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A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil: Educando com Arte
Autora:
Jussara Janning Xavier Beling [1] - jussaraxavier@escolabolshoi.com.br

Resumo: O texto apresenta a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil: cursos oferecidos, disciplinas ofertadas, alunos, sistema de distribuição de bolsas, núcleos de trabalho, instalações, atividades promovidas e suas características. Expõe, também, um resumo do Teatro Bolshoi na Rússia.

Grande símbolo da dança no mundo, a Escola Bolshoi está no Brasil como um instituto sem fins lucrativos, voltado à formação artística e cidadã de seu público. Compromisso, responsabilidade e qualidade são atributos que norteiam todo o trabalho desenvolvido.

Fortalecer e desenvolver a história da dança e o gerenciamento da cultura são intenções do Bolshoi no Brasil. O "Bolshoi", que traduzido do russo quer dizer "grande", simboliza o tamanho de um sonho: tornar o mundo mais humano. Este contexto é possível onde a arte e a educação se fazem presentes, e é nesta idéia que investimos.

Abstract: The text presents the Bolshoi Theater School in Brazil: courses, subjects, students, scholarship distribution system, work nucleus, facilities, activities and their features. It further contains a brief account of the Bolshoi Theater in Russia. A great symbol of dance worldwide, the Bolshoi School is established in Brazil as a non-profit making institution focused on the artistic and civic formation of its public. Commitment, responsibility and quality form the basis of all work developed.

The aim of the Bolshoi School in Brazil is to strengthen and develop the history of dance and cultural management. “Bolshoi”, whose translation from Russian is “great”, symbolizes the magnitude of a dream: to make the world more human. This context is possible just when art and education are present, and it is towards this idea that we are investing.

1.0. Apresentação

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é um instituto comprometido com a formação artística profissional e integral do ser humano. Suas ações são dirigidas prioritariamente a crianças e jovens de baixa renda. Atuando para conceder a este público uma possibilidade real de trabalho e de atuação profissional no futuro, a Escola modifica vidas no presente.

Mesmo com apenas três anos de funcionamento, já é possível mencionar alguns indicadores de desenvolvimento humano: os alunos têm as melhores notas na escola pública em todas as matérias; a cada ano demonstram maior organização, disciplina, pensamento crítico e criativo; melhoram seus hábitos alimentares e sua higiene; aprendem a administrar o tempo; tornam-se comunicativos e interativos. Além disto, o conhecimento técnico e artístico que adquirem na Escola reflete no aumento de sua auto-estima, em uma autodeterminação e no respeito para com o próximo e para com a natureza.

Por meio das apresentações artísticas que promove por todo o país, a Escola amplia o conhecimento cultural que proporciona aos seus alunos. Toda esta mudança contamina de forma positiva a sua família, os seus colegas do colégio, seus vizinhos, seus professores e amigos pessoais.


Neste relato apresentamos a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, incluindo um resumido panorama de suas ações.

2.0. Breve histórico do Teatro Bolshoi na Rússia

O Teatro Bolshoi e a Escola Coreográfica de Moscou nasceram em 1776. Os primeiros alunos da Escola eram crianças carentes que freqüentavam aulas de dança em um orfanato da cidade. Nasce daí a companhia de Ballet do Teatro Bolshoi. O Bolshoi (palavra que significa grande) é responsável pela formação de artistas internacionalmente reconhecidos, como Maya Plissetskaia, Vladimir Vasiliev, Ekaterina Maximova e Alla Mikhalchenko, entre outros. O edifício que abriga a sede do Bolshoi em Moscou é tombado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como patrimônio arquitetônico e cultural da humanidade.

Atualmente, o Teatro Bolshoi conta com mais de 2.500 (dois mil e quinhentos) funcionários, entre artistas de balé, de ópera e músicos da orquestra. O Bolshoi conta, também, com um coral adulto e outro infantil e um conjunto de mímica, mantendo em cartaz, permanentemente, diversos espetáculos de ópera e de balé, apresentados para uma platéia de mais de 2.000 (dois mil) espectadores.

A Direção Geral do Teatro Bolshoi é de Anatoly Iksanov, a Direção Artística da Companhia de Balé de Boris Akimov e a Coordenação do Projeto Escola do Teatro Bolshoi no Brasil fica a cargo de Aleksander Ksendzovskiy.

3.0. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Escola do Teatro Bolshoi atua no Brasil desde 15 de março de 2.000 e está localizada na cidade de Joinville, estado de Santa Catarina. Única filial da escola russa em território estrangeiro, empenha-se em formar artistas de balé, propagando no país o método da escola Vaganova[2]. Portanto, um vasto conhecimento construído em Moscou, ao longo de 227 anos de trabalho e dedicação à arte, veio habitar entre nós. Uma consistente experiência se mistura aos nossos corpos, costumes, tradições e maneiras. O resultado já aparece e surpreende a todos os que conhecem a sede brasileira da Escola Bolshoi.

O compromisso da Escola é formar artistas de balé e cidadãos sensíveis, críticos e responsáveis. Em 2003, cerca de 300 alunos, meninos e meninas de diversas regiões do Brasil e de outros países freqüentaram a Escola. Dois cursos são oferecidos: o de Formação, para iniciantes, e o Estágio Modular, para alunos que já possuem conhecimentos em dança. O currículo inclui, além da dança clássica, matérias como língua estrangeira; história do balé, do teatro e das artes plásticas; literatura musical; piano; dança folclórica; dança moderna; danças populares históricas; educação musical e rítmica; dramatização; maquiagem; ginástica respiratória; dueto de dança clássica; preparação e prática cênica.

Atualmente, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil conta com uma equipe de aproximadamente 60 (sessenta) colaboradores, divididos nos seguintes núcleos: Supervisão Geral, Artístico, Pedagógico e Musical, Biblioteca, Ateliê, Saúde, Eventos, Assessoria de Comunicação, Administrativo, Financeiro e Jurídico. A Supervisão Geral do projeto no Brasil é de Jô Braska Negrão. Os professores são russos e brasileiros.

A Escola contém onze salas para aulas de dança, doze estúdios para ensino de piano, um laboratório multimeios (com equipamento audiovisual), dois laboratórios cênicos, biblioteca, refeitório, ambulatório, espaço cultural e ateliê para elaboração de cenários e figurinos.

3.1. Bolsas-de-Estudo

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é um instituto sem fins lucrativos, sustentada pelo apoio e patrocínio de empresas e pessoas físicas, que oferece 90% de suas vagas para bolsistas, alunos de escolas públicas e de famílias de baixa renda. Durante os oito anos de curso, os estudantes freqüentam aulas diárias (cerca de três horas e meia por dia de segunda a sexta-feira), recebem formação artística técnica-profissional, educação geral, alimentação, vestuário (uniformes, figurinos completos, sapatilhas), cuidados médicos, orientação pedagógica e transporte gratuitos.

Para o ingresso na Escola, crianças e jovens participam de um exame classificatório que agrega diversas etapas: reunião com professores de educação física, arte-educadores, orientadores educacionais e diretores das escolas públicas; motivação; pré-indicação; exame classificatório (avaliação médico-fisioterápica, artística e musical) e a divulgação dos resultados. Todo o processo é desenvolvido no Brasil por profissionais do Teatro e da Escola.

3.2. Etapas:

3.2.1. Reunião com Diretores, Orientadores Educacionais, Arte-Educadores e Professores de Educação Física das Escolas Públicas

O objetivo destas reuniões é o de orientar os diretores, orientadores educacionais, arte-educadores e professores de Educação Física da rede pública de ensino quanto à proposta, filosofia e formação profissional da Escola, à importância da arte na vida do cidadão, bem como esclarecer a necessidade da saúde familiar, do bom desempenho escolar, o biotipo necessário para o desenvolvimento profissional em dança clássica e o processo dos Exames Classificatórios.

Com este treinamento, professores de educação física têm condições de detectar alterações e desvios posturais graves em alunos e propor um tratamento adequado. 

Os profissionais participantes da reunião entram em contato com o universo artístico, nascendo daí a possibilidade de se tornarem produtores e consumidores da cultura, bem como multiplicadores deste novo conhecimento. Desta forma, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil amplia seus benefícios à comunidade.

3.2.2. Motivação

Os objetivos principais desta etapa são: incentivar os alunos da rede estadual e municipal a participarem do mundo cultural por meio do conhecimento das artes e da Escola, incluindo sua proposta e funcionamento, e esclarecer sobre os requisitos básicos para o Curso Técnico de Formação de Artista de Ballet. O público a atingir são alunos da rede pública de ensino, de 3a a 6a série com média de idade de 09 a 11 anos.

A Motivação traz resultados que vão além de seus objetivos essenciais: aproxima os alunos das artes, desperta o interesse dos estudantes pela arte da dança, constrói uma atitude de respeito e valorização pelo artista, reduzindo, ainda, o preconceito existente com a figura do bailarino homem. Enfim, esclarece e forma público e platéia para a arte.

3.2.3. Pré-indicação

Na primeira fase desta etapa o professor de educação física reúne os alunos que manifestam o desejo de estudar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e que apresentam o biotipo para a dança clássica profissional.

Na segunda fase, uma aula recreativa para avaliação dos candidatos é agendada em cada escola pública. Uma banca avaliadora formada por um professor de dança e um profissional da área de saúde da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil verifica as condições do candidato para o desenvolvimento de coordenação dos movimentos, da expressão artística e da musicalidade e de suas aptidões físicas. Por fim, indica alunos da rede pública de ensino para o exame classificatório que é realizado na sede da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

A aula realizada pelos interessados é um estímulo para a prática artística.

3.2.4. Exame Classificatório

O público alvo desta etapa são os alunos pré-indicados da rede pública de ensino e candidatos particulares do Brasil e exterior que tiverem efetuado sua inscrição para concorrer às vagas do Curso de Formação (CF) e do Estágio Modular (EM). O exame contempla duas etapas: médica-fisioterápica e artística.

Esta etapa inicia-se com um treinamento elaborado e aplicado pela coordenação dos exames classificatórios, informando a equipe médica/ fisioterápica e artística composta sobre os itens a serem observados e o andamento das avaliações.

3.2.5. Etapa Médico-Fisioterápica

Nesta etapa a equipe formada por fisioterapeutas, médicos e professores de dança avalia as aptidões físicas dos candidatos segundo os seguintes critérios: avaliação clínica, avaliação postural e específica. Os alunos aptos são indicados para a etapa artística.

3.2.6. Etapa Artística

A banca avaliadora da etapa artística é composta por professores de dança renomados atuantes em várias partes do país (como Toshie Kobayashi, Emilio Martins, Cecília Kersche, Flávio Sampaio, Eugenia Feodorova). Os alunos que obtêm média serão classificados. O ingresso na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é então efetuado conforme a ordem classificatória e as vagas disponíveis.

3.2.7. Divulgação dos Resultados

A lista dos classificados é publicada em jornais de grande circulação. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil também divulga os resultados em sua home-page (www.escolabolshoi.com.br) e no mural na porta de suas instalações.

3.3. Média de Público Atingido em 2002 – Joinville/SC

Os dados abaixo exemplificam a amplitude e o alcance do processo de seleção de novos alunos realizado pela Escola na cidade de Joinville (SC) no ano de 2002:

Motivação: 22.000 alunos da rede pública, 36 escolas da rede estadual e 85 escolas da rede municipal de ensino. Total de 121 escolas.

Pré-indicação: Foram avaliados cerca de 4.500 alunos e pré-indicados 700.

Exames: 600 inscrições (incluindo particulares), 90 candidatos classificados.

3.4. Convênios

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil firma convênios com governos municipais e estaduais de diversas cidades do país para possibilitar a crianças e jovens o estudo gratuito na Escola. A proposta é a descentralização e democratização do acesso à cultura.

3.5.Atividades Promovidas

Buscando ampliar seus benefícios aos alunos e à comunidade, a Escola criou diversas oportunidades de formação de público e popularização da arte. Todo evento promovido pela Escola tem entrada gratuita para facilitar o acesso da população. Porém, a Escola estimula a troca de doações a entidades assistenciais pelo ingresso.

As apresentações artísticas, instituídas para favorecer o desenvolvimento cultural brasileiro, perseguem dois objetivos básicos:

1. Formar platéia para as artes cênicas, proporcionando ao público a oportunidade de ampliar seu conhecimento sobre dança, teatro e música;

2. Contribuir para o amadurecimento artístico-profissional dos alunos da Escola. Há um revezamento no elenco que concede a todos estudantes a chance de estar em cena.

A seguir, listamos importantes atividades promovidas pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

3.5.1. Concertos de Piano

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza concertos de piano para mostrar aos pais de alunos e à comunidade o desenvolvimento musical dos estudantes. Assim, incentiva o estudo e a apreciação deste instrumento. Para o estudante, o concerto é uma oportunidade de prática cênica, um desafio e um exercício da responsabilidade.

3.5.2. I Mostra Didática de Dança

Revela o grau de aproveitamento dos alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Crianças e adolescentes participam desta produção cênica que, além de lhes proporcionar a vivência do palco, lhes serve de complementação didática.

A Mostra apresenta preceitos básicos do balé, com a colaboração de atores que funcionam como mestres de cerimônia. De forma lúdica, o texto da encenação, assinado pela atriz, diretora e dramaturga Fátima Ortiz, contextualiza aspectos como espaço cênico, platéia, iluminação, música e o dia-a-dia dos artistas-estudantes de balé.

O espetáculo mistura exercícios de barra e centro com estudos coreográficos, incluindo danças populares e balés de repertório. Composições de Tchaikovsky, Chopin, Bach, Lully, Delibes e Khatchaturian integram a trilha sonora do espetáculo, executada no piano e ao vivo. Os figurinos da Mostra são desenvolvidos no ateliê da própria Escola.

Ao final da apresentação, todos são convidados a participar de uma conversa de roda para questionar, comentar e/ou sugerir.

3.5.3. Projeto Jardim

Ocasião onde os alunos aprendem a plantar, valorizar e respeitar a natureza.

3.5.4. Formação de Platéia

Encontros com a comunidade para informar e oportunizar a convivência com a arte. Os encontros são realizados sob a forma de palestra expositiva, veiculação de vídeos educativos e mostras artísticas, propondo o contato com as artes cênicas e sua discussão.

3.5.5. Estágio em Moscou

Anualmente, o Teatro Bolshoi, junto à Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, concede bolsas-de-estudo para alunos e professores na Rússia. Os indicados têm a oportunidade de aperfeiçoamento técnico-artístico pela participação em aulas, observação de ensaios ou outras atividades do corpo discente ou de baile do Teatro Bolshoi, além de pesquisas no acervo bibliográfico e iconográfico.

3.5.6. Projeto Plantando Cultura

A idéia do projeto abraça o conceito de plantar como semear, cultivar, incentivar o desenvolvimento, propagar e disseminar. O objetivo é promover encontros que proporcionem a atualização do conhecimento, o debate, a aproximação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil com profissionais ligados às artes e à comunidade, proporcionando o exercício da crítica e, conseqüentemente, a formação da cidadania.

Esta ação cultural ocorre através de formatos diferenciados: palestra, publicação e lançamento de livro, curso, workshop, apresentação e exibição de vídeos e espetáculo/performance/ensaio aberto acompanhado da explanação de um crítico, de entrevista e/ou de debate.

Com caráter didático-pedagógico, o projeto tem a pretensão de aprofundar o saber em dança, perceber seu trânsito com outras áreas do conhecimento e apreender diferentes maneiras de pensar e viver a dança, impulsionando os atendentes à criatividade por meio do contato com a diversidade. Também tem como proposta oferecer uma oportunidade de trabalho para artistas e críticos de diversas partes do país, facilitando o acesso da comunidade brasileira a informações de rara circulação e formar público para artes.

3.5.7. Projeto Sorriso no Bolshoi

Um dentista visita duas vezes por semana a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realizando consultas e tratamento dentário. Um serviço de grande importância que a Escola oferece gratuitamente aos alunos bolsistas.

3.5.8. Palestras Diversas

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil propõe aulas teóricas/práticas como:

- Higiene pessoal: os alunos recebem uma apostila explicativa sobre os cuidados com a limpeza do corpo. A prática do banho é exercitada em uma grande brincadeira. O objetivo principal é orientar sobre a prevenção de doenças, zelar pela saúde e conceder noções básicas de higiene;

- Higiene bucal: aborda a prevenção às cáries, as doenças da gengiva e os cuidados necessários para a limpeza bucal (método de escovação, uso do fio dental, aplicação de flúor, uso de piercing, entre outros). Escovas-de-dente e panfletos educativos são doados a todos os alunos;

- Primeiros Socorros: este programa é oferecido a todos os funcionários da Escola e caracteriza-se por uma aula abordando os cuidados no pronto atendimento médico, aula esta ministrada por um especialista convidado;

- Prevenção às drogas: expõe os riscos de saúde causados pelo uso da droga por crianças e adultos, bem como, os prejuízos que este uso traz ao âmbito familiar e social;

- Nutrição: orientações sobre reeducação alimentar;

- Saúde: aulas mensais, onde são apresentadas noções básicas de anatomia humana e cinesiologia do movimento.

4.0. Considerações Finais

As realizações da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil têm em vista:

- A profissionalização e qualificação do mercado artístico-cultural;

- O combate à desigualdade social e a exclusão cultural;

- A descentralização e democratização cultural;

- O estabelecimento de formas de acesso às artes;

- A geração de oportunidades de formação e trabalho;

- A conscientização dos empresários e da comunidade sobre a importância do investimento em cultura e educação;

- O estímulo à responsabilidade pessoal e social;

- A promoção da cidadania plena e de ações com a máxima qualidade;

- A Escola firma-se como um núcleo artístico que alcança dia após dia, com trabalho e seriedade, o domínio de um método eficaz para formar artistas profissionais reconhecidos pela excelência e perfeição de suas atuações. O projeto promove modificações benéficas tanto no mercado da dança e da cultura no país, quanto no âmbito social, porquanto estimula o crescimento do nível de educação e ganho de cidadania de todos nós brasileiros.

Notas:

[1]Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) e Especialista em Dança Cênica (UDESC). Gestora de projetos - Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
[2] A linguagem e a evolução técnica do balé russo foram marcadas, no século XX, pela presença solar de Vaganova. Nascida em São Petesburgo, em 1879, a bailarina, professora e diretora Agrippina Yakovlevna Vaganova graduou-se em 1897 na Escola Russa de Balé Imperial (São Petesburgo). Participou, no mesmo ano, da formação do Teatro de Mariinsky, onde foi reconhecida como “a rainha das variações”, devido aos seus brilhantes saltos. No palco, interpretou papéis de força, como Odette e Odile, de “O Lago do Cisne” ou a Czar-moça, de “O Cavalo de Humpbacked”.

Promovida a primeira bailarina em 1915, retirou-se de cena dois anos após, quando passou a dedicar-se ao aperfeiçoamento pedagógico da técnica clássica. Sua trajetória no ensino da dança começaria após a Revolução Russa, em 1921, no Leningrado Khorteknikum (a antiga Escola de Balé Imperial), do qual tornaria-se diretora, em 1934. Vaganova também treinou os professores na Leningrad Escola de Ballet  (1934-41) e no Conservatório de Leningrad (1946-1951). O seu sistema de ensino, pelo qual passou à posteridade, enfatizou a harmonia e a coordenação de todas as partes do corpo, particularmente a parte de trás, o que permitia aos bailarinos manobras acrobáticas em pleno salto. Aluna do célebre bailarino Pavel Gerdt, teve alunos de excelente nível, como Marina Semenova, Galina Ulanova e Natalia Semenova. O imenso legado de Agrippina Vaganova pode ser medido pela obra “Os Fundamentos da Dança Clássica”, de sua autoria, que exerceu enorme influência sobre a evolução técnica dos bailarinos do Bolshoi e do Ballet Kirov, e permanece como livro de referência para a dança mundo afora. Reconhecida como uma das maiores mestres do balé clássico, Agrippina Vaganova faleceu em Leningrado, em 1951.

Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano II - Número 01 - Abril de 2004 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados

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