Lista de trabalhos selecionados para o

XXII ConFAEB - Arte/Educação: corpos em trânsito.

ORIENTAÇÕES:

Os trabalhos estão disponíveis por número de inscrição e título.

Role a página para baixo até encontrar o seu trabalho, ou use as teclas CONTROL + F, e digite parte do nome ou o número de inscrição.

Na coluna da esquerda encontram-se os números de inscrição.

Nas colunas do centro, os nomes dos trabalhos e as categorias onde foram inscritos por seus autores.

Na coluna da direita os resultados da seleção, que podem ser: Aprovado, Aprovado para e-pôster ou Reprovado.

Alguns trabalhos inscritos como comunicações foram realocados como e-pôsteres pela comissão de avaliação e estão marcados como Aprovado para e-pôster. Não há trabalhos inscritos como e-pôster aprovados como comunicação.

Nos próximos dias, todos os autores receberão por e-mail o uma comunicação oficial com o resultado da avaliação e com instruções para o envio definitivo dos trabalhos.

O prazo final para envio do texto é 30 de setembro.

Por favor, releia a Chamada de Trabalhos atentamente para a elaboração de seu artigo ou e-pôster.

 

No. insc.
Título do trabalho
Tipo de trabalho inscrito 
Resultado
002
JANELAS
Comunicação
Aprovado
003
ARTE, METÁFORA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Comunicação
Aprovado
007
DOCUMENTOS/MONUMENTOS NO ARQUIVO HISTÓRICO WANDA SVEVO
Comunicação
Aprovado para e-poster
008
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ARTES PLÁSTICAS: EXPERIÊNCIAS E TRANS(FORMAÇÕES) NA COMUNIDADE
Comunicação
Reprovado
009
ARAÇATIBA: UMA TERRA DE NEGROS COM OS OLHOS PARA SÍNDROME DE DOWN
Comunicação
Aprovado para e-poster
010
REFORMULAÇÃO CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE TEATRO
Comunicação
Reprovado
012
EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS EM ARTE-EDUCAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE/FACEDI
Comunicação
Aprovado
013
BRICOLAGENS POÉTICAS DE ARTISTAS, IMAGENS E CIDADE
Comunicação
Aprovado
014
CEP – EMB, REFLEXÃO SOBRE CONTEXTO DE UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE DE MÚSICA
Comunicação
Aprovado
015
PALAVRAS NÃO DITAS: RECORTES PÓETICOS DE ARRIETE VILELA
Comunicação
Reprovado
016
ALFABETIZAÇÃO COM ARTE
e-Pôster
Reprovado
017
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DO CONSTRUIR-SE PROFESSOR NA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UNIVASF 
Comunicação
Aprovado
020
IMAGENS DO PRECONCEITO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS
Comunicação
Aprovado
021
CONCEPÇÕES METODOLÓGICAS DO ENSINO DE ARTES VISUAIS E NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: PERSPECTIVAS PARA CASA NOVA/BA
e-Pôster
Aprovado
022
A DANÇA DOS CORPOS SEXUADOS
e-Pôster
Aprovado
023
A ARTE CONTEMPORÂNEA E OS TEMAS TRANSVERSAIS: DIÁLOGOS NO PIBID DE ARTES VISUAIS DA UNIVASF
Comunicação
Aprovado
025
EROTISMOS: ENTRE A CORPOREIDADE E A ESPIRITUALIDADE 
Comunicação
Aprovado
026
ENSINANDO FORA DO EIXO: EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL E JUSTIÇA SOCIAL
Comunicação
Aprovado
029
DIFERENÇAS DE ABORDAGEM DA DANÇA E SUA INSERÇÃO NOS CURRÍCULOS SUPERIORES DE ARTE (GRADUAÇÃO EM DANÇA E TEATRO) E NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Comunicação
Aprovado
030
FAZENDO FILME NA ILHA: CINEMA E ARTE COMO LINHA DE FUGA
Comunicação
Aprovado
031
 TRILHANDO CAMINHOS CONHECIDOS DA CIDADE SOB NOVOS OLHARES DE CRIANÇAS
Comunicação
Aprovado para e-poster
033
SOBRE POLÍTICA E IDENTIDADE: VESTÍGIOS DO CORPO COMO SIMBOLO DE RESISTÊNCIA NA ARTE CONTEMPORÂNEA EM DOIS EIXOS NÃO HEGEMÔNICOS
Comunicação
Aprovado
034
ARTE EDUCAÇÃO E LITERATURA: UMA RELAÇÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM DESDE A UNIVERSIDADE. 
e-Pôster
Aprovado
035
A REPRESENTATIVIDADE DA AÇÃO EDUCATIVA DO MUSEU OSCAR NIEMEYER (MON) E O PERFIL DO PÚBLICO ORGANIZADO EM 2009 
Comunicação
Aprovado
036
O CONTEXTO OLINDENSE DO ENSINO DE ARTES
Comunicação
Aprovado
037
A PERFORMANCE DO “SEU JULICO” NA NOVENA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO EM SÃO TOMÉ/PARÁ
Comunicação
Aprovado
038
SOBRE CAMINHOS, CAIXAS, OLHOS E IDENTIDADES
Comunicação
Aprovado para e-poster
040
PIBID GEOARTES: FORMAÇÃO DOCENTE TRANSITANDO POR CORPOS, LUGARES, IMAGENS E SONS
Comunicação
Aprovado
041
DESAFIOS DO ENSINO DE ARTES VISUAIS NA CONTEMPORANEIDADE. 
Comunicação
Aprovado
042
PARTILHAS TEATRAIS: REFLETINDO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE TEATRO.
Comunicação
Aprovado
043
FUNDAÇÃO CURRO VELHO NO PROCESSO PEDAGÓGICO: ENSINO  APRENDIZAGEM
Comunicação
Aprovado para e-poster
044
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM DE LEITURA DE IMAGENS EM ARTES VISUAIS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL 
Comunicação
Aprovado
045
FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS NO ENSINO A DISTÂNCIA: HISTÓRIAS E IMPLICAÇÕES DE UM CAMINHO SINUOSO
Comunicação
Aprovado
046
ARTES VISUAIS E FORMAÇÃO DOCENTE: RELATOS QUE SE APROXIMAM NA MODALIDADE A DISTANCIA
Comunicação
Aprovado
047
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS: EXPERIÊNCIAS E DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Comunicação
Aprovado
048
DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE AÇÃO EDUCATIVA, PRÁTICA DOCENTE E VIVÊNCIAS PESSOAIS
Comunicação
Aprovado
049
A CRIANÇA EM CONTATO COM A ARTE: UMA EXPERIÊNCIA DE USO DA IMAGEM NA ESCOLA NOVA
Comunicação
Aprovado
050
A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE MATURANA PARA O ENSINO DE ARTE
e-Pôster
Aprovado
051
ALFABETIZAÇÃO ESTÉTICA: DESENVOLVENDO A LEITURA DE IMAGEM EM SALA DE AULA
e-Pôster
Reprovado
052
A FORMAÇÃO DOCENTE COMO PRÁTICA EDUCATIVA DE QUALIDADE NO ENSINO DA ARTE 
Comunicação
Reprovado
053
PROJETOS INTERDISCIPLINARES COMO POTÊNCIA DE UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA
Comunicação
Aprovado
054
A IMPROVISAÇÃO COMO FORMA DE INICIAÇÃO À DANÇA CONTEMPORÂNEA PARA CRIANÇAS
Comunicação
Aprovado
055
O ARTISTA-DOCENTE NA CENA CONTEMPORÂNEA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ASPECTOS DE FORMAÇÃO
Comunicação
Aprovado
057
O CONTO NARRATIVO NA MEDIAÇÃO CULTURAL
Comunicação
Aprovado
058
OS ALTERNATIVOS E SUAS TRANSITORIEDADES CORPÓREAS
Comunicação
Aprovado
059
PROJETO SELO POSTAL - ARTE E CULTURA
e-Pôster
Aprovado
060
ATELIER DE PORTAS ABERTAS PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS/ UFPA
Comunicação
Aprovado
061
EM BUSCA DE CRITÉRIOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE ARTES VISUAIS NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA
Comunicação
Aprovado
062
FRAGMENTOS DE MEMÓRIA l - GALERIA DE ARTE, EX-ALUNOS/AS E COMUNIDADE ESCOLAR: REINTERPRETANDO E RE-SIGNIFICANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE ARTE E CULTURA VISUAL
Comunicação
Aprovado
063
REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS AFROBRASILEIRAS NA PINTURA PARAENSE NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX E O ENSINO DE ARTE: PERSPECTIVAS À APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 
Comunicação
Aprovado
064
O ENSINO DE PINTURA NO CEJA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR
Comunicação
Aprovado
065
A LINGUAGEM CORPORAL NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CORPO EM TRANSITO ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR
Comunicação
Aprovado
066
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ARTE: O QUE PENSAM E REALIZAM OS PROFESSORES DE ARTE?
Comunicação
Aprovado
067
COREOGRAFANDO UMA LINGUAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE DANÇA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO PAULO
e-Pôster
Aprovado
068
ARTE E EDUCAÇÃO/AMBIENTAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PIBID 3 /ARTES VISUAIS, UFPEL
e-Pôster
Aprovado
069
FORMA/R/SE A DISTÂNCIA: APRENDENDO A SER PROFESSOR DE ARTES VISUAIS EM AMBIENTE VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Comunicação
Aprovado
070
ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: INTERVENÇÕES 'PIBIDIANAS'
Comunicação
Aprovado para e-poster
071
ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO CONTEXTO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL : UMA PROPOSTA DE AÇÃO PEDAGÓGICA
Comunicação
Aprovado
072
OFICINÃO FINOS TRAPOS: A PEDAGOGIA DO PROCESSO COLABORATIVO DE CRIAÇÃO NA FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE ARTISTAS CÊNICOS E COLETIVOS TEATRAIS DO INTERIOR DO ESTADO DA BAHIA
Comunicação
Aprovado
073
TRANSMISSÃO DOS TOQUES DE BERIMBAU NA ARUÃ CAPOEIRA
Comunicação
Aprovado para e-poster
074
COMER COM O OLHAR: SENTIDOS DE MEMÓRIA E SUBJETIVIDADE
e-Pôster
Aprovado
075
COMPREENDER A LICENCIATURA EM TEATRO: CONCEPÇÕES E PROPOSIÇÕES
Comunicação
Aprovado
076
NOVOS DESDOBRAMENTOS DA PESQUISA "O QUE SE ENSINA E O QUE SE APRENDE NAS LICENCIATURAS EM ARTES VISUAIS A DISTÂNCIA?
Comunicação
Aprovado
077
EXPERIÊNCIA COLETIVA NA (TRANS)FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS
Comunicação
Aprovado
078
TOY ART: O LÚDICO NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA ARTE CONTEMPORÂNEA
e-Pôster
Aprovado
081
EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM PARA ALÉM DO OLHAR NO PROJETO VILA EDUCAÇÃO E ARTE
e-Pôster
Aprovado
082
O ENSINO DA DANÇA PARA DEFICIENTE VISUAL
Comunicação
Aprovado
083
MÚSICA NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA PIBID, RELAÇÕES DE PODER E ESTIGMA NO AMBIENTE ESCOLAR
Comunicação
Aprovado
084
O PAPEL DO PROFESSOR DE ARTE NA CONSTRUÇÃO DA CORPOREIDADE DA CRIANÇA
e-Pôster
Aprovado
085
MANTLE OF THE EXPERT: RELATO DE UMA BRASILEIRA SOBRE UMA METODOLOGIA INGLESA 
Comunicação
Aprovado
086
PLANO B
Comunicação
Aprovado para e-poster
087
A PEDAGOGIA DE BRECHT: DESDOBRAMENTOS NO ENSINO DE TEATRO
Comunicação
Aprovado
088
AS EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS COMO FORMADORAS DE PÚBLICO NO MUSEU CASA DA XILOGRAVURA DE CAMPOS DO JORDÃO
Comunicação
Aprovado
089
ARTE-EDUCAÇÃO-PROFISSIONAL: POTENCIAL DE INVENTIVIDADE
Comunicação
Aprovado
090
AUTORIDADE, RESPEITO, DISCIPLINA E AFETIVIDADE: REFLEXÕES E RELATOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS AULAS DE MÚSICA EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO
Comunicação
Aprovado
091
PSICODRAMA PEDAGÓGICO: FRONTEIRAS ENTRE TEATRO, PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
Comunicação
Aprovado
092
ARTICULAÇÕES, DESAFIOS E IMPASSES ENTRE O TCC À DISTÂNCIA E O TCC PRESENCIAL.
Comunicação
Aprovado
093
AS ARTES VISUAIS EM UM PROJETO DE ESPETÁCULO DRAMÁTICO-MUSICAL NO ENSINO MÉDIO
Comunicação
Aprovado
094
EDUCAR COM ARTE: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
e-Pôster
Aprovado
095
CULTURA VISUAL E O ENSINO DE PINTURA: EXPERIÊNCIA NO PROJETO PIBID
Comunicação
Aprovado
097
RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE JOGOS TEATRAIS E LEITURA DE IMAGENS REALIZADA COM ALUNOS DA LICENCIATURA NO CAMPO  (LECAMPO-UFMG)
Comunicação
Aprovado
098
DESVENDANDO OS CAMINHOS DA ARTE-EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRIMEIRA DOCÊNCIA
e-Pôster
Aprovado
099
FOTOGRAFIA – ENSINAR? APRENDER?
Comunicação
Aprovado
100
COMPARTILHANDO IMAGENS: A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS E ALGUMAS EXPERIENCIAS COM FOTOGRAFIA PINHOLE
Comunicação
Aprovado
101
DRAMATURGIA DA CENA: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO SUPERIOR DE TEATRO
Comunicação
Aprovado
102
UMA DRAMATURGIA E VÁRIAS MÃOS
e-Pôster
Aprovado
103
CERGOS, SURDOS E FAMINTOS.
Comunicação
Aprovado
104
DANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O PIBID-DANÇA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SALVADOR
e-Pôster
Aprovado
105
CENTRO CULTURAL, SEU PRÓPRIO - PERTENCIMENTO, RECONHECIMENTO E IDENTIDADE NO ESPAÇO PÚBLICO.
Comunicação
Aprovado
106
LINHA DO TEMPO: NARRATIVAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM ARTE
Comunicação
Aprovado
107
AVALIAÇÃO NO ENSINO DE ARTE EM ESCOLAS DA CIDADE DO MORENO/PE
Comunicação
Aprovado
108
MEDIAÇÃO CULTURAL EM EXPOSIÇÕES INTERATIVAS: FILE UMA EXPERIÊNCIA
Comunicação
Aprovado
109
A TEORIA E A PRÁTICA NO LABORATÓRIO PEDAGÓGICO: EXPERIMENTOS, TROCAS E REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR.
Comunicação
Aprovado
110
DANÇA E GYROKINESIS®: RESPIRANDO NOVOS MOVIMENTOS PARA CENA
Comunicação
Aprovado
111
PIBID MÚSICA UFPEL - AÇÕES NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ESTADUAL ASSIS BRASIL - PELOTAS - RS
e-Pôster
Aprovado
112
ENTRE A ARTISTA E A PROFESSORA: REFLEXÕES EM TORNO DO HÍBRIDO PROFESSOR PERFORMER.
Comunicação
Aprovado
113
O CIRCO-TEATRO: COMO EXPRESSÃO DE IDENTIDADES EM DIÁLOGO
Comunicação
Reprovado
114
PARA ALÉM DO JARDIM: PROPOSIÇÕES PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS
Comunicação
Reprovado
116
ARTE-EDUCAÇÃO E UM DOS MEIOS DE EDUCAR: O LIVRO DE ARTE PARA A CRIANÇA
Comunicação
Aprovado
117
GEP – GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM ARTE - PRODUÇÕES POÉTICAS EM ARTES VISUAIS
Comunicação
Aprovado para e-poster
118
DAS PERCEPÇÕES SOBRE O CORPO QUE SOU AOS OUTROS CORPOS EM APRENDIZAGEM TEATRAL
e-Pôster
Aprovado
119
RETRATOS DE MULHER: AS RELAÇÕES ENTRE CORPO, MEMÓRIA SOCIAL E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO CARIRI CEARENSE
Comunicação
Aprovado
120
JOGOS DO TEATRO DO OPRIMIDO NA ESCOLA ESTADUAL ANITA BRINA BRANDÃO
e-Pôster
Aprovado
121
TEATRO BIDIMENSIONAL: OUTRAS POSSIBILIDADES NO ENSINO E APRENDIZADO EM MAQUIAGEM, FIGURINO E CENOGRAFIA
Comunicação
Aprovado
122
CONSTRUÇÃO DA GRADUAÇÃO EM DANÇA EM UBERLÂNDIA
e-Pôster
Aprovado
123
FORMAÇÃO CONTINUADA NO PROGRAMA POLO UFU DA REDE ARTE NA ESCOLA
Comunicação
Aprovado
124
UMA EXPERIÊNCIA ‘PIBIDIANA’ COM ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
e-Pôster
Aprovado
125
ARTE E INTERDISCIPLINARIDADE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: EM BUSCA DE UM NOVO DESENHO CURRICULAR
Comunicação
Aprovado
126
PIBIDGEOARTES UFPEL – PROJETO DE FORMAÇÃO DE CORO INFANTIL NA ESCOLA ESTADUAL GINÁSIO DO AREAL – PELOTAS – RS 
e-Pôster
Aprovado
127
FORMAÇÃO DE PROFESSORES GENERALISTAS PARA O ENSINO DE ARTE: ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NOS CURRICULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE PERNAMBUCO.
Comunicação
Aprovado
128
O ENSINO DAS ARTES VISUAIS EM UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DO PIBID 3, UFPEL
e-Pôster
Aprovado
129
EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS: UM RELATO DAS EXPERIÊNCIAS ‘PIBIDIANAS’ NA ESCOLA-CAMPO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Comunicação
Aprovado para e-poster
130
ANÁLISE DA PROPOSTA DO CURRÍCULO DA DISCIPLINA ARTE NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO
Comunicação
Aprovado para e-poster
131
EXPERIÊNCIAS DE MEDIAÇÃO: A CRISE ENTRE A MEDIAÇÃO ARTÍSTICA EM SALA DE AULA E NO ESPAÇO EXPOSITIVO
Comunicação
Aprovado
132
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO BAILARINO E SUA RELAÇÃO COM O ESPAÇO EM QUE ATUA
Comunicação
Aprovado
133
MUSICALIZAÇÃO E CANTO CORAL: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS NO PIBID-MÚSICA UFPEL COM 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SANTA RITA - PELOTAS/RS
e-Pôster
Aprovado
134
O ROCOCÓ E A PRODUÇÃO DE ALGUNS ARTISTAS VISUAIS CONTEMPORÂNEOS: PROPONDO EXPERIÊNCIAS VISUAIS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Comunicação
Aprovado
135
OS DESAFIOS DO ARTISTA/PROFESSOR NA SALA DE AULA: TRADUÇÃO DE POÉTICAS VISUAIS PARA AS AULAS DE ARTE
Comunicação
Aprovado
136
O UNIVERSO DAS CORES
Comunicação
Aprovado para e-poster
138
A ABORDAGEM DAS TEMÁTICAS DE CULTURA INDÍGENA, AFRO-BRASILEIRA E POPULAR NO ENSINO DE ARTE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE RECIFE
Comunicação
Aprovado
139
A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA EDUCATIVA, CRÍTICA E REFLEXIVA: UMA EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EDUCATIVA NO ESPAÇO CULTURAL CASA DAS ONZE JANELAS
e-Pôster
Aprovado
140
O ARTE/EDUCADOR MÁRIO PEDROSA
Comunicação
Aprovado
141
RELATO DE EXPERIÊNCIA: MEU PRIMEIRO E CONTÍNUO CONTATO COM AS MÁSCARAS DA COMMEDIA DELL’ARTE 
e-Pôster
Aprovado
142
A ESCOLA ITINERANTE: MEDIAÇÃO CULTURAL E CIDADANIA
Comunicação
Aprovado
143
OUVIR E FAZER MÚSICA COM COMPREENSÃO: DIAGNÓSTICO PARA O USO DE SOFTWARES MUSICAIS PARA O ENSINO DE PERCEPÇÃO MUSICAL
Comunicação
Aprovado
144
RECURSOS VIRTUAIS NO ENSINO DE ARTES VISUAIS NO PIBID 3/UFPEL
e-Pôster
Aprovado
145
LIVROS VIRTUAIS DE ARTISTA: CONCEITO, DISTINÇÕES E PECULIARIDADES.
Comunicação
Aprovado
146
EU CRIO, ELE EXPRESSA E NÓS AVALIAMOS? : AVALIAÇÃO EM ARTE/EDUCAÇÃO
Comunicação
Aprovado
147
MUSICALIZAÇÃO E CANTO CORAL: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS NO PIBID - MÚSICA/ UFPEL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SANTA RITA – PELOTAS/RS
e-Pôster
Aprovado
148
ENSINAR MÚSICA: ANGÚSTIA, PRAZER OU BANALIDADE?
Comunicação
Reprovado
149
A CRIANÇA E O ESPAÇO EXPOSITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Comunicação
Aprovado
150
CAMINHAR PARTILHADO: A CONTRIBUIÇÃO DAS INCERTEZAS NA INICIAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS.
Comunicação
Aprovado
151
ARTES VISUAIS NA EAD: PRÁTICAS E POSSIBILIDADES
Comunicação
Aprovado
152
MEDIADOR E MEDIAÇÃO CULTURAL EM MUSEUS E EXPOSIÇÕES HISTÓRICAS: QUESTÕES E POSSIBILIDADES
Comunicação
Aprovado
153
MEU CORPO DESENHA MINHA IMAGEM DENTRO E FORA DA ESCOLA
Comunicação
Aprovado
154
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E GRAVURA: UM CORDEL DE REINVENÇÕES
Comunicação
Aprovado
155
HISTÓRIA E ARTE: UMA INTERVENÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE POR MEIO DA ESTÉTICA DA ARTE PRÉ-HISTÓRICA
e-Pôster
Reprovado
156
TOCAR PARA VER: RELATO DE EXPERIÊNCIA - ARTES VISUAIS, COM FOCO NA PESSOA COM DEFICIENCIA VISUAL
Comunicação
Aprovado
157
ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES
Comunicação
Aprovado
159
UM PEQUENO DETALHE: QUAL HISTÓRIA DA ARTE ENSINA-SE NA ESCOLA?
Comunicação
Reprovado
160
CINEMA EXPRESSIONISTA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS
Comunicação
Aprovado
161
A ARTE GOIANA DE AMAURY MENEZES: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS
Comunicação
Aprovado para e-poster
162
A IMPORTÂNCIA DA ARTE EDUCAÇÃO PARA O ENSINO DO DESIGN NO BRASIL
Comunicação
Aprovado
163
REVELAR HISTÓRIA S E INTERVIR NA PAISAGEM URBANA: UMA POSSIBILIDADE DE PERTENCER
Comunicação
Aprovado
164
O DIÁLOGO ENTRE ARTE E EDUCAÇÃO NO ENSINO ESPECIALIZADO: O PAPEL DA ARTE NO PROCESSO DE ENSINO DAS APAES
Comunicação
Aprovado
165
ESPAÇO MEDIADO: DA PERCEPÇÃO AO PERTENCIMENTO
e-Pôster
Aprovado
166
ENTRE AS FRONTEIRAS DA ARTE E OS LIMITES DA TÉCNICA: QUESTIONAMENTOS SOBRE ENSINAR E APRENDER MÚSICA
Comunicação
Aprovado
168
A TECNOLOGIA COMO FACILITADORA NO ENSINO DE ARTE: O EXEMPLO DO BLOG ARTE NA ALDEIA
Comunicação
Aprovado
169
APROPRIAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE IMAGENS: O ENSINO DE ARTE E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Comunicação
Aprovado
170
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E POLÍTICAS DE IDENTIDADE: COMPREENDER AS REDES SOCIAIS COMO AMBIENTES MEDIÁTICOS
Comunicação
Aprovado
171
BLOGS ALIADOS: DESENVOLVIMENTO DE BLOGS NO AUXÍLIO AO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE ARTES VISUAIS NO ENSINO MÉDIO
Comunicação
Reprovado
172
CAMINHOS DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: VIVÊNCIAS E DESCOBERTAS REALIZADAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UFU
Comunicação
Aprovado
173
DRAMATURGIA DO CORPO-ESPAÇO E TERRITORIALIDADE: AS REVERBERAÇÕES DE UM GRUPO DE PESQUISA NA FORMAÇÃO DE SEUS INTEGRANTES
Comunicação
Aprovado
174
SERELEPE: UMA PITADA DE MÚSICA INFANTIL
Comunicação
Aprovado
175
CURADORIA
Comunicação
Aprovado
176
DINÂMICAS PEDAGÓGICAS NA EXPOSIÇÃO MEMÓRIAS DA IMAGEM
e-Pôster
Aprovado
177
O PROFESSOR DE ARTE COMO MEDIADOR CULTURAL
Comunicação
Aprovado
180
PIBID: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Comunicação
Aprovado
181
OFICINAS ARTÍSTICAS PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE SEROPÉDICA (RJ)
e-Pôster
Aprovado
182
O ENSINO DE ARTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE UM MUNICÍPIO PERNAMBUCANO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Comunicação
Aprovado
183
DANÇA NA ESCOLA: REORIENTANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Comunicação
Aprovado
184
A ESCOLA E A FAMÍLIA NA RELAÇÃO ENTRE CRIANÇA E MUSEU 
Comunicação
Aprovado
185
O CORPO QUE DANÇA NA ESCOLA PÚBLICA: RELATO SOBRE AS AULAS DE DANÇA NO COLÉGIO ESTADUAL DA BAHIA APÓS IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO PIBID.
Comunicação
Aprovado
186
PROFESSORES DE ARTES DE CABEDELO (PB)
Comunicação
Aprovado
187
60 ANOS DE ARTE-EDUCAÇÃO NA ESCOLINHA DE ARTE DO RECIFE
Comunicação
Aprovado
188
METODOLOGIA DE ENSINO: O LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Comunicação
Aprovado para e-poster
189
EXPERIÊNCIAS QUE CONDUZEM AO ENCONTRO COM A ARTE 
Comunicação
Aprovado
190
DRAMATURGIA CORPORAL DO INTÉRPRETE-CRIADOR: A INFLUÊNCIA DO TAI CHI CHUAN NA CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO ARTÍSTICO.
e-Pôster
Aprovado
191
GRAFISMOS, PADRÕES GRÁFICOS E DESENHO
Comunicação
Aprovado
192
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM PERFORMANCES CULTURAIS E ARTÍSTICAS; UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE ARTE DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS
Comunicação
Aprovado
193
A TEORIA DO PROFISSIONALISMO E O MEDIADOR CULTURAL: QUAL A ORDEM DO DISCURSO?
Comunicação
Aprovado
194
PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DANÇA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SALVADOR.
Comunicação
Aprovado
195
EXISTE UM CINEMA INDÍGENA?
Comunicação
Reprovado
196
MENINOS DO CAMPUS UFPE: EXPERIMENTANDO ARTE NO CAC
e-Pôster
Aprovado
197
APONTAMENTOS PARA UMA TRANSGRESSÃO EDUCACIONAL: REPENSAR O ENSINO A DISTÂNCIA
Comunicação
Aprovado
198
 PRÍNCIPIOS NORTEADORES DA MEDIAÇÃO CULTURAL COMO EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL
Comunicação
Aprovado
200
O ENSINO DE ARTES VISUAIS EM COMUNIDADES RURAIS: UM OLHAR ETNOGRÁFICO PARA A PRODUÇÃO DE VÍDEOS EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PETROLINA/PE
e-Pôster
Aprovado
201
O ENSINO DE CANTO PARA ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Comunicação
Aprovado
202
ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDOS DAS PRÁTICAS CURRICULARES E ANÁLISE DO TEXTO DA PROPOSTA CURRICULAR PARA O II SEGMENTO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO LUÍS/MA
Comunicação
Aprovado para e-poster
203
ANÁLISE DE CONTEÚDO EM CADERNO DE ARTISTA-PROFESSOR
Comunicação
Reprovado
204
PROPOSTA DE AFECÇÃO E LINGUAGEM: CONCEPÇÕES CONCEITUAIS CONTEMPORÂNEAS DA ARTE E DO ENSINO/APRENDIZAGEM DE ARTE
Comunicação
Aprovado
205
INTERDISCIPLINARIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DO GRUPO GEOARTES-PIBID III
Comunicação
Aprovado
206
ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: ARTICULANDO AÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE ARTE
Comunicação
Aprovado
207
O ENSINO DA ARTE, A MATERIALIDADE E O PROCESSO CRIATIVO NA CONTEMPORANEIDADE
Comunicação
Aprovado
208
O ENSINO DE ARTE E A LEI 10.639/03: EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES
Comunicação
Aprovado
209
PROCESSO DE CRIAÇÃO DA CENA: MALDITOS PONTEIROS: A IMAGEM REAL DAS COISAS 
e-Pôster
Aprovado
210
APROPRIAÇÃO DO DISCURSO CÊNICO EM MEMÓRIAS ENCAIXADAS
e-Pôster
Aprovado
211
GESTOS QUE FALAM: DIÁLOGOS ENTRE TEATRO E EDUCAÇÃO
Comunicação
Aprovado
212
LABORATÓRIO DE ARTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ARTE NO SERTÃO DE CANINDÉ
Comunicação
Reprovado
213
AÇÕES INTERATIVAS ENTRE O PERCEBER E O IMAGINAR: ICONOGRAFIA BRASILEIRA E COMPOSIÇÃO PICTÓRICA
e-Pôster
Aprovado
214
SUSSURO E BERRO DAS CRIAS: PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA, NA ÁREA DE CÊNICAS, COM ADOLESCENTES E JOVENS DA FUNDAÇÃO CURRO VELHO/BELÉM-PARÁ
Comunicação
Reprovado
215
DESCOBRINDO A ARTE POR MEIO DA ILUSTRAÇÃO
Comunicação
Aprovado
216
TEATRO ESTUDANTIL: CRIAÇÕES COLETIVAS E FRUIÇÕES DO COTIDIANO
e-Pôster
Aprovado para e-poster
217
O ENSINO DA ARTE EM CURSOS DE PEDAGOGIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO: DESCORTINANDO A RELAÇÃO ENSINO E PESQUISA
Comunicação
Aprovado
218
ENTRE AS ARTES VISUAIS E A DOCÊNCIA: TRÂNSITOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES-ARTISTAS
e-Pôster
Aprovado para e-poster
219
O MEU CADERNO DE ARTES
e-Pôster
Aprovado para e-poster
220
MERGULHO NA ESCRITA: UMA EXPERIÊNCIA ETNOGRÁFICA EM ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO
Comunicação
Aprovado
221
CULTURAS VISUAIS E JUVENTUDE NA CIDADE DO JUAZEIRO DO NORTE - CEARÁ
Comunicação
Aprovado
222
(TRANS)FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS COM O TEATRO-JOGO
Comunicação
Aprovado para e-poster
223
ABORDAGEM TRIANGULAR: ZIGUEZAGUEANDO ENTRE UM IDEÁRIO E UMA AÇÃO RECONSTRUTORA PARA O ENSINO DE ARTES.
Comunicação
Aprovado
224
MUSEUS INTERATIVOS: ALÉM DA VISUALIDADE PELA APRENDIZAGEM
Comunicação
Aprovado
225
EXPERIÊNCIAS ONLINE: OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES EM ARTES
Comunicação
Aprovado
226
A DANÇA CONTEMPORÂNEA EM UBERLÂNDIA: A FONTE JORNALÍSTICA COMO MATERIAL DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DOS GRUPOS DA CIDADE (1990 - 2012)
Comunicação
Aprovado
226
DANÇA CONTEMPORÂNEA; UBERLÂNDIA; FONTE JORNALÍSTICA
Comunicação
Aprovado
227
A ARTE SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR
Comunicação
Aprovado
228
DISCURSO SOBRE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Comunicação
Aprovado
229
FORMAS DE FAZER E COMPREENDER A ARTE NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE ARTE
Comunicação
Aprovado para e-poster
230
METÁFORAS: A NUTRIÇÃO PELA ARTE 
e-Pôster
Aprovado
231
MATERIAL DIDÁTICO DE ARTE: MODELOS CURRICULARES EM SISTEMAS DE ENSINO
e-Pôster
Aprovado
232
DANÇA AFRO: TEORIA, PRÁTICA E NOVAS PERSPECTIVAS NO COTIDIANO ESCOLAR
Comunicação
Aprovado
233
VER VIX: CONHECENDO VITÓRIA POR IMAGENS
Comunicação
Aprovado para e-poster
234
O PENSAR/FAZER ARTÍSTICO DE ALUNOS E PROFESSORES: DIÁLOGOS E ENTRELAÇAMENTOS
Comunicação
Aprovado
235
EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS: EXERCÍCIOS DE ALTERIDADE E INTERTEXTUALIDADE
Comunicação
Aprovado
236
MEDIAÇÃO COMO ENCONTRO
Comunicação
Aprovado para e-poster
237
GRAVURA EM MATRIZ DE ISOPOR: POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO
Comunicação
Aprovado
238
ENCONTROS: AS RELAÇÕES TRANSFORMADAS PELA ARTE-EDUCAÇÃO
Comunicação
Aprovado para e-poster
239
ARTE E FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
e-Pôster
Aprovado
240
INTERVENÇÕES E CONEXÕES COM A ARTE URBANA NO ESPAÇO ESCOLAR
Comunicação
Aprovado para e-poster
241
PERCURSOS VISUAIS NA PINTURA CONTEMPORÂNEA
e-Pôster
Aprovado
243
UM CLIC NA EJA: PROCESSOS E EXPERIMENTAÇÕES COM A FOTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO
Comunicação
Aprovado
244
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
e-Pôster
Aprovado
245
O TEATRO DO OPRIMIDO NA TRILHA DE UMA PEDAGOGIA DOS VALORES ESTÉTICOS E SOCIOPOLÍTICOS RELATIVOS ÀS QUESTÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADE 
Comunicação
Aprovado
246
MARCAS QUE A ARTE DEIXA: OLHAR, PENSAR E CONSTRUIR
e-Pôster
Aprovado
247
AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS E A EDUCAÇÃO (EM TEMPO INTEGRAL) INTEGRAL: NOVOS SABERES PARA A EDUCAÇÃO.
Comunicação
Aprovado
248
PINTURA E IMAGINÁRIO AFRO-BRASILEIRO: EXPERIÊNCIAS ENTRE O FAZER ARTÍSTICO E A ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ARTES
e-Pôster
Aprovado
249
REFLEXÕES EM TORNO DA RELAÇÃO PROFESSOR\ALUNO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS
Comunicação
Reprovado
250
ENSINO DA ARTE: ENSINANDO DESENHO A CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Comunicação
Aprovado
251
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS, COMO PROFESSOR PESQUISADOR
Comunicação
Aprovado
252
CONHECER NO CAMINHAR: O COLETIVO MAPA XILOGRÁFICO E SUAS DERIVAS PELA CIDADE
Comunicação
Aprovado
253
LEITURA E RELEITURA CÊNICA NA ESCOLA - REFLEXÕES
Comunicação
Aprovado
254
O AMBIENTE COMO FERRAMENTA DE LEITURA
Comunicação
Aprovado
255
MEDIAÇÃO COMPARTILHADA: A EXPERIÊNCIA DO FAZER ARTÍSTICO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Comunicação
Aprovado
256
A ARTE AFRO-BRASILEIRA NA SALA DE AULA: DESCONSIDERAÇÕES E SILENCIAMENTOS
Comunicação
Aprovado para e-poster
257
LYGIA CLARK ARTISTA OU PROPOSITORA DA CONTRACULTURA?
Comunicação
Aprovado para e-poster
258
ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS EM LIVROS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS DE ARTE
Comunicação
Aprovado
260
PENSANDO A AVALIAÇÃO NO ENSINO NÃO FORMAL
Comunicação
Aprovado
261
UMA EXPERIENCIA EM ARTE EDUCAÇÃO: O ROJETO ARTE PARA TODOS
Comunicação
Aprovado
262
FORMAÇÃO DE PLATÉIA: APREN(EN)DER O OLHAR PRA O UNIVERSO DOS ESPETÁCULOS
e-Pôster
Aprovado
263
TEATRO E EDUCAÇÃO: CARTOGRAFIA DOS MÉTODOS E PRÁTICAS PEDAGÓGIAS DO ENSINO DE TEATRO DESENVOLVIDO ELAS COMPAHIAS TEATRAIS RESIDENTES NA CIDADE DE BELO HORIZONTE
Comunicação
Aprovado
264
ENSINO DE DANÇA COMO RESSIGNIFICAÇAO À FORMAÇÃO CORPORAL NA CRIANÇA: O CASO DA ESCOLA PÚBLICA DE FORMAÇÃO BÁSICA EM DANÇA PARA CRIANÇAS EM FORTALEZA-CE
Comunicação
Aprovado
265
ARTE CONTEMPORANEA, SENSIBILIZANDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO
Comunicação
Aprovado
266
AÇÕES EM ARTES VISUAIS NO PIBID 3/UFPEL
e-Pôster
Aprovado
267
CAZUMBÁ: UMA PROPOSTA DE INSTALAÇÃO APRESENADA NA DISCIPLINA ESTÁGIO I
Comunicação
Reprovado
269
DESENHO ARTÍSTICO, INCLUSÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO
Comunicação
Aprovado
270
CORPOS EM MOVIMENTO, CORPOS DESENHADOS E QUE DESENHAM
Comunicação
Aprovado
271
TECNOLOGIA, TEATRO E EDUCAÇÃO NO PRÓ-LICENCIATURA EM TEATRO DA UFMA E UNB
Comunicação
Aprovado
272
KINDERSTADT - A CIDADE DAS CRIANÇAS: UMA ESCOLA DE VIDA
e-Pôster
Aprovado
273
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: PRÁTICAS DO IBID 3/UFPEL
e-Pôster
Aprovado
274
CULTURA VISUAL: EXPERIENCIA PESSOAL E ARTE/EDUCAÇÃO
Comunicação
Aprovado para e-poster
275
CULTURA POPULAR E ARTE: EXPERIENCIAS E VIVENCIAS A PARTIR DA AÇÃO EDUCATIVA NO MUSEU DO CÍRIO
e-Pôster
Aprovado
276
PERCEPÇÕES JUVENIS NO CORPO DA METRÓPOLO
Comunicação
Aprovado
277
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIBERCULTURA: UM ESTUDO DAS LICENCIATURAS EM ARTES VISUAIS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Comunicação
Aprovado
278
PROPOSIÇÕES EDUCATIVAS VIVENCIADAS NO CURSO DE LICENCITUARA EM ARTES VISUAIS DA UFU
e-Pôster
Aprovado
279
CONSCIENTIZAÇÃO DAS EXPERIENCIAS PESSOAIS COM A ARTE PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NOS CURSOS DE LICENCIATRA: JUSTIFICATIVA NO TCC
Comunicação
Aprovado
280
NARRATIVAS E VISUALIDADES: UMA EXPERIENCIA NA FORMAÇÃO EM ARTES VISUAIS
Comunicação
Aprovado
281
A ARTE URBANA VIVENCIADA COMO POSSIBILIDADE DE DEBATE E CRIAÇÃO NA ESCOLA
e-Pôster
Aprovado
282
FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES EM ARTES E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Comunicação
Aprovado
283
O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: GESTOS E MOVIMENTOS FAZENDO ARTE
e-Pôster
Aprovado
284
PERFORMANCE: REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UMA AÇÃO CULTURAL NO CDHU SÃO CARLOS
Comunicação
Aprovado
285
MEDIADORES CULTURAIS COMO CRIADORES DA “CASA DE CONVERSAÇÃO”
Comunicação
Aprovado
286
EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS E A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: BREVES REFLEXÕES
Comunicação
Reprovado
287
UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA COM A ARTE E O PATRIMÔNIO CULTURAL PARAENSES NO PROJETO RIOS DE TERRAS E ÁGUAS
Comunicação
Aprovado
288
INDÍCIOS E SINAIS EM DOCUMENTOS ESCRITOS: UM CAMINHO METODOLÓGICO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL
Comunicação
Aprovado
289
ARTE/EDUCAÇÃO BASEADA EM COMUNIDADE: DA CONCEPÇÃO DE ESTANDARTES À (RE) CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA - A EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE ARTE DE UMA ORGANIZAÇÃO NÃO FORMAL
Comunicação
Aprovado
290
O QUE INDICA A LITERATURA ESPECIALIZADA SOBRE O CURSO INTENSIVO DE ARTE NA EDUCAÇÃO: CIAE (RIO DE JANEIRO, 1960 - 1981)?
Comunicação
Aprovado
291
O TEATRO E A ADOLESCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID TEATRO UFMG
e-Pôster
Aprovado
292
ARTE/EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS TRABALHADAS NO 3º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SINOP-MT
Comunicação
Aprovado
293
RELATOS: MEDIAÇÃO PARTICIPATIVA
Comunicação
Aprovado para e-poster
294
ENSINO DE ARTE, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PÓS-COLONIALISMO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES
Comunicação
Aprovado
295
CORPOS E CORPOS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA INDUZIDO PELA RESSIGNIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS BÁSICOS DA CAPOEIRA REGIONAL
Comunicação
Aprovado
296
O RETORNO DA ESCOLINHA DE ARTE DO RECIFE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO EM ARTE
Comunicação
Aprovado
297
DESCONSTRUINDO NARRATIVAS: UM APRENDIZADO DO DESENHO A PARTIR DA ARTE CONTEMPORÂNEA 
Comunicação
Aprovado
298
OS SABERES ESCOLARES E O ENSINO DE ARTE NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA NO SERTÃO DE PERNAMBUCO
Comunicação
Aprovado
299
APRECIAÇÃO ESTÉTICA E SALA-DE-AULA: UM ESTUDO DE CASO NO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE CAMPINAS
e-Pôster
Aprovado
300
MALA DOS SENTIDOS: EXPERIÊNCIAS DE MEDIAÇÃO CULTURAL COM CAIXAS SENSORIAIS
e-Pôster
Aprovado
301
FOTOGRAFIAS: REPRESENTAÇÕES DO POPULAR NO VALE DO SÃO FRANCISCO NOS ANOS 1970 E 1980
Comunicação
Reprovado
302
DESEJOS DOS PROFESSORES E LACUNAS NA FORMAÇÃO: DISCUTINDO O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Comunicação
Aprovado para e-poster
303
PROJETOS COM TEATRO-EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS POSSÍVEIS
Comunicação
Aprovado para e-poster
304
VISUALIDADES, CORPOS E TRÂNSITOS: DA ACADEMIA AO MARCO ZERO
Comunicação
Aprovado
305
O ÚLTIMO CASARÃO REMANESCENTE DAS ÁGUAS NÃO TÃO AZUIS DE UM CERTO RIO E OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE ARTE-EDUCAÇÃO NO RS
Comunicação
Aprovado
306
AS MÁSCARAS DE COMMEDIA DELL’ARTE E A FORMAÇÃO DO ATOR E DO PROFESSOR DE TEATRO
Comunicação
Aprovado
307
ARTES VISUAIS E CRIAÇÃO COLETIVA NA CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS DE VIDA DE MULHERES
Comunicação
Aprovado
308
UMA EXPERIÊNCIA COM A PESQUISA EM ARTE/EDUCAÇÃO
Comunicação
Aprovado
309
PEDAGOGIA DA CRIAÇÃO: ESTUDOS DA PERFORMANCE
Comunicação
Aprovado
310
CENTROS CULTURAIS E SEU PÚBLICO - O CASO DO CENTRO CULTURAL DO BANCO DO NORDESTE DO BRASIL – CCBNB NO CARIRI CEARENSE
e-Pôster
Aprovado
312
O GOOGLE ART PROJECT NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TRIANGULAR DO ENSINO DE ARTE: UMA EXPERIÊNCIA NO IFMA CAMPUS BURITICUPU
Comunicação
Aprovado para e-poster
313
PERFIL E FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTE DE LONDRINA: O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Comunicação
Aprovado para e-poster
315
O ARTISTA NA ESCOLA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Comunicação
Aprovado para e-poster
316
CONTRIBUIÇÕES AO ESTUDO DA CRIATIVIDADE NO ENSINO DE ARTE ESCOLAR
e-Pôster
Aprovado
317
O ENSINO VIRTUAL DE ARTE, LITERATURA E EDUCAÇÃO
e-Pôster
Aprovado
318
CARRANCAS DO SÃO FRANCISCO: UMA ANÁLISE DOS SIGNIFICADOS E MODIFICAÇÕES PLÁSTICAS DAS CARRANCAS DO MÉDIO SÃO FRANCISCO NA ATUALIDADE
Comunicação
Reprovado
320
O MESTRE-APRENDIZ EM BUSCA DE IMAGENS SIGNIFICATIVAS
Comunicação
Reprovado
322
TRÂNSITOS: JOGADORES-ATORES E JOGADORES–ESPECTADORES NO ENSINO DE TEATRO
Comunicação
Reprovado
323
LÍDIA BAÍS - LIMITES ILIMITADOS
e-Pôster
Aprovado
324
O INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ASSIS BRASIL E AS PRÁTICAS DO PIBID 3 – GEOARTES/UFPEL
e-Pôster
Aprovado
325
ENSINO DE ARTE NO PIAUÍ: HISTÓRIAS E CONQUISTAS
Comunicação
Aprovado
326
O COTIDIANO COMO EXPERIÊNCIA APAIXONANTE: POSSIBILIDADES PARA ENSINAR E APRENDER ARTES
Comunicação
Aprovado
327
O ARTISTA ENQUANTO PROPOSITOR-MEDIADOR: ALLAN KAPROW JOGANDO/BRINCANDO
Comunicação
Aprovado
328
PINA: MOVIMENTO, POETICIDADE E MEMÓRIA EM DANÇA 
Comunicação
Aprovado
329
PROJETO DE EXTENSÃO CENAS BREVES – DIÁLOGOS CÊNICOS
Comunicação
Aprovado
330
UM CORPO ESTRANHO CHAMADO ARTE
Comunicação
Reprovado
331
EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM INSTITUIÇÕES DA CIDADE DE SÃO PAULO
Comunicação
Aprovado
332
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ARTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Comunicação
Reprovado
333
FOTOGRAFIA NA SALA DE AULA: CORPO E ESPAÇO A PARTIR DA CAIXA PRETA
Comunicação
Aprovado
334
DEVIR-MULHER: A CIDADE
Comunicação
Aprovado para e-poster
336
"INCORPORANDO" ATRAVÉS DAS ARTES
Comunicação
Aprovado para e-poster
337
HISTÓRIA EM QUADRINHOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE ARTES VISUAIS
Comunicação
Aprovado
338
EXPRESSÕES ESPETACULARES TRADICIONAIS E A EDUCAÇÃO ESTÉTICA: APRENDIZAGEM ESPONTÂNEA OU ENSINO SISTEMATIZADO
Comunicação
Reprovado
339
HISTÓRIAS NARRADAS: MUTUALIDADES DE UM MUSEU E O SEU FLÂNEUR.
e-Pôster
Aprovado
340
O CARTUM COMO DESENCADEADOR DE REFLEXÕES E REVERBERAÇÕES ÉTICAS NO ENSINO DA ARTE
Comunicação
Reprovado
341
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE NO AGRESTE PERNAMBUCANO: UMA EXPERIÊNCIA EM PROCESSO
Comunicação
Aprovado para e-poster
342
TEATRO SEM CORTINAS: LABORATÓRIO POSTAL DE HISTÓRIA DO TEATRO MUNDIAL E BRASILEIRO DO INSTITUTO DE ARTES DA UNESP
e-Pôster
Aprovado
343
CORPOS PRIVADOS DE TRÂNSITO: A ARTE NA CONSTRUÇÃO DA INTEGR (ALI)DADE DE ADOLESCENTES DO CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO-CASE
Comunicação
Aprovado
344
DISPARADORES DE EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS COM CRIANÇAS DE 9/10 ANOS: A EXPOSIÇÃO "COLEÇÃO, CIÊNCIA E ARTE"
Comunicação
Aprovado
345
BUSCANDO OUTRAS POSSIBILIDADES DE RELAÇÕES NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO SOBRE PRÁTICAS INTERVENCIONISTAS (ANTI) ARTÍSTICAS EM REGIÕES FRONTEIRIÇAS E ZONAS LIMINARES EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO PAULO
Comunicação
Aprovado para e-poster
346
AVALIAÇÃO MEDIADORA NO ENSINO DE TEATRO: DESDOBRAMENTOS POSSÍVEIS
Comunicação
Reprovado
347
POTÊNCIAS DE UMA PEDAGOGIA MENOR PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS
Comunicação
Reprovado
348
ARTE/EDUCAÇÃO BASEADA EM COMUNIDADE: UM ESTUDO SOBRE OS DOS CONHECIMENTOS ARTÍSTICOS NA COMUNICADE DA BOMBOA DO HEMETÉRIO/RECIFE-PE
Comunicação
Aprovado
349
ENSINAR / APRENDENDO, APRENDER/ENSINANDO: O ENSINO/APRENDIZADO COLABORATIVO NAS PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO CULTURAL EM ARTE/EDUCAÇÃO
e-Pôster
Aprovado
350
A PEDAGOGIA DO TEATRO FRENTE ÀS QUESTÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADE
Comunicação
Aprovado para e-poster
351
DILEMAS DO ENSINO DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: FRUIÇÃO, CRÍTICA E PRODUÇÃO CRIATIVA EM FOTOGRAFIA.
e-Pôster
Reprovado
352
UMA INTERPRETAÇÃO DA ARTE CONTEMPORÂNEA DE VIK MUNIZ POR MEIO DA ABORDAGEM TRIANGULAR, DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DO LETRAMENTO VISUAL
e-Pôster
Reprovado
353
ENSINO DE TEATRO E EDUCAÇÃO ESTÉTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O FAZER SENSÍVEL DO TEATRO NAS CULTURAS DA INFÂNCIA
Comunicação
Reprovado
354
HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS DO CEARÁ: POR UMA CONSTITUIÇÃO CONTEMPORÂNEA
Comunicação
Reprovado
355
ARTE CONTEMPORÂNEA, EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
Comunicação
Aprovado
356
MEDIAÇÃO INCLUSIVA: A ÁUDIO-DESCRIÇÃO ABRE AS CORTINAS DO TEATRO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL.
Comunicação
Aprovado
357
AUTONOMIA DO APRENDIZADO MEDIADO POR REDES SOCIAIS NO ENSINO DO DESIGN
Comunicação
Aprovado
358
UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO: RELATOS E PROBLEMATIZAÇÕES DE TEATRO-EDUCAÇÃO
Comunicação
Aprovado
359
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DOS ARTE/EDUCADORES DE SÃO PAULO E SUA CONTRIBUIÇÃO À CONSTRUÇÃO DE UM MODELO CRÍTICO DE EDUCAÇÃO: CAMINHADAS E RUMOS
Comunicação
Reprovado
360
A FORMAÇÃO CONTINUADA EM OFICINAS METODOLÓGICAS NAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS: CINEMA, MÚSICA, TEATRO E DANÇA
Comunicação
Reprovado
361
DANÇAR, INVENTANDO NA ESCOLA: TRÂNSITOS INICIAIS
Comunicação
Aprovado
362
MOSTRA OU EXPOSIÇÃO? A AÇÃO EDUCATIVA EM FACE AOS EMBATES DAS ESTÉTICAS CENTRAIS E PERIFÉRICAS
Comunicação
Aprovado
363
DIÁLOGOS CONCEITUAIS CULTURAIS NO TRATO DAS TEMÁTICAS ÉTNICAS NO ENSINO DE ARTES
Comunicação
Aprovado
364
MUSEU HISTÓRICO E PATRIMÔNIO CULTURAL: UM ESTUDO DIALÓGICO COM AS ARTES VISUAIS, EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E AUDIOVISUAL
Comunicação
Aprovado
365
CAMINHOS OBLÍQUOS: AS OCULTAÇÕES DO SENSÍVEL
Comunicação
Aprovado para e-poster
366
REIS DE BOI: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS VISUAIS E ASPECTOS DA CULTURA POPULAR NA CIDADE DE SÃO MATEUS-ES
Comunicação
Aprovado para e-poster
367
MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE MIM, O OUTRO E O LUGAR ONDE EU VIVO
e-Pôster
Aprovado
368
UMA NOVA IDENTIDADE VISUAL PARA OS PROFESORES: ESTAMOS PRECISANDO?
Comunicação
Aprovado para e-poster
369
PIBID-UFBA: A RECEPÇÃO TEATRAL POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO CORPORAL NO COLÉGIO ESTADUAL ODORICO TAVARES 
e-Pôster
Aprovado
370
ATRAVESSAMENTOS DA PESQUISA: DESLOCAMENTOS E (D)ESCOLAMENTOS PEDAGÓGICOS SOBRE AS VISUALIDADES DA FESTA DE SÃO TIAGO EM MAZAGÃO VELHO
Comunicação
Aprovado
371
QUESTÕES SOBRE TEATRO INFANTIL EM PROJETO TEATRAL DIRIGIDO A ESCOLAS E COMUNIDADES
Comunicação
Aprovado
372
EUS FAZEDORES DE EUS: AUTONOMIA E PROTAGONISMO NA CRIAÇÃO CÊNICA
Comunicação
Aprovado
373
FESTAS E CULTURA IMATERIAL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE ARTE E CULTURA POPULAR
e-Pôster
Aprovado
374
ARTE/EDUCAÇÃO NO HOSPITAL: UMA REFLEXÃO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DO ENSINO DAS ARTES NA CLASSE HOSPITALAR
Comunicação
Aprovado
375
DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM ARTES VISUAIS À FORMAÇÃO CONTINUADA: DESAFIOS DO PIBID 3 – GEOARTES/UFPEL
Comunicação
Aprovado
376
A ARTE CONTEMPORÂNEA E OS PROFESSORES DE ARTES VISUAIS
Comunicação
Aprovado
377
PIBID TEATRO E A ARTE CONTEMPORÂNEA:ENTENDIMENTO E PRÁTICA
e-Pôster
Aprovado
378
MEDIAÇÃO, LEITURA, E EDUCAÇÃO PELA ARTE: CAMINHOS POSSIVEIS NA JORNADA DO HERÓI DAS FÁBULAS DE BILL WILLINGHAM
Comunicação
Aprovado
379
TEATRO INFANTIL E RECEPÇÃO: MEMÓRIAS DE UM PROCESSO LÚDICO
Comunicação
Aprovado para e-poster
380
VIVÊNCIAS COM A ARTE PARA JOVENS E ADOLESCENTES: INTERDISCIPLINARIDADE, TRABALHO COLABORATIVO E PESQUISA-AÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ARTE
Comunicação
Aprovado
381
MAPEANDO ESPAÇOS/CONSTRUINDO NARRATIVAS: EXPERIÊNCIAS ETNOGRÁFICAS NA FORMAÇÃO DE ARTE EDUCADORES
Comunicação
Aprovado
383
DESENHAR SE APRENDE DESENHANDO
Comunicação
Aprovado
384
CORPO, VISUALIDADES E PERCURSOS: OS FESTIVAIS, OS GRUPOS E O "CIGNUS" EM MOVIMENTO
Comunicação
Reprovado
385
TALENTO FEDERAL: POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ARTE E INTERAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL 
Comunicação
Aprovado
386
POR UMA ARTE-EDUCAÇÃO ATIVISTA CONTRA A NEUTRALIDADE E O VAZIO DO SER
Comunicação
Aprovado
387
O MUSEU E A ESCOLA: REVISITANDO OS ANUÁRIOS DO MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES
Comunicação
Aprovado
388
: PERCURSOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA UMA PESQUISA COM/NO/DO COTIDIANO ESCOLAR
Comunicação
Aprovado
389
A IMAGEM NO TEATRO: REFLEXÕES
Comunicação
Aprovado
390
OBJETO E MEMÓRIA: FORMAÇÃO EM ARTE E O RE-ENCONTRO DE SÍ
Comunicação
Aprovado
391
INTERAÇÃO ENTRE CULTURAS E O ENSINO DE ARTES VISUAIS
Comunicação
Aprovado
392
VER-O-COTIDIANO: EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NO MUSEU HISTÓRICO DO ESTADO DO PARÁ
e-Pôster
Aprovado
393
O ENSINO DE MATERIAIS EM ARTES: OS RESULTADOS DAS PESQUISAS DA MANUFATURA DE MATERIAIS.
Comunicação
Aprovado
394
ARTES VISUAIS E EDUCAÇÃO MULTICULTURAL: UMA PRÁTICA EDUCATIVA CRÍTICA
Comunicação
Aprovado para e-poster
395
IMAGENS NA CIDADE: A DIVERSIDADE DE OLHARES NO ESPAÇO URBANO 
Comunicação
Aprovado
396
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O DESAFIO DE UMA PRATICA 
e-Pôster
Aprovado
397
AUDIOVISUAL NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS
Comunicação
Aprovado
398
A MEMÓRIA INDIVIDUAL COMO ELEMENTO PRINCIPAL PARA CRIAÇÃO DE PARTITURAS NA CRIAÇÃO COLETIVA NO ESPETÁCULO "CLARICIAS – A PALAVRA QUE TREME"
e-Pôster
Aprovado
399
O DESAFIO DE SER MENINO DIANTE DA SUSPENSÃO E DA ADVERTÊNCIA ESCOLAR
Comunicação
Aprovado
400
O MEU, O VOSSO E O NOSSO SONHO
Comunicação
Aprovado
401
PRÉVIA: NOVAS RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ARTE NO CURSO PRÉ-VESTIBULAR DO INSTITUTO DE ARTES DA UNESP
Comunicação
Aprovado
401
PRÉVIA: NOVAS RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ARTE NO CURSO PRÉ-VESTIBULAR DO INSTITUTO DE ARTES DA UNESP
Comunicação
Aprovado
402
CONEXÃO DAS ARTES: MOSTRA DE ARTES / ARTES VISUAIS –TEATRO – MÚSICA
Comunicação
Aprovado para e-poster
404
O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIVERGÊNCIAS E DESENCONTROS
Comunicação
Reprovado
405
REFLEXÕES SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES PARA A PEDAGOGIA DO TEATRO EM REDE DO PROGRAMA PRÓ-LICENCIATURA DAS UNIVERSIDADES UFMA E UNB
Comunicação
Aprovado
406
O ATELIÊ BIOGRÁFICO: UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DE ARTE
Comunicação
Aprovado
407
CENÁRIO DA PESQUISA EM ARTES VISUAIS E AS INTER-RELAÇÕES COM A INCLUSÃO: UM OLHAR NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ANAIS DA ANPAP DE 2004 À 2011
Comunicação
Aprovado para e-poster
408
REFLEXÕES SOBRE A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA LICENCIATURA DE TEATRO DO PROGRAMA PRÓ-LICENCIATURA NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Comunicação
Aprovado para e-poster
409
ATELIÊ DE ARTE PARA CRIANÇAS - USO DA LOUSA DIGITAL E DA TECNOLOGIA EM AULAS DE ARTE PARA CRIANÇAS
Comunicação
Aprovado
410
A EXTENSÃO COMO CAMINHO PARA PRÁTICA ARTÍSTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS MURICI
Comunicação
Aprovado
411
QUESTÕES DE ARTES NAS PROVAS DOS PROCESSOS SELETIVOS PÚBLICOS MUNICIPAIS EM PERNAMBUCO (2009-2011)
Comunicação
Aprovado
412
GÊNERO, EDUCAÇÃO E ARTE: PARTICIPAÇÃO ATIVA DAS MULHERES NA ESCOLA DE BELAS ARTES DE PERNAMBUCO
Comunicação
Aprovado
413
PROTEJA-ME: UMA EXPERIÊNCIA COM ARTE CONTEMPORÂNEA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS
Comunicação
Aprovado
414
APRESENTAÇÃO TEATRAL COM INTERAÇÃO CRIATIVA E CONSCIENTE: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA O OLHAR ESTÉTICO DA CRIANÇA
e-Pôster
Aprovado
416
ESTUDO DAS CORES COM CRIANÇAS NO PROJETO NOVA VIDA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
e-Pôster
Reprovado
418
TEXTO E CONTEXTO DE UMA GRIOT DA COMUNIDADE DO PERIÁ (MA): O OFICIO E A ARTE CERÂMICA DE MARIA DO POTE
Comunicação
Aprovado
419
EAD EM ARTES VISUAIS, ABORDAGEM TRIANGULAR, TRANSDISCIPLINARIDADE E A TPACK – CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO – UM INÍCIO DE DIÁLOGO
e-Pôster
Aprovado
420
A EDUCAÇÃO DO OLHAR NO ESPAÇO PENITENCIÁRIO
Comunicação
Aprovado para e-poster
422
A EXPERIÊNCIA DO DESAFIO DO ENSINO EM ARTES: A TEORIA ALIADA A PRÁTICA
Comunicação
Aprovado para e-poster
423
DIÁLOGOS POÉTICOS ENTRE FRAGMENTOS CORPORAIS, VESTÍGIOS, PALAVRAS E IMAGENS 
Comunicação
Aprovado
424
UNIVERSIDADE E SOCIOEDUCAÇÃO
Comunicação
Aprovado
426
NARRATIVAS MEDIADORAS: TRILHAS [RE]VIVIDAS PARA EXPANDIR CONCEITOS
Comunicação
Aprovado
427
ANIMAÇÃO, LINGUAGEM DAS ARTES VISUAIS
Comunicação
Aprovado
428
DIÁLOGO ENTRE DOIS ARTISTAS-EDUCADORES SOBRE A EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO ARTÍSTICAS NOS C.E.U.S
Comunicação
Aprovado
429
PROCESSOS FORMATIVOS E CO-LABORATIVOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E PESQUISADOR EM ENSINO DE ARTES VISUAIS: PROBLEMATIZAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EMANCIPATÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLAR
Comunicação
Aprovado
430
COMO PENSAR O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO? A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA.
Comunicação
Aprovado
431
OS JOGOS TEATRAIS COMO FACILITADORES NA CRIAÇÃO 
e-Pôster
Aprovado
432
DA REABILITAÇÃO DOS SENTIDOS HUMANOS À REVALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ARTÍSTICO: O QUE ISSO TEM A VER COM ENSINAR E APRENDER ARTE?
Comunicação
Aprovado
433
O VESTIDO I: UM PROCESSO DE CRIAÇÃO 
Comunicação
Aprovado
435
A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO ARTÍSTICA E VISUAL PELA LEITURA DE IMAGENS EXCLUÍDA PELA ÊNFASE À LINGUAGEM ORAL.
Comunicação
Aprovado
436
OPERAÇÕES COM AS TRÊS INSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM ARTES: FAZER, LER E CONTEXTUALIZAR
Comunicação
Aprovado
437
LICEU ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS MESTRE RAIMUNDO CARDOSO: ESCOLA PÚBLICA NUMA PERSPECTIVA SISTÊMICA
Comunicação
Aprovado
438
O TEATRO DE BONECOS COMO UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INTEGRAL E ESTÉTICA EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Comunicação
Aprovado
439
REFLEXÕES SOBRE ARTE CONTEMPORÂNEA: DA ACADEMIA PARA A ESCOLA
Comunicação
Aprovado
440
CAÇA A MEMÓRIA A PARTIR DO OLHAR: UMA AÇÃO EDUCATIVA NO MUSEU DO MUSEU HISTÓRICO DO ESTADO DO PARÁ – MHEP
Comunicação
Aprovado
441
PROFESSORES NÃO ESPECIALISTAS EM MÚSICA: MUSICALIZANDO PARA MUSICALIZAR
Comunicação
Aprovado para e-poster
443
COLI$ÃO – A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA
Comunicação
Aprovado para e-poster
444
MEDIAÇÃO E CINEMA: A PRÁTICA DO AUDIOVISUAL COMO INTERFACE MEDIADORA NO UNIVERSO INFANTIL
Comunicação
Aprovado para e-poster
445
AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MUSICAL, ATRAVÉS DO PIBID - UFPEL: UM DIAGNÓSTICO PARA CHEGAR ÀS AÇÕES MAIS ADEQUADAS À ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MONSENHOR DE QUEIROZ - PELOTAS - RS
e-Pôster
Aprovado
446
FOTOGRAFIA: CAMPO EXPANDIDO PARA O ENSINO DE ARTE
Comunicação
Reprovado
447
INTERVENÇÕES ARTÍSTICO-URBANAS: UM DIÁLOGO COM A CIDADE
Comunicação
Aprovado para e-poster
448
DANÇA-TEATRO E AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO NARRATIVA AUDIOVISUAL: DISCUTINDO OUTRAS POSSIBILIDADES ESTÉTICAS.
e-Pôster
Aprovado
449
MÚSICA E INCLUSÃO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA NO CAMPUS IFMA DE BURITICUPU / MARANHÃO
Comunicação
Aprovado para e-poster
451
RECEPÇÃO TEATRAL NO COLÉGIO MUNICIPAL ZULMIRA TORRES: INVESTIGAÇÕES DO UNIVERSO INFANTIL DA COMUNIDADE
e-Pôster
Aprovado
452
ENTRE A UTOPIA E A REALIDADE: O ESPAÇO PARA AS ARTES NO ENSINO BÁSICO
Comunicação
Aprovado para e-poster
453
ABORDAGENS SOBRE O CONHECIMENTO NO ENSINO DE ARTE MEDIADO PELO USO DE TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS
Comunicação
Reprovado
454
A INCRÍVEL JORNADA DE UM GAROTO QUALQUER
Comunicação
Reprovado
456
A CRIAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO 'A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS'
Comunicação
Aprovado para e-poster
457
CARTOGRAFIAS DO INVÍSIVEL DE ISABELA STAMPANONI
Comunicação
Reprovado
458
O COREÓGRAFO NA CENA DA MEDIAÇÃO: UM CENÁRIO DE DÚVIDAS E INQUIETAÇÕES
Comunicação
Reprovado
459
PROJETO ANIMAR: EXPERIMENTANDO ENSINAR ANIMAÇÃO
e-Pôster
Aprovado
460
EXPERIÊNCIA E NARRATIVA DE CRIANÇA NA PRODUÇÃO DE CINEMA DE ANIMAÇÃO NO ENSINO DE ARTE 
Comunicação
Aprovado
461
TEATRO E EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE 
e-Pôster
Aprovado
462
REFLETORES EM CONVERGÊNCIA: QUESTÕES DE GÊNERO
Comunicação
Aprovado
463
ALICERCES DO PROJETO “TOCANDO, CANTANDO, FAZENDO MÚSICA COM CRIANÇAS
Comunicação
Aprovado
464
FUNDAMENTOS DA PRÁTICA DO DESENHO NA ESCOLA
Comunicação
Aprovado
465
VESTÍGIOS DE LEMBRANÇAS: GRAFIAS PRESENTES NA HISTÓRIA DA ARTE/EDUCAÇÃO BRASILEIRA DURANTE OS NOVOS TEMPOS NO ENSINO DE ARTE
Comunicação
Aprovado
466
PROPOSTAS DE DIAGNÓSTICOS DA DANÇA NA ESCOLA MONSENHOR QUEIRÓZ - PIBID UFPEL: DIÁLOGOS COM O PROCESSO DE FORMAÇÃO EM DANÇA  
e-Pôster
Aprovado
467
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ARTE E A EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA: ALGUMAS QUESTÕES
Comunicação
Aprovado
468
NOVAS MATRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA EM ARTES: DEZESSEIS ANOS APÓS A LDB 9394/96 
Comunicação
Aprovado
469
O FANZINE NA SALA DE AULA: ENTRE A MARGINALIDADE E AS POSSIBILIDADS PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE ARTE
Comunicação
Aprovado
470
DESAFIOS E INOVAÇÕES: PARFOR DE ARTES VISUAIS
Comunicação
Aprovado
471
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ARTE-EDUCAÇÃO: ESPAÇO COLETIVO PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS
Comunicação
Aprovado
472
O ARTE/EDUCADOR PROPOSITOR DO JOGO SIMBÓLICO ENTRE POÉTICAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS
Comunicação
Aprovado
473
ESCOLINHA DE ARTE DE CAHOEIRO DE ITAPEMIRIM –ES: IDEAIS E ATITUDES DO MOVIMENTO ESCOLINHA DE ARTE DO BRASIL 
Comunicação
Aprovado
474
CORDEL ANIMADO: CULTURA POPULAR E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Comunicação
Aprovado
475
ARTE NA PEDAGOGIA
Comunicação
Aprovado
476
ENSINO DE ARTE: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Comunicação
Aprovado para e-poster
477
MEMÓRIA E NARRATIVA: INQUIETAÇÕES E POSSIBILIDADES SOBRE A FORMAÇÃO DO DOCENTE EM ARTES VISUAIS
Comunicação
Aprovado
478
O ENSINO DA ARTE NA DITADURA MILITAR: A ARTE COMO ATIVIDADE PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Comunicação
Aprovado
479
O MUNDO EM QUE VIVI E NO QUAL VIVO
Comunicação
Aprovado
480
ENSINO DE ARTE: FRONTEIRAS ENTRE O FORMAL E O NÃO FORMAL
Comunicação
Aprovado
481
ARTE, ESPAÇO E EDUCAÇÃO NO PLUG MINAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE PROPOSTAS CONTEMPORÂNEAS
Comunicação
Aprovado
482
DIZE-ME QUEM CRIAS E EU TE DIREI QUEM ÉS: ESTUDO SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO ESPETÁCULO "RETRATOS DE MULHER"
e-Pôster
Aprovado
483
ENTRE MAPAS E DOBRAS: MEDIAÇÃO CULTURAL NA APROXIMAÇÃO ESTÉTICA COM A CIDADE
Comunicação
Aprovado
484
O SALÃO DE ABRIL E O LUGAR DA ARTE EM FORTALEZA
Comunicação
Aprovado para e-poster
485
RELAÇÃO ARTE E CIÊNCIA A PARTIR DE CIGOLI E GALILEO:  UMA HISTÓRIA CONTADA A PARTIR DE CARTAS E IMAGENS
Comunicação
Aprovado para e-poster
486
O ACERVO FOTOGRÁFICO DE OLIVEIRA SILVEIRA E A LEI 10.639/2003
Comunicação
Aprovado para e-poster
487
ARTE CONTEMPORÂNEA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO ENSINO DA ARTE
Comunicação
Aprovado
488
EM BUSCA DE FORMAS ABERTAS E DA LÓGICA DAS SENSAÇÕES: PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS DE CRIAÇÃO PARA A CENA CONTEMPORÂNEA
Comunicação
Aprovado
489
AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EXTRACURRICULAR
Comunicação
Aprovado
490
EAD,  COMUNIDADE E A ESCOLA CIDADÃ: CARTOGRAFANDO POSSÍVEIS TECNOLÓGICOS NA FORMACÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE ARTE
Comunicação
Aprovado para e-poster
491
ATELIER DE PORTAS ABERTAS: PRÁTICAS DE ENSINO DE ARTES VISUAIS
e-Pôster
Aprovado
492
O PODER DA IMAGEM E DO VÍDEO NAS RELAÇÕES HÍBRIDAS ENTRE DANÇA/TEATRO E AS NOVAS TECNÓLOGIAS”
e-Pôster
Reprovado
493
O ATELIÊ NOSSA CASA E A PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR PARA O ENSINO DA ARTE: RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Comunicação
Aprovado
494
DE MALA&CUIA: DO MUSEU À SALA DE AULA (E VICE-VERSA)
Comunicação
Aprovado para e-poster
495
A CONSTRUÇÃO DE PERCURSOS CRIATIVOS
Comunicação
Reprovado
496
O CORAL CÊNICO DA APAE DE MOGI DAS CRUZES: O FAZER ARTÍSTICO COMO ELEMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL.
e-Pôster
Aprovado
497
ESTÁGIO CURRICULAR EM TEATRO:  LIMINARIDADE DA PRÁTICA DOCENTE
Comunicação
Reprovado
498
POSSIBILIDADES CURATORIAIS DO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEARÁ: UM ESTUDO SOBRE O PROJETO OBRAS EM DESTAQUE (2005 – 2007)
Comunicação
Aprovado
499
CONCEPÇÕES DE ARTE E DE ENSINO DE ARTE PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DE ARTE DA REDE PÚBLICA NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
Comunicação
Aprovado
500
CORPOS PRESENTES: PARA APRENDER A ENSINAR ARTE  É  PRECISO SENTIR COM A PELE
Comunicação
Reprovado
501
TÁTICAS PARA CARTOGRAFAR E HABITAR O ESPAÇO DA CIDADE: PRÁTICAS PERFORMATIVAS - OBSERVATÓRIO BOM RETIRO.
Comunicação
Aprovado
502
OS QUADRINHOS COMO FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM
e-Pôster
Aprovado
503
CRÍTICA DE DANÇA: UMA MEDIAÇÃO CULTURAL ESPECIALIZADA
Comunicação
Reprovado
504
DOCUMENTOS IMAGÉTICOS: A DIMENSÃO VISUAL PARA UMA PESQUISA HISTÓRICA
Comunicação
Aprovado
505
A RELIGIOSIDADE DE EVA: TRADIÇÃO E RE-SIGNIFICAÇÃO NA COMUNIDADE DE SÃO BENEDITO
e-Pôster
Aprovado
506
LUGAR E ESPACO NO MAPEAMENTO VISUAL DE ESTAGIÁRIOS EM GRADUACÃO EM ARTE
Comunicação
Aprovado
507
DESIGN DE SUPERFÍCIE - PROPOSTA METODOLÓGICA: ESTUDO DE CASO
Comunicação
Aprovado para e-poster
508
A ARTE EXPERIMENTAL DE HÉLIO OITICICA NO UNIVERSO DAS ESCOLAS PÚBLICAS RURAIS E URBANAS
Comunicação
Aprovado para e-poster