 |
Nome:
Maria Helena Wagner Rossi Titulação:
Profª. Drª. Vinculação
Acadêmica: Universidade de Caxias do Sul - UCS/RS. |
·
LIVRO
ROSSI,
M. H. W. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre:
Editora Mediação, 2003.
|
SOBRE
O LIVRO: Este
livro
mostra como crianças e adolescentes interpretam diferentes tipos
de imagens. Ele é o resultado de uma pesquisa cuidadosa da autora
e está cheio de exemplos relacionados à teoria para melhor compreensão
do leitor. Qualquer um que faz essa leitura fica fascinado com as
maneiras engenhosas com as quais os alunos tentam construir significados
para diferentes imagens, desde obras de arte até anúncios publicitários.
O livro é interessante para muitos tipos de pessoas, incluindo professores,
pais, arte-educadores, publicitários (Michael
Parsons). |
FORMAÇÃO
ACADÊMICA
Graduação em licenciatura em Educação Artística/UFRGS,
Porto Alegre, 1978;
Especialização
em Educação Artística/UCS, Caxias do Sul, 1982;
Mestrado em Educação/UFRGS,
1990 (dissertação: A Educação Artística
e a distribuição do capital cultual);
Doutorado em Educação/UFRGS,
2000 (tese: Leitura estético-visual na Educação
Fundamental).
ATUAÇÃO
PROFISSIONAL
Professora de Educação Artística (artes visuais)
na rede estadual de ensino (RS) durante 20 anos (1975-1996);
Professora e pesquisadora da
Universidade de Caxias do Sul (UCS) desde 1980:
-
Disciplinas no Curso de Licenciatura em Educação Artística:
Desenvolvimento Expressivo Infantil, Desenvolvimento da Apreciação
Estética, Evolução das Artes Visuais, Fundamentos da Arte-educação,
Estágio Supervisionado. -
Disciplinas no Curso de Pedagogia (habilitações: Educação
Infantil e Séries Iniciais): Desenho como Sistema de Representação,
Educação Estética, Educação Plástica
no Currículo por Atividades. -
Últimas pesquisas: -
Leitura de imagens nas artes visuais: estágios evolutivos - CNPq e FAPERGS
(1994-1996)
- O desenvolvimento da apreciação estética: uma abordagem
discursivo-cognitiva - CNPq (1997-2000)
- A compreensão estético-visual na Educação Fundamental:
um estudo longitudinal - CNPq e FAPERGS (1997-2003) Além
disso, costumo ministrar disciplinas em cursos de especialização
em arte-educação, bem como participar de bancas examinadoras de
dissertações de mestrado em Universidades do Rio Grande do Sul e
de Santa Catarina. TRABALHOS
CIENTÍFICOS PUBLICADOS (últimos dez anos) ·
Artigos em revistas:
ROSSI, M.H.W. A Compreensão das Imagens da Arte. Arte & Educação
em revista, Porto Alegre: Rede Arte na Escola/ Pólo UFRGS, ano
I, nº 1, p.27-35, 1995.
ROSSI, M.H.W. Reflexões sobre a imagem, o olhar e o ensino das
artes visuais. Coletânea Cultura e Saber, Universidade de Caxias
do Sul, v.1, n.2, p.52-64, 1997.
ROSSI, M.H.W. & ZAMBONI, C. Leitura de imagens na Educação
Fundamental. Projeto - Revista de Educação: Artes Plásticas.
Porto Alegre: Editora Projeto, v. 3, n. 5, 2001.
ROSSI, M.H.W & DEMOLINER, Isadora. Leitura e releitura: estabelecendo
relações. Revista Pátio. Porto Alegre: Artes Médicas,
n. 27, 2003. · Capítulos de livros publicados
ROSSI, M. H. W. Visualidade: cognição e leitura. In: OLIVEIRA,
A.C.de; FECHINE, Y. (Orgs.) Semiótica da arte: teorizações,
análises e ensino. São Paulo: Hacker Editores, 1998, p.257-268.
ROSSI, M. H. W. A compreensão do desenvolvimento estético.
In PILLAR, A.D. (Org.) A educação do olhar no ensino das
artes. Porto Alegre: Editora Mediação, 1999 (1ª edição);
2001 (2ª edição), p.23-35.
ROSSI M. H. W. A estética no ensino das artes visuais. Educação & Realidade
- Dossiê Arte e Educação: arte criação e aprendizagem, Porto Alegre,
v. 30, n. 2, p. 49-69, jul./dez. 2005.
IMPRIMIR
PÁGINA
Revista
Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano
IV - Número 07 - abril de 2007 - Webmaster
- Todos os Direitos Reservados
OBS:
Os textos publicados na Revista Art&
só
podem ser reproduzidos com autorização POR ESCRITO
dos editores.
|