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Nome:
Cesário Augusto Pimentel de Alencar (Rio de Janeiro, RJ, 12/maio/63)
Titulação:
Prof. Dr. Vinculação
Acadêmica: |
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Saudações
em Muito Prazer Celebremos
sermos bem vindos! Sinto
grata satisfação em participar, apresentar-me e dar as boas vindas
aos leitores, editores e conselheiros da revista virtual ART&.
Essa saudação
efusiva vem do entusiasmo em passarmos a constituir uma nova frente de periódicos
sobre as artes feitas no Brasil. Dado esta oportunidade, atrevo-me a ratificar
nos meus dizeres e propagações aqui e acolá de que a arte
constitui uma atividade ávida por ser refletida, discutida, comentada e
avaliada segundo parâmetros claros, em rotina e quantidade na base do quanto
mais melhor e, quanto melhor, mais. Precisamos contextualizar, analisar e deduzir
tecnicamente a obra de artistas, circular informações sobre processos
criativos, veicularmos resenhas, entrevistas, abrir espaço para a emancipação
do "falar arte", instigar o envio de poemas, contos, textos dramáticos,
fotografias, enfim, empenharmo-nos com o fito de gerar conhecimento tanto para
o já e quanto para o depois. Permito-me
"puxar a brasa para minha sardinha", qual seja a área das Artes Cênicas
em geral (Teatro, Dança e Cinema), para citar a gama de registros feitos
praticantes e teóricos em material ainda a nosso dispor. Preciso de uma
fonte bibliográfica, um fac-símile, fotografias ou artigos? Os mesmos
existem a rodo, principalmente na Europa. Em nosso querido Brasil, alertemo-nos
quanto a esta pendência, e criemos mais veículos - a ART&, neste
sentido, é definitivamente uma emblemática empreitada - repletos
de descrição crítica de trabalhos e da reflexão sobre
os mesmos. Fica aqui o mérito de editoras e instituições,
sejam estas acadêmicas ou sustentadas pelo labor invejável de visionários
(as), pelo fato de promoverem a articulação do discurso voltado
às linguagens artísticas. Portanto, não deixemos mais este
espaço a ver navios como lacuna de existência desdenhada. Utilizemo-lo
para colocar nossas inquietações artísticas; e colocar-se,
aqui, constitui posicionar a si mesmo frente ao mundo. Bons
auspícios então para a nossa ART& por ocasião do número
1 vindouro, e oxalá nossa revista tenha longa e profícua vida! Sintam-se
à vontade, estimados (as) leitores (as), para o envio de seus textos, os
quais serão criteriosamente estudados pelo conselho e editoria, de forma
a publicá-los em nossa revista com a alta qualidade a serem merecedores.
Um grande abraço
a todos e, ainda em tempo, um pacífico ano de 2004, Cesário
Augusto. Professor
Visitante do Instituto de Artes da Universidade de Brasília.
Conselheiro Acadêmico
nas áreas de Teatro, Dança, Cinema e Arte-Educação
da revista ART&. Cesário
pode ser contatado, quando não nos achados-e-perdidos, no endereço
eletrônico cesarioauguto@yahoo.com.br,
ou pelos telefones (61) 274-6952 / (61) 9627-4777.
CURRICULUM
VITAE - Cesário Augusto Currículo
Descritivo Cesário
Augusto vem, há 10 (dez) anos, investigando elementos na metodologia da
preparação do ator. Participou, como ator, dançarino e diretor,
de trabalhos de teatro e dança contemporânea onde a pesquisa do caminho
para a expressão se impôs como objetivo primeiro e fundamental para
os diversos estilos de montagem. Atualmente, Cesário prossegue sua pesquisa
sobre o treinamento do ator iniciada com estudos acadêmicos sobre o termo
pré-expressividade postulado pelo Teatro Antropológico. Graduado
em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília, onde
também lecionou como professor-assistente na área de Expressão
Corporal e Linguagem do Movimento, realizou seu mestrado em Estudos Teatrais pela
Universidade de Leeds, Inglaterra, e doutorado em Práticas Performáticas
pela Universidade de Exeter, Inglaterra. Alguns de seus trabalhos cênicos
foram: Entre Quatro Paredes (texto de Jean Paul Sartre), como ator e co-diretor;
A Morte do Pai (texto de Antônio Sales), como ator; Timon (adaptação
de Timon of Athens, de Shakespeare), como ator e co-diretor; Quem És Tu,
Coriolano? (livre edição do texto original Coriolanus, de Shakespeare),
como ator e co-diretor; Você Sabe o que é Contato e Improvisação?
(criação coletiva), como dançarino; Diário de Um Louco
(texto de Nicolai Gogol), como diretor; Cantata dos Dez Povos, como preparador
vocal e declamador (regência do maestro Jorge Antunes); Razão Para
Crer (filme curta-metragem), como ator; Vincent (vídeo), como ator; Jogo
Rápido (programa Infantil televisivo), como ator, editor e assistente de
produção; A Muralha, minissérie televisiva, como ator. Como
produção acadêmico-científica, escreveu a dissertação
de mestrado An Investigation of the Pre-Expressive Level e a tese The Shining
Self: the Actor's Journey from Character to Role. Escolaridade:
Graduação
e Pós-Graduação (doutorado). I.
TÍTULOS ACADÊMICOS:
Doutorado: PhD em Práticas Performáticas pela Universidade
de Exeter, Inglaterra, sob a orientação do professor Phillip
B. Zarrilli. Durante o doutorado, desenvolveu pesquisa teórico-prática
sobre os termos "personagem" e "papel". A sugestão de um significado
e aplicabilidade para estas duas ferramentas de criação
do ator fazem parte da tese The Shining Self: the Actor's Journey from
Character to Role (O Cintilante Self: o Ator em sua Jornada do Personagem
ao Papel), defendida em maio de 2003, no Department of Drama, School
of Performing Arts, University of Exeter, Inglaterra. Também
como parte da pesquisa, atendeu a aulas oferecidas pelo orientador Phillip
B. Zarrilli, onde praticou o yoga, t'ai chi chu'na e kalarippayatty
(arte marcial indiana), empregados para a instrumentalização
do performer. Todo o estudo e estada na Inglaterra foi financiado por
bolsa-de-estudos conferida pela Capes (Ministério da Educação).
Mestrado: Mestre em Estudos Teatrais na área de Interpretação
Teatral pela Universidade de Leeds, na Inglaterra. Durante o mestrado
desenvolveu pesquisa teórico-prática sobre o termo pré-expressividade,
postulado pelo diretor e teórico contemporâneo Eugênio
Barba. A pesquisa resultou no espetáculo teatral Timon, atuado
e dirigido por Cesário Augusto, e na elaboração
da tese An Investigation of the Pre-Expressive Level (Uma Investigação
Teórica e Prática do Conceito de Pré-Expressividade).
Todo o estudo e estada na Inglaterra foi financiado por bolsa-de-estudos
conferida pela Capes (Ministério da Educação).
Formado, com louvor, em junho de 1997.
Graduação: Bacharel em Interpretação Teatral
pela Universidade de Brasília formado em julho de 1995. II.
REGISTROS
PROFISSIONAIS:
Ator registrado profissionalmente (registro: DF 8478/90);
Assistente de Producão
Artística registrado profissionalmente (registro: DF 3046/92).
III.
OFICINAS E "WORKSHOPS" DOS QUAIS PARTICIPOU COMO ALUNO:
"Workshop" sobre o método de treinamento do ator criado pelo
diretor japonês Tadashi Suzuki, ministrado pelo ator Ishiro Nakayama.
Local: RADA (Royal Academy of Dramatic Art), Inglaterra, em abril/2002.
Oficina "Técnica de
Clown" com os atores Ricardo Pucetti e Carlos Simioni. Local: Espaço
Cultural 506 Norte, Brasília, DF, de 14 a 22/novembro/1998. -
Oficina "O Treinamento Técnico do Ator", ministrado pelo professor
Renato Ferracini. Local: Espaço Cultural 506 Norte, Brasília,
DF, de 14 a 18/julho/1998.
"Workshop" de dança
contemporânea ministrado pela bailarina Rossela Fiumi, diretora
da companhia italiana 'Alef Danza a Teatro. Período: de 31 a
01 de Setembro de 1995. Local: Fundação Balé do
Brasil - Funbalé (Brasília-DF).
Oficina de dança-teatro
ministrada pelo diretor teatral e professor universitário Hugo
Rodas. Período: 13 de março a 30 de junho de 1989. Local:
Sala Saltimbancos do Instituto de Artes da Universidade de Brasília.
Oficina de interpretação
teatral ministrada pelo diretor Romildo Moreira. Período: de
14 a 18 de novembro de 1988. Local: Federação de Teatro
Amador do Distrito Federal - FETADIF.
Oficina de interpretação
teatral ministrada pelo diretor André Galesso (formado em Direção
Teatral pela Universidade de São Carlos e pós-graduado
no México). Período: 8 a 16 de maio de 1987. Carga horária:
32 horas. Local: Teatro Galpãozinho (Brasília-DF).
Oficina de interpretação
teatral ministrada pelo diretor Plínio Mosca. Período:
02 de janeiro a 30 de abril de 1987. Carga horária: 240 horas/aula.
Local: Sede da Companhia Teatral Plínio Mosca (Edifício
Goiás, Brasília-DF).
IV. ATIVIDADES
DIDÁTICAS COMO PROFESSOR: IV.i.
COMO PROFESSOR ACADÊMICO:
Professor-Assistente de Expressão Corporal e Linguagem do Movimento
da Universidade de Brasília. Início: março de 1998
a junho de 2000. Disciplinas lecionadas: OBAC 1 (Oficina de Artes Cênicas
1), Encenação III, Introdução à Interpretação,
Encenação II, Corpo e Movimento III, Expressão
Corporal III e Direção 1.
Professor-Assistente na Faculdade
de Artes Dulcina de Moraes (de janeiro a dezembro de 1998), tendo ministrado
as disciplinas FECARTS (Fundamentos de Estética e das Artes),
Expressão Corporal I e Encenação II, além
de um curso-montagem de extensão à comunidade externa
à Faculdade.
IV.ii.
COMO PROFESSOR DE CURSO PROFISSIONALIZANTE:
Professor de Expressão Corporal voltada à preparação
do ator. Período: janeiro a junho de 1986. Local: Curso Profissionalizante
de Teatro da Escola Recriarte (São Paulo-SP).
Professor de Interpretação
Teatral para Iniciantes. Período: janeiro a junho de 1986. Local:
Curso Livre de Teatro da Escola Recriarte (São Paulo-SP).
IV.iii.
COMO PROFESSOR DE OFICINA LIVRE DE TEATRO:
Oficina de Interpretação Teatral para Adolescentes. Período:
03 de agosto a 19 de novembro de 1995. Local: Faculdade de Artes Dulcina
de Moraes.(Brasília-DF).
Curso Intensivo Um Treinamento
Psicofísico para o Intérprete Período: 16 e 17
de dezembro de 2003. Local: IAP - Instituto de Artes do Pará.
IV.iv. COMO
PROFESSOR DE TEATRO EM ESCOLA PÚBLICA:
Professor da disciplina Artes Cênicas em turmas de oitava série
e primeira série do segundo grau. Período: 24 de maio
a 07 de julho de 1995. Local: Centro Educacional da Asa Norte - CEAN
(Brasília-DF).
Professor de Artes Cênicas
para meninos e meninas em situação de risco ("meninos
e meninas de rua") Período: 09 de agosto a 13 de dezembro de
1994. Local: Gran Circo Lar (Brasília-DF).
V.
EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS COMO ATOR DE TEATRO: The
Non-Existent Knight (O Cavaleiro Não-Existente). Livre adaptação
do romance homônimo escrito por Ítalo Calvino. Este trabalho fora
um dos estudos de caso de minha tese de doutorado. Gênero: monólogo.
Período: de 2001 a 2003. Locais de apresentação: Inglaterra,
na Universidade de Exeter (novembro/2001 e abril/2003), Universidade de Huddersfield
(março/2002) e Universidade de Kent (março/2003). Papéis:
14 diferentes papéis atuados sem figurinos e cenários. - Direção:
Cesário Augusto.
Quem
És Tu, Coriolano? (livre-edição do texto Coriolanus,
de William Sakespeare). Gênero: tragédia histórica.
Período: outubro de 1999. Local: Sala Martins Pena do Teatro
Nacional Cláudio Santoro. Papéis: cônsul Menênio,
general Tulo Aufídio, Brutus (tribuno do povo) e Adriano (espião
vólscio). Direção: André Amaro e Cesário
Augusto.
Timon (livre-edição
do texto Timon of Athens, de William Shakespeare). Gênero: tragédia.
Período: abril e junho de1997. Locais: Sala 'The Other Space'
da Universidade de Leeds (Inglaterra). Teatro Yorkshire Playhouse em
Leeds (Inglaterra). Papéis: Timon e Apemantus. Direção:
Cesário Augusto e Philip Green. Observação: Esta
peça, com texto original falado em inglês, fez parte do
projeto de mestrado em estudos teatrais na Universidade de Leeds entitulado
Uma Investigação Teórica e Prática do conceiro
de Pré-Expressividade, e recebeu a menção mais
alta já conferida a uma produção de teatro no curso
de mestrado mencionado naquela universidade.
Entre Quatro Paredes
(autor: Jean Paul Sartre). Gênero: drama existencialista. Período:
10 a 18 de dezembro de 1994 e de 7 a 9 de abril de 1995. Local: Teatro
de Bolso do Espaço Cultural 508 Sul e Teatro Garagem do Sesc
(ambos em Brasília-DF). Papel: o criado. Direção:
Grupo "A Tribo Atrito".
A Escrava Isaura (adaptação
do romance escrito por Bernardo Guimarães). Gênero: comédia.
Período: 10 à 15 de março de 1995. Local: Teatro
Garagem do Sesc (Brasília-DF). Papel: escrava Isaura. Direção:
Adriana Nunes.
2 Mais 2 é Igual a
6 (criação coletiva junto ao grupo 'A Culpa é
da Mãe'). Gênero: comédia. Período: 20 de
agosto a 24 de setembro de 1994. Local: Teatro da Casa do Candango (Brasília-DF).
Papéis: entrevistadora de TV, galã de 'soap opera', esquimó
e pastor evangélico. Direção: Adriana Nunes.
Ao Vencedor, as Batatas
(adaptação cênica de romance e conto de Machado
de Assis). Período: 13 a 29 de maio de 1994. Local: Teatro Mapati
(Brasília-DF). Papéis: Quincas Borba e narrador do conto
"Uma Visita de Alcibíades". Direção: Cesário
Augusto e Jovane Nunes.
Crimes de Vida (criação
coletiva) - Gênero: comédia. Período: outubro de
1992, janeiro de 1993 e janeiro de 1994. Locais: Sala Conchita de Morais
(Brasília-DF, 1992), Sala Alberto Nepomuceno (Brasília-DF,
1993) e Teatro Experimental Valdemar Henrique (Belém-PA, 1994).
Papéis: detetive, vendedor de "patuás místicos",
Batman, casal de adolescentes e dançarina de cinema pornô.
Direção: Cesário Augusto e Jovane Nunes.
Medida por Medida (autor:
William Shakespeare). Gênero: comédia e drama. Período:
dezembro de 1992. Local: Teatro Garagem do Sesc (Brasília-DF).
Papéis: Isabela (protagonista) e mensageiro. Direção:
Paul Heritage (professor da Universidade de Manchester, Inglaterra).
Um Roubo no Olimpo (autor:
Artur Azevedo) Gênero: opereta cômica. Período: dezembro
de 1992. Local: Casa do Teatro Amador (Brasília-DF). Papel: Mercúrio.
Direção: Hugo Rodas (prêmio Shell/1996 pela direção
da peça 'Dorotéia').
A Morte do Pai (adaptacão
do conto homônimo do escritor goiano Antônio Sales). Gênero:
tragédia contemporânea. Período: quatro apresentações
no ano de 1992. Local: Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio
Santoro (Brasília-DF). Papel: cachorro Trovão (prêmio
de melhor ator coadjuvante conferido pela Apac-DF) e vaqueiro. Direção:
Celso Araújo.
Ópera Brazilis
(criação coletiva do Grupo de Teatro Experimental do Sesc
de Brasília). Gênero: dança-teatro com referências
gestuais à Commedia del'Art. Período:abril e julho de
1992. Local: Teatro Garagem do Sesc (Brasília-DF) e 13o. Festival
Nacional de Teatro Amador de São José do Rio Preto (São
José do Rio Preto-SP). Papel: urubu, guarda do palácio
e Pero Vaz de Caminha. Direção: Hugo Rodas.
Laio (autor: Humberto
Haydit). Gênero: tragédia. Período: 13 a 24 de novembro
de 1991. Local: Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio
Santoro (Brasília-DF). Papel: camponês. Direção:
Celso Araújo.
O Cortejo de Cashbah
(criação coletiva). Gênero: teatro de rua com gestuais
da Commedia del'Art e efeitos de fogo, acrobacias e perna-de-pau. Período:
17 e 18 de novembro de 1990 e 1991. Locais: Campus da Universidade de
Brasília e Mostra Paralela do II Festival Internacional de Teatro
de Campinas (SP). Papel: líder do cortejo que oferece dois animais
à venda. Direção: Verônica Maia.
Se Chovesse, Vocês
Estragavam Todos (autores: Tânia Pacheco e Clóvis Levi).
Gênero: drama. Período: abril de 1991. Locais: Anfiteatro
9 da Universidade de Brasília e Teatro Dulcina de Morais (Brasília-DF).
Papel: aluno 19 e aluno 38. Direção: Augusto Neto.
Prometeu Acorrentado
(autor: Ésquilo). Gênero: tragédia grega. Período:
21 de agosto a 6 de setembro de 1987. Local: Teatro Aloísio Magalhães
(Brasília-DF). Papel: Prometeu. Direção: André
Galesso.
VI.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO DIRETOR DE TEATRO:
Diário
de um Louco - Gênero: monólogo baseado em conto do
escritor russo Nicolai Gogol (sec.XIX). Período: em dezembro
de 1997 e março de 1998. Local: Teatro da Praça de Taguatinga,
Sala Martins Pena do Teatro Nacional e Piramundo Casa de Criação
Teatral (Brasília - DF). Ator: Adeílton Lima. Observação:
este trabalho foi contemplado com o Auxílio Montagem/Prêmio
Aloísio Batata de 1997.
Direção
em muitas produções teatrais acadêmicas, dentre as quais:
Pedreira
das Almas, de Jorge Andrade (Universidade de Brasília, 1999),
Twelfth Night, de William
Shakespeare (Universidade de Exeter, Inglaterra, 2001),
The Kiss on the Tarmac,
adaptação e tradução de O Beijo no Asfalto,
de Nelson Rodrigues (Universidade de Exeter, Inglaterra, 2002).
VII. EXPERIÊNCIAS
PROFISSIONAIS COMO DANÇARINO:
Você
Sabe o que é Contato e Improvisação? Gênero:
espetáculo-demonstração da técnica contemporânea
"Contact and Improvisation". Período: 06 e 07 de agosto de 1993.
Local: Teatro Garagem do Sesc (Brasília-DF). Direção:
Geovane Aguiar.
A Dama das Camélias
(autor: Alexandre Dumas Filho). Gênero: dança contemporânea
com enredo dramático. Período: dezembro de 1989. Local:
Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Direção:
Hugo Rodas.
VIII. PERFORMANCES
APRESENTADAS EM ESPAÇOS ALTERNATIVOS:
Índice
Incômodo (movimentos corporais junto a poemas de Augusto dos
Anjos e Cruz e Souza). Período: uma apresentação
em setembro de 1990. Local: Pub Parque Recreio (Brasília-DF).
Timos (movimentos corporais
com o elemento plástico vestido). Período: março
de 1991. Local: I Festival de Teatro do Bar Caderno 2.
Calles (dança
'duo' utilizando-se da técnica Contato e Improvisação).
Período: 05 de maio de 1992. Local: Teatro Garagem do Sesc (Brasília-DF),
no evento "Jogo de Cena".
Ceyham (dança
solo com o elemento plástico tapete). Período: 09 de setembro
de 1991. Local: Teatro Garagem do Sesc (Brasília-DF), no evento
"Jogo de Cena".
Fragmentos do Eu (adaptação
cênica em monólogo de poemas de Augusto dos Anjos). Período:
12 de setembro de 1990. Local: Teatro Dulcina de Moraes (Brasília-DF),
no evento "Mutirão da Arte".
Primeiro Movimento (dança
"duo" utilizando a técnica contemporânea Contato e Improvisação).
Período: 26 de setembro de 1990. Local: Teatro Garagem do Sesc
(Brasília-DF), no evento "Jogo de Cena".
Intimidades (adaptação
de trechos dos textos dramáticos "O Beijo no Asfalto", "Dorotéia"
e "A Mulher Sem Pecado", de Nélson Rodrigues) Gênero: exercício
cênico propondo três monólogos acontecendo simultaneamente
em cena. Período: 19 de dezembro de 1991. Local: Sala Saltimbancos
do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Direção:
João Antônio de Lima Esteves, professor de Interpretação
Teatral do curso Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade
de Brasília.
XIX. EXPERIÊNCIA
PROFISSIONAL COMO ATOR DE CINEMA:
Razão Para Crer (roteiro de Erik de Castro e Heber Moura).
Gênero: drama urbano. Categoria: Curta-metragem. Local e período
de filmagem: Brasília, junho de 1996. Papel: o carona. Direção:
Erik de Castro e Heber Moura. Participações do filme em
festivais de cinema: Festival de Cinema de Brasília (1996) e
International Film and Video Festival (Illinois, Estados Unidos). Elenco
(entre outros): Otávio Augusto, Selton Melo, Françoise
Forton e Danton Melo.
A Dança da Espera
(roteiro e direção de André Xará). Gênero:
drama surrealista. Categoria: curta-metragem. Local e período
de filmagem: Brasília, julho de 1998. Papel: coveiro.
Apenas um Saxofone (adaptação
do conto de Lygia Fagundes Teles, feita pelo diretor Heber Moura). Gênero:
drama cômico. Categoria: curta-metragem. Local e período
de filmagem: Brasília, janeiro de 2004. Papel: decorador René.
Obs.: este filme se encontra em fase de edição.
XIX.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO ATOR DE VÍDEO:
Vincent. Gênero: narração textual e imagética
de cartas escritas pelo pintor Vincent Van Gogh. Categoria: curta-metragem.
Local e período de gravação: Brasília, 1996.
Papel: locução da voz do pintor Vincent Van Gogh. Direção:
Márcia Reis e Sandra Mara Moita. Participações
em festivais: Rio Cine Festival (1996) e outros. O vídeo Vincent
adquiriu premiações em festivais nos quesitos fotografia,
edição e direção.
XI. EXPERIÊNCIA
PROFISSIONAL COMO ATOR DE TELEVISÃO:
Programa Jogo Rápido. Gênero: Programa Infantil.
Local e período de veiculação: TV Brasília,
em 1990 e1991. Papéis: palhaço Folia (cenas em estúdio
e externas) e fantoches Juca Jacaré, Míster Good e Zerê.
Minissérie A Muralha.
Gênero: Drama Histórico. Local e período de gravação:
Chapada dos Veadeiros, Goiás, em setembro de 1999. Local e período
de veiculação: TV Globo, em 2000. Papel: mameluco de uma
Bandeira.
XII.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO ASSISTENTE DE PRODUÇÃO:
Programa Jogo Rápido (ver acima dados sobre este programa).
Funções exercidas: editor, auxiliar de redator, manipulador
de fantoches e assistente de direção.
XIII.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO DIRETOR DE EXPRESSÃO VOCAL:
Cantata dos Dez Povos. Funções exercidas: diretor
de expressão vocal e declamador de poema de Xanana Gusmão,
escritor e pacifista do país lusófono Timor Leste. Gênero:
obra músico recitativa contendo orquestra sinfônica, quarteto
vocal solista, declamadores, coro misto e música eletro-acústica.
Apresentação: dia 27/abril/1999. Local: Sala Villa Lobos
do Teatro Nacional (Brasília, DF). Regência: Maestro Jorge
Antunes.
Observação:
esta apresentação ensejou o início das comemorações
dos A UnB e os 500 Anos do Brasil, e se constituiu na obra com maior número
de componentes composta pelo maestro Jorge Antunes. XIII.
PREMIAÇÃO RECEBIDA:
Melhor Ator Coadjuvante. Instituição premiadora:
Apac-Associação dos Produtores de Artes Cênicas
do Distrito Federal. Ano: 1992. Trabalho premiado: atuação
como o personagem do cachorro "Trovão" na peça "A Morte
do Pai" (ver acima, no item V, dados sobre esta peça).
Peça Teatral Timão.
Selecionada no evento Arte Por Toda a Parte, da Secretaria de Cultura
do Distrito Federal. Timão seguiu temporada em escolas e espaços
alternativos no ano de 1999, segundo o roteiro prescrito pelo evento.
XIV.
PESQUISAS DESENVOLVIDAS:
"Movimento Expressivo"
Pesquisa feita junto ao dançarino Geovane Aguiar (professor da técnica
de dança Contato e Improvisação e diretor do espaço
"Usina-Centro de Pesquisa do Movimento" em Brasília), constituindo experiências
práticas não-acadêmicas realizadas durante os anos de 1990,
1991 e 1992. Esta pesquisa enfatizou a exploração dos recursos de
improvisação, movimento e gesto obtidos com a prática da
técnica de dança "Contact and Improvisation" criada pelo norte-americano
Steve Paxton. - Local: Espaço Arte 506 (Brasília-DF).
"Uma Investigação
Teórica e Prática do Conceito de Pré-Expressividade"
Esta pesquisa centrou-se na investigação do termo "pré-expressividade"
postulado pelo diretor e teórico italiano Eugênio Barba, tendo resultado
na dissertação de mestrado An Investigation of the Pre-Expressive
Level e na performance Timon. Todo o estudo integrou o curso "Master of Arts"
oferecido pela Universidade de Leeds (Inglaterra), em 1996 e 1997.
"Windmill Case-Studies"
Laboratório de prática da atuação desenvolvida durante
a pesquisa de doutorado. Três trabalhos compuseram a série Windmill
(Moinho): Twelfth Night (onde dirigiu alunos de graduação em Interpretação
Teatral na Universidade de Exeter, Inglaterra, em 2001), The Non-Existent Knight
(monólogo dirigido pelo próprio ator), e The Kiss on the Tarmac
(onde dirigiu alunos de graduação em Interpretação
Teatral na Universidade de Exeter, Inglaterra, em 2002). Em cada um destes trabalhos,
foram observadas as fases de treinamento psicofísico do ator (constante
rotina de exercícios vindos de jogos infantis, yoga, tai' chi'chuan, kalarippayattu,
método Suzuki e "Contato e Improvisação"), oficinas (sessões
destinadas à criação dos papéis), ensaios (polimento
de cenas e ações físicas) e apresentações públicas.
XV. PARTICIPAÇÃO
EM SEMINÁRIOS, COMO COMUNICADOR:
Seminário Transe.
Núcleo de Estudos Performáticos. Local: Complexo das Artes da Universidade
de Brasília. Data: agosto de 2003. Obs.: texto publicado em anais.
Seminário Quintas
Cênicas. "A Jornada do Ator do Personagem ao Papel"
(painel expositivo e debates sobre a pesquisa de doutorado).
Local: Complexo
das Artes da Universidade de Brasília. Obs.: texto não publicado;
porém, todo o seminário fora registrado em vídeo.
Mesa Redonda "O Papel
do Arte-Educador"
Local: Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Data: novembro
de 2003 Obs.: texto publicado em anais.
Cesário
Augusto Pimentel de Alencar Brasília, abril de 2004.
IMPRIMIR
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Revista
Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano
IV - Número 07 - abril de 2007 - Webmaster
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