Nome: Cesário Augusto Pimentel de Alencar (Rio de Janeiro, RJ, 12/maio/63)

Titulação: Prof. Dr. 

Vinculação Acadêmica: 

Saudações em Muito Prazer

Celebremos sermos bem vindos! 

Sinto grata satisfação em participar, apresentar-me e dar as boas vindas aos leitores, editores e conselheiros da revista virtual ART&. 

Essa saudação efusiva vem do entusiasmo em passarmos a constituir uma nova frente de periódicos sobre as artes feitas no Brasil. Dado esta oportunidade, atrevo-me a ratificar nos meus dizeres e propagações aqui e acolá de que a arte constitui uma atividade ávida por ser refletida, discutida, comentada e avaliada segundo parâmetros claros, em rotina e quantidade na base do quanto mais melhor e, quanto melhor, mais. Precisamos contextualizar, analisar e deduzir tecnicamente a obra de artistas, circular informações sobre processos criativos, veicularmos resenhas, entrevistas, abrir espaço para a emancipação do "falar arte", instigar o envio de poemas, contos, textos dramáticos, fotografias, enfim, empenharmo-nos com o fito de gerar conhecimento tanto para o já e quanto para o depois. 

Permito-me "puxar a brasa para minha sardinha", qual seja a área das Artes Cênicas em geral (Teatro, Dança e Cinema), para citar a gama de registros feitos praticantes e teóricos em material ainda a nosso dispor. Preciso de uma fonte bibliográfica, um fac-símile, fotografias ou artigos? Os mesmos existem a rodo, principalmente na Europa. Em nosso querido Brasil, alertemo-nos quanto a esta pendência, e criemos mais veículos - a ART&, neste sentido, é definitivamente uma emblemática empreitada - repletos de descrição crítica de trabalhos e da reflexão sobre os mesmos. Fica aqui o mérito de editoras e instituições, sejam estas acadêmicas ou sustentadas pelo labor invejável de visionários (as), pelo fato de promoverem a articulação do discurso voltado às linguagens artísticas. Portanto, não deixemos mais este espaço a ver navios como lacuna de existência desdenhada. Utilizemo-lo para colocar nossas inquietações artísticas; e colocar-se, aqui, constitui posicionar a si mesmo frente ao mundo. 

Bons auspícios então para a nossa ART& por ocasião do número 1 vindouro, e oxalá nossa revista tenha longa e profícua vida! Sintam-se à vontade, estimados (as) leitores (as), para o envio de seus textos, os quais serão criteriosamente estudados pelo conselho e editoria, de forma a publicá-los em nossa revista com a alta qualidade a serem merecedores. 

Um grande abraço a todos e, ainda em tempo, um pacífico ano de 2004, 

Cesário Augusto. 

Professor Visitante do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. 

Conselheiro Acadêmico nas áreas de Teatro, Dança, Cinema e Arte-Educação da revista ART&. 

Cesário pode ser contatado, quando não nos achados-e-perdidos, no endereço eletrônico cesarioauguto@yahoo.com.br, ou pelos telefones (61) 274-6952 / (61) 9627-4777. 
 
 

CURRICULUM VITAE - Cesário Augusto 

Currículo Descritivo 

Cesário Augusto vem, há 10 (dez) anos, investigando elementos na metodologia da preparação do ator. Participou, como ator, dançarino e diretor, de trabalhos de teatro e dança contemporânea onde a pesquisa do caminho para a expressão se impôs como objetivo primeiro e fundamental para os diversos estilos de montagem. Atualmente, Cesário prossegue sua pesquisa sobre o treinamento do ator iniciada com estudos acadêmicos sobre o termo pré-expressividade postulado pelo Teatro Antropológico. Graduado em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília, onde também lecionou como professor-assistente na área de Expressão Corporal e Linguagem do Movimento, realizou seu mestrado em Estudos Teatrais pela Universidade de Leeds, Inglaterra, e doutorado em Práticas Performáticas pela Universidade de Exeter, Inglaterra. Alguns de seus trabalhos cênicos foram: Entre Quatro Paredes (texto de Jean Paul Sartre), como ator e co-diretor; A Morte do Pai (texto de Antônio Sales), como ator; Timon (adaptação de Timon of Athens, de Shakespeare), como ator e co-diretor; Quem És Tu, Coriolano? (livre edição do texto original Coriolanus, de Shakespeare), como ator e co-diretor; Você Sabe o que é Contato e Improvisação? (criação coletiva), como dançarino; Diário de Um Louco (texto de Nicolai Gogol), como diretor; Cantata dos Dez Povos, como preparador vocal e declamador (regência do maestro Jorge Antunes); Razão Para Crer (filme curta-metragem), como ator; Vincent (vídeo), como ator; Jogo Rápido (programa Infantil televisivo), como ator, editor e assistente de produção; A Muralha, minissérie televisiva, como ator. Como produção acadêmico-científica, escreveu a dissertação de mestrado An Investigation of the Pre-Expressive Level e a tese The Shining Self: the Actor's Journey from Character to Role. 

Escolaridade: 

Graduação e Pós-Graduação (doutorado). 

I. TÍTULOS ACADÊMICOS: 

Doutorado: PhD em Práticas Performáticas pela Universidade de Exeter, Inglaterra, sob a orientação do professor Phillip B. Zarrilli. Durante o doutorado, desenvolveu pesquisa teórico-prática sobre os termos "personagem" e "papel". A sugestão de um significado e aplicabilidade para estas duas ferramentas de criação do ator fazem parte da tese The Shining Self: the Actor's Journey from Character to Role (O Cintilante Self: o Ator em sua Jornada do Personagem ao Papel), defendida em maio de 2003, no Department of Drama, School of Performing Arts, University of Exeter, Inglaterra. Também como parte da pesquisa, atendeu a aulas oferecidas pelo orientador Phillip B. Zarrilli, onde praticou o yoga, t'ai chi chu'na e kalarippayatty (arte marcial indiana), empregados para a instrumentalização do performer. Todo o estudo e estada na Inglaterra foi financiado por bolsa-de-estudos conferida pela Capes (Ministério da Educação). 

Mestrado: Mestre em Estudos Teatrais na área de Interpretação Teatral pela Universidade de Leeds, na Inglaterra. Durante o mestrado desenvolveu pesquisa teórico-prática sobre o termo pré-expressividade, postulado pelo diretor e teórico contemporâneo Eugênio Barba. A pesquisa resultou no espetáculo teatral Timon, atuado e dirigido por Cesário Augusto, e na elaboração da tese An Investigation of the Pre-Expressive Level (Uma Investigação Teórica e Prática do Conceito de Pré-Expressividade). Todo o estudo e estada na Inglaterra foi financiado por bolsa-de-estudos conferida pela Capes (Ministério da Educação). Formado, com louvor, em junho de 1997. 

Graduação: Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília formado em julho de 1995. II. 

REGISTROS PROFISSIONAIS: 

Ator registrado profissionalmente (registro: DF 8478/90); 
Assistente de Producão Artística registrado profissionalmente (registro: DF 3046/92). 

III. OFICINAS E "WORKSHOPS" DOS QUAIS PARTICIPOU COMO ALUNO: 

"Workshop" sobre o método de treinamento do ator criado pelo diretor japonês Tadashi Suzuki, ministrado pelo ator Ishiro Nakayama. Local: RADA (Royal Academy of Dramatic Art), Inglaterra, em abril/2002. 
Oficina "Técnica de Clown" com os atores Ricardo Pucetti e Carlos Simioni. Local: Espaço Cultural 506 Norte, Brasília, DF, de 14 a 22/novembro/1998. - Oficina "O Treinamento Técnico do Ator", ministrado pelo professor Renato Ferracini. Local: Espaço Cultural 506 Norte, Brasília, DF, de 14 a 18/julho/1998. 

"Workshop" de dança contemporânea ministrado pela bailarina Rossela Fiumi, diretora da companhia italiana 'Alef Danza a Teatro. Período: de 31 a 01 de Setembro de 1995. Local: Fundação Balé do Brasil - Funbalé (Brasília-DF). 

Oficina de dança-teatro ministrada pelo diretor teatral e professor universitário Hugo Rodas. Período: 13 de março a 30 de junho de 1989. Local: Sala Saltimbancos do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. 

Oficina de interpretação teatral ministrada pelo diretor Romildo Moreira. Período: de 14 a 18 de novembro de 1988. Local: Federação de Teatro Amador do Distrito Federal - FETADIF. 

Oficina de interpretação teatral ministrada pelo diretor André Galesso (formado em Direção Teatral pela Universidade de São Carlos e pós-graduado no México). Período: 8 a 16 de maio de 1987. Carga horária: 32 horas. Local: Teatro Galpãozinho (Brasília-DF). 

Oficina de interpretação teatral ministrada pelo diretor Plínio Mosca. Período: 02 de janeiro a 30 de abril de 1987. Carga horária: 240 horas/aula. Local: Sede da Companhia Teatral Plínio Mosca (Edifício Goiás, Brasília-DF). 

IV. ATIVIDADES DIDÁTICAS COMO PROFESSOR: 

IV.i. COMO PROFESSOR ACADÊMICO: 

Professor-Assistente de Expressão Corporal e Linguagem do Movimento da Universidade de Brasília. Início: março de 1998 a junho de 2000. Disciplinas lecionadas: OBAC 1 (Oficina de Artes Cênicas 1), Encenação III, Introdução à Interpretação, Encenação II, Corpo e Movimento III, Expressão Corporal III e Direção 1. 
Professor-Assistente na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (de janeiro a dezembro de 1998), tendo ministrado as disciplinas FECARTS (Fundamentos de Estética e das Artes), Expressão Corporal I e Encenação II, além de um curso-montagem de extensão à comunidade externa à Faculdade. 

IV.ii. COMO PROFESSOR DE CURSO PROFISSIONALIZANTE: 

Professor de Expressão Corporal voltada à preparação do ator. Período: janeiro a junho de 1986. Local: Curso Profissionalizante de Teatro da Escola Recriarte (São Paulo-SP). 
Professor de Interpretação Teatral para Iniciantes. Período: janeiro a junho de 1986. Local: Curso Livre de Teatro da Escola Recriarte (São Paulo-SP). 

IV.iii. COMO PROFESSOR DE OFICINA LIVRE DE TEATRO: 

Oficina de Interpretação Teatral para Adolescentes. Período: 03 de agosto a 19 de novembro de 1995. Local: Faculdade de Artes Dulcina de Moraes.(Brasília-DF). 
Curso Intensivo Um Treinamento Psicofísico para o Intérprete Período: 16 e 17 de dezembro de 2003. Local: IAP - Instituto de Artes do Pará. 

IV.iv. COMO PROFESSOR DE TEATRO EM ESCOLA PÚBLICA: 

Professor da disciplina Artes Cênicas em turmas de oitava série e primeira série do segundo grau. Período: 24 de maio a 07 de julho de 1995. Local: Centro Educacional da Asa Norte - CEAN (Brasília-DF). 
Professor de Artes Cênicas para meninos e meninas em situação de risco ("meninos e meninas de rua") Período: 09 de agosto a 13 de dezembro de 1994. Local: Gran Circo Lar (Brasília-DF). 

V. EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS COMO ATOR DE TEATRO: 

The Non-Existent Knight (O Cavaleiro Não-Existente). Livre adaptação do romance homônimo escrito por Ítalo Calvino. Este trabalho fora um dos estudos de caso de minha tese de doutorado. Gênero: monólogo. Período: de 2001 a 2003. Locais de apresentação: Inglaterra, na Universidade de Exeter (novembro/2001 e abril/2003), Universidade de Huddersfield (março/2002) e Universidade de Kent (março/2003). Papéis: 14 diferentes papéis atuados sem figurinos e cenários. - Direção: Cesário Augusto. 

Quem És Tu, Coriolano? (livre-edição do texto Coriolanus, de William Sakespeare). Gênero: tragédia histórica. Período: outubro de 1999. Local: Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Papéis: cônsul Menênio, general Tulo Aufídio, Brutus (tribuno do povo) e Adriano (espião vólscio). Direção: André Amaro e Cesário Augusto. 
Timon (livre-edição do texto Timon of Athens, de William Shakespeare). Gênero: tragédia. Período: abril e junho de1997. Locais: Sala 'The Other Space' da Universidade de Leeds (Inglaterra). Teatro Yorkshire Playhouse em Leeds (Inglaterra). Papéis: Timon e Apemantus. Direção: Cesário Augusto e Philip Green. Observação: Esta peça, com texto original falado em inglês, fez parte do projeto de mestrado em estudos teatrais na Universidade de Leeds entitulado Uma Investigação Teórica e Prática do conceiro de Pré-Expressividade, e recebeu a menção mais alta já conferida a uma produção de teatro no curso de mestrado mencionado naquela universidade. 

Entre Quatro Paredes (autor: Jean Paul Sartre). Gênero: drama existencialista. Período: 10 a 18 de dezembro de 1994 e de 7 a 9 de abril de 1995. Local: Teatro de Bolso do Espaço Cultural 508 Sul e Teatro Garagem do Sesc (ambos em Brasília-DF). Papel: o criado. Direção: Grupo "A Tribo Atrito". 

A Escrava Isaura (adaptação do romance escrito por Bernardo Guimarães). Gênero: comédia. Período: 10 à 15 de março de 1995. Local: Teatro Garagem do Sesc (Brasília-DF). Papel: escrava Isaura. Direção: Adriana Nunes. 

2 Mais 2 é Igual a 6 (criação coletiva junto ao grupo 'A Culpa é da Mãe'). Gênero: comédia. Período: 20 de agosto a 24 de setembro de 1994. Local: Teatro da Casa do Candango (Brasília-DF). Papéis: entrevistadora de TV, galã de 'soap opera', esquimó e pastor evangélico. Direção: Adriana Nunes. 

Ao Vencedor, as Batatas (adaptação cênica de romance e conto de Machado de Assis). Período: 13 a 29 de maio de 1994. Local: Teatro Mapati (Brasília-DF). Papéis: Quincas Borba e narrador do conto "Uma Visita de Alcibíades". Direção: Cesário Augusto e Jovane Nunes. 

Crimes de Vida (criação coletiva) - Gênero: comédia. Período: outubro de 1992, janeiro de 1993 e janeiro de 1994. Locais: Sala Conchita de Morais (Brasília-DF, 1992), Sala Alberto Nepomuceno (Brasília-DF, 1993) e Teatro Experimental Valdemar Henrique (Belém-PA, 1994). Papéis: detetive, vendedor de "patuás místicos", Batman, casal de adolescentes e dançarina de cinema pornô. Direção: Cesário Augusto e Jovane Nunes. 

Medida por Medida (autor: William Shakespeare). Gênero: comédia e drama. Período: dezembro de 1992. Local: Teatro Garagem do Sesc (Brasília-DF). Papéis: Isabela (protagonista) e mensageiro. Direção: Paul Heritage (professor da Universidade de Manchester, Inglaterra). 

Um Roubo no Olimpo (autor: Artur Azevedo) Gênero: opereta cômica. Período: dezembro de 1992. Local: Casa do Teatro Amador (Brasília-DF). Papel: Mercúrio. Direção: Hugo Rodas (prêmio Shell/1996 pela direção da peça 'Dorotéia'). 

A Morte do Pai (adaptacão do conto homônimo do escritor goiano Antônio Sales). Gênero: tragédia contemporânea. Período: quatro apresentações no ano de 1992. Local: Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro (Brasília-DF). Papel: cachorro Trovão (prêmio de melhor ator coadjuvante conferido pela Apac-DF) e vaqueiro. Direção: Celso Araújo. 

Ópera Brazilis (criação coletiva do Grupo de Teatro Experimental do Sesc de Brasília). Gênero: dança-teatro com referências gestuais à Commedia del'Art. Período:abril e julho de 1992. Local: Teatro Garagem do Sesc (Brasília-DF) e 13o. Festival Nacional de Teatro Amador de São José do Rio Preto (São José do Rio Preto-SP). Papel: urubu, guarda do palácio e Pero Vaz de Caminha. Direção: Hugo Rodas. 

Laio (autor: Humberto Haydit). Gênero: tragédia. Período: 13 a 24 de novembro de 1991. Local: Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro (Brasília-DF). Papel: camponês. Direção: Celso Araújo. 

O Cortejo de Cashbah (criação coletiva). Gênero: teatro de rua com gestuais da Commedia del'Art e efeitos de fogo, acrobacias e perna-de-pau. Período: 17 e 18 de novembro de 1990 e 1991. Locais: Campus da Universidade de Brasília e Mostra Paralela do II Festival Internacional de Teatro de Campinas (SP). Papel: líder do cortejo que oferece dois animais à venda. Direção: Verônica Maia. 

Se Chovesse, Vocês Estragavam Todos (autores: Tânia Pacheco e Clóvis Levi). Gênero: drama. Período: abril de 1991. Locais: Anfiteatro 9 da Universidade de Brasília e Teatro Dulcina de Morais (Brasília-DF). Papel: aluno 19 e aluno 38. Direção: Augusto Neto. 

Prometeu Acorrentado (autor: Ésquilo). Gênero: tragédia grega. Período: 21 de agosto a 6 de setembro de 1987. Local: Teatro Aloísio Magalhães (Brasília-DF). Papel: Prometeu. Direção: André Galesso. 

VI. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO DIRETOR DE TEATRO: 

Diário de um Louco - Gênero: monólogo baseado em conto do escritor russo Nicolai Gogol (sec.XIX). Período: em dezembro de 1997 e março de 1998. Local: Teatro da Praça de Taguatinga, Sala Martins Pena do Teatro Nacional e Piramundo Casa de Criação Teatral (Brasília - DF). Ator: Adeílton Lima. Observação: este trabalho foi contemplado com o Auxílio Montagem/Prêmio Aloísio Batata de 1997. 

Direção em muitas produções teatrais acadêmicas, dentre as quais: 

Pedreira das Almas, de Jorge Andrade (Universidade de Brasília, 1999), 
Twelfth Night, de William Shakespeare (Universidade de Exeter, Inglaterra, 2001), 

The Kiss on the Tarmac, adaptação e tradução de O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues (Universidade de Exeter, Inglaterra, 2002). 

VII. EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS COMO DANÇARINO: 

Você Sabe o que é Contato e Improvisação? Gênero: espetáculo-demonstração da técnica contemporânea "Contact and Improvisation". Período: 06 e 07 de agosto de 1993. Local: Teatro Garagem do Sesc (Brasília-DF). Direção: Geovane Aguiar. 
A Dama das Camélias (autor: Alexandre Dumas Filho). Gênero: dança contemporânea com enredo dramático. Período: dezembro de 1989. Local: Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Direção: Hugo Rodas. 

VIII. PERFORMANCES APRESENTADAS EM ESPAÇOS ALTERNATIVOS: 

Índice Incômodo (movimentos corporais junto a poemas de Augusto dos Anjos e Cruz e Souza). Período: uma apresentação em setembro de 1990. Local: Pub Parque Recreio (Brasília-DF). 
Timos (movimentos corporais com o elemento plástico vestido). Período: março de 1991. Local: I Festival de Teatro do Bar Caderno 2. 

Calles (dança 'duo' utilizando-se da técnica Contato e Improvisação). Período: 05 de maio de 1992. Local: Teatro Garagem do Sesc (Brasília-DF), no evento "Jogo de Cena". 

Ceyham (dança solo com o elemento plástico tapete). Período: 09 de setembro de 1991. Local: Teatro Garagem do Sesc (Brasília-DF), no evento "Jogo de Cena". 

Fragmentos do Eu (adaptação cênica em monólogo de poemas de Augusto dos Anjos). Período: 12 de setembro de 1990. Local: Teatro Dulcina de Moraes (Brasília-DF), no evento "Mutirão da Arte". 

Primeiro Movimento (dança "duo" utilizando a técnica contemporânea Contato e Improvisação). Período: 26 de setembro de 1990. Local: Teatro Garagem do Sesc (Brasília-DF), no evento "Jogo de Cena". 

Intimidades (adaptação de trechos dos textos dramáticos "O Beijo no Asfalto", "Dorotéia" e "A Mulher Sem Pecado", de Nélson Rodrigues) Gênero: exercício cênico propondo três monólogos acontecendo simultaneamente em cena. Período: 19 de dezembro de 1991. Local: Sala Saltimbancos do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Direção: João Antônio de Lima Esteves, professor de Interpretação Teatral do curso Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade de Brasília.

XIX. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO ATOR DE CINEMA: 

Razão Para Crer (roteiro de Erik de Castro e Heber Moura). Gênero: drama urbano. Categoria: Curta-metragem. Local e período de filmagem: Brasília, junho de 1996. Papel: o carona. Direção: Erik de Castro e Heber Moura. Participações do filme em festivais de cinema: Festival de Cinema de Brasília (1996) e International Film and Video Festival (Illinois, Estados Unidos). Elenco (entre outros): Otávio Augusto, Selton Melo, Françoise Forton e Danton Melo. 
A Dança da Espera (roteiro e direção de André Xará). Gênero: drama surrealista. Categoria: curta-metragem. Local e período de filmagem: Brasília, julho de 1998. Papel: coveiro.

Apenas um Saxofone (adaptação do conto de Lygia Fagundes Teles, feita pelo diretor Heber Moura). Gênero: drama cômico. Categoria: curta-metragem. Local e período de filmagem: Brasília, janeiro de 2004. Papel: decorador René. Obs.: este filme se encontra em fase de edição. 

XIX. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO ATOR DE VÍDEO: 

Vincent. Gênero: narração textual e imagética de cartas escritas pelo pintor Vincent Van Gogh. Categoria: curta-metragem. Local e período de gravação: Brasília, 1996. Papel: locução da voz do pintor Vincent Van Gogh. Direção: Márcia Reis e Sandra Mara Moita. Participações em festivais: Rio Cine Festival (1996) e outros. O vídeo Vincent adquiriu premiações em festivais nos quesitos fotografia, edição e direção. 

XI. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO ATOR DE TELEVISÃO: 

Programa Jogo Rápido. Gênero: Programa Infantil. Local e período de veiculação: TV Brasília, em 1990 e1991. Papéis: palhaço Folia (cenas em estúdio e externas) e fantoches Juca Jacaré, Míster Good e Zerê. 
Minissérie A Muralha. Gênero: Drama Histórico. Local e período de gravação: Chapada dos Veadeiros, Goiás, em setembro de 1999. Local e período de veiculação: TV Globo, em 2000. Papel: mameluco de uma Bandeira.

XII. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: 

Programa Jogo Rápido (ver acima dados sobre este programa). Funções exercidas: editor, auxiliar de redator, manipulador de fantoches e assistente de direção. 

XIII. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO DIRETOR DE EXPRESSÃO VOCAL: 

Cantata dos Dez Povos. Funções exercidas: diretor de expressão vocal e declamador de poema de Xanana Gusmão, escritor e pacifista do país lusófono Timor Leste. Gênero: obra músico recitativa contendo orquestra sinfônica, quarteto vocal solista, declamadores, coro misto e música eletro-acústica. Apresentação: dia 27/abril/1999. Local: Sala Villa Lobos do Teatro Nacional (Brasília, DF). Regência: Maestro Jorge Antunes.

Observação: esta apresentação ensejou o início das comemorações dos A UnB e os 500 Anos do Brasil, e se constituiu na obra com maior número de componentes composta pelo maestro Jorge Antunes. 

XIII. PREMIAÇÃO RECEBIDA: 

Melhor Ator Coadjuvante. Instituição premiadora: Apac-Associação dos Produtores de Artes Cênicas do Distrito Federal. Ano: 1992. Trabalho premiado: atuação como o personagem do cachorro "Trovão" na peça "A Morte do Pai" (ver acima, no item V, dados sobre esta peça). 
Peça Teatral Timão. Selecionada no evento Arte Por Toda a Parte, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Timão seguiu temporada em escolas e espaços alternativos no ano de 1999, segundo o roteiro prescrito pelo evento. 

XIV. PESQUISAS DESENVOLVIDAS:

"Movimento Expressivo
Pesquisa feita junto ao dançarino Geovane Aguiar (professor da técnica de dança Contato e Improvisação e diretor do espaço "Usina-Centro de Pesquisa do Movimento" em Brasília), constituindo experiências práticas não-acadêmicas realizadas durante os anos de 1990, 1991 e 1992. Esta pesquisa enfatizou a exploração dos recursos de improvisação, movimento e gesto obtidos com a prática da técnica de dança "Contact and Improvisation" criada pelo norte-americano Steve Paxton. - Local: Espaço Arte 506 (Brasília-DF). 

"Uma Investigação Teórica e Prática do Conceito de Pré-Expressividade" 

Esta pesquisa centrou-se na investigação do termo "pré-expressividade" postulado pelo diretor e teórico italiano Eugênio Barba, tendo resultado na dissertação de mestrado An Investigation of the Pre-Expressive Level e na performance Timon. Todo o estudo integrou o curso "Master of Arts" oferecido pela Universidade de Leeds (Inglaterra), em 1996 e 1997. 

"Windmill Case-Studies" 

Laboratório de prática da atuação desenvolvida durante a pesquisa de doutorado. Três trabalhos compuseram a série Windmill (Moinho): Twelfth Night (onde dirigiu alunos de graduação em Interpretação Teatral na Universidade de Exeter, Inglaterra, em 2001), The Non-Existent Knight (monólogo dirigido pelo próprio ator), e The Kiss on the Tarmac (onde dirigiu alunos de graduação em Interpretação Teatral na Universidade de Exeter, Inglaterra, em 2002). Em cada um destes trabalhos, foram observadas as fases de treinamento psicofísico do ator (constante rotina de exercícios vindos de jogos infantis, yoga, tai' chi'chuan, kalarippayattu, método Suzuki e "Contato e Improvisação"), oficinas (sessões destinadas à criação dos papéis), ensaios (polimento de cenas e ações físicas) e apresentações públicas. 

XV. PARTICIPAÇÃO EM SEMINÁRIOS, COMO COMUNICADOR: 

Seminário Transe.
Núcleo de Estudos Performáticos. Local: Complexo das Artes da Universidade de Brasília. Data: agosto de 2003. Obs.: texto publicado em anais. 

Seminário Quintas Cênicas. "A Jornada do Ator do Personagem ao Papel" (painel expositivo e debates sobre a pesquisa de doutorado). 

Local: Complexo das Artes da Universidade de Brasília. Obs.: texto não publicado; porém, todo o seminário fora registrado em vídeo. 

Mesa Redonda "O Papel do Arte-Educador

Local: Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Data: novembro de 2003 Obs.: texto publicado em anais. 

Cesário Augusto Pimentel de Alencar Brasília, abril de 2004. 
 

 

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Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano IV - Número 07 - abril de 2007 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados

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