Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano II - Número 01 - Abril de 2004 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados

Artista do Número:

Eliane Leite Carvalho
nanedrum@uol.com.br

Neste número 1 da Revista Digital Art& inauguramos uma área, chamada "Artista do Número". Este espaço pretende mostrar, em entrevistas, como a arte faz parte da vida de pessoas, de diversas profissões, que têm nela seu "porto seguro", alívio de stress, forma de expressão, enfim, que, embora não se relacionem academicamente com o tema, têm, na arte, uma referência de vida.

A nossa artista deste número, é Eliane Leite Carvalho. Uma decoradora, do Rio de Janeiro, de 32 anos, que descobriu, no mosaico, sua linguagem expressiva. Eliane nos deu seu depoimento, num "bate-papo", informal, onde fala do modo como a arte passou a fazer parte de seu dia-a-dia. Este papo pode ser conferido abaixo!

Art&: Quais os tipos de Trabalho que você desenvolve?

Eliane: Meu trabalho, como profissional, está ligado diretamente a decoração de interiores: restauração de móveis, pátina, texturas. Mas agora, estou me especializando em mais uma arte que é o mosaico, porém ainda sou iniciante.

Art&: Há quanto tempo você trabalha com mosaico?

Eliane: Há quatro meses, o meu armario de dez portas foi o meu primeiro trabalho.

Art&: Como o mosaico entrou em sua vida e quanto tempo ele ocupa nela, hoje em dia?

Eliane: Foi há 5 meses atrás, estava em Nova York, num bairro muito interessante, e comecei a observar diversos trabalhos em mosaico nos postes do bairro. Fiquei completamente "hipnotizada", pois foram realizados com vários tipos de materiais. Depois, vi um artista realizando uma obra. Simplesmente estava com um balde de argamassa e um cinto com pedras, azulejos, metais e os colocando nos postes. Percebi que, além de ser possível realizar, era possível fazer com criatividade e personalidade e, principalmente em lugares inusitados.

Minha primeira providencia ao chegar no Brasil, foi aprender o básico do mosaico, pois nao tinha ideia de nada, nem das ferramentas a serem utilizadas. E, somente com uma aula de duas horas, me senti segura em concretizar o meu primeiro projeto, um armário. Hoje em dia, divido meu trabalho com o hobby de praticar o mosaico. Mas nestes últimos tempos, confesso, estou dando prioridade ao hobby. Já estou com encomenda de dois trabalhos e estou começando a me sentir realizada.

Art&: Você tem formação em Arte?

Eliane: Faço cursos em especialização em decoracão de interiores, pesquisas, livros e sites. Curso em produção cultural. Mas sou formada em ciencias econômicas.

Art&: Quais os artistas que você admira e por quê?

Eliane: Tenho admiração por vários artistas brasileiros e me interesso tambem pela trajetoria de cada um. Vou citar o artista Romero Britto, até mesmo pela homenagem que fiz a ele no meu primeiro trabalho. O que mais me impressionou foi a sua linguagem simples, com traços fortes e alegres. E também Burle Marx, por sua genialidade e versatilidade, ele foi um gênio em tudo que projetou, pois tudo foi concretizado e admirado. Tanto os seus projetos como paisagista quanto de desenhista, pintor, escultor etc... E estou realizando um quadro de mosaico com uma das suas principais genialidades, o calçadão de copacabana. É impar!

VEJA OS TRABALHOS DE ELIANE

IMPRIMIR PÁGINA --------- FECHAR A JANELA

Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano II - Número 01 - Abril de 2004 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados

OBS: Os textos publicados na Revista Art& só podem ser reproduzidos com autorização POR ESCRITO dos editores. Todos os direitos reservados.