:: Editorial ::

Olá a todos,

Mais um editorial! Isso significa mais um número da Art& que vai ao ar e também significa mais uma vitória na nossa luta individual e diária pelo ensino de arte.

Neste editorial eu resolvi falar um pouco das minhas expectativas e experiências como Editora Chefe desta revista.

Quando começamos com a “brincadeira” eu, confesso, estava muito animada (Como, aliás, ainda estou!) com a história toda. Afinal, ter uma revista acadêmica da área se mostrou um sonho possível de ser realizado. Mas, também confesso, não fazia muita idéia do que era ser uma editora!

Encarei o desafio com uma pontinha de insegurança: Será que eu “dava conta” disso? Será que teria competência para coordenar um grupo de gente tão sonhadora e tão “maluca” quanto eu, que se “metia a besta” de conceber, organizar e produzir uma publicação acadêmica? Será que a idéia não era ambiciosa demais para nós, “simples mortais”? Será? Será? Será?...

Eram tantas dúvidas, tantas coisas para aprender, tantas pessoas, tantas idéias, tantas coisas para fazer, saber, conhecer, descobrir... Tantas coisas... juntas!

O número 0 foi ao ar em outubro de 2003... Já estamos no número 5. Neste tempo todo posso dizer, sem medo de errar, que trabalhei muito, perdi muitas noites de sono, em muitas madrugadas que passei aqui sentada lendo, estudando, aprendendo “como ser editora”, hehe Mas também posso dizer, sem nenhuma sombra de dúvidas, que SIM, valeu a pena! Cada noite mal ou não-dormida (que refletia diretamente na minha péssima aparência e humor no dia seguinte); cada “quase-ataque-de-pânico” cada vez que uma coisa dava errada; cada fim de semana ou feriado “perdido” na frente do computador é recompensado com uma alegria e orgulho imensos quando um número novo da Art& vai ao ar.

Neste número temos muita coisa boa, podem conferir.

A começar pelos trabalhos selecionados pelo nosso Conselho Acadêmico. Temos coisas fantásticas sendo mostradas.

Como em todo número eu falo do que mais gostei, neste eu gostaria de salientar o artigo “Dança: Estímulo ao Desenvolvimento de Crianças Portadoras de Deficiência Mental”, de Kamila Mesquita e Elizabeth B. Zimmermann.  Está um trabalho consistente, sobre uma temática relevante para o Ensino de Arte e é desenvolvido de forma muito interessante, vale a pena conferir! É um trabalho resultante de Pesquisa de Iniciação Científica da Kamila Mesquita (financiada pela SAE-UNICAMP), com a orientação da Profª. Drª. Elizabeth B. Zimmermann. Tenho o prazer de conhecer a Profª. Beth e de ter sido sua aluna, numa disciplina da pós da Unicamp, ano passado, e foi uma experiência fantástica conhecer o trabalho dela e poder aprender muito com suas aulas, mas não é por este motivo que indico o trabalho, e sim porque realmente gostei dele. A temática tem me interessado bastante ultimamente.

Neste número também apresentamos dois novos membros na nossa equipe: Profª. Mercedes Frigola e Profª. Drdª. Núria Pons.

Núria chega-se a nós trazendo sua experiência como Editora Chefe da Revista e-curriculum, do Programa de Pós-Graduação da PUC SP, e assume a Coordenação de Divulgação e Relações Acadêmicas, para ajudar a gente a fazer divulgação e indexação correta da Art& nos sistemas adequados. Conheça um pouco da Núria na página da Coordenação de Divulgação.

Já a Mercedes, que eu apresento aqui o trabalho como professora de arte, assumirá, a partir do próximo número, uma área que, esperamos, será bastante interessante: A “Trocando Figurinhas”. Será um espaço para professores de arte se inscreverem para projetos de “troca” e intercâmbio entre seus alunos. Mercedes está formatando a idéia, mas já estamos aceitando inscrições de professores e seus projetos de intercâmbio, a serem viabilizados pela Art&.

Voltando ao tema inicial desse editorial, o que pretendemos, daqui por diante, fazer da Art&? Eu pretendo continuar em frente. Aprendendo, divulgando, fazendo um trabalho no qual acredito, mesmo, e empenho todos os meus ideais. Esta é a mesma postura de toda a nossa equipe de trabalho, que está sempre aberta a novos integrantes.

No InSEA deste ano, lá em Portugal, fomos falar de nossa experiência com a Art&. Após a apresentação, uma das pessoas da platéia veio conversar comigo. Queria mais detalhes sobre o aspecto de COMO a gente faz uma revista, coloca no ar, divulga etc. sem dinheiro. Contei que, embora não tenhamos dinheiro, temos VONTADE, e acreditamos no que fazemos, principalmente. Acabei falando tanto e tão entusiasmada de nossa revista, que a pessoa sorriu e me perguntou: “Então você diria que vale a pena investir num sonho?”

Sabem o que eu respondi? “Olha, o poeta disse que ‘Tudo vale a pena’, para mim é mais ou menos isso, só que eu diria que não é tudo que vale a pena... O sonho é que vale a pena”. E é só o que vale! O que vale mesmo a pena é investir no que você acredita!

Ju Sampaio-Ralha
Editora Chefe


ISSN 1806-2962

Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano IV - Número 05 - Abril de 2006 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados