
|
A
ESCOLA ITINERANTE: MEDIAÇÃO CULTURAL E CIDADANIA |
Comunicação
|
Aprovado
|
143
|
OUVIR E FAZER MÚSICA COM COMPREENSÃO: DIAGNÓSTICO PARA O USO DE SOFTWARES MUSICAIS PARA O ENSINO DE PERCEPÇÃO MUSICAL |
Comunicação
|
Aprovado
|
144
|
RECURSOS VIRTUAIS NO ENSINO DE ARTES VISUAIS NO PIBID 3/UFPEL |
e-Pôster
|
Aprovado
|
145
|
LIVROS VIRTUAIS DE ARTISTA: CONCEITO, DISTINÇÕES E PECULIARIDADES. |
Comunicação
|
Aprovado
|
146
|
EU CRIO, ELE EXPRESSA E NÓS AVALIAMOS? : AVALIAÇÃO EM ARTE/EDUCAÇÃO |
Comunicação
|
Aprovado
|
147
|
MUSICALIZAÇÃO E CANTO CORAL: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS NO PIBID - MÚSICA/ UFPEL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SANTA RITA – PELOTAS/RS |
e-Pôster
|
Aprovado
|
148
|
ENSINAR MÚSICA: ANGÚSTIA, PRAZER OU BANALIDADE? |
Comunicação
|
Reprovado
|
149
|
A CRIANÇA E O ESPAÇO EXPOSITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
Comunicação
|
Aprovado
|
150
|
CAMINHAR PARTILHADO: A CONTRIBUIÇÃO DAS INCERTEZAS NA INICIAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS. |
Comunicação
|
Aprovado
|
151
|
ARTES VISUAIS NA EAD: PRÁTICAS E POSSIBILIDADES |
Comunicação
|
Aprovado
|
152
|
MEDIADOR E MEDIAÇÃO CULTURAL EM MUSEUS E EXPOSIÇÕES HISTÓRICAS: QUESTÕES E POSSIBILIDADES |
Comunicação
|
Aprovado
|
153
|
MEU CORPO DESENHA MINHA IMAGEM DENTRO E FORA DA ESCOLA |
Comunicação
|
Aprovado
|
154
|
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E GRAVURA: UM CORDEL DE REINVENÇÕES |
Comunicação
|
Aprovado
|
155
|
HISTÓRIA E ARTE: UMA INTERVENÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE POR MEIO DA ESTÉTICA DA ARTE PRÉ-HISTÓRICA |
e-Pôster
|
Reprovado
|
156
|
TOCAR PARA VER: RELATO DE EXPERIÊNCIA - ARTES VISUAIS, COM FOCO NA PESSOA COM DEFICIENCIA VISUAL |
Comunicação
|
Aprovado
|
157
|
ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES |
Comunicação
|
Aprovado
|
159
|
UM PEQUENO DETALHE: QUAL HISTÓRIA DA ARTE ENSINA-SE NA ESCOLA? |
Comunicação
|
Reprovado
|
160
|
CINEMA EXPRESSIONISTA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS |
Comunicação
|
Aprovado
|
161
|
A ARTE GOIANA DE AMAURY MENEZES: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
162
|
A IMPORTÂNCIA DA ARTE EDUCAÇÃO PARA O ENSINO DO DESIGN NO BRASIL |
Comunicação
|
Aprovado
|
163
|
REVELAR HISTÓRIA S E INTERVIR NA PAISAGEM URBANA: UMA POSSIBILIDADE DE PERTENCER |
Comunicação
|
Aprovado
|
164
|
O DIÁLOGO ENTRE ARTE E EDUCAÇÃO NO ENSINO ESPECIALIZADO: O PAPEL DA ARTE NO PROCESSO DE ENSINO DAS APAES |
Comunicação
|
Aprovado
|
165
|
ESPAÇO MEDIADO: DA PERCEPÇÃO AO PERTENCIMENTO |
e-Pôster
|
Aprovado
|
166
|
ENTRE AS FRONTEIRAS DA ARTE E OS LIMITES DA TÉCNICA: QUESTIONAMENTOS SOBRE ENSINAR E APRENDER MÚSICA |
Comunicação
|
Aprovado
|
168
|
A TECNOLOGIA COMO FACILITADORA NO ENSINO DE ARTE: O EXEMPLO DO BLOG ARTE NA ALDEIA |
Comunicação
|
Aprovado
|
169
|
APROPRIAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE IMAGENS: O ENSINO DE ARTE E AS NOVAS TECNOLOGIAS |
Comunicação
|
Aprovado
|
170
|
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E POLÍTICAS DE IDENTIDADE: COMPREENDER AS REDES SOCIAIS COMO AMBIENTES MEDIÁTICOS |
Comunicação
|
Aprovado
|
171
|
BLOGS ALIADOS: DESENVOLVIMENTO DE BLOGS NO AUXÍLIO AO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE ARTES VISUAIS NO ENSINO MÉDIO |
Comunicação
|
Reprovado
|
172
|
CAMINHOS DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: VIVÊNCIAS E DESCOBERTAS REALIZADAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UFU |
Comunicação
|
Aprovado
|
173
|
DRAMATURGIA DO CORPO-ESPAÇO E TERRITORIALIDADE: AS REVERBERAÇÕES DE UM GRUPO DE PESQUISA NA FORMAÇÃO DE SEUS INTEGRANTES |
Comunicação
|
Aprovado
|
174
|
SERELEPE: UMA PITADA DE MÚSICA INFANTIL |
Comunicação
|
Aprovado
|
175
|
CURADORIA |
Comunicação
|
Aprovado
|
176
|
DINÂMICAS PEDAGÓGICAS NA EXPOSIÇÃO MEMÓRIAS DA IMAGEM |
e-Pôster
|
Aprovado
|
177
|
O PROFESSOR DE ARTE COMO MEDIADOR CULTURAL |
Comunicação
|
Aprovado
|
180
|
PIBID: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Comunicação
|
Aprovado
|
181
|
OFICINAS ARTÍSTICAS PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE SEROPÉDICA (RJ) |
e-Pôster
|
Aprovado
|
182
|
O
ENSINO DE ARTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE UM MUNICÍPIO PERNAMBUCANO:
UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS |
Comunicação
|
Aprovado
|
183
|
DANÇA NA ESCOLA: REORIENTANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA |
Comunicação
|
Aprovado
|
184
|
A ESCOLA E A FAMÍLIA NA RELAÇÃO ENTRE CRIANÇA E MUSEU |
Comunicação
|
Aprovado
|
185
|
O CORPO QUE DANÇA NA ESCOLA PÚBLICA: RELATO SOBRE AS AULAS DE DANÇA NO COLÉGIO ESTADUAL DA BAHIA APÓS IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO PIBID. |
Comunicação
|
Aprovado
|
186
|
PROFESSORES DE ARTES DE CABEDELO (PB) |
Comunicação
|
Aprovado
|
187
|
60 ANOS DE ARTE-EDUCAÇÃO NA ESCOLINHA DE ARTE DO RECIFE |
Comunicação
|
Aprovado
|
188
|
METODOLOGIA DE ENSINO: O LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
189
|
EXPERIÊNCIAS QUE CONDUZEM AO ENCONTRO COM A ARTE |
Comunicação
|
Aprovado
|
190
|
DRAMATURGIA CORPORAL DO INTÉRPRETE-CRIADOR: A INFLUÊNCIA DO TAI CHI CHUAN NA CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO ARTÍSTICO. |
e-Pôster
|
Aprovado
|
191
|
GRAFISMOS, PADRÕES GRÁFICOS E DESENHO |
Comunicação
|
Aprovado
|
192
|
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM PERFORMANCES CULTURAIS E ARTÍSTICAS; UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE ARTE DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS |
Comunicação
|
Aprovado
|
193
|
A TEORIA DO PROFISSIONALISMO E O MEDIADOR CULTURAL: QUAL A ORDEM DO DISCURSO? |
Comunicação
|
Aprovado
|
194
|
PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DANÇA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SALVADOR. |
Comunicação
|
Aprovado
|
195
|
EXISTE UM CINEMA INDÍGENA? |
Comunicação
|
Reprovado
|
196
|
MENINOS DO CAMPUS UFPE: EXPERIMENTANDO ARTE NO CAC |
e-Pôster
|
Aprovado
|
197
|
APONTAMENTOS PARA UMA TRANSGRESSÃO EDUCACIONAL: REPENSAR O ENSINO A DISTÂNCIA |
Comunicação
|
Aprovado
|
198
|
PRÍNCIPIOS NORTEADORES DA MEDIAÇÃO CULTURAL COMO EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL |
Comunicação
|
Aprovado
|
200
|
O ENSINO DE ARTES VISUAIS EM COMUNIDADES RURAIS: UM OLHAR ETNOGRÁFICO PARA A PRODUÇÃO DE VÍDEOS EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PETROLINA/PE |
e-Pôster
|
Aprovado
|
201
|
O ENSINO DE CANTO PARA ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Comunicação
|
Aprovado
|
202
|
ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDOS DAS PRÁTICAS CURRICULARES E ANÁLISE DO TEXTO DA PROPOSTA CURRICULAR PARA O II SEGMENTO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO LUÍS/MA |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
203
|
ANÁLISE DE CONTEÚDO EM CADERNO DE ARTISTA-PROFESSOR |
Comunicação
|
Reprovado
|
204
|
PROPOSTA DE AFECÇÃO E LINGUAGEM: CONCEPÇÕES CONCEITUAIS CONTEMPORÂNEAS DA ARTE E DO ENSINO/APRENDIZAGEM DE ARTE |
Comunicação
|
Aprovado
|
205
|
INTERDISCIPLINARIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DO GRUPO GEOARTES-PIBID III |
Comunicação
|
Aprovado
|
206
|
ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: ARTICULANDO AÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE ARTE |
Comunicação
|
Aprovado
|
207
|
O ENSINO DA ARTE, A MATERIALIDADE E O PROCESSO CRIATIVO NA CONTEMPORANEIDADE |
Comunicação
|
Aprovado
|
208
|
O ENSINO DE ARTE E A LEI 10.639/03: EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES |
Comunicação
|
Aprovado
|
209
|
PROCESSO DE CRIAÇÃO DA CENA: MALDITOS PONTEIROS: A IMAGEM REAL DAS COISAS |
e-Pôster
|
Aprovado
|
210
|
APROPRIAÇÃO DO DISCURSO CÊNICO EM MEMÓRIAS ENCAIXADAS |
e-Pôster
|
Aprovado
|
211
|
GESTOS QUE FALAM: DIÁLOGOS ENTRE TEATRO E EDUCAÇÃO |
Comunicação
|
Aprovado
|
212
|
LABORATÓRIO DE ARTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ARTE NO SERTÃO DE CANINDÉ |
Comunicação
|
Reprovado
|
213
|
AÇÕES INTERATIVAS ENTRE O PERCEBER E O IMAGINAR: ICONOGRAFIA BRASILEIRA E COMPOSIÇÃO PICTÓRICA |
e-Pôster
|
Aprovado
|
214
|
SUSSURO E BERRO DAS CRIAS: PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA, NA ÁREA DE CÊNICAS, COM ADOLESCENTES E JOVENS DA FUNDAÇÃO CURRO VELHO/BELÉM-PARÁ |
Comunicação
|
Reprovado
|
215
|
DESCOBRINDO A ARTE POR MEIO DA ILUSTRAÇÃO |
Comunicação
|
Aprovado
|
216
|
TEATRO ESTUDANTIL: CRIAÇÕES COLETIVAS E FRUIÇÕES DO COTIDIANO |
e-Pôster
|
Aprovado
para e-poster
|
217
|
O ENSINO DA ARTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO: DESCORTINANDO A RELAÇÃO ENSINO E PESQUISA |
Comunicação
|
Aprovado
|
218
|
ENTRE AS ARTES VISUAIS E A DOCÊNCIA: TRÂNSITOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES-ARTISTAS |
e-Pôster
|
Aprovado
para e-poster
|
219
|
O
MEU CADERNO DE ARTES |
e-Pôster
|
Aprovado
para e-poster
|
220
|
MERGULHO
NA ESCRITA: UMA EXPERIÊNCIA ETNOGRÁFICA EM ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO |
Comunicação
|
Aprovado
|
221
|
CULTURAS VISUAIS E JUVENTUDE NA CIDADE DO JUAZEIRO DO NORTE - CEARÁ |
Comunicação
|
Aprovado
|
222
|
(TRANS)FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS COM O TEATRO-JOGO |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
223
|
ABORDAGEM TRIANGULAR: ZIGUEZAGUEANDO ENTRE UM IDEÁRIO E UMA AÇÃO RECONSTRUTORA PARA O ENSINO DE ARTES. |
Comunicação
|
Aprovado
|
224
|
MUSEUS INTERATIVOS: ALÉM DA VISUALIDADE PELA APRENDIZAGEM |
Comunicação
|
Aprovado
|
225
|
EXPERIÊNCIAS ONLINE: OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES EM ARTES |
Comunicação
|
Aprovado
|
226
|
A DANÇA CONTEMPORÂNEA EM UBERLÂNDIA: A FONTE JORNALÍSTICA COMO MATERIAL DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DOS GRUPOS DA CIDADE (1990 - 2012) |
Comunicação
|
Aprovado
|
226
|
DANÇA
CONTEMPORÂNEA; UBERLÂNDIA; FONTE JORNALÍSTICA |
Comunicação
|
Aprovado
|
227
|
A ARTE SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR |
Comunicação
|
Aprovado
|
228
|
DISCURSO SOBRE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Comunicação
|
Aprovado
|
229
|
FORMAS DE FAZER E COMPREENDER A ARTE NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE ARTE |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
230
|
METÁFORAS: A NUTRIÇÃO PELA ARTE |
e-Pôster
|
Aprovado
|
231
|
MATERIAL DIDÁTICO DE ARTE: MODELOS CURRICULARES EM SISTEMAS DE ENSINO |
e-Pôster
|
Aprovado
|
232
|
DANÇA AFRO: TEORIA, PRÁTICA E NOVAS PERSPECTIVAS NO COTIDIANO ESCOLAR |
Comunicação
|
Aprovado
|
233
|
VER VIX: CONHECENDO VITÓRIA POR IMAGENS |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
234
|
O PENSAR/FAZER ARTÍSTICO DE ALUNOS E PROFESSORES: DIÁLOGOS E ENTRELAÇAMENTOS |
Comunicação
|
Aprovado
|
235
|
EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS: EXERCÍCIOS DE ALTERIDADE E INTERTEXTUALIDADE |
Comunicação
|
Aprovado
|
236
|
MEDIAÇÃO COMO ENCONTRO |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
237
|
GRAVURA EM MATRIZ DE ISOPOR: POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO |
Comunicação
|
Aprovado
|
238
|
ENCONTROS: AS RELAÇÕES TRANSFORMADAS PELA ARTE-EDUCAÇÃO |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
239
|
ARTE E FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
e-Pôster
|
Aprovado
|
240
|
INTERVENÇÕES E CONEXÕES COM A ARTE URBANA NO ESPAÇO ESCOLAR |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
241
|
PERCURSOS VISUAIS NA PINTURA CONTEMPORÂNEA |
e-Pôster
|
Aprovado
|
243
|
UM CLIC NA EJA: PROCESSOS E EXPERIMENTAÇÕES COM A FOTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO |
Comunicação
|
Aprovado
|
244
|
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS |
e-Pôster
|
Aprovado
|
245
|
O TEATRO DO OPRIMIDO NA TRILHA DE UMA PEDAGOGIA DOS VALORES ESTÉTICOS E SOCIOPOLÍTICOS RELATIVOS ÀS QUESTÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADE |
Comunicação
|
Aprovado
|
246
|
MARCAS QUE A ARTE DEIXA: OLHAR, PENSAR E CONSTRUIR |
e-Pôster
|
Aprovado
|
247
|
AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS E A EDUCAÇÃO (EM TEMPO INTEGRAL) INTEGRAL: NOVOS SABERES PARA A EDUCAÇÃO. |
Comunicação
|
Aprovado
|
248
|
PINTURA E IMAGINÁRIO AFRO-BRASILEIRO: EXPERIÊNCIAS ENTRE O FAZER ARTÍSTICO E A ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ARTES |
e-Pôster
|
Aprovado
|
249
|
REFLEXÕES EM TORNO DA RELAÇÃO PROFESSOR\ALUNO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS |
Comunicação
|
Reprovado
|
250
|
ENSINO DA ARTE: ENSINANDO DESENHO A CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
Comunicação
|
Aprovado
|
251
|
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS, COMO PROFESSOR PESQUISADOR |
Comunicação
|
Aprovado
|
252
|
CONHECER NO CAMINHAR: O COLETIVO MAPA XILOGRÁFICO E SUAS DERIVAS PELA CIDADE |
Comunicação
|
Aprovado
|
253
|
LEITURA E RELEITURA CÊNICA NA ESCOLA - REFLEXÕES |
Comunicação
|
Aprovado
|
254
|
O AMBIENTE COMO FERRAMENTA DE LEITURA |
Comunicação
|
Aprovado
|
255
|
MEDIAÇÃO COMPARTILHADA: A EXPERIÊNCIA DO FAZER ARTÍSTICO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM |
Comunicação
|
Aprovado
|
256
|
A ARTE AFRO-BRASILEIRA NA SALA DE AULA: DESCONSIDERAÇÕES E SILENCIAMENTOS |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
257
|
LYGIA CLARK ARTISTA OU PROPOSITORA DA CONTRACULTURA? |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
258
|
ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS EM LIVROS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS DE ARTE |
Comunicação
|
Aprovado
|
260
|
PENSANDO A AVALIAÇÃO NO ENSINO NÃO FORMAL |
Comunicação
|
Aprovado
|
261
|
UMA EXPERIENCIA EM ARTE EDUCAÇÃO: O ROJETO ARTE PARA TODOS |
Comunicação
|
Aprovado
|
262
|
FORMAÇÃO DE PLATÉIA: APREN(EN)DER O OLHAR PRA O UNIVERSO DOS ESPETÁCULOS |
e-Pôster
|
Aprovado
|
263
|
TEATRO E EDUCAÇÃO: CARTOGRAFIA DOS MÉTODOS E PRÁTICAS PEDAGÓGIAS DO ENSINO DE TEATRO DESENVOLVIDO ELAS COMPAHIAS TEATRAIS RESIDENTES NA CIDADE DE BELO HORIZONTE |
Comunicação
|
Aprovado
|
264
|
ENSINO DE DANÇA COMO RESSIGNIFICAÇAO À FORMAÇÃO CORPORAL NA CRIANÇA: O CASO DA ESCOLA PÚBLICA DE FORMAÇÃO BÁSICA EM DANÇA PARA CRIANÇAS EM FORTALEZA-CE |
Comunicação
|
Aprovado
|
265
|
ARTE CONTEMPORANEA, SENSIBILIZANDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO |
Comunicação
|
Aprovado
|
266
|
AÇÕES EM ARTES VISUAIS NO PIBID 3/UFPEL |
e-Pôster
|
Aprovado
|
267
|
CAZUMBÁ: UMA PROPOSTA DE INSTALAÇÃO APRESENADA NA DISCIPLINA ESTÁGIO I |
Comunicação
|
Reprovado
|
269
|
DESENHO ARTÍSTICO, INCLUSÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO |
Comunicação
|
Aprovado
|
270
|
CORPOS EM MOVIMENTO, CORPOS DESENHADOS E QUE DESENHAM |
Comunicação
|
Aprovado
|
271
|
TECNOLOGIA, TEATRO E EDUCAÇÃO NO PRÓ-LICENCIATURA EM TEATRO DA UFMA E UNB |
Comunicação
|
Aprovado
|
272
|
KINDERSTADT - A CIDADE DAS CRIANÇAS: UMA ESCOLA DE VIDA |
e-Pôster
|
Aprovado
|
273
|
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: PRÁTICAS DO IBID 3/UFPEL |
e-Pôster
|
Aprovado
|
274
|
CULTURA VISUAL: EXPERIENCIA PESSOAL E ARTE/EDUCAÇÃO |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
275
|
CULTURA POPULAR E ARTE: EXPERIENCIAS E VIVENCIAS A PARTIR DA AÇÃO EDUCATIVA NO MUSEU DO CÍRIO |
e-Pôster
|
Aprovado
|
276
|
PERCEPÇÕES JUVENIS NO CORPO DA METRÓPOLO |
Comunicação
|
Aprovado
|
277
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIBERCULTURA: UM ESTUDO DAS LICENCIATURAS EM ARTES VISUAIS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
Comunicação
|
Aprovado
|
278
|
PROPOSIÇÕES EDUCATIVAS VIVENCIADAS NO CURSO DE LICENCITUARA EM ARTES VISUAIS DA UFU |
e-Pôster
|
Aprovado
|
279
|
CONSCIENTIZAÇÃO DAS EXPERIENCIAS PESSOAIS COM A ARTE PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NOS CURSOS DE LICENCIATRA: JUSTIFICATIVA NO TCC |
Comunicação
|
Aprovado
|
280
|
NARRATIVAS E VISUALIDADES: UMA EXPERIENCIA NA FORMAÇÃO EM ARTES VISUAIS |
Comunicação
|
Aprovado
|
281
|
A ARTE URBANA VIVENCIADA COMO POSSIBILIDADE DE DEBATE E CRIAÇÃO NA ESCOLA |
e-Pôster
|
Aprovado
|
282
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES EM ARTES E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS |
Comunicação
|
Aprovado
|
283
|
O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: GESTOS E MOVIMENTOS FAZENDO ARTE |
e-Pôster
|
Aprovado
|
284
|
PERFORMANCE: REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UMA AÇÃO CULTURAL NO CDHU SÃO CARLOS |
Comunicação
|
Aprovado
|
285
|
MEDIADORES CULTURAIS COMO CRIADORES DA “CASA DE CONVERSAÇÃO” |
Comunicação
|
Aprovado
|
286
|
EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS E A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: BREVES REFLEXÕES |
Comunicação
|
Reprovado
|
287
|
UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA COM A ARTE E O PATRIMÔNIO CULTURAL PARAENSES NO PROJETO RIOS DE TERRAS E ÁGUAS |
Comunicação
|
Aprovado
|
288
|
INDÍCIOS E SINAIS EM DOCUMENTOS ESCRITOS: UM CAMINHO METODOLÓGICO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL |
Comunicação
|
Aprovado
|
289
|
ARTE/EDUCAÇÃO BASEADA EM COMUNIDADE: DA CONCEPÇÃO DE ESTANDARTES À (RE) CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA - A EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE ARTE DE UMA ORGANIZAÇÃO NÃO FORMAL |
Comunicação
|
Aprovado
|
290
|
O QUE INDICA A LITERATURA ESPECIALIZADA SOBRE O CURSO INTENSIVO DE ARTE NA EDUCAÇÃO: CIAE (RIO DE JANEIRO, 1960 - 1981)? |
Comunicação
|
Aprovado
|
291
|
O TEATRO E A ADOLESCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID TEATRO UFMG |
e-Pôster
|
Aprovado
|
292
|
ARTE/EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS TRABALHADAS NO 3º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SINOP-MT |
Comunicação
|
Aprovado
|
293
|
RELATOS: MEDIAÇÃO PARTICIPATIVA |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
294
|
ENSINO DE ARTE, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PÓS-COLONIALISMO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES |
Comunicação
|
Aprovado
|
295
|
CORPOS E CORPOS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA INDUZIDO PELA RESSIGNIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS BÁSICOS DA CAPOEIRA REGIONAL |
Comunicação
|
Aprovado
|
296
|
O RETORNO DA ESCOLINHA DE ARTE DO RECIFE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO EM ARTE |
Comunicação
|
Aprovado
|
297
|
DESCONSTRUINDO NARRATIVAS: UM APRENDIZADO DO DESENHO A PARTIR DA ARTE CONTEMPORÂNEA |
Comunicação
|
Aprovado
|
298
|
OS SABERES ESCOLARES E O ENSINO DE ARTE NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA NO SERTÃO DE PERNAMBUCO |
Comunicação
|
Aprovado
|
299
|
APRECIAÇÃO ESTÉTICA E SALA-DE-AULA: UM ESTUDO DE CASO NO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE CAMPINAS |
e-Pôster
|
Aprovado
|
300
|
MALA DOS SENTIDOS: EXPERIÊNCIAS DE MEDIAÇÃO CULTURAL COM CAIXAS SENSORIAIS |
e-Pôster
|
Aprovado
|
301
|
FOTOGRAFIAS: REPRESENTAÇÕES DO POPULAR NO VALE DO SÃO FRANCISCO NOS ANOS 1970 E 1980 |
Comunicação
|
Reprovado
|
302
|
DESEJOS DOS PROFESSORES E LACUNAS NA FORMAÇÃO: DISCUTINDO O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
303
|
PROJETOS COM TEATRO-EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS POSSÍVEIS |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
304
|
VISUALIDADES, CORPOS E TRÂNSITOS: DA ACADEMIA AO MARCO ZERO |
Comunicação
|
Aprovado
|
305
|
O ÚLTIMO CASARÃO REMANESCENTE DAS ÁGUAS NÃO TÃO AZUIS DE UM CERTO RIO E OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE ARTE-EDUCAÇÃO NO RS |
Comunicação
|
Aprovado
|
306
|
AS MÁSCARAS DE COMMEDIA DELL’ARTE E A FORMAÇÃO DO ATOR E DO PROFESSOR DE TEATRO |
Comunicação
|
Aprovado
|
307
|
ARTES VISUAIS E CRIAÇÃO COLETIVA NA CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS DE VIDA DE MULHERES |
Comunicação
|
Aprovado
|
308
|
UMA EXPERIÊNCIA COM A PESQUISA EM ARTE/EDUCAÇÃO |
Comunicação
|
Aprovado
|
309
|
PEDAGOGIA DA CRIAÇÃO: ESTUDOS DA PERFORMANCE |
Comunicação
|
Aprovado
|
310
|
CENTROS CULTURAIS E SEU PÚBLICO - O CASO DO CENTRO CULTURAL DO BANCO DO NORDESTE DO BRASIL – CCBNB NO CARIRI CEARENSE |
e-Pôster
|
Aprovado
|
312
|
O GOOGLE ART PROJECT NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TRIANGULAR DO ENSINO DE ARTE: UMA EXPERIÊNCIA NO IFMA CAMPUS BURITICUPU |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
313
|
PERFIL E FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTE DE LONDRINA: O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
315
|
O ARTISTA NA ESCOLA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
316
|
CONTRIBUIÇÕES AO ESTUDO DA CRIATIVIDADE NO ENSINO DE ARTE ESCOLAR |
e-Pôster
|
Aprovado
|
317
|
O ENSINO VIRTUAL DE ARTE, LITERATURA E EDUCAÇÃO |
e-Pôster
|
Aprovado
|
318
|
CARRANCAS DO SÃO FRANCISCO: UMA ANÁLISE DOS SIGNIFICADOS E MODIFICAÇÕES PLÁSTICAS DAS CARRANCAS DO MÉDIO SÃO FRANCISCO NA ATUALIDADE |
Comunicação
|
Reprovado
|
320
|
O MESTRE-APRENDIZ EM BUSCA DE IMAGENS SIGNIFICATIVAS |
Comunicação
|
Reprovado
|
322
|
TRÂNSITOS: JOGADORES-ATORES E JOGADORES–ESPECTADORES NO ENSINO DE TEATRO |
Comunicação
|
Reprovado
|
323
|
LÍDIA BAÍS - LIMITES ILIMITADOS |
e-Pôster
|
Aprovado
|
324
|
O INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ASSIS BRASIL E AS PRÁTICAS DO PIBID 3 – GEOARTES/UFPEL |
e-Pôster
|
Aprovado
|
325
|
ENSINO DE ARTE NO PIAUÍ: HISTÓRIAS E CONQUISTAS |
Comunicação
|
Aprovado
|
326
|
O COTIDIANO COMO EXPERIÊNCIA APAIXONANTE: POSSIBILIDADES PARA ENSINAR E APRENDER ARTES |
Comunicação
|
Aprovado
|
327
|
O ARTISTA ENQUANTO PROPOSITOR-MEDIADOR: ALLAN KAPROW JOGANDO/BRINCANDO |
Comunicação
|
Aprovado
|
328
|
PINA: MOVIMENTO, POETICIDADE E MEMÓRIA EM DANÇA |
Comunicação
|
Aprovado
|
329
|
PROJETO DE EXTENSÃO CENAS BREVES – DIÁLOGOS CÊNICOS |
Comunicação
|
Aprovado
|
330
|
UM CORPO ESTRANHO CHAMADO ARTE |
Comunicação
|
Reprovado
|
331
|
EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM INSTITUIÇÕES DA CIDADE DE SÃO PAULO |
Comunicação
|
Aprovado
|
332
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ARTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
Comunicação
|
Reprovado
|
333
|
FOTOGRAFIA NA SALA DE AULA: CORPO E ESPAÇO A PARTIR DA CAIXA PRETA |
Comunicação
|
Aprovado
|
334
|
DEVIR-MULHER: A CIDADE |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
336
|
"INCORPORANDO" ATRAVÉS DAS ARTES |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
337
|
HISTÓRIA EM QUADRINHOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE ARTES VISUAIS |
Comunicação
|
Aprovado
|
338
|
EXPRESSÕES ESPETACULARES TRADICIONAIS E A EDUCAÇÃO ESTÉTICA: APRENDIZAGEM ESPONTÂNEA OU ENSINO SISTEMATIZADO |
Comunicação
|
Reprovado
|
339
|
HISTÓRIAS NARRADAS: MUTUALIDADES DE UM MUSEU E O SEU FLÂNEUR. |
e-Pôster
|
Aprovado
|
340
|
O CARTUM COMO DESENCADEADOR DE REFLEXÕES E REVERBERAÇÕES ÉTICAS NO ENSINO DA ARTE |
Comunicação
|
Reprovado
|
341
|
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE NO AGRESTE PERNAMBUCANO: UMA EXPERIÊNCIA EM PROCESSO |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
342
|
TEATRO SEM CORTINAS: LABORATÓRIO POSTAL DE HISTÓRIA DO TEATRO MUNDIAL E BRASILEIRO DO INSTITUTO DE ARTES DA UNESP |
e-Pôster
|
Aprovado
|
343
|
CORPOS PRIVADOS DE TRÂNSITO: A ARTE NA CONSTRUÇÃO DA INTEGR (ALI)DADE DE ADOLESCENTES DO CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO-CASE |
Comunicação
|
Aprovado
|
344
|
DISPARADORES DE EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS COM CRIANÇAS DE 9/10 ANOS: A EXPOSIÇÃO "COLEÇÃO, CIÊNCIA E ARTE" |
Comunicação
|
Aprovado
|
345
|
BUSCANDO OUTRAS POSSIBILIDADES DE RELAÇÕES NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO SOBRE PRÁTICAS INTERVENCIONISTAS (ANTI) ARTÍSTICAS EM REGIÕES FRONTEIRIÇAS E ZONAS LIMINARES EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO PAULO |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
346
|
AVALIAÇÃO MEDIADORA NO ENSINO DE TEATRO: DESDOBRAMENTOS POSSÍVEIS |
Comunicação
|
Reprovado
|
347
|
POTÊNCIAS DE UMA PEDAGOGIA MENOR PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS |
Comunicação
|
Reprovado
|
348
|
ARTE/EDUCAÇÃO BASEADA EM COMUNIDADE: UM ESTUDO SOBRE OS DOS CONHECIMENTOS ARTÍSTICOS NA COMUNICADE DA BOMBOA DO HEMETÉRIO/RECIFE-PE |
Comunicação
|
Aprovado
|
349
|
ENSINAR / APRENDENDO, APRENDER/ENSINANDO: O ENSINO/APRENDIZADO COLABORATIVO NAS PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO CULTURAL EM ARTE/EDUCAÇÃO |
e-Pôster
|
Aprovado
|
350
|
A PEDAGOGIA DO TEATRO FRENTE ÀS QUESTÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADE |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
351
|
DILEMAS DO ENSINO DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: FRUIÇÃO, CRÍTICA E PRODUÇÃO CRIATIVA EM FOTOGRAFIA. |
e-Pôster
|
Reprovado
|
352
|
UMA INTERPRETAÇÃO DA ARTE CONTEMPORÂNEA DE VIK MUNIZ POR MEIO DA ABORDAGEM TRIANGULAR, DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DO LETRAMENTO VISUAL |
e-Pôster
|
Reprovado
|
353
|
ENSINO DE TEATRO E EDUCAÇÃO ESTÉTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O FAZER SENSÍVEL DO TEATRO NAS CULTURAS DA INFÂNCIA |
Comunicação
|
Reprovado
|
354
|
HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS DO CEARÁ: POR UMA CONSTITUIÇÃO CONTEMPORÂNEA |
Comunicação
|
Reprovado
|
355
|
ARTE CONTEMPORÂNEA, EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E FORMAÇÃO DOCENTE |
Comunicação
|
Aprovado
|
356
|
MEDIAÇÃO INCLUSIVA: A ÁUDIO-DESCRIÇÃO ABRE AS CORTINAS DO TEATRO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. |
Comunicação
|
Aprovado
|
357
|
AUTONOMIA DO APRENDIZADO MEDIADO POR REDES SOCIAIS NO ENSINO DO DESIGN |
Comunicação
|
Aprovado
|
358
|
UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO: RELATOS E PROBLEMATIZAÇÕES DE TEATRO-EDUCAÇÃO |
Comunicação
|
Aprovado
|
359
|
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DOS ARTE/EDUCADORES DE SÃO PAULO E SUA CONTRIBUIÇÃO À CONSTRUÇÃO DE UM MODELO CRÍTICO DE EDUCAÇÃO: CAMINHADAS E RUMOS |
Comunicação
|
Reprovado
|
360
|
A FORMAÇÃO CONTINUADA EM OFICINAS METODOLÓGICAS NAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS: CINEMA, MÚSICA, TEATRO E DANÇA |
Comunicação
|
Reprovado
|
361
|
DANÇAR, INVENTANDO NA ESCOLA: TRÂNSITOS INICIAIS |
Comunicação
|
Aprovado
|
362
|
MOSTRA OU EXPOSIÇÃO? A AÇÃO EDUCATIVA EM FACE AOS EMBATES DAS ESTÉTICAS CENTRAIS E PERIFÉRICAS |
Comunicação
|
Aprovado
|
363
|
DIÁLOGOS CONCEITUAIS CULTURAIS NO TRATO DAS TEMÁTICAS ÉTNICAS NO ENSINO DE ARTES |
Comunicação
|
Aprovado
|
364
|
MUSEU HISTÓRICO E PATRIMÔNIO CULTURAL: UM ESTUDO DIALÓGICO COM AS ARTES VISUAIS, EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E AUDIOVISUAL |
Comunicação
|
Aprovado
|
365
|
CAMINHOS OBLÍQUOS: AS OCULTAÇÕES DO SENSÍVEL |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
366
|
REIS DE BOI: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS VISUAIS E ASPECTOS DA CULTURA POPULAR NA CIDADE DE SÃO MATEUS-ES |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
367
|
MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE MIM, O OUTRO E O LUGAR ONDE EU VIVO |
e-Pôster
|
Aprovado
|
368
|
UMA NOVA IDENTIDADE VISUAL PARA OS PROFESORES: ESTAMOS PRECISANDO? |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
369
|
PIBID-UFBA: A RECEPÇÃO TEATRAL POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO CORPORAL NO COLÉGIO ESTADUAL ODORICO TAVARES |
e-Pôster
|
Aprovado
|
370
|
ATRAVESSAMENTOS DA PESQUISA: DESLOCAMENTOS E (D)ESCOLAMENTOS PEDAGÓGICOS SOBRE AS VISUALIDADES DA FESTA DE SÃO TIAGO EM MAZAGÃO VELHO |
Comunicação
|
Aprovado
|
371
|
QUESTÕES SOBRE TEATRO INFANTIL EM PROJETO TEATRAL DIRIGIDO A ESCOLAS E COMUNIDADES |
Comunicação
|
Aprovado
|
372
|
EUS FAZEDORES DE EUS: AUTONOMIA E PROTAGONISMO NA CRIAÇÃO CÊNICA |
Comunicação
|
Aprovado
|
373
|
FESTAS E CULTURA IMATERIAL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE ARTE E CULTURA POPULAR |
e-Pôster
|
Aprovado
|
374
|
ARTE/EDUCAÇÃO NO HOSPITAL: UMA REFLEXÃO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DO ENSINO DAS ARTES NA CLASSE HOSPITALAR |
Comunicação
|
Aprovado
|
375
|
DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM ARTES VISUAIS À FORMAÇÃO CONTINUADA: DESAFIOS DO PIBID 3 – GEOARTES/UFPEL |
Comunicação
|
Aprovado
|
376
|
A ARTE CONTEMPORÂNEA E OS PROFESSORES DE ARTES VISUAIS |
Comunicação
|
Aprovado
|
377
|
PIBID TEATRO E A ARTE CONTEMPORÂNEA:ENTENDIMENTO E PRÁTICA |
e-Pôster
|
Aprovado
|
378
|
MEDIAÇÃO, LEITURA, E EDUCAÇÃO PELA ARTE: CAMINHOS POSSIVEIS NA JORNADA DO HERÓI DAS FÁBULAS DE BILL WILLINGHAM |
Comunicação
|
Aprovado
|
379
|
TEATRO INFANTIL E RECEPÇÃO: MEMÓRIAS DE UM PROCESSO LÚDICO |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
380
|
VIVÊNCIAS COM A ARTE PARA JOVENS E ADOLESCENTES: INTERDISCIPLINARIDADE, TRABALHO COLABORATIVO E PESQUISA-AÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ARTE |
Comunicação
|
Aprovado
|
381
|
MAPEANDO ESPAÇOS/CONSTRUINDO NARRATIVAS: EXPERIÊNCIAS ETNOGRÁFICAS NA FORMAÇÃO DE ARTE EDUCADORES |
Comunicação
|
Aprovado
|
383
|
DESENHAR
SE APRENDE DESENHANDO |
Comunicação
|
Aprovado
|
384
|
CORPO, VISUALIDADES E PERCURSOS: OS FESTIVAIS, OS GRUPOS E O "CIGNUS" EM MOVIMENTO |
Comunicação
|
Reprovado
|
385
|
TALENTO FEDERAL: POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ARTE E INTERAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL |
Comunicação
|
Aprovado
|
386
|
POR UMA ARTE-EDUCAÇÃO ATIVISTA CONTRA A NEUTRALIDADE E O VAZIO DO SER |
Comunicação
|
Aprovado
|
387
|
O
MUSEU E A ESCOLA: REVISITANDO OS ANUÁRIOS DO MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES |
Comunicação
|
Aprovado
|
388
|
: PERCURSOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA UMA PESQUISA COM/NO/DO COTIDIANO ESCOLAR |
Comunicação
|
Aprovado
|
389
|
A IMAGEM NO TEATRO: REFLEXÕES |
Comunicação
|
Aprovado
|
390
|
OBJETO E MEMÓRIA: FORMAÇÃO EM ARTE E O RE-ENCONTRO DE SÍ |
Comunicação
|
Aprovado
|
391
|
INTERAÇÃO ENTRE CULTURAS E O ENSINO DE ARTES VISUAIS |
Comunicação
|
Aprovado
|
392
|
VER-O-COTIDIANO:
EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NO MUSEU HISTÓRICO DO ESTADO DO PARÁ |
e-Pôster
|
Aprovado
|
393
|
O ENSINO DE MATERIAIS EM ARTES: OS RESULTADOS DAS PESQUISAS DA MANUFATURA DE MATERIAIS. |
Comunicação
|
Aprovado
|
394
|
ARTES VISUAIS E EDUCAÇÃO MULTICULTURAL: UMA PRÁTICA EDUCATIVA CRÍTICA |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
395
|
IMAGENS NA CIDADE: A DIVERSIDADE DE OLHARES NO ESPAÇO URBANO |
Comunicação
|
Aprovado
|
396
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O DESAFIO DE UMA PRATICA |
e-Pôster
|
Aprovado
|
397
|
AUDIOVISUAL NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS |
Comunicação
|
Aprovado
|
398
|
A MEMÓRIA INDIVIDUAL COMO ELEMENTO PRINCIPAL PARA CRIAÇÃO DE PARTITURAS NA CRIAÇÃO COLETIVA NO ESPETÁCULO "CLARICIAS – A PALAVRA QUE TREME" |
e-Pôster
|
Aprovado
|
399
|
O DESAFIO DE SER MENINO DIANTE DA SUSPENSÃO E DA ADVERTÊNCIA ESCOLAR |
Comunicação
|
Aprovado
|
400
|
O MEU, O VOSSO E O NOSSO SONHO |
Comunicação
|
Aprovado
|
401
|
PRÉVIA: NOVAS RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ARTE NO CURSO PRÉ-VESTIBULAR DO INSTITUTO DE ARTES DA UNESP |
Comunicação
|
Aprovado
|
401
|
PRÉVIA: NOVAS RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ARTE NO CURSO PRÉ-VESTIBULAR DO INSTITUTO DE ARTES DA UNESP |
Comunicação
|
Aprovado
|
402
|
CONEXÃO DAS ARTES: MOSTRA DE ARTES / ARTES VISUAIS –TEATRO – MÚSICA |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
404
|
O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIVERGÊNCIAS E DESENCONTROS |
Comunicação
|
Reprovado
|
405
|
REFLEXÕES SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES PARA A PEDAGOGIA DO TEATRO EM REDE DO PROGRAMA PRÓ-LICENCIATURA DAS UNIVERSIDADES UFMA E UNB |
Comunicação
|
Aprovado
|
406
|
O ATELIÊ BIOGRÁFICO: UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DE ARTE |
Comunicação
|
Aprovado
|
407
|
CENÁRIO DA PESQUISA EM ARTES VISUAIS E AS INTER-RELAÇÕES COM A INCLUSÃO: UM OLHAR NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ANAIS DA ANPAP DE 2004 À 2011 |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
408
|
REFLEXÕES SOBRE A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA LICENCIATURA DE TEATRO DO PROGRAMA PRÓ-LICENCIATURA NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
409
|
ATELIÊ DE ARTE PARA CRIANÇAS - USO DA LOUSA DIGITAL E DA TECNOLOGIA EM AULAS DE ARTE PARA CRIANÇAS |
Comunicação
|
Aprovado
|
410
|
A EXTENSÃO COMO CAMINHO PARA PRÁTICA ARTÍSTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS MURICI |
Comunicação
|
Aprovado
|
411
|
QUESTÕES DE ARTES NAS PROVAS DOS PROCESSOS SELETIVOS PÚBLICOS MUNICIPAIS EM PERNAMBUCO (2009-2011) |
Comunicação
|
Aprovado
|
412
|
GÊNERO, EDUCAÇÃO E ARTE: PARTICIPAÇÃO ATIVA DAS MULHERES NA ESCOLA DE BELAS ARTES DE PERNAMBUCO |
Comunicação
|
Aprovado
|
413
|
PROTEJA-ME: UMA EXPERIÊNCIA COM ARTE CONTEMPORÂNEA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS |
Comunicação
|
Aprovado
|
414
|
APRESENTAÇÃO TEATRAL COM INTERAÇÃO CRIATIVA E CONSCIENTE: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA O OLHAR ESTÉTICO DA CRIANÇA |
e-Pôster
|
Aprovado
|
416
|
ESTUDO DAS CORES COM CRIANÇAS NO PROJETO NOVA VIDA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
e-Pôster
|
Reprovado
|
418
|
TEXTO E CONTEXTO DE UMA GRIOT DA COMUNIDADE DO PERIÁ (MA): O OFICIO E A ARTE CERÂMICA DE MARIA DO POTE |
Comunicação
|
Aprovado
|
419
|
EAD EM ARTES VISUAIS, ABORDAGEM TRIANGULAR, TRANSDISCIPLINARIDADE E A TPACK – CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO – UM INÍCIO DE DIÁLOGO |
e-Pôster
|
Aprovado
|
420
|
A EDUCAÇÃO DO OLHAR NO ESPAÇO PENITENCIÁRIO |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
422
|
A EXPERIÊNCIA DO DESAFIO DO ENSINO EM ARTES: A TEORIA ALIADA A PRÁTICA |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
423
|
DIÁLOGOS POÉTICOS ENTRE FRAGMENTOS CORPORAIS, VESTÍGIOS, PALAVRAS E IMAGENS |
Comunicação
|
Aprovado
|
424
|
UNIVERSIDADE E SOCIOEDUCAÇÃO |
Comunicação
|
Aprovado
|
426
|
NARRATIVAS MEDIADORAS: TRILHAS [RE]VIVIDAS PARA EXPANDIR CONCEITOS |
Comunicação
|
Aprovado
|
427
|
ANIMAÇÃO, LINGUAGEM DAS ARTES VISUAIS |
Comunicação
|
Aprovado
|
428
|
DIÁLOGO ENTRE DOIS ARTISTAS-EDUCADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO ARTÍSTICAS NOS C.E.U.S |
Comunicação
|
Aprovado
|
429
|
PROCESSOS FORMATIVOS E CO-LABORATIVOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E PESQUISADOR EM ENSINO DE ARTES VISUAIS: PROBLEMATIZAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EMANCIPATÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLAR |
Comunicação
|
Aprovado
|
430
|
COMO PENSAR O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO? A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. |
Comunicação
|
Aprovado
|
431
|
OS JOGOS TEATRAIS COMO FACILITADORES NA CRIAÇÃO |
e-Pôster
|
Aprovado
|
432
|
DA REABILITAÇÃO DOS SENTIDOS HUMANOS À REVALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ARTÍSTICO: O QUE ISSO TEM A VER COM ENSINAR E APRENDER ARTE? |
Comunicação
|
Aprovado
|
433
|
O VESTIDO I: UM PROCESSO DE CRIAÇÃO |
Comunicação
|
Aprovado
|
435
|
A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO ARTÍSTICA E VISUAL PELA LEITURA DE IMAGENS EXCLUÍDA PELA ÊNFASE À LINGUAGEM ORAL. |
Comunicação
|
Aprovado
|
436
|
OPERAÇÕES COM AS TRÊS INSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM ARTES: FAZER, LER E CONTEXTUALIZAR |
Comunicação
|
Aprovado
|
437
|
LICEU ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS MESTRE RAIMUNDO CARDOSO: ESCOLA PÚBLICA NUMA PERSPECTIVA SISTÊMICA |
Comunicação
|
Aprovado
|
438
|
O TEATRO DE BONECOS COMO UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INTEGRAL E ESTÉTICA EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Comunicação
|
Aprovado
|
439
|
REFLEXÕES SOBRE ARTE CONTEMPORÂNEA: DA ACADEMIA PARA A ESCOLA |
Comunicação
|
Aprovado
|
440
|
CAÇA A MEMÓRIA A PARTIR DO OLHAR: UMA AÇÃO EDUCATIVA NO MUSEU DO MUSEU HISTÓRICO DO ESTADO DO PARÁ – MHEP |
Comunicação
|
Aprovado
|
441
|
PROFESSORES NÃO ESPECIALISTAS EM MÚSICA: MUSICALIZANDO PARA MUSICALIZAR |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
443
|
COLI$ÃO – A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
444
|
MEDIAÇÃO E CINEMA: A PRÁTICA DO AUDIOVISUAL COMO INTERFACE MEDIADORA NO UNIVERSO INFANTIL |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
445
|
AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MUSICAL, ATRAVÉS DO PIBID - UFPEL: UM DIAGNÓSTICO PARA CHEGAR ÀS AÇÕES MAIS ADEQUADAS À ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MONSENHOR DE QUEIROZ - PELOTAS - RS |
e-Pôster
|
Aprovado
|
446
|
FOTOGRAFIA: CAMPO EXPANDIDO PARA O ENSINO DE ARTE |
Comunicação
|
Reprovado
|
447
|
INTERVENÇÕES ARTÍSTICO-URBANAS: UM DIÁLOGO COM A CIDADE |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
448
|
DANÇA-TEATRO E AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO NARRATIVA AUDIOVISUAL: DISCUTINDO OUTRAS POSSIBILIDADES ESTÉTICAS. |
e-Pôster
|
Aprovado
|
449
|
MÚSICA E INCLUSÃO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA NO CAMPUS IFMA DE BURITICUPU / MARANHÃO |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
451
|
RECEPÇÃO TEATRAL NO COLÉGIO MUNICIPAL ZULMIRA TORRES: INVESTIGAÇÕES DO UNIVERSO INFANTIL DA COMUNIDADE |
e-Pôster
|
Aprovado
|
452
|
ENTRE A UTOPIA E A REALIDADE: O ESPAÇO PARA AS ARTES NO ENSINO BÁSICO |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
453
|
ABORDAGENS SOBRE O CONHECIMENTO NO ENSINO DE ARTE MEDIADO PELO USO DE TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS |
Comunicação
|
Reprovado
|
454
|
A INCRÍVEL JORNADA DE UM GAROTO QUALQUER |
Comunicação
|
Reprovado
|
456
|
A CRIAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO 'A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS' |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
457
|
CARTOGRAFIAS DO INVÍSIVEL DE ISABELA STAMPANONI |
Comunicação
|
Reprovado
|
458
|
O COREÓGRAFO NA CENA DA MEDIAÇÃO: UM CENÁRIO DE DÚVIDAS E INQUIETAÇÕES |
Comunicação
|
Reprovado
|
459
|
PROJETO ANIMAR: EXPERIMENTANDO ENSINAR ANIMAÇÃO |
e-Pôster
|
Aprovado
|
460
|
EXPERIÊNCIA E NARRATIVA DE CRIANÇA NA PRODUÇÃO DE CINEMA DE ANIMAÇÃO NO ENSINO DE ARTE |
Comunicação
|
Aprovado
|
461
|
TEATRO E EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE |
e-Pôster
|
Aprovado
|
462
|
REFLETORES EM CONVERGÊNCIA: QUESTÕES DE GÊNERO |
Comunicação
|
Aprovado
|
463
|
ALICERCES DO PROJETO “TOCANDO, CANTANDO, FAZENDO MÚSICA COM CRIANÇAS |
Comunicação
|
Aprovado
|
464
|
FUNDAMENTOS DA PRÁTICA DO DESENHO NA ESCOLA |
Comunicação
|
Aprovado
|
465
|
VESTÍGIOS DE LEMBRANÇAS: GRAFIAS PRESENTES NA HISTÓRIA DA ARTE/EDUCAÇÃO BRASILEIRA DURANTE OS NOVOS TEMPOS NO ENSINO DE ARTE |
Comunicação
|
Aprovado
|
466
|
PROPOSTAS DE DIAGNÓSTICOS DA DANÇA NA ESCOLA MONSENHOR QUEIRÓZ - PIBID UFPEL: DIÁLOGOS COM O PROCESSO DE FORMAÇÃO EM DANÇA |
e-Pôster
|
Aprovado
|
467
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ARTE E A EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA: ALGUMAS QUESTÕES |
Comunicação
|
Aprovado
|
468
|
NOVAS MATRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA EM ARTES: DEZESSEIS ANOS APÓS A LDB 9394/96 |
Comunicação
|
Aprovado
|
469
|
O FANZINE NA SALA DE AULA: ENTRE A MARGINALIDADE E AS POSSIBILIDADS PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE ARTE |
Comunicação
|
Aprovado
|
470
|
DESAFIOS E INOVAÇÕES: PARFOR DE ARTES VISUAIS |
Comunicação
|
Aprovado
|
471
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ARTE-EDUCAÇÃO: ESPAÇO COLETIVO PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS |
Comunicação
|
Aprovado
|
472
|
O ARTE/EDUCADOR PROPOSITOR DO JOGO SIMBÓLICO ENTRE POÉTICAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS |
Comunicação
|
Aprovado
|
473
|
ESCOLINHA DE ARTE DE CAHOEIRO DE ITAPEMIRIM –ES: IDEAIS E ATITUDES DO MOVIMENTO ESCOLINHA DE ARTE DO BRASIL |
Comunicação
|
Aprovado
|
474
|
CORDEL ANIMADO: CULTURA POPULAR E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM |
Comunicação
|
Aprovado
|
475
|
ARTE NA PEDAGOGIA |
Comunicação
|
Aprovado
|
476
|
ENSINO DE ARTE: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
477
|
MEMÓRIA E NARRATIVA: INQUIETAÇÕES E POSSIBILIDADES SOBRE A FORMAÇÃO DO DOCENTE EM ARTES VISUAIS |
Comunicação
|
Aprovado
|
478
|
O ENSINO DA ARTE NA DITADURA MILITAR: A ARTE COMO ATIVIDADE PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA |
Comunicação
|
Aprovado
|
479
|
O MUNDO EM QUE VIVI E NO QUAL VIVO |
Comunicação
|
Aprovado
|
480
|
ENSINO DE ARTE: FRONTEIRAS ENTRE O FORMAL E O NÃO FORMAL |
Comunicação
|
Aprovado
|
481
|
ARTE, ESPAÇO E EDUCAÇÃO NO PLUG MINAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE PROPOSTAS CONTEMPORÂNEAS |
Comunicação
|
Aprovado
|
482
|
DIZE-ME QUEM CRIAS E EU TE DIREI QUEM ÉS: ESTUDO SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO ESPETÁCULO "RETRATOS DE MULHER" |
e-Pôster
|
Aprovado
|
483
|
ENTRE MAPAS E DOBRAS: MEDIAÇÃO CULTURAL NA APROXIMAÇÃO ESTÉTICA COM A CIDADE |
Comunicação
|
Aprovado
|
484
|
O SALÃO DE ABRIL E O LUGAR DA ARTE EM FORTALEZA |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
485
|
RELAÇÃO ARTE E CIÊNCIA A PARTIR DE CIGOLI E GALILEO: UMA HISTÓRIA CONTADA A PARTIR DE CARTAS E IMAGENS |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
486
|
O ACERVO FOTOGRÁFICO DE OLIVEIRA SILVEIRA E A LEI 10.639/2003 |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
487
|
ARTE CONTEMPORÂNEA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO ENSINO DA ARTE |
Comunicação
|
Aprovado
|
488
|
EM BUSCA DE FORMAS ABERTAS E DA LÓGICA DAS SENSAÇÕES: PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS DE CRIAÇÃO PARA A CENA CONTEMPORÂNEA |
Comunicação
|
Aprovado
|
489
|
AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EXTRACURRICULAR |
Comunicação
|
Aprovado
|
490
|
EAD, COMUNIDADE E A ESCOLA CIDADÃ: CARTOGRAFANDO POSSÍVEIS TECNOLÓGICOS NA FORMACÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE ARTE |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
491
|
ATELIER DE PORTAS ABERTAS: PRÁTICAS DE ENSINO DE ARTES VISUAIS |
e-Pôster
|
Aprovado
|
492
|
O PODER DA IMAGEM E DO VÍDEO NAS RELAÇÕES HÍBRIDAS ENTRE DANÇA/TEATRO E AS NOVAS TECNÓLOGIAS” |
e-Pôster
|
Reprovado
|
493
|
O ATELIÊ NOSSA CASA E A PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR PARA O ENSINO DA ARTE: RELATO DE EXPERIÊNCIAS |
Comunicação
|
Aprovado
|
494
|
DE MALA&CUIA: DO MUSEU À SALA DE AULA (E VICE-VERSA) |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
495
|
A CONSTRUÇÃO DE PERCURSOS CRIATIVOS |
Comunicação
|
Reprovado
|
496
|
O CORAL CÊNICO DA APAE DE MOGI DAS CRUZES: O FAZER ARTÍSTICO COMO ELEMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL. |
e-Pôster
|
Aprovado
|
497
|
ESTÁGIO CURRICULAR EM TEATRO: LIMINARIDADE DA PRÁTICA DOCENTE |
Comunicação
|
Reprovado
|
498
|
POSSIBILIDADES CURATORIAIS DO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEARÁ: UM ESTUDO SOBRE O PROJETO OBRAS EM DESTAQUE (2005 – 2007) |
Comunicação
|
Aprovado
|
499
|
CONCEPÇÕES DE ARTE E DE ENSINO DE ARTE PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DE ARTE DA REDE PÚBLICA NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO |
Comunicação
|
Aprovado
|
500
|
CORPOS
PRESENTES: PARA APRENDER A ENSINAR ARTE É PRECISO SENTIR COM A PELE |
Comunicação
|
Reprovado
|
501
|
TÁTICAS PARA CARTOGRAFAR E HABITAR O ESPAÇO DA CIDADE: PRÁTICAS PERFORMATIVAS - OBSERVATÓRIO BOM RETIRO. |
Comunicação
|
Aprovado
|
502
|
OS QUADRINHOS COMO FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM |
e-Pôster
|
Aprovado
|
503
|
CRÍTICA DE DANÇA: UMA MEDIAÇÃO CULTURAL ESPECIALIZADA |
Comunicação
|
Reprovado
|
504
|
DOCUMENTOS IMAGÉTICOS: A DIMENSÃO VISUAL PARA UMA PESQUISA HISTÓRICA |
Comunicação
|
Aprovado
|
505
|
A
RELIGIOSIDADE DE EVA: TRADIÇÃO E RE-SIGNIFICAÇÃO NA COMUNIDADE DE SÃO BENEDITO
|
e-Pôster
|
Aprovado
|
506
|
LUGAR E ESPACO NO MAPEAMENTO VISUAL DE ESTAGIÁRIOS EM GRADUACÃO EM ARTE |
Comunicação
|
Aprovado
|
507
|
DESIGN DE SUPERFÍCIE - PROPOSTA METODOLÓGICA: ESTUDO DE CASO |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|
508
|
A ARTE EXPERIMENTAL DE HÉLIO OITICICA NO UNIVERSO DAS ESCOLAS PÚBLICAS RURAIS E URBANAS |
Comunicação
|
Aprovado
para e-poster
|