Nome: Maria Helena Wagner Rossi

Titulação: Profª. Drª. 

Vinculação Acadêmica: Universidade de Caxias do Sul - UCS/RS.

· LIVRO

IMAGENS QUE FALAM - Maria Helena Wagner Rossi - No segundo livro da Coleção Educação e Arte, Maria Helena nos leva a compreender a alfabetização plena como mais do que somente a leitura convencional da palavra e nos alerta para o fato de que é tempo de perguntar "como" as imagens que os alunos recebem, em seu dia-a-dia, são interpretadas. Propões, ainda, a necessidade de proporcionarmos aos nossos alunos mais oportunidades de vivência da arte, de conhecer como se processa a leitura das imagens de acordo com cada contexto individual de vida.
ROSSI, M. H. W. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Editora Mediação, 2003. 

SOBRE O LIVRO: Este livro mostra como crianças e adolescentes interpretam diferentes tipos de imagens. Ele é o resultado de uma pesquisa cuidadosa da autora e está cheio de exemplos relacionados à teoria para melhor compreensão do leitor. Qualquer um que faz essa leitura fica fascinado com as maneiras engenhosas com as quais os alunos tentam construir significados para diferentes imagens, desde obras de arte até anúncios publicitários. O livro é interessante para muitos tipos de pessoas, incluindo professores, pais, arte-educadores, publicitários (Michael Parsons).

FORMAÇÃO ACADÊMICA 

Graduação em licenciatura em Educação Artística/UFRGS, Porto Alegre, 1978; 
Especialização em Educação Artística/UCS, Caxias do Sul, 1982; 

Mestrado em Educação/UFRGS, 1990 (dissertação: A Educação Artística e a distribuição do capital cultual); 

Doutorado em Educação/UFRGS, 2000 (tese: Leitura estético-visual na Educação Fundamental). 

ATUAÇÃO PROFISSIONAL 

Professora de Educação Artística (artes visuais) na rede estadual de ensino (RS) durante 20 anos (1975-1996); 
Professora e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul (UCS) desde 1980: 

- Disciplinas no Curso de Licenciatura em Educação Artística: Desenvolvimento Expressivo Infantil, Desenvolvimento da Apreciação Estética, Evolução das Artes Visuais, Fundamentos da Arte-educação, Estágio Supervisionado. 

- Disciplinas no Curso de Pedagogia (habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais): Desenho como Sistema de Representação, Educação Estética, Educação Plástica no Currículo por Atividades. 

- Últimas pesquisas: 

- Leitura de imagens nas artes visuais: estágios evolutivos - CNPq e FAPERGS (1994-1996) 
- O desenvolvimento da apreciação estética: uma abordagem discursivo-cognitiva - CNPq (1997-2000) 

- A compreensão estético-visual na Educação Fundamental: um estudo longitudinal - CNPq e FAPERGS (1997-2003) 

Além disso, costumo ministrar disciplinas em cursos de especialização em arte-educação, bem como participar de bancas examinadoras de dissertações de mestrado em Universidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 

TRABALHOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS (últimos dez anos) 

· Artigos em revistas: 

ROSSI, M.H.W. A Compreensão das Imagens da Arte. Arte & Educação em revista, Porto Alegre: Rede Arte na Escola/ Pólo UFRGS, ano I, nº 1, p.27-35, 1995. 

ROSSI, M.H.W. Reflexões sobre a imagem, o olhar e o ensino das artes visuais. Coletânea Cultura e Saber, Universidade de Caxias do Sul, v.1, n.2, p.52-64, 1997. 

ROSSI, M.H.W. & ZAMBONI, C. Leitura de imagens na Educação Fundamental. Projeto - Revista de Educação: Artes Plásticas. Porto Alegre: Editora Projeto, v. 3, n. 5, 2001. 

ROSSI, M.H.W & DEMOLINER, Isadora. Leitura e releitura: estabelecendo relações. Revista Pátio. Porto Alegre: Artes Médicas, n. 27, 2003. · Capítulos de livros publicados 

ROSSI, M. H. W. Visualidade: cognição e leitura. In: OLIVEIRA, A.C.de; FECHINE, Y. (Orgs.) Semiótica da arte: teorizações, análises e ensino. São Paulo: Hacker Editores, 1998, p.257-268. 

ROSSI, M. H. W. A compreensão do desenvolvimento estético. In PILLAR, A.D. (Org.) A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Editora Mediação, 1999 (1ª edição); 2001 (2ª edição), p.23-35. 

ROSSI M. H. W. A estética no ensino das artes visuais. Educação & Realidade - Dossiê Arte e Educação: arte criação e aprendizagem, Porto Alegre, v. 30, n. 2, p. 49-69, jul./dez. 2005.

IMPRIMIR PÁGINA

 

Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano IV - Número 07 - abril de 2007 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados

OBS: Os textos publicados na Revista Art& só podem ser reproduzidos com autorização POR ESCRITO dos editores.