Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados

:: Normas de Publicação para a seleção de trabalhos ::
 

I - A Revista Digital Art& é uma publicação digital semestral, independente, destinada à divulgação científica de pesquisas e projetos em Arte, abrangendo suas mais variadas formas. O objetivo principal é publicar trabalhos que possam contribuir com o debate acerca de temas voltados para as questões das Artes em geral que se relacionem com o Ensino de Arte em particular. Destina-se também à publicação de entrevistas, traduções, resenhas e trabalhos de divulgação científica na área de Arte, em todas as suas manifestações, relacionados com o Ensino de Arte. Seus editores são profissionais de atuação comprovada em diversas áreas artísticas e seu conselho acadêmico é formado por profissionais de formação e atuação comprovadas nas áreas a que se dispõem a colaborar.

II – A Revista Digital Art& destina-se, prioritariamente, à publicação de trabalhos inéditos que apresentem resultados de pesquisa ou de revisão bibliográfica, originais, aceitando-se também colaborações de pesquisadores independentes, não vinculados à programas oficiais de pesquisa.

III - Revista Digital Art& aceitará trabalhos para publicação nas seguintes categorias:

Artigo Científico pesquisadores: Entendido como o relato completo de um trabalho experimental e baseado na premissa de que os resultados são obtidos posteriormente a um planejamento da pesquisa e redigido conforme as instruções aos autores. Mínimo de 8 e máximo de 20 páginas, devem obrigatoriamente conter: Introdução, objetivos, justificativa, metodologia, considerações e referências bibliográficas.

Artigo Científico de Estudantes: Entendido como o relato completo de um trabalho experimental e baseado na premissa de que os resultados são obtidos posteriormente a um planejamento da pesquisa e redigido conforme as instruções aos autores. Mínimo de 5 e máximo de 10 páginas, devem obrigatoriamente conter: Introdução, objetivos, justificativa, metodologia, considerações e referências bibliográficas.

Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC): Devem ser enquadrados na modalidade "Artigo Científico de Pesquisadores", seguindo as respectivas normas. Mínimo de 8 e máximo de 20 páginas.

Relatos de Caso: Contempla todas as áreas das artes e, principalmente, deve conter uma abordagem crítica do evento relatado. Mínimo de 5 e máximo de 20 páginas. Devem obrigatoriamente conter: Introdução, objetivos, justificativa, metodologia, considerações e referências bibliográficas.

Artigo de Revisão: Destinados à apresentação do progresso em uma área específica dentre as abrangidas pelas artes em geral, contendo uma visão crítica do autor. Mínimo de 5 e máximo de 20 páginas. Devem obrigatoriamente conter: Introdução, objetivos, justificativa, metodologia, considerações e referências bibliográficas.

Traduções de artigos e trabalhos em outro idioma, desde que devidamente autorizada pelo autor original. A autorização deve ser comprovada por escrito. Mínimo de 5 e máximo de 20 páginas.

Resenhas: Devem conter todos os dados da obra (referência completa) e estar acompanhadas de imagem da capa da obra, em .jpg, peso máximo de 500k. Mínimo de 1 e máximo de 3 páginas.

OBS. Solicita-se que os trabalhos sejam produzidos com conteúdos atualizados e informativos, evitando a produção de textos "empolados", com vocabulário excessivamente especializado, glossário, informações já conhecidas, chavões político-partidários etc. Recomenda-se também que os autores evitem reproduzir longos trechos de monografias, dissertações e teses. Quando o autor julgar relevante esse tipo de publicação deverá adaptá-la para o formato de ARTIGO seguindo as normas da revista.

IV – Os trabalhos devem respeitar o número de páginas exigido para cada tipo e JAMAIS podem exceder o tamanho permitido de laudas (contar páginas incluindo imagens e bibliografia), com a seguinte formatação:

Os trabalhos devem estar no formato "doc" ou "rtf". Não serão aceitos trabalhos em pdf.
Tamanho do papel: A4;
Corpo do texto: Fonte Arial, tamanho 12; citações: Arial 10; Notas de rodapé (quando houver): Arial 10.
Margens do texto: 2,5 cm (direita, esquerda, inferior, superior) SEM afastamento no início de parágrafos e sem espaçamento especial ao fim dos parágrafos;

Espaçamento: Entre linhas de 1,5 no corpo do texto; simples para referênicas e notas de rodapé.
Título: Fonte Arial, tamanho 12; centralizado, todo em maiúsculas e negrito; Sub-títulos e títulos de seções: Negrito, simples (caixa-alta e caixa-baixa). NÃO use: Itálicos, sublinhados, versalete e demais formas de destaque de textos.
Referências Bibliográficas: Devem apresentar a mesma formatação do corpo do texto, ao final, de acordo com os modelos apresentados abaixo. Dentro do texto, referenciar junto ao trecho, somente sobrenome do autor e ano de publicação, no modelo (BARBOSA, 2000, p. 32-35) ou (BARBOSA, 2000, p. 35);
Notas de rodapé: Fonte Arial, com tamanho 10,
inseridas na PÁGINA ONDE SÃO REFERENCIADAS em espaçamento simples; NÃO USAR NOTAS AO FIM DO TEXTO.

Todos os trabalhos devem apresentar OBRIGATORIAMENTE, resumos em PORTUGUÊS e abstract em INGLÊS; palavras-chave e keywords (Máximo de 6) idem, em português E inglês. ADICIONALMENTE pode haver resumos em outros idiomas: francês, italiano ou espanhol. Máximo de 200 palavras, cada. Espaçamento simples.
Não deve haver nenhuma identificação do(s)autor(es) no texto do trabalho, a identificação deverá ser feita em folha (arquivo) SEPARADO, de acordo com as instruções destas normas;
Quando houver "agradecimentos", estes deverão estar na folha de identificação do trabalho. NUNCA dentro do trabalho, nem mesmo em notas de rodapé.

Imagens: Devem ser centralizadas, com legendas numeradas no modelo "Figura 01." em fonte Arial, tamanho 10, negrito, também centralizadas, abaixo de cada imagem. Não deve haver listas de imagens. As ilustrações devem ser de boa qualidade. As imagens devem ser inseridas no texto EM BAIXA RESOLUÇÃO (.jpg, 75 dpi) e, caso o trabalho seja aprovado, deve ser providenciado o envio das mesmas imagens, em alta resolução (formato .tiff, com definição de 300 dpi.), gravadas em CD, para o endereço postal da publicação. A publicação do trabalho está condicionada ao recebimento do CD.
Tabelas e gráficos: Devem ser centralizados, com borda de 1 pt, com legendas numeradas no modelo "Tabela 01." ou "Gráfico 01.", em fonte Arial, tamanho 10, ACIMA de cada tabela/gráfico. Não deve haver listas de tabelas e/ou gráficos.

IMPORTANTE: Caso TODAS normas não sejam atendidas, os trabalhos NÃO SERÃO considerados inscritos para seleção.

V - Todo trabalho deverá ser antecipado de uma capa com identificação, independente do texto (em arquivo SEPARADO) em que constarão os seguintes dados:

Nome(s) do(s) autor(es):
Vinculação Institucional:

Grau de escolaridade/titulação do(s) autor(es):
Endereço (físico) de correspondência:
e-mail:
Declaração de tipo de Trabalho (artigo, relato de caso, resenha, tradução etc.):

Os dois arquivos devem ser enviados por e-mail (editor@revista.art.br), como anexos, em arquivos (somente .doc ou .rtf, não são aceitos arquivos em .pdf).

IMPORTANTE: Caso TODAS normas não sejam atendidas, os trabalhos NÃO SERÃO considerados inscritos para seleção.

 

Modelos de Referências Biblliográficas:

Artigos em Periódicos
HUTCHINSON, R.W. Metallogeny of pre-cambrian gold deposits: space and time relationships. Economic Geology, El paso:Texas, vol. 82, n. 8, 1993-2007, dez. 1987.

Artigos de Publicação Seriadas
BARBOSA, O. et. al. Geologia da região do Triângulo Mineiro. Rio de Janeiro: DNPM, 1970. 140p. (Boletim DNPM, 136).

Artigos de Publicação Relativas a Eventos
PASCHOALE, C. Alice no país da geologia e o que ela encontrou lá. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 33. 1984. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, SBG, 1984. v. 11, p. 5242-5249.

Livros
MACHADO, I.F. Recursos minerais, política e sociedade. São Paulo: Edgar Blucher, 1989. 410p.

Capítulos de Livros
FIGUEIREDO, B.R. Garimpo e mineração no Brasil. In: Rocha, G.A. (ed.) Em busca do ouro - garimpos e garimpeiros no Brasil. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984. p. 11-33.

Citações Indiretas
ALMEIDA, F.F.M. apud: GORAYEB, P.S.S. Corpos serpentinos da Faixa Araguaia na região de Araguacema-Conceição do Araguaia (GO-PA). Revista Brasileira de Geociências. São Paulo: SBG, v. 19, n. 1, p. 51-62, out. 1989.

Websites
BARBOSA, A.M.T.B. In: Revista Digital Art&. Número 0. Disponível em: <http://www.revista.art.br/site-numero-00/artigos.htm>. Acesso em: 10 jan. 2013.

Notas Explicativas e Fontes Manuscritas
Informações esclarecedores que não puderem ser incluídas no artigo, bem como a citação de fontes manuscritas, deverão ser apresentadas sob a forma de notas, numeradas seqüencialmente e inseridas ao pé da página na qual aparecem.

A citação dos manuscritos deve indicar o repositório (Arquivo, Biblioteca etc.), informando precisamente os dados de indexação do documento:

(8) Correspondência do Diretor do Museu Nacional, Arq. Nacional (RJ), Série IE7, pacotes 71, 72, 77.

A citação subseqüente da mesma fonte pode se remeter à nota em que a Fonte foi citada pela primeira vez, utilizando "ibid" ou "op. cit". Exemplo:

(9) ibid, nota 3 ou (9) op. cit., nota 3.

IMPORTANTE: Caso os modelos de REFERÊNCIAS não sejam seguidos, os trabalhos NÃO SERÃO considerados inscritos.

OBS. Cabe ao autor apresentar as devidas autorizações de uso de imagens/fotografias com direito autoral protegido, devendo estas ser encaminhadas, quando necessário, junto com o trabalho, para a avaliação. Também é do autor, a responsabilidade jurídica sobre uso indevido de imagens/fotografias.

VI - Remeter qualquer colaboração à Revista Digital Art& significa autorização para publicação.

A Revista Digital Art& não remunera autores por direitos autorais dos trabalhos, nem remete de volta as colaborações recebidas. Porém a coordenação de Revista Digital Art& compromete-se a dar respostas por escrito (e-mail) à TODAS AS PROPOSTAS de publicação dos trabalhos recebidos. Em caso de recusa, as razões serão comunicadas via pareceres do Conselho Acadêmico e/ou Corpo Editorial.

OBS. Embora a Revista Digital Art& aceite contribuições financeiras voluntárias, como doações e apoio cultural, estas NÃO estão vinculadas ao aceite de trabalhos para publicação e devem ser feitas, nominalmente, à revista.

VII - Originais propostos serão considerados definitivos e, caso tenham sua publicação aprovada, não serão feitas consultas aos seus autores. Em todo caso, ao Conselho Acadêmico fica reservado o direito de sugerir aos autores alterações com vistas à aceitação do texto. Além disso, todo material selecionado será submetido à revisão.

VIII - Observadas as normas, cabe ao Conselho Acadêmico a avaliação da procedência da publicação de qualquer colaboração. Todos os textos serão avaliados pelo conselho acadêmico, que dará o parecer final sobre a aprovação para publicação, ou não. Cada artigo será submetido à avaliação de 3 (três) pareceristas, prevalecendo a recomendação majoritária. Se o artigo for aceito o editor entrará em contato com o(s) autor(es) para os encaminhamentos pertinentes.

Para dúvidas, consultar o arquivo "Procedimentos de Avaliação de Trabalhos" da Revista Digital Art&.

Também consulte o guia de "Perguntas Frequentes" ANTES de enviar um e-mail.

IX - Trabalhos poderão ser encomendados aos seus autores, através de correspondência oficial da Comissão Editorial e serão submetidos à avaliação do Conselho Acadêmico, ao qual cabe a decisão final sobre sua publicação. O Conselho Acadêmico reserva-se, ainda, o direito de sugerir ao autor modificações de forma, com o objetivo de adequar o texto às dimensões da revista ou, do mesmo modo, ao seu padrão editorial e gráfico.

OBS. Também estes trabalhos NÃO oferecem remuneração, por parte da Revista Digital Art&.

X - Caso o número de trabalhos enviados para uma edição ultrapasse o número máximo de artigos para uma publicação, o restante será arquivado e publicado nas edições posteriores. A seleção será feita pelos editores.

XI – Conceitos e ideias contidos nos trabalhos serão de exclusiva e total responsabilidade de seus autores.

OBS: Os casos não previstos nesse regulamento serão decididos por uma comissão formada pelos editores da Revista Digital Art&, não cabendo contestação das decisões da comissão, por parte dos autores. Casos que necessitem de avaliação e decisão jurídica serão encaminhados para tal, elegendo-se a cidade de São Paulo, como sede da publicação, para este fim. Os custos processuais serão de responsabilidade dos autores de ações.

A Revista Digital Art& considera que o Autor Responsável pelo envio do trabalho é autor de uma ou mais partes do artigo e que, perante a lei e a Revista Digital Art& assume a responsabilidade pela concessão e nomeação exclusiva dos direitos de publicação do mesmo, como um todo e de cada uma das partes nele contidas. A Revista Digital Art& em troca, concede ao Autor Responsável pelo artigo o direito de reimpressão em qualquer livro do qual ele é Autor Responsável e/ou co-autor, DESDE QUE seja feita a referência de crédito formal da Revista Digital Art& como fonte original. Para casos de discordância jurídica, fica nomeada a cidade de São Paulo como sede da publicação. Repete-se a informação de que NÃO HÁ REMUNERAÇÃO POR PUBLICAÇÕES DE TRABALHOS, DE QUALQUER TIPO.

IMPORTANTE: Caso os modelos de REFERÊNCIAS não sejam seguidos, os trabalhos NÃO SERÃO considerados inscritos.

Ao enviarem trabalhos para possível publicação, os autores aceitam os termos dispostos nesse regulamento e se comprometem a cumprir o mesmo.

Aguardamos as colaborações no seguinte endereço:

A/C Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962

Rua Conselheiro Brotero, 686/32
Higienópolis – São Paulo – SP
CEP 01231-010

e-mail – editor@revista.art.br


ISSN 1806-2962

Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados