:: Filmes Comentados ::

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Lista selecionada pela professora Jurema L. F. Sampaio-Ralha, nossa editora geral. Se você desejar indicar algum filme, por favor, escreva para a editora de filmes comentados, enviando sua resenha e sugestão de aplicação em aulas de arte.

Pré-História

A GUERRA DO FOGO, 1981, direção de Jean Jacques Annaud. História romanceada da descoberta do fogo. Muito interessante pela ambientação e pelas caracterizações humanas. 125 min. Do mesmo diretor de "O Nome da Rosa".

Egito

EGITO EM BUSCA DA ETERNIDADE, 1983, produção da National Geographic. Produção sobre antiga civilização egípcia e os esforços atuais para a sua recuperação e preservação. 60 min.

Grécia

ULISSES, 1955, direção Carlo Ponti. Adaptação da Odisséia, trata de algumas história do herói Ulisses após a Guerra de Tróia. 104 min.

Roma

A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO, 1964, direção de Antony Mann. Filme épico que conta, com imprecisões históricas, o início da decadência do Império Romano. 153 min.

Os números traduzem volume - 100.000 figurinos. 8.000 extras, 300 sets de filmagem e um estonteante budget que, nos seus dias, o transformaram no maior filme da história do cinema. Os criadores de 'Ben-Hur' realizaram o melhor e maior dos épicos bíblicos de todos os tempos.Charlton Heston traz uma presença física e moral irrepreensível na pele de Judah Ben-Hur, um judeu de família nobre na Palestina, cuja heróica odisséia inclui escravização pelos romanos, uma arrojada fuga de uma galé em meio a uma sangrenta batalha, a vingança contra seu algoz durante uma furiosa corrida de bigas e um devoto encontro com Jesus Cristo. Uma carismática performance de Heston rendeu-lhe o Oscar de Melhor Ator - a produção ainda ganhou o prêmio de Melhor Filme em 1959, com o lendário William Wyler colecionando o seu terceiro prêmio de Melhor Diretor - 11 estatuetas - até ser equiparado com 'Titanic', em 1997. BEN-HUR, 1959, direção Cecil B. de Mille. Aventura épica ambientada no início da era cristã que conta as lutas de Ben-Hur para libertar Jerusalém do domínio romano, 211 min.
O filme narra a história de Spartacus, o destemido escravo gladiador e Varinia (Jean Simmons), a mulher que acreditou em sua causa. Desafiado pelo poderoso e enfurecido general Crassus (Laurence Olivier), Spartacus é forçado a enfrentar suas convicções e o poder da Roma Imperial em seu momento de maior glória. SPARTACUS, 1960, direção de Stanley Kubrick. Super produção baseada no romance histórico de Howard Fast sobre a revolta de escravos liderada por Spartacus em 73 a.C. 190 min.
ASTERIX E A SURPRESA DE CÉSAR, 1984. HQ do herói gaulês, Asterix e Obelix ingressam na Legião Romana para salvar a bela jovem e o noivo. 90 min.
Mais uma vez, o grande General Romano, Maximus (Russell Crowe), liderou suas legiões no campo de batalha e conquistou a vitória. Com a guerra vencida, Maximus sonha com sua casa esperando voltar para sua mulher e filho; porém, o Imperador Marcus Aurelius (Richard Harris) está morrendo e tem uma última missão para o general - assumir com sabedoria o reinado de Roma. Inconformado com a escolha do imperador, o herdeiro do trono, Commodus (Joaquin Phoenix), ordena a execução de Maximus e também de sua família. Próximo da morte, Maximus sobrevive, mas é feito escravo e treinado para lutar como gladiador na arena onde sua fama cresce. Agora ele está em Roma, e pretende vingar o assassinato de sua mulher e filho, matando o novo Imperador...Commodus. GLADIADOR, 2000, direção de Ridley Scott. Transformado em escravo pelo corrupto e incestuoso herdeiro do trono, o general romano Maximus, torna-se um gladiador. Seu poder na arena acaba por levá-lo a Roma, ao Coliseu e a um corrupto de vingança com o novo imperador. 155 min.

Idade Média

Ao retornar para a Inglaterra após lutar na Terceira Cruzada, Ivanhoe está determinado a libertar o Rei Ricardo que é mantido em cativeiro por seu inescrupuloso irmão, o príncipe John, interpretado por Guy Rolfe. Porém, sem dúvida nenhuma, essa será uma excitante missão, cheia de combates e perigos. Para lhe entregar todo seu amor e lutar a seu lado encontramos a linda Rebecca, papel de Elizabeth Taylor. IVANHOÉ, O VINGADOR DO REI, 1952. O cavaleiro medieval Ivanhoé enfrenta os inimigos do Rei Ricardo Coração de Leão. 106 min.

EL CID, 1961. História do legendário cavaleiro cristão que enfrenta os invasores mouros na Espanha. 184 min.

EM NOME DE DEUS, direção Clive Donner.
Amor a primeira vista que se desdobra em adoração irreverente e inconseqüente, entre um mestre de teologia com votos de castidade e uma bela mulher erudita da aristocracia do século XII. Uma estória de amor e lealdade, paixão e desafio e uma espantosa e terrível vingança.

O ano é 1327. Representantes da Ordem Franciscana e a Delegação Papal se reúnem num monastério Benedictino para uma conferência. Mas a missão deles é subitamente ofuscada por uma série de assassinatos. Utilizando sua brilhante capacidade de dedução, o monge franciscano William de Baskerville (Sean Connery), auxiliado pelo seu noviço Adso de Melk (Christian Slater), se empenha para desvendar o mistério. Mas antes que William possa completar sua investigação, o monastério é visitado pelo seu antigo desafeto, o Inquisidor Bernardo Gui (F. Murray Abraham). O poderoso Inquisidor está determinado a erradicar a heresia através da tortura e se William, o caçador, persistir na sua busca, também se tornará caça. Mas a medida que Bernard Gui se prepara para acender a fogueira da Inquisição, William e Adso voltam à biblioteca labirintesca e descobrem uma verdade extraordinária. O NOME DA ROSA, direção Jean-Jacques Annaud, baseado no romance de Umberto Eco. O ano 1327, representantes da Ordem Franciscana e a Delegação Papal se reunem num monastério Beneditino para uma conferência. Mas a missão é ofuscada por uma série de assassinatos. Utilizando sua capacidade de dedução o monge Franciscano Willian de Baskerville, auxiliado pelo seu noviço Adso de Melk, se emprenha para desvendar o mistério. 130 min.
O ano é 1429. A França está em convulsão política e religiosa, com os membros da família real em luta pelo domínio do trono. Mas uma camponesa de uma aldeia distante dá ao seu país o milagre que ele estava procurando. Milla Jovovich é Joana D'Arc, uma jovem que inspira e lidera seus conterrâneos até sua execução aos 19 anos. Criada em uma família religiosa, Joana vai até seu rei com uma mensagem que ela atribui a Deus - dar-lhe um exército e, em nome de Deus, ela irá defender seu reino. JOANA D’ARC, direção Jean Luc Besson. O filme retrata a figura de Joana d’Arc, através de uma aventura estilizada e uma versão mais humanizada do mito que se tornou a jovem de origem camponesa que conseguiu exaltar o nacionalismo francês, na luta contra os ingleses durante a Guerra dos 100 Anos (1337-1453).
'O Senhor da Guerra' marca a estréia da primeira parceria entre os atores Charlton Heston e Franklin Schaffner, ambos premiados pela Academia pelos filmes 'Ben-Hur' e 'Patton', respectivamente. Este filme foi adaptado para as telas do cinema a partir do romance e peça original de Leslie Stevens pelos também renomados John Collier e Millard Kaufman. SENHOR DA GUERRA, 1965. As relações de poder na Idade Média se revelam nesta história, ambientada no Norte da França, que fala sobre um cavaleiro a serviço do Duque da Normandia. 123 min.


O INCRÍVEL EXÉRCITO DE BRANCALEONE, 1965, direção de Mário Monicelli.
Ótima sátira sobre a Idade Média e cavaleiros medievais. 90 min.

 

Renascimento

AGONIA E ÊXTASE, 1965. Baseado no romance de Irving Stone. Conta os conflitos entre o artista renascentista Michelângelo e o seu protetor, o Papa Júlio II. 140 min.

GIORDANO BRUNO, 1973.
Filme biográfico sobre um dos percursores da ciência moderna, o filósofo, astrônomo e matemático Giordano Bruno, queimado vivo pela Inquisição. Bela e real reconstituição da época. 123 min.

1492 - A CONQUISTA DO PARAÍSO, direção Ridley Scott. O filme trata das duas primeiras viagens que se tornaram um marco na vida desse almirante e nos leva a terceira a última etapa da deslumbrante aventura. Bravura cegueira, triunfo, desespero e a arrogância do Velho Mundo, em contraste à inocência do Novo Mundo, sucedem nesta ordem, uma história por poder e paixão. 150 min.

 

Século XVIII

A ascensão social de um pobre irlandês, Barry Lyndon (Ryan O’Neal,) na Inglaterra do século XVIII é o foco desta versão de Stanley Kubrick da obra de William Makepeace Thackeray. Vencedora de quatro Oscars, o diretor buscou inspiração nos pintores da época com figurino e cenários sendo produzidos levando-se em conta sua época, bem como as pioneiras lentes que fotografaram os cenários internos, totalmente com a luz natural. BARRY LYNDON, 1975, direção Stanley Kubrick. Belo filme que mostra a vida inglesa no século XVIII. Soldado sem escrúpulos convocado para a guerra envolve-se em diversas falcatruas e depois enfrenta uma tragédia. 183 min.

Romantismo

Aos 82 anos, Francisco de Goya (Francisco Rabal) vive no exílio em Bordeaux, França, com a última de suas amantes. Leocadia Zorrula de Weiss (Eulália Ramon). O pintor reconstrói os principais acontecimentos de sua vida para a filha caçula, Rosário (Dafne Fernandéz). Goya se lembra dos tempos em que era jovem e ambicioso e lutou para conquistar seu espaço na corte do rei Carlos IV, em meio a intrigas palacianas, seduções e mentiras. Lembra-se, também, de seu único amor verdadeiro, a duquesa de Alba (Maribel Verdú), cuja vida foi interrompida por uma dose de veneno. GOYA, direção Carlos Saura. Reconstruindo os principais acontecimentos da vida de Goya que, aos 82 anos, vivendo no exílio com a última de suas amantes, Leocadia, se lembra dos tempos em que era jovem e ambicioso, e lutou para conquistar seu espaço na corte do rei Carlos IV. Goya artista genial, que em momento algum abandonou a preocupação pelo seu país e pelo seu povo.

Surrealismo

ANTOLOGIA SURREALISTA, Coletânea de obras que mostram a estética deste movimento.

UM CÃO ANDALUZ, Direção: Luís Buñuel e Salvador Dalí. O filme é feito de uma série de seqüências absurdas e sem ligação aparente, mas com um forte tom de ataque aos valores burgueses. O título é auto-referente - Buñuel era andaluz - e já revela o estranho humor do cineasta que se tornaria célebre com seus trabalhos nas décadas seguintes. FRA/1928. Duração: 20 minutos

Modernismo

1900, 1976, direção de Bernardo Bertolucci.
A história de uma rica família italiana serve para mostrar a Itália do início do século, a crise dos anos 20 e 30 e a ascensão do fascismo na Itália. 239 min.

ANÉMIC CINÉMA Cinéma. Marcel Duchamp, 1926.

LE BALLET MÉCANIQUE, Fernand Léger, 1924.

ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO, direção Peter Cohen.
Este filme lembra que chamar a Hitler de artista medíocre não elimina os estragos provocados pela sua estratégia de conquista universal. O veio artístico do arquiteto da destruição tinha grandes pretensões e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania. Hitler queria ser o senhor do universo sem descuidar de nenhum detalha da coreografia que levava as massas à histeria coletiva a cada demonstração. O nazismo tinha como um dos seus princípios fundamentais a missão de embelezar o mundo. Nem que, para tanto, destruisse todo o mundo.

Sátira saborosa à vida industrial, 'Tempos modernos' é o primeiro filme em que Chaplin fez uso de efeitos sonoros e a última aparição de seu vagabundo Carlitos. Aqui, Carlitos é o funcionário de uma fábrica supermoderna que entra em crise, perde o emprego,e é obrigado a enfrentar a Depressão Americana. TEMPOS MODERNOS, 1936, direção Charles Chaplin.
Obra prima do cinema mudo, durante a depressão (1929). Carlitos trabalha numa grande indústria. Chaplin procura denunciar o caráter desumano do trabalho industrial mecanizado, da tecnologia e da marginalização de setores da sociedade. 88 min.

O DISCRETO CHARME DA BURGUESIA, 1972, direção de Luis Buñuel.
Obra prima surrelista extremamente crítica. Seis burgueses se reúnem para jantar, mas são impedidos por acontecimentos espantosos. 105 min.

BASQUIAT - TRAÇOS DE UMA VIDA, 1996, direção Julian Schnabel.
Filho de pai haitiano e mãe porto-riquenha, Basquiat revela seu talento como grafiteiro. É assediado por marchands, até cair nas graças do pai da Pop-Art, Andy Warhol.

OS AMORES DE PICASSO, 1996, direção James Ivory.
Conta a vida de Picasso sob a ótica de uma de suas muitas mulheres. 123 min.

NÓS QUE AQUI ESTAMOS POR VÓS ESPERAMOS, 1999, direção Marcelo Masagão
País de Origem: Brasil. Duração: 73min Sob a trilha sonora primorosa de Wim Mertens, a dualidade criação-destruição e a banalização da morte no decorrer do século mais violento da história percorrem um mosaico de centenas de imagens de arquivo extraídas de reportagens de TV, fotos antigas, filmes e clássicos do cinema. O instinto de destruição que fascinou Freud é o fio condutor de uma montagem que funde imagens a palavras, fatos históricos a uma ficção deslavada, que inventa nomes e vivências para os indivíduos sem nome que também fizeram a história. Este filme conduz o olhar pelos contrastes do século, pelos artistas, pensadores e indivíduos anônimos que construíram sua riqueza, e pelos personagens sombrios que reproduziram sua miséria. As únicas cenas captadas pelo diretor são realizadas em um cemitério, cuja inscrição do pórtico dá nome ao filme e encerra sua essência: a mortalidade como condição esquecida nos desvãos da história.

Se os americanos celebram por terem 'Cidadão Kane' o maior filme de todos os tempos, os russos também encabeçam esta lista com a grande obra-prima 'O Encouraçado Potemkin'. Para quem quiser compreender o cinema atual, do roteiro a montagem, assistir 'Potemkin' é obrigatório. Repleto de poderosas imagens e uma montagem muito avançada para a época. A seqüência da Escadaria de Odessa, em que as tropas do Czar massacram homens, mulheres e crianças, é a mais famosa e imitada da história do cinema. Em seu segundo longa-metragem, Eisenstein já era tido como um grande e revolucionário cineasta. ENCOURAÇADO POTEMKIN, direção Sergei Eisenstein
Cineasta soviético, dirigiu filmes que retratam as transformações políticas e sociais ocorridas na Rússia após a Revolução de 1917. O filme se passa na Rússia. Um poderoso navio de guerra, o couraçado Potemkin, da frota do czar Nicolau II, é o palco de uma rebelião que fará parte da história. Cansados de comer carne podre, sofrerem castigos físicos e não terem direito a nada, os marinheiros revoltaram-se contra os oficiais e assumiram o controle da embarcação, unindo-se à rebelião dos operários e soldados, que em terra firme lutavam pelo ideal socialista. Este filme de Eisenstein, realizado em 1925, é uma metáfora da própria Revolução Russa, e por muito tempo foi cultuada nos círculos de esquerda. Sua riqueza técnica revolucionou a linguagem do cinema. Uma seqüência antológica é aquela em que os soldados avançam para conter a multidão, e um disparo atinge uma jovem mãe, que segurava um carrinho de bebê; a mulher cai, morta, e o carrinho avança, desgovernado, pelos degraus de uma longa escadaria, rumo à morte. Esta cena foi citada em "Os Intocáveis" (1986), de Brian DePalma. Uma curiosidade: a pronúncia correta do termo Potemkin, em russo, é "Potiônkin".

GEOTOMIA, Prisicla Davanzo. Direção, Marcelo Garcia. Body Arte. Vídeo-documentário do trabalho em tatuagem de Priscila Davanzo, que propoem tatuar o próprio corpo com manchas de vacas.

NAM JUNE PAIKE. Vídeo-arte, coletânea de trabalhos de Nam June Paike.

Brasil

Urso de Ouro no Festival de Berlin, 'Central do Brasil' é um filme comovente e emocionante. Dora - Fernanda Montenegro - escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil. Uma das clientes de Dora é Ana, que vem escrever uma carta com o seu filho, Josué, um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o interior do nordeste, à procura do pai. A medida em que vão entrando país adentro, esses dois personagens, tão diferentes, vão se aproximando... Começa então uma viagem fascinante ao coração do Brasil, à procura do pai desaparecido, e uma viagem profundamente emotiva ao coração de cada um dos personagens do filme. CENTRAL DO BRASIL, 1998, direção Walter Salles Jr.
Mulher, que escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil, ajuda menino, após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste. Prêmio de Melhor Atriz e Melhor Filme no Festival de Berlim e vencedor do Globo do Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. 112 min.

TIRADENTES, direção Geraldo Vietri
A trajetória de Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, na luta contra os colonizadores portugueses, a Inconfidência Mineira e o enforcamento do homem que assumiu a liderança de um dos mais importantes movimentos libertários do Brasil.

INDEPENDÊNCIA OU MORTE, direção Carlos Coimbra
As circunstâncias que levaram D. Pedro I a proclamar a independência do Brasil, as intrigas palacianas e o escândalo causado pela paixão do imperador por uma mulher do povo.

O filme é a carta de Pero Vaz de Caminha, roteirizada por Humberto Mauro, com a reconstituição da viagem de Pedro Álvares Cabral, da partida do Tejo à realização da primeira missa no Brasil. DESCOBRIMENTO DO BRASIL, direção Humberto Mauro
A carta de Pero Vaz de Caminha serve como pano de fundo para a narrativa de viagem de Pedro Álvares Cabral, do Tejo ao Brasil, culminando com a realização da primeira missa no Novo Mundo.

POLICARPO QUARESMA - HERÓI DO BRASIL, direção Paulo Thiago
No Rio da virada do século, major visionário e idealista luta para implementar mirabolantes idéias, que ele acredita serem capazes de criar uma grande nação. Adaptação do clássico "O Triste Fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto.

LAMARCA, direção Sérgio Rezende
Crônica dos últimos dois anos na vida do capitão do exército que, nos anos de ditadura, desertou das forças armadas, e passou a fazer oposição tornando-se um dos mais destacados líderes da luta armada.

PRA FRENTE BRASIL, direção Roberto Farias
Pacato cidadão de classe média é confundido com um ativista político, preso, e torturado por agentes federais durante a euforia do milagre econômico brasileiro e da Copa do Mundo de 70, Prêmio de Melhor Filme no Festival de Gramado.

Espanha, 1785 - Carlota Joaquina (Marieta Severo) uma infanta que foi prometida para D. João VI, aos 10 anos de idade recebe o retrato de seu futuro esposo e é obrigada a partir para Portugal levando somente sua herança familiar. Chegando em seu novo país, Carlota sofre uma grande decepção ao encontrar seu 'prometido' ... gerando muitas brigas, infidelidades e... muitos filhos. Com a morte de D. José, herdeiro do trono português e a declarada insanidade de Maria I, Carlota Joaquina e D. João VI herdam a coroa portuguesa. Porém, assustados com a Revolução Francesa e a aproximação do exército de Napoleão, resolvem fugir para sua colônia - o Brasil. CARLOTA JOAQUINA, direção Carla Camuratti
Aos 10 anos, a infanta espanhola Carlota Joaquina é prometida a D. João VI de Portugal. É o início de uma trajetória de brigas, infidelidade e rusgas pelo poder, que levam o casal, após herdar o trono, ao Brasil, para fugir do avanço das tropas napoleônicas.

O QUATRILHO, direção Wlater Salles Jr.
A saga da imigração italiana no Sul do Brasil, entre 1910 e 1930, na história de dois casais, Ângelo e Teresa e Pierina e Massimo. A tradição de valores são rompidos quando Pierina e Ângelo se apaixonam e fogem, deixando tudo para trás. Baseado no romance de José Clemente Pozenato. Indicado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

 

Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano III - Número 03 - Abril de 2005 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados