Saudações em Muito Prazer Celebremos sermos bem vindos! Sinto grata satisfação em participar, apresentar-me e dar as boas vindas aos leitores, editores e conselheiros da revista virtual ART&. Essa saudação efusiva vem do entusiasmo em passarmos a constituir uma nova frente de periódicos sobre as artes feitas no Brasil. Dado esta oportunidade, atrevo-me a ratificar nos meus dizeres e propagações aqui e acolá de que a arte constitui uma atividade ávida por ser refletida, discutida, comentada e avaliada segundo parâmetros claros, em rotina e quantidade na base do quanto mais melhor e, quanto melhor, mais. Precisamos contextualizar, analisar e deduzir tecnicamente a obra de artistas, circular informações sobre processos criativos, veicularmos resenhas, entrevistas, abrir espaço para a emancipação do "falar arte", instigar o envio de poemas, contos, textos dramáticos, fotografias, enfim, empenharmo-nos com o fito de gerar conhecimento tanto para o já e quanto para o depois. Permito-me "puxar a brasa para minha sardinha", qual seja a área das Artes Cênicas em geral (Teatro, Dança e Cinema), para citar a gama de registros feitos praticantes e teóricos em material ainda a nosso dispor. Preciso de uma fonte bibliográfica, um fac-símile, fotografias ou artigos? Os mesmos existem a rodo, principalmente na Europa. Em nosso querido Brasil, alertemo-nos quanto a esta pendência, e criemos mais veículos - a ART&, neste sentido, é definitivamente uma emblemática empreitada - repletos de descrição crítica de trabalhos e da reflexão sobre os mesmos. Fica aqui o mérito de editoras e instituições, sejam estas acadêmicas ou sustentadas pelo labor invejável de visionários (as), pelo fato de promoverem a articulação do discurso voltado às linguagens artísticas. Portanto, não deixemos mais este espaço a ver navios como lacuna de existência desdenhada. Utilizemo-lo para colocar nossas inquietações artísticas; e colocar-se, aqui, constitui posicionar a si mesmo frente ao mundo. Bons auspícios então para a nossa ART& por ocasião do número 1 vindouro, e oxalá nossa revista tenha longa e profícua vida! Sintam-se à vontade, estimados (as) leitores (as), para o envio de seus textos, os quais serão criteriosamente estudados pelo conselho e editoria, de forma a publicá-los em nossa revista com a alta qualidade a serem merecedores. Um grande abraço a todos e, ainda em tempo, um pacífico ano de 2004, Cesário Augusto. Professor Visitante do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Conselheiro Acadêmico nas áreas de Teatro, Dança, Cinema e Arte-Educação da revista ART&. Cesário
pode ser contatado, quando não nos achados-e-perdidos, no endereço
eletrônico cesarioauguto@yahoo.com.br,
ou pelos telefones (61) 274-6952 / (61) 9627-4777. CURRICULUM VITAE - Cesário Augusto Currículo Descritivo Cesário Augusto vem, há 10 (dez) anos, investigando elementos na metodologia da preparação do ator. Participou, como ator, dançarino e diretor, de trabalhos de teatro e dança contemporânea onde a pesquisa do caminho para a expressão se impôs como objetivo primeiro e fundamental para os diversos estilos de montagem. Atualmente, Cesário prossegue sua pesquisa sobre o treinamento do ator iniciada com estudos acadêmicos sobre o termo pré-expressividade postulado pelo Teatro Antropológico. Graduado em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília, onde também lecionou como professor-assistente na área de Expressão Corporal e Linguagem do Movimento, realizou seu mestrado em Estudos Teatrais pela Universidade de Leeds, Inglaterra, e doutorado em Práticas Performáticas pela Universidade de Exeter, Inglaterra. Alguns de seus trabalhos cênicos foram: Entre Quatro Paredes (texto de Jean Paul Sartre), como ator e co-diretor; A Morte do Pai (texto de Antônio Sales), como ator; Timon (adaptação de Timon of Athens, de Shakespeare), como ator e co-diretor; Quem És Tu, Coriolano? (livre edição do texto original Coriolanus, de Shakespeare), como ator e co-diretor; Você Sabe o que é Contato e Improvisação? (criação coletiva), como dançarino; Diário de Um Louco (texto de Nicolai Gogol), como diretor; Cantata dos Dez Povos, como preparador vocal e declamador (regência do maestro Jorge Antunes); Razão Para Crer (filme curta-metragem), como ator; Vincent (vídeo), como ator; Jogo Rápido (programa Infantil televisivo), como ator, editor e assistente de produção; A Muralha, minissérie televisiva, como ator. Como produção acadêmico-científica, escreveu a dissertação de mestrado An Investigation of the Pre-Expressive Level e a tese The Shining Self: the Actor's Journey from Character to Role. Escolaridade: Graduação e Pós-Graduação (doutorado). I. TÍTULOS ACADÊMICOS: Doutorado: PhD em Práticas Performáticas pela Universidade de Exeter, Inglaterra, sob a orientação do professor Phillip B. Zarrilli. Durante o doutorado, desenvolveu pesquisa teórico-prática sobre os termos "personagem" e "papel". A sugestão de um significado e aplicabilidade para estas duas ferramentas de criação do ator fazem parte da tese The Shining Self: the Actor's Journey from Character to Role (O Cintilante Self: o Ator em sua Jornada do Personagem ao Papel), defendida em maio de 2003, no Department of Drama, School of Performing Arts, University of Exeter, Inglaterra. Também como parte da pesquisa, atendeu a aulas oferecidas pelo orientador Phillip B. Zarrilli, onde praticou o yoga, t'ai chi chu'na e kalarippayatty (arte marcial indiana), empregados para a instrumentalização do performer. Todo o estudo e estada na Inglaterra foi financiado por bolsa-de-estudos conferida pela Capes (Ministério da Educação). Mestrado: Mestre em Estudos Teatrais na área de Interpretação Teatral pela Universidade de Leeds, na Inglaterra. Durante o mestrado desenvolveu pesquisa teórico-prática sobre o termo pré-expressividade, postulado pelo diretor e teórico contemporâneo Eugênio Barba. A pesquisa resultou no espetáculo teatral Timon, atuado e dirigido por Cesário Augusto, e na elaboração da tese An Investigation of the Pre-Expressive Level (Uma Investigação Teórica e Prática do Conceito de Pré-Expressividade). Todo o estudo e estada na Inglaterra foi financiado por bolsa-de-estudos conferida pela Capes (Ministério da Educação). Formado, com louvor, em junho de 1997. Graduação: Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília formado em julho de 1995. II. REGISTROS PROFISSIONAIS:
Ator registrado profissionalmente (registro: DF 8478/90);
III. OFICINAS E "WORKSHOPS" DOS QUAIS PARTICIPOU COMO ALUNO:
"Workshop" sobre o método de treinamento do ator criado pelo
diretor japonês Tadashi Suzuki, ministrado pelo ator Ishiro Nakayama.
Local: RADA (Royal Academy of Dramatic Art), Inglaterra, em abril/2002.
IV. ATIVIDADES DIDÁTICAS COMO PROFESSOR: IV.i. COMO PROFESSOR ACADÊMICO:
Professor-Assistente de Expressão Corporal e Linguagem do Movimento
da Universidade de Brasília. Início: março de 1998
a junho de 2000. Disciplinas lecionadas: OBAC 1 (Oficina de Artes Cênicas
1), Encenação III, Introdução à Interpretação,
Encenação II, Corpo e Movimento III, Expressão
Corporal III e Direção 1. IV.ii. COMO PROFESSOR DE CURSO PROFISSIONALIZANTE:
Professor de Expressão Corporal voltada à preparação
do ator. Período: janeiro a junho de 1986. Local: Curso Profissionalizante
de Teatro da Escola Recriarte (São Paulo-SP). IV.iii. COMO PROFESSOR DE OFICINA LIVRE DE TEATRO:
Oficina de Interpretação Teatral para Adolescentes. Período:
03 de agosto a 19 de novembro de 1995. Local: Faculdade de Artes Dulcina
de Moraes.(Brasília-DF). IV.iv. COMO PROFESSOR DE TEATRO EM ESCOLA PÚBLICA:
Professor da disciplina Artes Cênicas em turmas de oitava série
e primeira série do segundo grau. Período: 24 de maio
a 07 de julho de 1995. Local: Centro Educacional da Asa Norte - CEAN
(Brasília-DF). V. EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS COMO ATOR DE TEATRO: The Non-Existent Knight (O Cavaleiro Não-Existente). Livre adaptação do romance homônimo escrito por Ítalo Calvino. Este trabalho fora um dos estudos de caso de minha tese de doutorado. Gênero: monólogo. Período: de 2001 a 2003. Locais de apresentação: Inglaterra, na Universidade de Exeter (novembro/2001 e abril/2003), Universidade de Huddersfield (março/2002) e Universidade de Kent (março/2003). Papéis: 14 diferentes papéis atuados sem figurinos e cenários. - Direção: Cesário Augusto. Quem
És Tu, Coriolano? (livre-edição do texto Coriolanus,
de William Sakespeare). Gênero: tragédia histórica.
Período: outubro de 1999. Local: Sala Martins Pena do Teatro
Nacional Cláudio Santoro. Papéis: cônsul Menênio,
general Tulo Aufídio, Brutus (tribuno do povo) e Adriano (espião
vólscio). Direção: André Amaro e Cesário
Augusto. VI. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO DIRETOR DE TEATRO: Diário de um Louco - Gênero: monólogo baseado em conto do escritor russo Nicolai Gogol (sec.XIX). Período: em dezembro de 1997 e março de 1998. Local: Teatro da Praça de Taguatinga, Sala Martins Pena do Teatro Nacional e Piramundo Casa de Criação Teatral (Brasília - DF). Ator: Adeílton Lima. Observação: este trabalho foi contemplado com o Auxílio Montagem/Prêmio Aloísio Batata de 1997. Direção em muitas produções teatrais acadêmicas, dentre as quais: Pedreira
das Almas, de Jorge Andrade (Universidade de Brasília, 1999),
VII. EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS COMO DANÇARINO: Você
Sabe o que é Contato e Improvisação? Gênero:
espetáculo-demonstração da técnica contemporânea
"Contact and Improvisation". Período: 06 e 07 de agosto de 1993.
Local: Teatro Garagem do Sesc (Brasília-DF). Direção:
Geovane Aguiar. VIII. PERFORMANCES APRESENTADAS EM ESPAÇOS ALTERNATIVOS: Índice
Incômodo (movimentos corporais junto a poemas de Augusto dos
Anjos e Cruz e Souza). Período: uma apresentação
em setembro de 1990. Local: Pub Parque Recreio (Brasília-DF).
XIX. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO ATOR DE CINEMA:
Razão Para Crer (roteiro de Erik de Castro e Heber Moura).
Gênero: drama urbano. Categoria: Curta-metragem. Local e período
de filmagem: Brasília, junho de 1996. Papel: o carona. Direção:
Erik de Castro e Heber Moura. Participações do filme em
festivais de cinema: Festival de Cinema de Brasília (1996) e
International Film and Video Festival (Illinois, Estados Unidos). Elenco
(entre outros): Otávio Augusto, Selton Melo, Françoise
Forton e Danton Melo. XIX. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO ATOR DE VÍDEO: Vincent. Gênero: narração textual e imagética de cartas escritas pelo pintor Vincent Van Gogh. Categoria: curta-metragem. Local e período de gravação: Brasília, 1996. Papel: locução da voz do pintor Vincent Van Gogh. Direção: Márcia Reis e Sandra Mara Moita. Participações em festivais: Rio Cine Festival (1996) e outros. O vídeo Vincent adquiriu premiações em festivais nos quesitos fotografia, edição e direção. XI. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO ATOR DE TELEVISÃO:
Programa Jogo Rápido. Gênero: Programa Infantil.
Local e período de veiculação: TV Brasília,
em 1990 e1991. Papéis: palhaço Folia (cenas em estúdio
e externas) e fantoches Juca Jacaré, Míster Good e Zerê.
XII. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Programa Jogo Rápido (ver acima dados sobre este programa). Funções exercidas: editor, auxiliar de redator, manipulador de fantoches e assistente de direção. XIII. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO DIRETOR DE EXPRESSÃO VOCAL: Cantata dos Dez Povos. Funções exercidas: diretor de expressão vocal e declamador de poema de Xanana Gusmão, escritor e pacifista do país lusófono Timor Leste. Gênero: obra músico recitativa contendo orquestra sinfônica, quarteto vocal solista, declamadores, coro misto e música eletro-acústica. Apresentação: dia 27/abril/1999. Local: Sala Villa Lobos do Teatro Nacional (Brasília, DF). Regência: Maestro Jorge Antunes. Observação: esta apresentação ensejou o início das comemorações dos A UnB e os 500 Anos do Brasil, e se constituiu na obra com maior número de componentes composta pelo maestro Jorge Antunes. XIII. PREMIAÇÃO RECEBIDA:
Melhor Ator Coadjuvante. Instituição premiadora:
Apac-Associação dos Produtores de Artes Cênicas
do Distrito Federal. Ano: 1992. Trabalho premiado: atuação
como o personagem do cachorro "Trovão" na peça "A Morte
do Pai" (ver acima, no item V, dados sobre esta peça).
XIV. PESQUISAS DESENVOLVIDAS:
"Movimento Expressivo" XV. PARTICIPAÇÃO EM SEMINÁRIOS, COMO COMUNICADOR:
Seminário Transe. Cesário
Augusto Pimentel de Alencar Brasília, abril de 2004. Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano IV - Número 07 - abril de 2007 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados OBS: Os textos publicados na Revista Art& só podem ser reproduzidos com autorização POR ESCRITO dos editores.
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