Filmes Comentados

Editora Responsável: Profª. Dra. Jurema Sampaio.

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Lista de filmes, selecionados pela professora Jurema L. de F. Sampaio, nossa editora geral, para auxiliar seu trabalho em sala de aula. Os filmes estão separados por temáticas, com respectiva ficha técnica e sinopse, para facilitar seu trabalho da escolha de obras que possam colaborar com sua programação e podem enriquecer seu trabalho com seus alunos!

É uma seção bastante dinâmica, com inclusões periódicas, ao longo do tempo. E, se você desejar indicar algum filme, por favor, escreva para a revista, enviando sua resenha e sugestão de aplicação em aulas de arte. Também nos conte como foi o trabalho em sala, com as sugestões aqui apresentadas! Vamos adorar conhecer seu trabalho!


ISSN 1806-2962

 

Pré-História

A GUERRA DO FOGO, direção de Jean-Jacques Annaud.

Título Original: LA GUERRE DU FEU

Ano de produção: 1981

País de produção: Estados Unidos

Gênero: CLASSICO

Duração: 100 minutos

Idioma Original: FRANCÊS

Sinopse: História romanceada da descoberta do fogo. Muito interessante pela ambientação e pelas caracterizações humanas. Estudo profundo e delicado sobre a descoberta do fogo na pré-história. Coube a Burgess criar uma "linguagem falada" e ao etnólogo Desmond Morris a linguagem corporal e gestual das tribos beneficiadas pelo fogo. Baseado no livro de J.H. Rosny Sr. Do mesmo diretor de "O Nome da Rosa".

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Egito

EGITO EM BUSCA DA ETERNIDADE, 1983, produção da National Geographic.

Sinopse: Produção sobre antiga civilização egípcia e os esforços atuais para a sua recuperação e preservação. 60 min.

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Grécia

ULISSES, direção de Carlo Ponti.

Ano de produção: 1955

País de produção: Estados Unidos

Gênero: CLASSICO

Duração: 104 minutos

Idioma Original: INGLÊS

Sinopse: Adaptação da Odisséia, trata de algumas história do herói Ulisses após a Guerra de Tróia.

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ELECTRA, direção de Michael Cacoyannis.

Ano de produção: 1962

País de produção: Estados Unidos

Gênero: CLASSICO

Duração: 113 minutos

Idioma Original: INGLÊS

Sinopse: Após descobrir que seu pai foi assassinado pelo amante de sua mãe, Electra planeja uma vingança. Destaque: Famosa tragédia grega baseada em peça de Eurípedes, em que Electra acaba matando a mãe com a ajuda do irmão Orestes. Irene Papas interpreta Electra - a atriz também integra o elenco de "Zorba, O Grego", dirigido por Michael Cocayannis. Indicado ao Oscar de filme estrangeiro. Premiado no Festival de Cannes (FRA) na categoria melhor adaptação.

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TROIA, direção de Wolfgan Petersen.

Título original: TROY

Ano de produção: 2004

País de produção: Estados Unidos

Gênero: ÉPICO

Duração: 195 minutos

Idioma Original: INGLÊS

Site Oficial: http://troymovie.warnerbros.com/ind ex_flash.html

Sinopse: História romanceada da lenda de Troia. Em 1193 A.C., Paris (Orlando Bloom) é um príncipe que provoca uma guerra da Messência contra Tróia, ao afastar Helena (Diane Kruger) de seu marido, Menelaus (Brendan Gleeson). Tem início então uma sangrenta batalha, que dura por mais de uma década. A esperança do Priam (Peter O'Toole), rei de Tróia, em vencer a guerra está nas mãos de Aquiles (Brad Pitt), o maior herói da Grécia, e seu filho Hector (Eric Bana).

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Roma

Os números traduzem volume - 100.000 figurinos. 8.000 extras, 300 sets de filmagem e um estonteante budget que, nos seus dias, o transformaram no maior filme da história do cinema. Os criadores de 'Ben-Hur' realizaram o melhor e maior dos épicos bíblicos de todos os tempos.Charlton Heston traz uma presença física e moral irrepreensível na pele de Judah Ben-Hur, um judeu de família nobre na Palestina, cuja heróica odisséia inclui escravização pelos romanos, uma arrojada fuga de uma galé em meio a uma sangrenta batalha, a vingança contra seu algoz durante uma furiosa corrida de bigas e um devoto encontro com Jesus Cristo. Uma carismática performance de Heston rendeu-lhe o Oscar de Melhor Ator - a produção ainda ganhou o prêmio de Melhor Filme em 1959, com o lendário William Wyler colecionando o seu terceiro prêmio de Melhor Diretor - 11 estatuetas - até ser equiparado com 'Titanic', em 1997.

BEN-HUR, direção de Cecil B. de Mille.

Título original: BEN-HUR

Ano de produção: 1959

País de produção: Estados Unidos

Gênero: EPICO

Duração: 212 minutos

Idioma Original: INGLÊS

Sinopse: Aventura épica ambientada no início da era cristã que conta as lutas de Ben-Hur para libertar Jerusalém do domínio romano. Os números traduzem volume - 100.000 figurinos. 8.000 extras, 300 sets de filmagem e um estonteante budget que, nos seus dias, o transformaram no maior filme da história do cinema. Os criadores de 'Ben-Hur' realizaram o melhor e maior dos épicos bíblicos de todos os tempos.Charlton Heston traz uma presença física e moral irrepreensível na pele de Judah Ben-Hur, um judeu de família nobre na Palestina, cuja heróica odisséia inclui escravização pelos romanos, uma arrojada fuga de uma galé em meio a uma sangrenta batalha, a vingança contra seu algoz durante uma furiosa corrida de bigas e um devoto encontro com Jesus Cristo. Uma carismática performance de Heston rendeu-lhe o Oscar de Melhor Ator - a produção ainda ganhou o prêmio de Melhor Filme em 1959, com o lendário William Wyler colecionando o seu terceiro prêmio de Melhor Diretor - 11 estatuetas - até ser equiparado com 'Titanic', em 1997.

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A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO, direção de Antony Mann.

Título original: FALL OF THE ROMAN EMPIRE, THE

Ano de produção: 1964

País de produção: Estados Unidos

Gênero: EPICO

Duração: 172 minutos

Idioma Original: INGLÊS

Sinopse: Filme épico que conta, com imprecisões históricas, o início da decadência do Império Romano. No auge da expansão geográfica do império romano, o general Lívio (Stephen Boyd) comanda a nova política do imperador Marco Aurélio (Alec Guinness), que quer a pacificação de fronteiras e a adoção para os povos conquistados uma certa autonomia. Mas Marco Aurélio acaba envenenado por Commodus (Christopher Plummer), filho ilegítimo que assume o trono e mergulha Roma no caos político e administrativo, o que dá origem à queda do Império Romano.

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O filme narra a história de Spartacus, o destemido escravo gladiador e Varinia (Jean Simmons), a mulher que acreditou em sua causa. Desafiado pelo poderoso e enfurecido general Crassus (Laurence Olivier), Spartacus é forçado a enfrentar suas convicções e o poder da Roma Imperial em seu momento de maior glória.

SPARTACUS, direção de Stanley Kubrick.

Título original: SPARTACUS

Ano de produção: 1960

País de produção: Estados Unidos

Gênero: EPICO

Duração: 197 minutos

Idioma Original: INGLÊS

Sinopse: Super produção baseada no romance histórico de Howard Fast sobre a revolta de escravos liderada por Spartacus em 73 a.C. O filme narra a história de Spartacus, o destemido escravo gladiador e Varinia (Jean Simmons), a mulher que acreditou em sua causa. Desafiado pelo poderoso e enfurecido general Crassus (Laurence Olivier), Spartacus é forçado a enfrentar suas convicções e o poder da Roma Imperial em seu momento de maior glória.

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SPARTACUS (Remake), direção de Alan Bates.

Título original: SPARTACUS

Ano de produção: 2004

País de produção: Estados Unidos

Gênero: AVENTURA/AÇÃO

Duração: 173 minutos

Idioma Original: INGLÊS

Sinopse: Condenado a passar o resto de sua vida trabalhando sob o sol impiedoso dos desertos do Egito, o escravo Spartacus já havia perdido toda a esperança de liberdade. Comprado por um agente de gladiadores, é obrigado a lutar até a morte para o divertimento da elite. Revoltado com a sua condição, Spartacus lidera uma revolução de escravos que vai ameaçar o Império Romano e lhe render poderosos inimigos. Remake do clássico de Stanley Kubrick, este novo 'Spartacus' retrata a história real do escravo que virou lenda.

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ASTERIX, O GAULÊS.

Título original: ASTERIX, LE GAULOIS

Ano de produção: 2000

País de produção: Estados Unidos

Gênero: HQ/INFANTIL

Duração: 69 minutos

Idioma Original: INGLÊS

Sinopse: No ano 50 a.C. a Gália é ocupada pelos romanos. Mas, a pequena vila de Asterix e seus amigos ainda resiste, com a ajuda de uma poção mágica, que lhes dá uma força sobre-humana. Desesperado para descobrir a poção secreta dos gauleses, um centenário romano passa a espionar a vila. O objetivo é se tornar invencível e acabar com qualquer obstáculo entre ele e o trono de César. Mas, Panoramix, o druida da vila, prepara uma poção especial. Nosso herói Asterix dá a ele a mistura - um tônico poderoso que faz seu cabelo crescer, crescer...

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Mais uma vez, o grande General Romano, Maximus (Russell Crowe), liderou suas legiões no campo de batalha e conquistou a vitória. Com a guerra vencida, Maximus sonha com sua casa esperando voltar para sua mulher e filho; porém, o Imperador Marcus Aurelius (Richard Harris) está morrendo e tem uma última missão para o general - assumir com sabedoria o reinado de Roma. Inconformado com a escolha do imperador, o herdeiro do trono, Commodus (Joaquin Phoenix), ordena a execução de Maximus e também de sua família. Próximo da morte, Maximus sobrevive, mas é feito escravo e treinado para lutar como gladiador na arena onde sua fama cresce. Agora ele está em Roma, e pretende vingar o assassinato de sua mulher e filho, matando o novo Imperador...Commodus.

GLADIADOR, 2000, direção de Ridley Scott.

Título original: THE GLADIATOR

Ano de produção: 2000

País de produção: Estados Unidos

Gênero: ÉPICO

Duração: 171 minutos

Idioma Original: INGLÊS

Site Oficial: http://www.gladiator-thefilm.com

Sinopse: Transformado em escravo pelo corrupto e incestuoso herdeiro do trono, o general romano Maximus, torna-se um gladiador. Seu poder na arena acaba por levá-lo a Roma, ao Coliseu e a um corrupto de vingança com o novo imperador. Mais uma vez, o grande General Romano, Maximus (Russell Crowe), liderou suas legiões no campo de batalha e conquistou a vitória. Com a guerra vencida, Maximus sonha com sua casa esperando voltar para sua mulher e filho; porém, o Imperador Marcus Aurelius (Richard Harris) está morrendo e tem uma última missão para o general - assumir com sabedoria o reinado de Roma. Inconformado com a escolha do imperador, o herdeiro do trono, Commodus (Joaquin Phoenix), ordena a execução de Maximus e também de sua família. Próximo da morte, Maximus sobrevive, mas é feito escravo e treinado para lutar como gladiador na arena onde sua fama cresce. Agora ele está em Roma, e pretende vingar o assassinato de sua mulher e filho, matando o novo Imperador... Commodus.

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SATIRICON, direção de Federico Fellini.

Título original: SATYRICON

Ano de produção: 1969

País de produção: Estados Unidos

Gênero: DRAMA

Duração: 129 minutos

Idioma Original: INGLÊS

Sinopse: Cenários e fotografias exeburantes contando uma história fragmentada da Roma Antiga. O livro Satyricon é uma obra de Petrônio, escrita provavelmente cerca de 60 DC, que descreve as aventuras e desventuras do narrador, Encolpius, do seu amante Ascyltus e do belíssimo jovem Giton, que se intromete entre os dois amantes provocando ciúme e discussão. Juntamente com o poeta Eumolpus embarcam em aventuras diversas acabando naufragados nas mão de Circe, uma sacerdotisa do deus Príapo. Desta sátira notável dos tempos do imperador Nero sobrevivem apenas fragmentos, dos quais o mais significativo é o afamado Banquete de Trimalquião, onde se fazem descrições detalhadas de um jantar luxuoso, extravagante e decadente oferecido pelo que se poderia chamar um "novo-rico" romano. Foi este livro que inspirou o filme de Fellini, de mesmo nome.

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Idade Média

Ao retornar para a Inglaterra após lutar na Terceira Cruzada, Ivanhoe está determinado a libertar o Rei Ricardo que é mantido em cativeiro por seu inescrupuloso irmão, o príncipe John, interpretado por Guy Rolfe. Porém, sem dúvida nenhuma, essa será uma excitante missão, cheia de combates e perigos. Para lhe entregar todo seu amor e lutar a seu lado encontramos a linda Rebecca, papel de Elizabeth Taylor.

OU

IVANHOÉ, O VINGADOR DO REI, direção de Walter Scot.

Título original: IVANHOÉ

Ano de produção: 1952

País de produção: Estados Unidos

Gênero: CLÁSSICO

Duração: 106 minutos

Idioma Original: INGLÊS

Sinopse: O cavaleiro medieval Ivanhoé enfrenta os inimigos do Rei Ricardo Coração de Leão. Ao retornar para a Inglaterra após lutar na Terceira Cruzada, Ivanhoe está determinado a libertar o Rei Ricardo que é mantido em cativeiro por seu inescrupuloso irmão, o príncipe John, interpretado por Guy Rolfe. Porém, sem dúvida nenhuma, essa será uma excitante missão, cheia de combates e perigos. Para lhe entregar todo seu amor e lutar a seu lado encontramos a linda Rebecca, papel de Elizabeth Taylor.

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EL CID, direção de Anthony Mann.

Título original: EL CID

Ano de produção: 1961

País de produção: Estados Unidos

Gênero: ÉPICO

Duração: 189 minutos

Idioma Original: INGLÊS

Sinopse: História do legendário cavaleiro cristão que enfrenta os invasores mouros na Espanha. A trajetória de Rodrigo Diaz de Bivar, mais conhecido como El Cid (Charlton Heston), herói espanhol do século XI que uniu os católicos e os mouros do seu país para lutar contra um inimigo comum: o emir Ben Yussuf (Herbert Lom). No século XI o herói cristão procura celebrar a paz entre os membros da realeza visando promover a unificação da Espanha, sendo depois chamado para comandar a resistência contra os invasores mouros. Incríveis cenas de batalhas e uma meticulosa reconstituição de época. Esta longa jornada começou quando Rodrigo, um súdito do rei Ferdinand de Castella, Leão e Astúrias (Ralph Truman), liberta cinco emires que eram prisioneiros dele e por causa deste ato é acusado de traição. Don Ordóñez (Raf Vallone) o acusa inicialmente, mas na corte é o Conde Gormaz de Oviedo (Andrew Cruickshank) quem acusa duramente Rodrigo e humilha Don Diego (Michael Hordern), o pai de Rodrigo. Estes acontecimentos acabam provocando um duelo de Rodrigo com o Conde Gormaz, o campeão do rei. Rodrigo o mata, mas acontece que Gormaz também era pai de Jimena (Sophia Loren), a mulher que Rodrigo amava e com quem ele pensava em se casar. Mas, em virtude do acontecido, ela passa então a odiar (ou pensa, que odeia) Rodrigo, seu antigo amor. Aproveitando este momento conturbado Ramiro, rei de Aragão, exige a posse da cidade de Calahorra e sugere que ela seja disputada entre os paladinos de cada reino em uma luta até a morte. Então Rodrigo se apresenta para duelar pelo seu rei, pois ele tinha matado Gormaz, o antigo paladino, e se Rodrigo vencesse o combate contra Don Martin (Christopher Rhodes), que já tinha matado vinte e sete homens em combates corporais, seria perdoado pelo rei.

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O ano é 1327. Representantes da Ordem Franciscana e a Delegação Papal se reúnem num monastério Benedictino para uma conferência. Mas a missão deles é subitamente ofuscada por uma série de assassinatos. Utilizando sua brilhante capacidade de dedução, o monge franciscano William de Baskerville (Sean Connery), auxiliado pelo seu noviço Adso de Melk (Christian Slater), se empenha para desvendar o mistério. Mas antes que William possa completar sua investigação, o monastério é visitado pelo seu antigo desafeto, o Inquisidor Bernardo Gui (F. Murray Abraham). O poderoso Inquisidor está determinado a erradicar a heresia através da tortura e se William, o caçador, persistir na sua busca, também se tornará caça. Mas a medida que Bernard Gui se prepara para acender a fogueira da Inquisição, William e Adso voltam à biblioteca labirintesca e descobrem uma verdade extraordinária.

O NOME DA ROSA, direção Jean-Jacques Annaud, baseado no romance de Umberto Eco.

Título original: NAME OF THE ROSE, THE

Ano de produção: 1986

País de produção: Estados Unidos

Gênero: DRAMA

Duração: 130 minutos

Idioma Original: INGLES

Sinopse: O ano é 1327. Representantes da Ordem Franciscana e a Delegação Papal se reúnem num monastério Benedictino para uma conferência. Mas a missão deles é subitamente ofuscada por uma série de assassinatos. Utilizando sua brilhante capacidade de dedução, o monge franciscano William de Baskerville (Sean Connery), auxiliado pelo seu noviço Adso de Melk (Christian Slater), se empenha para desvendar o mistério. Mas antes que William possa completar sua investigação, o monastério é visitado pelo seu antigo desafeto, o Inquisidor Bernardo Gui (F. Murray Abraham). O poderoso Inquisidor está determinado a erradicar a heresia através da tortura e se William, o caçador, persistir na sua busca, também se tornará caça. Mas a medida que Bernard Gui se prepara para acender a fogueira da Inquisição, William e Adso voltam à biblioteca labirintesca e descobrem uma verdade extraordinária.

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O ano é 1429. A França está em convulsão política e religiosa, com os membros da família real em luta pelo domínio do trono. Mas uma camponesa de uma aldeia distante dá ao seu país o milagre que ele estava procurando. Milla Jovovich é Joana D'Arc, uma jovem que inspira e lidera seus conterrâneos até sua execução aos 19 anos. Criada em uma família religiosa, Joana vai até seu rei com uma mensagem que ela atribui a Deus - dar-lhe um exército e, em nome de Deus, ela irá defender seu reino.

JOANA D’ARC, direção Luc Besson.

Título Original: THE MESSENGER: THE STORY OF JOAN OF ARC

Ano de produção: 1999

País de produção: Estados Unidos

Gênero: Drama Tempo de

Duração: 155 minutos

Site Oficial: http://www.joan-of-arc.com

Sinopse: O filme retrata a figura de Joana d’Arc, através de uma aventura estilizada e uma versão mais humanizada do mito que se tornou a jovem de origem camponesa que conseguiu exaltar o nacionalismo francês, na luta contra os ingleses durante a Guerra dos 100 Anos (1337-1453). Em 1412, nasce em Domrémy, França, uma menina chamada Joana (Milla Jovovich). Ainda jovem, ela desenvolve uma religiosidade tão intensa que a fazia se confessar algumas vezes por dia. Eram tempos árduos, pois a Guerra dos Cem Anos com a Inglaterra se prolongava desde 1337. Em 1420, Henrique V e Carlos VI assinam o Tratado de Troyes, declarando que após a morte de seu rei a França pertencerá a Inglaterra. Porém, ambos os reis morrem e Henrique VI é o novo rei dos dois países, mas tem poucos meses de idade e Carlos (John Malkovich), o delfim da França, não deseja entregar seu reino para uma criança. Assim, os ingleses invadem o país e ocupam Compiègne, Reims e Paris, com o rio Loire detendo o avanço dos invasores. Carlos foge para Chinon, mas ele deseja realmente ir para Reims, onde por tradição os soberanos franceses são coroados, mas como os ingleses dominam a região, isto se torna um problema. Até que surge Joana que, além de se intitular a "Donzela de Lorraine" tinha uma determinação inabalável e dizia que estava em uma missão divina, para libertar a França dos ingleses. Desesperado por uma solução, o delfim resolve lhe dar um exército, com o qual ela recupera Reims, onde o delfim é coroado Carlos VII. Mas se para ele os problemas tinham acabado, para Joana seria o início do seu fim.

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'O Senhor da Guerra' marca a estréia da primeira parceria entre os atores Charlton Heston e Franklin Schaffner, ambos premiados pela Academia pelos filmes 'Ben-Hur' e 'Patton', respectivamente. Este filme foi adaptado para as telas do cinema a partir do romance e peça original de Leslie Stevens pelos também renomados John Collier e Millard Kaufman.

SENHOR DA GUERRA, direção de Richard Boonr.

Título original: WARLORD, THE

Ano de produção: 1965

País de produção: Estados Unidos

Gênero: EPICO

Duração: 122 minutos

Idioma Original: INGLES

Sinopse:As relações de poder na Idade Média se revelam nesta história, ambientada no Norte da França, que fala sobre um cavaleiro a serviço do Duque da Normandia. 'O Senhor da Guerra' marca a estréia da primeira parceria entre os atores Charlton Heston e Franklin Schaffner, ambos premiados pela Academia pelos filmes 'Ben-Hur' e 'Patton', respectivamente. Este filme foi adaptado para as telas do cinema a partir do romance e peça original de Leslie Stevens pelos também renomados John Collier e Millard Kaufman.

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No ano 1.000 D.C., um bravo cavaleiro parte da França para tomar posse de suas terras. No Caminho, ele é assaltado e assassinado por um bando de foras-da-lei que, de posse da escritura, decidem pegar por si o terreno. Para isso. eles precisam de alguém que finja ser o cavaleiro e acabam encontrando a pessoa perfeita no atrapalhado Brancaleone. Começa aí uma incrível aventura, onde Brancaleone e seus homens enfrentam os mais diversos perigos; a peste negra, os sarracenos, os bizantinos, resultam em um dos filmes mais divertidos e criativos do cinema até hoje.

O INCRÍVEL EXÉRCITO DE BRANCALEONE, direção de Mário Monicelli.

Título original: L´ARMATA BRANCALEONE

Ano de produção: 1966

País de produção: Itália

Gênero: HUMOR

Duração: 116 minutos

Idioma Original: ITALIANO

Sinopse: Ótima sátira sobre a Idade Média e cavaleiros medievais. No ano 1.000 D.C., um bravo cavaleiro parte da França para tomar posse de suas terras. No Caminho, ele é assaltado e assassinado por um bando de foras-da-lei que, de posse da escritura, decidem pegar por si o terreno. Para isso. eles precisam de alguém que finja ser o cavaleiro e acabam encontrando a pessoa perfeita no atrapalhado Brancaleone. Começa aí uma incrível aventura, onde Brancaleone e seus homens enfrentam os mais diversos perigos; a peste negra, os sarracenos, os bizantinos, resultam em um dos filmes mais divertidos e criativos do cinema até hoje.

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Renascimento

Charlton Heston e Rex Harrison interpretam duas das personalidades mais marcantes da Renascença neste drama histórico baseado no best-seller de Irving Stone ambientado no início do século XVI. Quando o Papa Júlio II (Harrison) encomenda a Michelangelo (Heston) a pintura do teto da Capela Sistina, o artista recusa a princípio. Virtualmente forçado por Júlio a fazer o trabalho, ele acaba por destruir sua obra e foge de Roma. Quando recomeça a pintura, o projeto se torna uma batalha de vontades alimentada pelas diferenças artísticas e de temperamento que são o ponto central deste filme.

AGONIA E ÊXTASE, Baseado no romance de Irving Stone, direção de Carol Reed.

Título original: AGONY AND THE ECSTASY, THE

Ano de produção: 1965

País de produção: Estados Unidos

Gênero: CLASSICO

Duração: 138 minutos

Idioma Original: INGLES

Sinopse: Conta os conflitos entre o artista renascentista Michelângelo e o seu protetor, o Papa Júlio II. 140 min. Charlton Heston e Rex Harrison interpretam duas das personalidades mais marcantes da Renascença neste drama histórico baseado no best-seller de Irving Stone ambientado no início do século XVI. Quando o Papa Júlio II (Harrison) encomenda a Michelangelo (Heston) a pintura do teto da Capela Sistina, o artista recusa a princípio. Virtualmente forçado por Júlio a fazer o trabalho, ele acaba por destruir sua obra e foge de Roma. Quando recomeça a pintura, o projeto se torna uma batalha de vontades alimentada pelas diferenças artísticas e de temperamento que são o ponto central deste filme.

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Giordano Bruno é um das grandes obras do cinema político italiano dos anos 70. Esta Edição de Colecionador apresenta o filme em versão restaurada e remasterizada no formato widescreen anamórfico. Com direção precisa de Giuliano Montaldo (Sacco & Vanzetti), o roteiro mostra um dos episódios mais polêmicos da história - o processo e a execução do astrônomo, matemático e filósofo italiano Giordano Bruno (1548-1600), queimado na fogueira pela Inquisição por causa de suas teorias contrárias aos dogmas da Igreja Católica. Giordano Bruno tem como destaque a impressionante interpretação de Gian Maria Volonté no papel-título, a música de Ennio Morricone e a belíssima fotografia do mestre Vittorio Storaro.

GIORDANO BRUNO, direção de Giuliano Moltaldo.

Título original: GIORDANO BRUNO

Ano de produção: 1973

País de produção: Italia

Gênero: CINEMA EUROPEU

Duração: 114 minutos

Idioma Original: ITALIANO

Sinopse: Filme biográfico sobre um dos percursores da ciência moderna, o filósofo, astrônomo e matemático Giordano Bruno, queimado vivo pela Inquisição. Bela e real reconstituição da época. Giordano Bruno é um das grandes obras do cinema político italiano dos anos 70. Com direção de Giuliano Montaldo (Sacco & Vanzetti), o roteiro mostra um dos episódios mais polêmicos da história - o processo e a execução do astrônomo, matemático e filósofo italiano Giordano Bruno (1548-1600), queimado na fogueira pela Inquisição por causa de suas teorias contrárias aos dogmas da Igreja Católica. Giordano Bruno tem como destaque a impressionante interpretação de Gian Maria Volonté no papel-título, a música de Ennio Morricone e a belíssima fotografia do mestre Vittorio Storaro.

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Este filme épico narra toda a trajetória do navegador genovês Cristovão Colombo e a descoberta da América em 1492. Desde os preparativos para a viagem, as intrigas palacianas, os percalços em alto-mar, a esperança de um homem marcado pelo mar, toda a emoção de pisar em terra firme e o primeiro contato com os habitantes naturais desta terra desconhecida, os índios. Uma terra selvagem que reserva muitas surpresas em seu coração. Aqui, todos os detalhes desta aventura que mudou para sempre os destinos da história da humanidade, serão revelados em toda a sua riqueza.

1492 - A CONQUISTA DO PARAÍSO, direção de Ridley Scott.

Título original: 1492 - CONQUEST OF PARADISE

Ano de produção: 1992

País de produção: Estados Unidos

Gênero: DRAMA

Duração: 150 minutos

Idioma Original: INGLES

Sinopse: O filme trata das duas primeiras viagens que se tornaram um marco na vida desse almirante e nos leva a terceira a última etapa da deslumbrante aventura. Este filme épico narra toda a trajetória do navegador genovês Cristovão Colombo e a descoberta da América em 1492. Desde os preparativos para a viagem, as intrigas palacianas, os percalços em alto-mar, a esperança de um homem marcado pelo mar, toda a emoção de pisar em terra firme e o primeiro contato com os habitantes naturais desta terra desconhecida, os índios. Uma terra selvagem que reserva muitas surpresas em seu coração. Aqui, todos os detalhes desta aventura que mudou para sempre os destinos da história da humanidade, serão revelados em toda a sua riqueza.

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Século XVIII e XIX

A ascensão social de um pobre irlandês, Barry Lyndon (Ryan O’Neal,) na Inglaterra do século XVIII é o foco desta versão de Stanley Kubrick da obra de William Makepeace Thackeray. Vencedora de quatro Oscars, o diretor buscou inspiração nos pintores da época com figurino e cenários sendo produzidos levando-se em conta sua época, bem como as pioneiras lentes que fotografaram os cenários internos, totalmente com a luz natural.

BARRY LYNDON, direção de Stanley Kubrick.

Título original: BARRY LINDON

Ano de produção: 1975

País de produção: Estados Unidos

Gênero: DRAMA

Duração: 183 minutos

Idioma Original: INGLÊS

Belo filme que mostra a vida inglesa no século XVIII. Soldado sem escrúpulos convocado para a guerra envolve-se em diversas falcatruas e depois enfrenta uma tragédia. 183 min. A ascensão social de um pobre irlandês, Barry Lyndon (Ryan O’Neal,) na Inglaterra do século XVIII é o foco desta versão de Stanley Kubrick da obra de William Makepeace Thackeray. Vencedora de quatro Oscars, o diretor buscou inspiração nos pintores da época com figurino e cenários sendo produzidos levando-se em conta sua época, bem como as pioneiras lentes que fotografaram os cenários internos, totalmente com a luz natural.

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Às vésperas da revolução francesa, a marquesa de Merteuil e o Visconde de Valmont envolvem Madame Tourvel em uma complexa intriga para satisfazer seus desejos não tão nobres. Tudo começa quando a Marquesa de Merteuil pede ao Visconde de Valmont que seduza e deflore sua rival.

LIGAÇÕES PERIGOSAS, direção de Stephen Frears.

Título original: DANGEROUS LIAISONS

Ano de produção: 1988

País de produção: Estados Unidos

Gênero: ROMANCE

Duração: 120 minutos

Idioma Original: INGLÊS

Às vésperas da revolução francesa, a marquesa de Merteuil e o Visconde de Valmont envolvem Madame Tourvel em uma complexa intriga para satisfazer seus desejos não tão nobres. Tudo começa quando a Marquesa de Merteuil pede ao Visconde de Valmont que seduza e deflore sua rival. A Marquesa de Merteuil (Glenn Close) precisa de um favor do seu ex-amante, o Visconde de Valmont (John Malkovich), pois seu ex-marido está planejando se casar com uma jovem virgem e ela deseja que o Marquês, que é conhecido por sua vida devassa e suas conquistas amorosas, a seduza antes do dia do casamento. No entanto, ele tem outros planos, pois planeja conquistar uma bela mulher casada (Michelle Pfeiffer), que sempre se mostrou fiel ao marido e é religiosa. A Marquesa exige então uma prova escrita dos seus encontros amorosos e, se ele conseguir tal façanha, ela lhe promete como recompensa passarem uma noite juntos. Mas os jogos de sedução fogem do controle e os resultados são bem mais trágicos do que se podia imaginar 120 min

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O ano é 1871 e Antônio Salieri (F. Murray Abraham) é o competente compositor a serviço do imperador. Mas quando Mozart (Tom Hulce) é apresentado à corte, Salieri se surpreende ao descobrir que todos os talentos musicais que sempre desejou foram dados a um moleque brincalhão. Enlouquecido pela inveja, Salieri não medirá esforços para destruir Mozart. Nem que para isso é preciso matá-lo.

AMADEUS, direção de Milos Forman

Título original: AMADEUS

Ano de produção: 1984

País de produção: Estados Unidos

Gênero: DRAMA

Duração: 160 minutos

Idioma Original: INGLÊS

O ano é 1871 e Antônio Salieri (F. Murray Abraham) é o competente compositor a serviço do imperador. Mas quando Mozart (Tom Hulce) é apresentado à corte, Salieri se surpreende ao descobrir que todos os talentos musicais que sempre desejou foram dados a um moleque brincalhão. Enlouquecido pela inveja, Salieri não medirá esforços para destruir Mozart. Nem que para isso é preciso matá-lo. Após tentar se suicidar, Salieri (F. Murray Abraham) confessa a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart (Tom Hulce) e relata como conheceu, conviveu e passou a odiar Mozart, que era um jovem irreverente, mas compunha como se sua música tivesse sido abençoada por Deus 158 min

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Século XX

Romantismo

MONDIGLIANI - PAIXÃO PELA VIDA

Título original: MONDIGLIANI

País de produção: Estados Unidos

Gênero: DRAMA

Idioma Original: INGLÊS

Sinopse: Ele revolucionou o mundo das artes como um cometa, dançando sobre as mesas, embriagado de paixão pela vida. Inspirado pelo amor e consumido pela obsessão. Ele é o famoso pintor italiano Amedeo Modigliani, um gênio criativo que viveu e absorveu a charmosa Paris do início do século 20 com uma atração incontrolável pela beleza. Sempre com a mesma intensidade, o judeu Modigliani amou a católica Jeanne Hebuterne e odiou o genial Pablo Picasso.

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POLLOCK

Título Original: POLLOCK

Ano de produção: 2000

País de produção: Estados Unidos

Gênero: DRAMA

Duração: 122 minutos

Idioma Original: INGLÊS

Site Oficial: http://www.sonyclassics.com/pollock

Sinopse: Em agosto de 1949, a revista Life publicou em sua capa uma manchete dizendo: "Jackson Pollock: Será ele o maior artista vivo dos Estados Unidos?". Já conhecido no mundo da arte de Nova York, Pollock agora passava a ser conhecido nacionalmente como a primeira celebridade americana no mundo das artes plásticas e seu estilo corajoso e radical de pintura ditava os rumos da arte moderna. Mas os tormentos que atingiam Pollock em toda sua vida e que o ajudaram no início de carreira a criar sua arte original começaram a afligí-lo cada vez mais. Lutando contra si mesmo, Pollock entrou então numa espiral decadente que fez com que destruísse seu casamento, sua promissora carreira e sua própria vida. Cinebiografia dirigida e estrelada por Ed Harris no papel do pintor, considerado um dos maiores artistas dos EUA. O filme narra a trajetória de Pollock, do começo difícil e turbulento, ao reconhecimento pela crítica de sua genialidade. Entre as atuações de destaque estão a do próprio Harris, indicado ao Oscar, e Marcia Gay Harden, no papel da mulher do artista, premiada como melhor atriz coadjuvante.

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VAN GOGH, direção de Maurice Pialat

Título Original: VAG GOGH

Ano de produção: 1991

País de produção: França

Gênero: Drama

Duração: 158 minutos

Sinopse: Cinebiografia do pintor holandês Vincent Van Gogh, comtemporâneo do impressionismo francês. Apesar da breve vida conturbada por momentos de loucura, deixou uma das obras mais significativas das artes plásticas. Na primavera de 1890, Vincent (Jacques Dutronc) muda-se para perto de Paris sob os cuidados da doutora Gachet (Alexandra London). Menos de 70 dias depois, ele comete suicídio. Ao longo dessa cinebiografia, vemos como era o dia-a-dia do pintor Vincent Van Gogh, ao lado do irmão Theo (Alexandra London) e a esposa Johanna (Corinne Bourdon). Brincalhão e charmoso, Vincent facilmente atraia os olhores das mulheres - muitas delas mais novas do que ele.

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SEDE DE VIVER, direção Vincent Minneli

Título Original: LUST FOR LIFE

Ano de produção: 1956

País de produção: Estados Unidos

Gênero: CLASSICO

Duração: 122 minutos

Idioma Original: INGLES

Sinopse: Um adaptação brilhante da biografia Vincent Van Gogh (Kirk Douglas) escrita por Irving Stone. Van Gogh é o arquétipo do gênio artístico atormentado, cuja amplitude da obra contrasta a uma existência infeliz que o conduz ao suicídio. Anthony Quinn ganhou o Oscar pela sua interpretação de Paul Gauguin, outro génio da pintura amigo de Van Gogh. Girassóis de um laranja vibrante. Campos de trigo amarelos ondulando. Exuberantes árvores com copas brancas. 'Os quadros chegam até mim como em um sonho', disse Vincent Van Gogh. Um sonho que freqüentemente despedaçava sua vida como um pesadelo. Kirk Douglas nos oferece uma interpretação visceral do famoso artista dividido entre a prodigiosa inspiração do seu gênio e a angustiante escuridão de uma mente atormentada. O obcecado Van Gogh pintou o modo como outros homens respiram, se despojando de família e amizades, incluindo a com o também artista Paul Gauguin. Dirigido por Vincente Minnelli e saturado pelas belas obras de Van Gogh, Sede de Viver captura toda a êxtase da arte. E a agonia da vida de um gênio da pintura.

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Griet, interpretada pela bela Scarlett Johansson, trabalha como criada na casa do artista plástico Johannes Vermeer. Ele vive com a esposa, um tanto ciumenta e possessiva. Com o tempo, Griet fica completamente fascinada pela pintura delicada de Vermeer e se revela apta para auxiliar em seu ateliê, onde ela encontra um mundo de cor e luz. Com seu olho crítico, se torna parte do trabalho. E a intimidade crescente entre os dois desperta inveja e rompimentos pela casa, criando um escândalo para a época.

A MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA, direção de Peter Webber.

Título Original: GIRL WITH A PEARL EARRING

Ano de produção: 2003

País de produção: Inglaterra

Gênero: Drama

Duração: 95 minutos

Idioma Original: INGLES

Site Oficial: http://www.girlwithapearlearringmov ie.com/

Sinopse: Fala da vida do artista Johannes Vermeer. Griet, interpretada pela bela Scarlett Johansson, trabalha como criada na casa do artista plástico Johannes Vermeer. Ele vive com a esposa, um tanto ciumenta e possessiva. Com o tempo, Griet fica completamente fascinada pela pintura delicada de Vermeer e se revela apta para auxiliar em seu ateliê, onde ela encontra um mundo de cor e luz. Com seu olho crítico, se torna parte do trabalho. E a intimidade crescente entre os dois desperta inveja e rompimentos pela casa, criando um escândalo para a época.

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Em Paris, em 1885, a jovem escultora Camille Claudel entra em conflito com sua família burguesa ao tornar-se aprendiz e, depois, assistente do famoso Auguste Rodin. Quando ela se transforma em amante do mestre (que já é casado), cai em desgraça junto à sociedade parisiense, embora tenha amigos do porte do compositor Claude Debussy. Depois de quinze anos de tortuoso relacionamento com Rodin, Camille rompe o romance e mergulha cada vez mais na solidão e na loucura. Por iniciativa de seu irmão mais novo, o escritor Paul Claudel, é internada em 1912 num manicômio.

CAMILLE CLAUDEL, 1988, direção Bruno Nuytten.

Título Original: CAMILLE CLAUDEL

Ano de produção: 1988

País de produção: França

Gênero: Drama

Duração: 166 minutos

Site Oficial: http://www.mgm.com/title_title.do?t itle_star=CAMILLEC

Sinopse: Em Paris, em 1885, a jovem escultora Camille Claudel entra em conflito com sua família burguesa ao tornar-se aprendiz e, depois, assistente do famoso Auguste Rodin. Quando ela se transforma em amante do mestre (que já é casado), cai em desgraça junto à sociedade parisiense, embora tenha amigos do porte do compositor Claude Debussy. Depois de quinze anos de tortuoso relacionamento com Rodin, Camille rompe o romance e mergulha cada vez mais na solidão e na loucura. Por iniciativa de seu irmão mais novo, o escritor Paul Claudel, é internada em 1912 num manicômio.

Uma reflexão sobre o poder devastador da arte perante a fragilidade humana. Camille passa por muitos sofrimentos, que a levam à loucura. Um filme interessante a se perceber o machismo existente na personalidade de Rodin, um dos maiores escultores que se conhece.

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WILL EISNER: Profissão Cartunista

Sinopse: Documentário dividido em três partes que apresenta o percurso de Eisner, desenhista norte-americano, a partir de vários destaques da sua carreira, como por exemplo o personagem Spirit. O termo graphic novel , desenvolvido pelo artista, redimensiona a importância e a particularidade das Histórias em Quadrinhos. São em obras como “Um Contrato com Deus”, “O Edifício”, “No Coração da Tempestade”, entre outras, que se pode verificar o apuro, a complexidade e o estilo característico de Eisner, tanto como desenhista como contador de histórias.

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VAN GOGH, VIDA E OBRA DE UM GÊNIO, direção de Robert Altman.

Título original: VINCENT & THEO

Ano de produção: 1990

País de produção: Holanda

Sinopse: Direção de Robert Altman. Exibido em alguns países da Europa em formato de minissérie (o filme tem originalmente quatro horas), trata-se da cinebiografia do pintor Vincent van Gogh e seu relacionamento com o irmão Theo. Obra não convencional na filmografia de Altman, mas que mantém o apuro estético do diretor.

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Um coreógrafo procura dançarina para o papel-título de um espetáculo baseado na ópera Carmen, de Bizet. Em uma narrativa não linear - a vida real confunde-se com a prórpia trama de Bizet.

CARMEN, direção Carlos Saura.

Título Original: CARMEN

Ano de produção: 1983

País de produção: Espanha

Gênero: CINEMA EUROPEU

Duração: 108 minutos

Idioma Original: ESPANHOL

Sinopse: Um coreógrafo procura dançarina para o papel-título de um espetáculo baseado na ópera Carmen, de Bizet. Em uma narrativa não linear - a vida real confunde-se com a prórpia trama de Bizet. Antonio busca desesperadamente aquela que poderá ser a 'Carmen' do balé tirado da novela de Merimée e da Ópera de Bizet. O relacionamento com o grupo de Antonio é difícil para a jovem Carmen, mais por causa de Cristina, que sonha com aquele papel. Antonio explica-lhe que a personagem pedia uma mulher mais jovem e ainda mais bela do que ela, ainda que Cristina seja a melhor bailarina. Carmen é muito bonita e atraente e conquistará Antonio nesta ficção do balé que se desenrolará entremeada com a história de amor na vida real.

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'Baby Van Gogh - Mundo das cores' é uma fascinante introdução ao aprendizado das cores por meio de pinturas de Van Gogh. Esta verdadeira viagem de descobertas é incrementada com poesia e com a música de compositores como Bizet, Mussorgsky, Offenbach, Ravel, Rossini, Satie, Strauss e Tchaikovsky.

BABY EINSTEIN - VAN GOGH - MUNDO DAS CORES (Infantil)

Ano de produção: 2003

País de produção: Estados Unidos

Gênero: ANIMAÇAO

Duração: 31 minutos

Idioma Original: INGLES

Sinopse: 'Baby Van Gogh - Mundo das cores' é uma fascinante introdução ao aprendizado das cores por meio de pinturas de Van Gogh. Esta verdadeira viagem de descobertas é incrementada com poesia e com a música de compositores como Bizet, Mussorgsky, Offenbach, Ravel, Rossini, Satie, Strauss e Tchaikovsky.

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O filme retrata a história da vida que Frida (Salma Hayek) compartilhou abertamente e sem medos como Diego Rivera (Alfred Molina), período em que o controverso casal subverteu o mundo artístico. O filme mostra a vida de Frida desde o acidente de ônibus que mudou irreversivelmente a sua vida. Viajando ao lado de seu antigo namorado Alejandro Gomes Ariaz, seu ônibus colidiu com um bonde, matando diversas pessoas e ferindo muitas outras. Abandonada pelo namorado, quando finalmente voltou a andar, Frida ousou visitar o já renomado pintor Diego Rivera para ouvir uma crítica profissional. Diego se interessou não apenas por seu trabalho, mas também pela tenacidade, charme e beleza da jovem artista. Diego e Frida se casaram em Coyoacan em 21 de agosto de 1929, apesar da fama de mulherengo que Diego tinha. Frida passou a vida entre uma cirurgia e outra para tentar corrigir a coluna e viveu artisticamente à sombra do marido, sempre perdoando seu casos extra-conjugais e se satisfazendo com o seu próprio desejo por outras mulheres.

FRIDA, Direção de Julie Taymor.

Título Original: FRIDA

Ano de produção: 2002

País de produção: Estados Unidos

Gênero: DRAMA

Duração: 122 minutos

Idioma Original: INGLES

Site Oficial: http://www.miramax.com/frida/

Sinopse: O filme retrata a história da vida que Frida (Salma Hayek) compartilhou abertamente e sem medos como Diego Rivera (Alfred Molina), período em que o controverso casal subverteu o mundo artístico. O filme mostra a vida de Frida desde o acidente de ônibus que mudou irreversivelmente a sua vida. Viajando ao lado de seu antigo namorado Alejandro Gomes Ariaz, seu ônibus colidiu com um bonde, matando diversas pessoas e ferindo muitas outras. Abandonada pelo namorado, quando finalmente voltou a andar, Frida ousou visitar o já renomado pintor Diego Rivera para ouvir uma crítica profissional. Diego se interessou não apenas por seu trabalho, mas também pela tenacidade, charme e beleza da jovem artista. Diego e Frida se casaram em Coyoacan em 21 de agosto de 1929, apesar da fama de mulherengo que Diego tinha. Frida passou a vida entre uma cirurgia e outra para tentar corrigir a coluna e viveu artisticamente à sombra do marido, sempre perdoando seu casos extra-conjugais e se satisfazendo com o seu próprio desejo por outras mulheres.

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O SORRISO DE MONALISA

Título Original: MONA LISA SMILE

Ano de produção: 2003

País de produção: Estados Unidos

Gênero: DRAMA

Duração: 119 minutos

Idioma Original: INGLES

Site Oficial: http://www.sonypictures.com/movies/ monalisasmile/

Sinopse: Katharine Watson (Julia Roberts) é uma professora de história de Arte, DO onceituado colégio Wellesley, decidida a confrontar os antigos costumes de um colégio de moças. Ao inspirar suas alunas a rever velhos conceitos, ela descobre que tem muito a ensinar sobre a vida e muito a aprender sobre o amor.

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Aos 82 anos, Francisco de Goya (Francisco Rabal) vive no exílio em Bordeaux, França, com a última de suas amantes. Leocadia Zorrula de Weiss (Eulália Ramon). O pintor reconstrói os principais acontecimentos de sua vida para a filha caçula, Rosário (Dafne Fernandéz). Goya se lembra dos tempos em que era jovem e ambicioso e lutou para conquistar seu espaço na corte do rei Carlos IV, em meio a intrigas palacianas, seduções e mentiras. Lembra-se, também, de seu único amor verdadeiro, a duquesa de Alba (Maribel Verdú), cuja vida foi interrompida por uma dose de veneno.

GOYA, direção Carlos Saura.

Título Original: GOYA EN BURDEOS

Ano de produção: 1999

País de produção: Espanha

Gênero: DRAMA

Duração: 102 minutos

Idioma Original: ESPANHOL

Site Oficial: http://www.spe.sony.com/classics/go yainbordeaux

Sinopse: Cinebiografia de Francisco José de Goya y Lucientes, gênio da pintura espanhola, enfocando o período em que Goya viveu exilado em Burdeos, no fim de sua vida. Aos 82 anos, Francisco de Goya (Francisco Rabal) vive no exílio, em Bordeaux, França, com a última de suas amantes, Leocadia Zorrilla de Weiss (Eulalia Ramon). O pintor reconstrói os principais acontecimentos de sua vida para sua filha caçula, Rosario (Dafne Fernandéz). Goya se lembra dos tempos em que era jovem e ambicioso e lutou para conquistar seu espaço na corte do rei Carlos IV, em meio a intrigas palacianas, seduções e mentiras. Lembra-se também de seu único amor verdadeiro, a duquesa de Alba (Maribel Verdú), cuja vida foi interrompida por uma dose de veneno.

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  Renoir (****) (Renoir), de Gilles Bourdos, França, 2012, 111 minutos

Surrealismo

Dois marcos do cinema surrealista por Luis Buñuel e Salvador Dalí - 'Um cão Andaluz'. Com roteiro co-escrito por Salvador Dalí, Luis Buñuel estreou como diretor e ator neste curta-metragem, o marco inicial do surrealismo no cinema. À luz da psicanálise, Buñuel e Dalí exploram o inconsciente humano, numa seqüência de cenas oníricas, incluindo o célebre momento em que um homem corta, com uma navalha, o olho de uma mulher. Em 'A idade do ouro', em pouco mais de uma hora, Buñuel e Dalí criam imagens surrealistas que visam libertar o homem das amarras impostas pelo moralismo da sociedade e suas instituições. Um sonho polêmico que chegou a ser proibida em diversos países na época de seu lançamento. No elenco, destaque para o artista plástico Max Ernst.

UM CÃO ANDALUZ, direção: Luís Buñuel e Salvador Dalí.

Título original: UN CHIEN ANDALOU / L´AGE D´OR

País de produção: Espanha

Gênero: CINEMA EUROPEU

Idioma Original: ESPANHOL

Sinopse: O filme é feito de uma série de seqüências absurdas e sem ligação aparente, mas com um forte tom de ataque aos valores burgueses. O título é auto-referente - Buñuel era andaluz - e já revela o estranho humor do cineasta que se tornaria célebre com seus trabalhos nas décadas seguintes. FRA/1928. Duração: 20 minutos. Marco do cinema surrealista por Luis Buñuel e Salvador Dalí - 'Um cão Andaluz'. Com roteiro co-escrito por Salvador Dalí, Luis Buñuel estreou como diretor e ator neste curta-metragem, o marco inicial do surrealismo no cinema. À luz da psicanálise, Buñuel e Dalí exploram o inconsciente humano, numa seqüência de cenas oníricas, incluindo o célebre momento em que um homem corta, com uma navalha, o olho de uma mulher.

OBS: Este DVD tem ainda 'A idade do ouro', em pouco mais de uma hora, Buñuel e Dalí criam imagens surrealistas que visam libertar o homem das amarras impostas pelo moralismo da sociedade e suas instituições. Um sonho polêmico que chegou a ser proibida em diversos países na época de seu lançamento. No elenco, destaque para o artista plástico Max Ernst.

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Modernismo

1900, direção de Bernardo Bertolucci.

Título original: NOVECENTO

Ano de produção: 1976

País de produção: Itália / França / Alemanha

Gênero: ÉPICO

Duração: 239 minutos

Idioma Original: ITALIANO

Sinopse: A história de uma rica família italiana serve para mostrar a Itália do início do século, a crise dos anos 20 e 30 e a ascensão do fascismo na Itália. O filme faz uma retrospectiva histórica da Itália desde o início do século 20 até o fim da Segunda Guerra Mundial, focando as vidas de duas pessoas: Olmo (Gérard Depardieu), filho bastardo de camponeses, e Alfredo (Robert De Niro), herdeiro de uma rica família de latifundiários. Apesar da amizade desde a infância, a origem social fala mais alto e os coloca em pólos política e ideologicamente antagônicos. O pano de fundo é o intenso cenário político da época, com o fortalecimento do fascismo e, em oposição, as lutas trabalhistas ligadas ao socialismo.

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ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO, direção de Peter Cohen.

Ano de produção: 1992

País de produção: Brasil

Gênero: DOCUMENTARIO

Duração: 121 minutos

Idioma Original: ALEMAO

Sinopse: Este filme lembra que chamar a Hitler de artista medíocre não elimina os estragos provocados pela sua estratégia de conquista universal. O veio artístico do arquiteto da destruição tinha grandes pretensões e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania. Hitler queria ser o senhor do universo sem descuidar de nenhum detalha da coreografia que levava as massas à histeria coletiva a cada demonstração. O nazismo tinha como um dos seus princípios fundamentais a missão de embelezar o mundo. Nem que, para tanto, destruisse todo o mundo. " Arquitetura da destruição" está consagrado internacionalmente como um dos melhores estudos já feitos sobre o nazismo no cinema. O filme de Peter Cohen lembra que chamar a Hitler de artista medíocre não elimina os estragos provocados pela sua estratégia de conquista universal. O veio artístico do arquiteto da destruição tinha grandes pretensões e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania. Hitler queria ser o senhor do universo, sem descuidar de nenhum detalhe da coreografia que levava as massas à histeria coletiva a cada demonstração. O nazismo tinha como um dos seus princípios fundamentais a missão de 'embelezar o mundo'. Nem que, para tanto, destruísse todo o mundo' (Leon Cakoff).

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Sátira saborosa à vida industrial, 'Tempos modernos' é o primeiro filme em que Chaplin fez uso de efeitos sonoros e a última aparição de seu vagabundo Carlitos. Aqui, Carlitos é o funcionário de uma fábrica supermoderna que entra em crise, perde o emprego,e é obrigado a enfrentar a Depressão Americana.

TEMPOS MODERNOS, direção de Charles Chaplin.

Tátulo original: MODERN TIMES

Ano de produção: 1936

País de produção: Estados Unidos

Gênero: COMÉDIA (PB)

Duração: 83 minutos

Idioma Original: INGLES

Sinopse: O homem contra a máquina. Não, não se trata de nenhum filme futurista de ficção científica, mas sim de uma das maiores obras do lendário Charlie Chaplin. Carlitos trabalha numa grande indústria. Chaplin procura denunciar o caráter desumano do trabalho industrial mecanizado, da tecnologia e da marginalização de setores da sociedade. 88 min. O 'vagabundo' sofre dentro de uma fábrica repleta de geringonças como um 'comedor para funcionários', que promete diminuir para apenas 15 minutos o horário do almoço. Demitido da fábrica, ele acaba encontrando uma moradora de rua (Paulette Goddard) e com ela decide procurar felicidade e dinheiro. Mas o que ele acaba encontrando mesmo são desventuras como vigia noturno sobre patins, como um hilário garçom-cantante de músicas sem sentido, como presidiário e muito mais. Obra prima do cinema mudo, durante a depressão (1929).

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O DISCRETO CHARME DA BURGUESIA, direção de Luis Buñuel.

Título original: LE CHARME DISCRET DE LA BOURGEOISIE

Ano de produção: 1972

País de produção: França / Itália / Espanha

Gênero: CINEMA EUROPEU

Duração: 105 minutos

Idioma Original: FRANCÊS

Sinopse: Sonho e realidade se misturam nesta crítica surreal aos modos da burguesia. Reunidos em um típico jantar burguês, seis amigos não conseguem aproveitar a ocasião, em virtude de uma série de acontecimentos estranhos e incomuns. Obra prima surrelista extremamente crítica. Mistura de situações reais da história com os sonhos e devaneios dos personagens, o filme se passa apenas durante uma tarde e é uma crítica feroz e feita com bastante humor às situações e a hipocrisia da vida social burguesa, dirigido pelo mestre Luis Buñuel, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1972. Um jogo surrealista e cheio de arte.

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BASQUIAT - TRAÇOS DE UMA VIDA, direção de Julian Schnabel.

Título original: BASQUIAT

Ano de produção:1996

País de produção: Estados Unidos

Gênero: Drama

Duração: 106 minutos

Indioma Original: FRANCÊS

Site Oficial: http://www.miramax.com/basquiat

Sinopse: Filho de pai haitiano e mãe porto-riquenha, Basquiat revela seu talento como grafiteiro. É assediado por marchands, até cair nas graças do pai da Pop-Art, Andy Warhol. Em 1981, um jovem artista (Jeffrey Wright) das ruas é descoberto por Andy Warhol (David Bowie) e tem uma ascensão meteórica, tornando-se uma estrela no mundo das artes. Mas este sucesso repentino e inesperado terá um preço muito alto.

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OS AMORES DE PICASSO, direção de James Ivory.

Título original: SURVIVING PICASSO

Ano de produção: 1996

País de produção: Estados unidos

Gênero: CINEMA EUROPEU (PB)

Duração: 125 minutos

Idioma Original: FRANCES

Sinopse: Conta a vida de Picasso sob a ótica de uma de suas muitas mulheres. Em 1943 o famoso pintor Pablo Picasso (Anthony Hopkins), com 60 anos, conhece Françoise Gilot (Natascha McElhone), que tem 23 anos, sonha ser pintora e idolatra o grande mestre. Ela se tornaria sua amante, mas isto não impede Picasso de ser infiel. Françoise lhe dá dois filhos, Claude e Paloma, e aceita as mulheres dele como parte do relacionamento. Ele, em contrapartida, lhe mostra grandes obras de arte e a apresenta aos grandes mestres, mas a união gradativamente começa a se desgastar de forma inexorável.

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Este DVD traz, em versões restauradas e preservadas por várias cinematecas no mundo inteiro, os curtas mais importantes da vanguarda cinematográfica mundial. Esta coleção traz as várias técnicas utilizadas na manipulação de imagens, resultando em experiências visuais estranhas e fascinantes, incluindo trabalhos de Man Ray, Hans Richter, Marcel Duchamp, Jean Epstein, Sergei Eisenstein, Joris Ivens, Fernand Léger, Germaine Dulac, Slavo Vorkapich, Robert Florey, Melville Webber, Alvin Knechte, Jay Leyda, Maya Deren, Stan Brakhage, D.A. Pennebaker e Clive Barker. Indispensável aos estudiosos e pesquisadores de cinema, curiosos e cinéfilos, interessados em conhecer a evolução do cinema no século XX.

ANÉMIC CINÉMA. Marcel Duchamp, 1926.

Sinopse: Este DVD traz, em versões restauradas e preservadas por várias cinematecas no mundo inteiro, os curtas mais importantes da vanguarda cinematográfica mundial. Esta coleção traz as várias técnicas utilizadas na manipulação de imagens, resultando em experiências visuais estranhas e fascinantes, incluindo trabalhos de Man Ray, Hans Richter, Marcel Duchamp, Jean Epstein, Sergei Eisenstein, Joris Ivens, Fernand Léger, Germaine Dulac, Slavo Vorkapich, Robert Florey, Melville Webber, Alvin Knechte, Jay Leyda, Maya Deren, Stan Brakhage, D.A. Pennebaker e Clive Barker. Indispensável aos estudiosos e pesquisadores de cinema, curiosos e cinéfilos, interessados em conhecer a evolução do cinema no século XX.

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ste DVD traz, em versões restauradas e preservadas por várias cinematecas no mundo inteiro, os curtas mais importantes da vanguarda cinematográfica mundial. Esta coleção traz as várias técnicas utilizadas na manipulação de imagens, resultando em experiências visuais estranhas e fascinantes, incluindo trabalhos de Man Ray, Hans Richter, Marcel Duchamp, Jean Epstein, Sergei Eisenstein, Joris Ivens, Fernand Léger, Germaine Dulac, Slavo Vorkapich, Robert Florey, Melville Webber, Alvin Knechte, Jay Leyda, Maya Deren, Stan Brakhage, D.A. Pennebaker e Clive Barker. Indispensável aos estudiosos e pesquisadores de cinema, curiosos e cinéfilos, interessados em conhecer a evolução do cinema no século XX.

LE BALLET MÉCANIQUE, Fernand Léger, 1924.

Este DVD traz, em versões restauradas e preservadas por várias cinematecas no mundo inteiro, os curtas mais importantes da vanguarda cinematográfica mundial. Esta coleção traz as várias técnicas utilizadas na manipulação de imagens, resultando em experiências visuais estranhas e fascinantes, incluindo trabalhos de Man Ray, Hans Richter, Marcel Duchamp, Jean Epstein, Sergei Eisenstein, Joris Ivens, Fernand Léger, Germaine Dulac, Slavo Vorkapich, Robert Florey, Melville Webber, Alvin Knechte, Jay Leyda, Maya Deren, Stan Brakhage, D.A. Pennebaker e Clive Barker. Indispensável aos estudiosos e pesquisadores de cinema, curiosos e cinéfilos, interessados em conhecer a evolução do cinema no século XX.

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Se os americanos celebram por terem 'Cidadão Kane' o maior filme de todos os tempos, os russos também encabeçam esta lista com a grande obra-prima 'O Encouraçado Potemkin'. Para quem quiser compreender o cinema atual, do roteiro a montagem, assistir 'Potemkin' é obrigatório. Repleto de poderosas imagens e uma montagem muito avançada para a época. A seqüência da Escadaria de Odessa, em que as tropas do Czar massacram homens, mulheres e crianças, é a mais famosa e imitada da história do cinema. Em seu segundo longa-metragem, Eisenstein já era tido como um grande e revolucionário cineasta.

ENCOURAÇADO POTEMKIN, direção Sergei Eisenstein.

Título original: BRONENOSETS POTYOMKIN

Ano de produção: 1925

País de produção: Rússia

Gênero: DRAMA

Duração: 74 minutos

Idioma original: RUSSO

Sinopse: Cineasta soviético, dirigiu filmes que retratam as transformações políticas e sociais ocorridas na Rússia após a Revolução de 1917. O filme se passa na Rússia. Um poderoso navio de guerra, o couraçado Potemkin, da frota do czar Nicolau II, é o palco de uma rebelião que fará parte da história. Cansados de comer carne podre, sofrerem castigos físicos e não terem direito a nada, os marinheiros revoltaram-se contra os oficiais e assumiram o controle da embarcação, unindo-se à rebelião dos operários e soldados, que em terra firme lutavam pelo ideal socialista. Este filme de Eisenstein, realizado em 1925, é uma metáfora da própria Revolução Russa, e por muito tempo foi cultuada nos círculos de esquerda. Sua riqueza técnica revolucionou a linguagem do cinema. Uma seqüência antológica é aquela em que os soldados avançam para conter a multidão, e um disparo atinge uma jovem mãe, que segurava um carrinho de bebê; a mulher cai, morta, e o carrinho avança, desgovernado, pelos degraus de uma longa escadaria, rumo à morte. Esta cena foi citada em "Os Intocáveis" (1986), de Brian DePalma. Uma curiosidade: a pronúncia correta do termo Potemkin, em russo, é "Potiônkin".

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NAM JUNE PAIKE.

Sinopse: Vídeo-arte, coletânea de trabalhos de Nam June Paike.

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Brasil - Temas e Produções Brasileiras

NÓS QUE AQUI ESTAMOS POR VÓS ESPERAMOS, direção de Marcelo Masagão.

Ano de produção: 1999

Gênero: DOCUMENTARIO

Duração: 72 minutos

Sinopse: Sob a trilha sonora primorosa de Wim Mertens, 'Nós que aqui estamos, por vós esperamos' é um filme-memória do século XX, a partir de recortes biográficos de pequenos e grandes personagens que por aqui passaram. A dualidade criação-destruição e a banalização da morte no decorrer do século mais violento da história percorrem um mosaico de centenas de imagens de arquivo extraídas de reportagens de TV, fotos antigas, filmes e clássicos do cinema, 95% das imagens são de arquivo. Não há locução, nem depoimentos orais. O instinto de destruição que fascinou Freud é o fio condutor de uma montagem que funde imagens a palavras, fatos históricos a uma ficção deslavada, que inventa nomes e vivências para os indivíduos sem nome que também fizeram a história. Este filme conduz o olhar pelos contrastes do século, pelos artistas, pensadores e indivíduos anônimos que construíram sua riqueza, e pelos personagens sombrios que reproduziram sua miséria. As únicas cenas captadas pelo diretor são realizadas em um cemitério, cuja inscrição do pórtico dá nome ao filme e encerra sua essência: a mortalidade como condição esquecida nos desvãos da história. O filme ganhou 17 prêmios nacionais e internacionais .

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Urso de Ouro no Festival de Berlin, 'Central do Brasil' é um filme comovente e emocionante. Dora - Fernanda Montenegro - escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil. Uma das clientes de Dora é Ana, que vem escrever uma carta com o seu filho, Josué, um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o interior do nordeste, à procura do pai. A medida em que vão entrando país adentro, esses dois personagens, tão diferentes, vão se aproximando... Começa então uma viagem fascinante ao coração do Brasil, à procura do pai desaparecido, e uma viagem profundamente emotiva ao coração de cada um dos personagens do filme.

CENTRAL DO BRASIL, direção de Walter Salles Jr.

Ano de produção: 1998

Gênero: DRAMA

Duração: 112 minutos

Site Oficial: http://www.centraldobrasil.com.br

Sinopse: Dora (Fernanda Montenegro), é uma mulher que escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Josué, menino que, após sua mãe Ana, que vem escrever uma carta com o seu filho, é um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o interior do nordeste, à procura do pai. A medida em que viajam país adentro, esses dois personagens, tão diferentes, vão se aproximando... Começa então uma viagem fascinante ao coração do Brasil, à procura do pai desaparecido, e uma viagem profundamente emotiva ao coração de cada um dos personagens do filme.'Central do Brasil' é um filme comovente e emocionante. Prêmio de Melhor Atriz e Melhor Filme no Festival de Berlim (Urso de Ouro) e vencedor do Globo do Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

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INDEPENDÊNCIA OU MORTE, direção de Carlos Coimbra.

Ano de produção: 1972

Gênero: ÉPICO

Duração: 108 minutos

Sinopse: As circunstâncias que levaram D. Pedro I a proclamar a independência do Brasil, as intrigas palacianas e o escândalo causado pela paixão do imperador por uma mulher do povo. Veja o sonho de Tiradentes e de tantos outros brasileiros, que derramaram sangue pela Independência do Brasil, realizado pelas mãos de Dom Pedro I. Veja emoção, coragem, aventura, drama e amor na maior história brasileira jamais filmada. Uma obra-prima às margens plácidas do Ipiranga e no país do salve, salve. Onde, as vezes, as coisas só se conseguem no grito. Descubra a imperiosa participação de Tarcisio Meira, como Dom Pedro I, e de Glória Menezes como a Marquesa de Santos. Numa produção também heróica de Oswaldo Massaini, com uma direção firme e competente de Carlos Coimbra. Independência ou Morte. Uma história que virou filme, ou um filme que fez história.

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O filme é a carta de Pero Vaz de Caminha, roteirizada por Humberto Mauro, com a reconstituição da viagem de Pedro Álvares Cabral, da partida do Tejo à realização da primeira missa no Brasil.

DESCOBRIMENTO DO BRASIL, direção de Humberto Mauro.

Sinopse: A carta de Pero Vaz de Caminha serve como pano de fundo para a narrativa de viagem de Pedro Álvares Cabral, do Tejo ao Brasil, culminando com a realização da primeira missa no Novo Mundo.

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Policarpo Quaresma é um homem alucinado pela idéia de fazer do Brasil um país grandioso. Para tanto, bola estratégias amalucadas, como usar o tupi-guarani como língua-mãe. Enviado a um hospício, acaba convencendo o médico responsável de que ninguém ali é louco. Uma sátira política ao Brasil que traduz com perfeição o romance escrito por Lima Barreto.

POLICARPO QUARESMA - HERÓI DO BRASIL, direção de Paulo Thiago

Ano de produção: 1994

Gênero: COMÉDIA

Duração: 150 minutos

Sinopse: No Rio da virada do século, major visionário e idealista luta para implementar mirabolantes idéias, que ele acredita serem capazes de criar uma grande nação. Adaptação do clássico "O Triste Fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto. Policarpo Quaresma é um homem alucinado pela idéia de fazer do Brasil um país grandioso. Para tanto, bola estratégias amalucadas, como usar o tupi-guarani como língua-mãe. Enviado a um hospício, acaba convencendo o médico responsável de que ninguém ali é louco. Uma sátira política ao Brasil que traduz com perfeição o romance escrito por Lima Barreto.

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LAMARCA, direção de Sérgio Rezende.

Ano de produção: 1994

Gênero: DRMA

Duração: 129 minutos

Sinopse: Crônica dos últimos dois anos na vida do capitão do exército que, nos anos de ditadura, desertou das forças armadas, e passou a fazer oposição tornando-se um dos mais destacados líderes da luta armada.

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PRA FRENTE BRASIL, direção de Roberto Farias.

Ano de produção: 1983

Gênero: DRAMA

Duração: 104 minutos

Sinopse: Em 1970 o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México, enquanto prisioneiros políticos são torturados nos porões da ditadura militar e inocentes são vítimas desta violência. Todos estes acontecimentos são vistos pela ótica de uma família quando um dos seus integrantes, um pacato trabalhador da classe média, é confundido com um ativista político e "desaparece". Prêmio de Melhor Filme no Festival de Gramado.

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Espanha, 1785 - Carlota Joaquina (Marieta Severo) uma infanta que foi prometida para D. João VI, aos 10 anos de idade recebe o retrato de seu futuro esposo e é obrigada a partir para Portugal levando somente sua herança familiar. Chegando em seu novo país, Carlota sofre uma grande decepção ao encontrar seu 'prometido' ... gerando muitas brigas, infidelidades e... muitos filhos. Com a morte de D. José, herdeiro do trono português e a declarada insanidade de Maria I, Carlota Joaquina e D. João VI herdam a coroa portuguesa. Porém, assustados com a Revolução Francesa e a aproximação do exército de Napoleão, resolvem fugir para sua colônia - o Brasil.

CARLOTA JOAQUINA, direção de Carla Camuratti.

Ano de produção: 1994

Gênero: COMÉDIA

Duração: 104 minutos

Sinopse: Aos 10 anos, a infanta espanhola Carlota Joaquina é prometida a D. João VI de Portugal. É o início de uma trajetória de brigas, infidelidade e rusgas pelo poder, que levam o casal, após herdar o trono, ao Brasil, para fugir do avanço das tropas napoleônicas. Espanha, 1785 - Carlota Joaquina (Marieta Severo), uma infanta que foi prometida para D. João VI, aos 10 anos de idade recebe o retrato de seu futuro esposo e é obrigada a partir para Portugal levando somente sua herança familiar. Chegando em seu novo país, Carlota sofre uma grande decepção ao encontrar seu 'prometido' ... gerando muitas brigas, infidelidades e... muitos filhos. Com a morte de D. José, herdeiro do trono português e a declarada insanidade de Maria I, Carlota Joaquina e D. João VI herdam a coroa portuguesa. Porém, assustados com a Revolução Francesa e a aproximação do exército de Napoleão, resolvem fugir para sua colônia - o Brasil.

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Em uma comunidade rural no Rio Grande do Sul, composta por imigrantes italianos, dois casais muito amigos se unem sob o teto de uma mesma casa. O tempo faz com que a esposa (Patrícia Pilla) de um deles se interesse pelo marido da outra (Glória Pires). Ambos decidem fugir e recomeçar outra vida, deixando para trás seus parceiros.

O QUATRILHO, direção Wlater Salles Jr.

Ano de produção: 1994

Gênero: DRAMA

Duração: 120 minutos

Sinopse: A saga da imigração italiana no Sul do Brasil, entre 1910 e 1930, na história de dois casais, Ângelo e Teresa e Pierina e Massimo. A tradição de valores são rompidos quando Pierina e Ângelo se apaixonam e fogem, deixando tudo para trás. Baseado no romance de José Clemente Pozenato. Indicado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Em uma comunidade rural no Rio Grande do Sul, composta por imigrantes italianos, dois casais muito amigos se unem sob o teto de uma mesma casa. O tempo faz com que a esposa (Patrícia Pilla) de um deles se interesse pelo marido da outra (Glória Pires). Ambos decidem fugir e recomeçar outra vida, deixando para trás seus parceiros.

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Outras Sugestões

MOACIR ARTE BRUTA

Ano de produção: 2005

País de Produção: Brasil

Gênero: DOCUMENTARIO

Duração: 73 minutos

Idioma Original: PORTUGUES

Sinopse: Moacir, pintor que vive num recanto isolado do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Humilde, com problemas de audição, fala e formação óssea. Um Outsider Art, como Jean Dubuffet classificou todo artista que se manifesta refletindo o seu universo interior, chamando a isso de Art Brut. Ausente do mundo exterior, desenha e pinta com lápis de cera o que vem de sua imaginação intrigante, são gestos do inconsciente. São visões com referências anatômicas desconhecidas, carregadas de sensualidade e erotismo.

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COLEÇÃO GRANDES MESTRES DA ARTE ESPANHOLA - Box com 3 DVD

Ano de produção: 2007

País de Produção: Espanha

Gênero: CINEMA EUROPEU

Duração: 215 minutos

Idioma Original: ESPANHOL

Sinopse: Este box contém os seguintes DVDs - 'Salvador Dali'; 'O mistério de Picasso' e 'Antoni Gaudí'.

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ARTE E DOBRADURA NA APRENDIZAGEM

Ano de produção: 1999

País de Produção: Brasil

Gênero: INFANTIL

Duração: 40 minutos

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X-TUDO ARTE

Ano de produção: 2007

País de Produção: Brasil

Gênero: INFANTIL

Sinopse: Este DVD é uma seleção das melhores artes apresentadas por Gerson de Abreu, o Gordo, na série de variedades X-Tudo. Passo a passo, ele ensina como reproduzir as experiências artísticas em casa. Ao longo de dez anos, consolidou-se como uma opção inteligente para o público infanto-juvenil.

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ARTE & MATEMÁTICA 1

Ano de produção: 2005

País de Produção: Brasil

Gênero: DOCUMENTARIO

Volumes: 1

Idioma Original: PORTUGUES

Sinopse:

- Do Zero ao Infinito

Este programa e uma introdução a série, como uma espécie de guia. Aponta a possibilidade de lançar novos olhares sobre velhas coisas (tanto na arte como na matemática) e fala de maneira abrangente sobre os temas matemáticos que serão enfocados.

- Arte e Números

Este programa traça uma linha cronológica do homem primitivo, passando pela idade media e chegando ao renascimento na arte e na matemática. De um lado, a substituição das representações simbólicas ligadas ao ritualismo mágico ou a fé cristã e do outro, o caminho que vai do senso numérico primitivo as técnicas de calculo que gerou a matemática democrática dos algarismos hindu-arábicos mundialmente conhecidos.

- O Artista e o Matemático

Este programa fala da recente separação entre artista e matemático, tomando como exemplo Leonardo da Vinci. Comenta os casamentos mais diretos dessas duas áreas através de dois exemplos bastante distintos; a arquitetura (tradicionalmente ligada a matemática através da figura do calculista) e a arte concreta que buscava uma expressão diretamente ligada a razão matemática.

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ARTE & MATEMÁTICA 2

Ano de produção: 2005

País de Produção: Brasil

Gênero: DOCUMENTARIO

Volumes: 2

Idioma Original: PORTUGUES

Sinopse:

- A Ordem no Caos

O reconhecimento do padrão dentro da diversidade foi, e ainda e, a primeira e principal forma de manifestação de inteligência.a busca da ordem no caos, tem sido a mais freqüente empreitada do homem,seja ele artista ou matemático, ou não, na luta pela vida. Mosaicos Árabes,Volpi,fotos de Ana Mariani, Escher e favos de mel, assim como os padrões de contagem adotados pelos seres humanos como o sistema decimal,são alguns dos tópicos tratados no programa.

- Simetrias

O conceito de simetria esta intimamente ligado ao de equilíbrio,seja em nosso cotidiano,seja na matemática este programa mostra na pratica onde este conceito esta presente nas obras de pintores, arquitetos,compositores,entre outros profissionais. O programa analisa a simetria no quadro de Piero Della Francesca; na obra de aleijadinho;na matemática sob a forma de equação; e voltando ao lado artístico, nos trabalhos de Oscar Niemeyer;na musica de Bach, Arnold Schoemberg e também na Embolada.

- O Número de Ouro

Este programa traz o numero de ouro, que e o resultado da divisão dos lados de um retângulo áureo.a proporção áurea foi eleita pelos gregos como critério estético de perfeição e harmonia. No renascimento, a revalorização dos critérios estéticos da Grécia fez ressurgir os estudos a respeito desta proporção. No século XII, o matemático Leonardo Fibonacci, através de seus estudos, descobriu este chamado numero de ouro e constatou que a proporção áurea não esta apenas nos trabalhos artísticos, mas sim, em toda a natureza.

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ARTE & MATEMÁTICA 3

Ano de produção: 2005

País de Produção: Brasil

Gênero: DOCUMENTARIO

Volumes: 3

Idioma Original: PORTUGUES

Sinopse:

- Música das Esferas

Um passeio pelas mais diversas sonoridades do planeta através da idéia da musica das esferas de Pitágoras. Chegando ao fim a decifrar as relações matemáticas existentes na escala bem temperada utilizada pelo compositor J.S. Bach.

- A Matemática da Música

Como o conhecimento das frações pode esclarecer os mistérios da musica e isso que pretende este programa ao mostrar que por trás das sensações de tensão e repouso auditivas, presentes das musicas de épocas e poucos distintos, estão frações muito simples. Veremos também que a incorporação ou não dessas dissonâncias - relações numéricas complexas -e que deram a cor do som das musicas chinesas, medieval ou moderna.

- Tempo e Infinito

Este programa traz diversas visões e abordagens relativas ao tempo, nas artes e as ciências. A primeira observação e sobre a contradição do tempo; por um lado, e simétrico pelo ritmo constante do seu fluir e,por outro, e assimétrico, por andar sempre na mesma direção e impossibilita desfazer algo já feito. As relações do tempo com as percepções humanas são ressaltadas por espectadores de uma exposição de arte, na qual uns sentem o tempo fluir mais velozmente e outros mais lentamente. As artes, classicamente, se dividem em artes do tempo e do espaço. Musica, Cinema, Teatro, entre outras, são artes do tempo, nas quais uma obra e apreciada de acordo com seu tempo próprio. Já na arquitetura, na escultura e na pintura, o espaço e determinado pela obra, mas o tempo fica a cargo do observador.

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ARTE & MATEMÁTICA 4

Ano de produção: 2005

País de Produção: Brasil

Gênero: DOCUMENTARIO

Volumes: 4

Idioma Original: PORTUGUES

Sinopse:

- Forma Dentro da Forma

Este programa borda o fascínio que as formas geométricas exercem sobre os homens, o qual pode ser observado em inúmeras obras de arte das mais diversas civilizações. Este fascínio é anterior ao nascimento da geometria como ciência - quando um homem primitivo escolhe o espaço de uma caverna para sua habitação, e compara o tamanho dele com o da caverna, está fazendo geometria, como explica o prof.Luiz Barco. Outros exemplos citados envolvem os egípcios e os gregos. O programa traz diversas representações do espaço, começando mais de 4 mil anos atrás. Esta edição destaca ainda a dimensão do tempo, introduzida nas pinturas com a representação de profundidade, a terceira dimensão do Espaço. O uso sistemático da perspectiva levou artistas no século XIX a buscar outras formas de representação do espaço tridimensional. Em seguida, o professor barco afirma que a geometria Euclidiana, base da perspectiva, vigorou com o paradigma da matemática e das ciências ate o Século XIX, quando nasceram novas geometrias, igualmente válidas.

- Forma que se Transforma

Este programa destaca a topologia, geometria criada no século XX e que estuda a elasticidade dos objetos. Se uma peça é construída sem tirar ou acrescentar pedaços tem-se uma serie de transformações contínuas.Um dos objetos mais curiosos estudados pela topologia e a fita de moebius. Trata-se de uma superfície unilateral, interessante e paradoxal, que intrigou matemáticos, artistas, psicólogos, e todos os que já se defrontaram com ela. Esse caso raro de topologia e mostrado detalhadamente no programa. Outros tipos de topologia analisados são a arte origami e os poemas de augusto de campos e do artista plástico Julio Plaza.

- Caos

O choque gerado pelas teorias matemáticas modernas e pelo conhecimento da mecânica quântica foi semelhante ao espanto pela arte abstrata moderna. O programa explica a teoria do caos e passeia pelo mundo das pinturas abstratas do inicio do século. - O Belo Podemos falar em estética matemática? Certamente que sim. E talvez o horror que a maioria dos estudantes sentem pela disciplina escolar das contas e dos números se deva ao fato de que ninguém atentou que por trás de uma equação, por mais simples que ela seja, existe uma intensa beleza que pode (e deve) ser apreciada como se aprecia um quadro. O programa também viajara no tempo e buscara esclarecer um pouco da evolução do conceito de belo nas artes através dos tempos.

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