:: Livros Comentados ::

Editoras Responsáveis - Profª. Gisele Torres Martini e Profª. Drd. Martha Maria Prata Linhares

Páscoa, mais que tempo de chocolate, tempo de renovação, tempo de repensar. Que tal você Arte-educador(a) repensar a sua relação com o ver-pensar-fazer Arte em sala de aula? É deste assunto que trata o livro "Artes Visuais - da Exposição à sala de aula" que teve como escopo uma pesquisa com arte-educadores de São Paulo para saber como eles utilizavam materiais fornecidos pelo CCBB nas grandes exposições a que levavam seus alunos

Já o livro "Lições de Contraponto segundo a arte explicada de André Silva Gomes" faz uma viagem no tempo e alia um pouco da história da música no Brasil colonial a lições com exemplos práticos de contraponto, lições estas resgatadas de um manuscrito do século XVIII e exemplificadas por um pesquisador do século XXI, preenchendo uma lacuna na história da música brasileira e interessando a músicos e estudiosos também.

"Pega Teatro" descreve experiências com Teatro-Educação e educação popular propondo uma leitura cênica da metodologia freireana. Com a intenção de apresentar o exercício dramático como o exercício da liberdade, a autora também propõe repensar o sentido e as metas da Arte e da Educação no país.

O livro Portinari traz as obras do artista através de imagens e uma leitura acessível ao publico infantil e juvenil.

Em Um Pouco de Mandalas as leituras do internacional Jung, Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo, e da nossa famosa brasileira Nilze de Oliveira, O Mundo das Imagens. Um enfoque nas mandalas que vai além do enfoque estético, um enfoque da arte na terapia.

Boa leituras,

Gisele e Martha


ISSN 1806-2962

 

Artes Visuais - da exposição à sala de aula

Ana Mae Barbosa, Rejane Coutinho e Heloísa Margarido Sales
EDUSP, SP, 2005

204 páginas

Três conceituadíssimas especialistas em Arte-Educação relatam, nesta publicação, um trabalho de pesquisa realizado em setenta escolas da rede pública e privada de SP num período de dois anos, para mostrar como funciona, na prática, a utilização dos materiais preparados pelo CCBB para Arte-Educadores a cada grande exposição promovida por aquele centro cultural. O livro nos apresenta um trabalho raro no país, vem preencher uma lacuna fora do meio acadêmico, pois traça um panorama do ensino de Arte na cidade de São Paulo, retratado pelos projetos de aproximação entre sala de aula e Arte através do programa "Diálogos e Reflexões" do Centro Cultural Banco do Brasil. Este programa e a análise dos dados fornecidos pela pesquisa foram embasados na Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa e naPedagogia Questionadora" de Paulo Freire. As duas concepções valorizam a reflexão e atuação direta do público na sua compreensão da arte, o que permite que esta seja amplamente incrementada. A pesquisa, que apresentou resultados positivos, demonstra a necessidade do investimento, por parte das instituições culturais, na capacitação dos arte-educadores para tornar mais significativa a mediação entre as instituições e seus frequentadores.

 

Lições de Contraponto segundo a Arte explicada de André Silva Gomes

Márcio Landi
Editora:Laboratório de Estudos da Oralidade – 
Universidade Federal do Ceará, 2005
258 páginas

Este livro, feito para músicos e estudiosos da música, fala sobre um tratado escrito por André da Silva Gomes, que foi Mestre de Capela da Catedral da Sé, em São Paulo, de 1774 a 1823. Baseado num manuscrito que é o primeiro tomo de um conjunto de três (os outros dois perderam-se), fala sobre a formatura do contraponto simples e figurado (contraponto são as melodias paralelas numa música, que, conjuntamente formam a harmonia). No livro, são apresentados preceitos numerados, em dezenove lições, subdivididas em três seções. Na primeira, há uma classificação de espécies, a segunda, trata do emprego das espécies consonantes e falsas no contraponto de concerto, ou figurado. Na terceira seção, o trabalho é dedicado à formatura de cadências, da fuga e do cânon. O autor, Márcio Landi, é maestro da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, no Ceará. A primeira parte do livro trata da história musical colonial no Brasil. André Silva Gomes era representante do grupo de músicos que produziu obras de excelente qualidade num período politicamente abalado por discussões políticas entre liberais e monarquistas, abolicionistas e escravocratas. Em 1995, este tomo que compõe o livro de Márcio, foi encontrado pelo pianista Amaral Vieira e três jovens músicos foram estudá-lo, dentre eles, Landi, que utilizou o trabalho na obtenção do título de mestre pela UNESP, antes de escrever o livro. Márcio enriqueceu o trabalho de André, colocando exemplos práticos nas lições. O livro, enfim, além de ser útil para educadores que se dedicam à linguagem musical, e músicos em geral, é um testemunho histórico fundamental sobre a qualidade da música produzida no Brasil Colônia.

Pega Teatro

 Joana Lopes
Papirus Editora, 1989
186 paginas

O livro, coletânea de três artigos-reflexões, (“Nós somos o teatro?”, “Somos todos atuantes – alguns serão atores de profissão”,  “Teatro-educação, um exercício poético de e para a liberdade”)  serviram de subsídios para discussão em grupos populares de Teatro-Educação. Joana Lopes, propõe um jogo dramático nosso, latino-americano, fazendo três questionamentos: Arte? Como é? A que vem?. Deve ser presença obrigatória na biblioteca do arte-educador, principalmente daquele que trabalha com Artes Cênicas, assim como do educador popular. Interessa também, aos aficionados da arte teatral, atores e diretores. Joana Lopes relaciona a pedagogia do mestre Paulo Freire com o teatro, a fim de instrumentalizar pessoas, grupos e metodologias para aperfeiçoar o jogo dramático que ela considera “um exercício de e para a liberdade” e repensar as metas da Arte e da Educação no nosso país.

 

 

Di Cavalcanti

Ligia Rego
Editora Moderna, 2004
32 páginas

Da coleção Mestres das Artes no Brasil, esse livro é  ricamente ilustrado com imagens das obras de Di Cavalcanti. Conta a história, em linguagem fácil e clara, do artista  brasileiro que retratou o espírito do Brasil. Uma leitura que agrada crianças, jovens e adultos. Vem com suplemento didático elaborado por Rosa Iavelberg (uma de nossas conselheiras) e Luciana Arslan, com sugestões de projetos para alunos do Ensino Fundamental. No suplemento são aprofundadas questões relativas ao movimento que pertence o artista e também  a contextualização de suas obras. Tem sugestões de bibliografia para os professores que querem aprofundar mais nos temas abordados no livro.

 

 

Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo - Vol. 9

Carl Gustav Jung
Editora Vozes, 2000
450 páginas

Foi Jung quem primeiro chamou-nos atenção para as mandalas. Nesse volume, Jung aborda uma de suas teorias mais conhecidas, a dos arquétipos e o conceito do inconsciente coletivo. Contém trabalhos dos anos 1933-1955. Os três primeiros capítulos são fundamentações teóricas. Tem um capítulo sobre o simbolismo da mandala e o que são mandalas.

 

 

 

 

O Mundo das Imagens

Nise da Silveira 
Editora Ática, 1992

168 páginas

Discípula de Jung, Nilse Oliveira criou uma terapia revolucionária no tratamento da esquizofrenia, através da expressão pelas artes plásticas. Ao trabalhar com esquizofrênicos, impressionou-se com o número e a qualidade plástica das pinturas que representavam mandalas. Escreveu para Jung em 1954 enviando fotos das mandalas. A resposta de Jung foi que eram mesmo mandalas. Desde então se tornou sua discípula. Desse  trabalho, realizado na Seção de Terapia Ocupacional do Centro Psiquiátrico Nacional Pedro II, no Engenho de Dentro, criou- se o Museu de Imagens do Inconsciente, em 1952, e a fundação da Casa das Palmeiras, em 1957.  Nesse livro ela faz uma síntese de seu trabalho..

 

SUGESTÕES DE LEITURA
Revista Art&

O QUE É ARTE? - Leon Tolstoi - Durante as décadas de sua fama mundial como sábio e pregador, além de autor de 'Guerra e Paz e Ana Karenina', Tolstoi escreveu prolificamente, em vários ensaios e polêmicas, sobre os temas de moralidade, justiça social e religião. Eles culminaram em 'O Que é Arte?', que foi publicado em 1898. Embora Tolstoi percebesse a questão da arte como questão religiosa, ele ponderou e rejeitou a idéia de que a arte revela e reinventa por meio da beleza. Para o autor, a boa arte deve comunicar às pessoas sentimentos do bem, ao invés de mostrar o que é belo, pois ambos são contraditórios e não podem conviver em harmonia, o bem é eterno e a beleza é temporária. Ele queria purificar a arte de todos os sentimentos não bons, todos os mistérios falsos e escravizantes, tudo que é ambíguo, irracional, contraditório. Por isso, condena diversos artistas, como Nietzsche, Shakespeare, Dante, Goethe, Rafael, Michelângelo, Bach e Beethoven. A obra demorou quinze anos para ser concluída e insere-se em uma série de livros e tratados polêmicos na qual o autor expõe suas idéias e pensamentos, angústias e iras, na tentativa de influenciar (e, portanto, transformar) a sociedade na qual vivia.

EXPLICANDO A ARTE - Uma Iniciação para entender as Artes Visuais - Jô Oliveira - Com mais de uma centena de ilustrações em cores, este livro, além de ser uma introdução à história da arte, mostra como 'ler' as imagens que nos cercam, seja a tela de um artista célebre, um prédio público, ou uma revista em quadrinhos. Utilizando jogos e propostas para aguçar a observação e a criatividade, os autores despertam a curiosidade do leitor e estimulam a um olhar novo, sensível e atento a tudo que o rodeia. O livro percorre ainda os principais recursos e técnicas empregados nas artes visuais.

EXPLICANDO A ARTE BRASILEIRA - Jô Oliveira - Apresenta a arte realizada no país, desde antes do descobrimento até os dias atuais. Esta obra mostra a arte rupestre e indígena, a arte européia e suas influências no Brasil, onde havia a tentativa de transposição do modo de viver, valores e formas de expressão, principalmente de Portugal.

JOHN DEWEY E O ENSINO DA ARTE NO BRASIL - Este livro é um convite à imaginação dos arte-educadores brasileiros, instigando sua curiosidade para conhecer melhor um autor cuja obra se eleva acima de seu tempo.

SOM, GSTO, FORMA E COR - Dimensões da Arte e seu ensino - Ana Mae Barbosa - Da Coleção Arte & Ensino, reúne textos provocativos de especialistas renomados na área de Arte-Educação - Ana Mae Barbosa, Fernando Azevêdo, Edwin Rocco, Lucia Pimentel e Maura Penna. Sua proposta é redimensionar e atualizar as reflexões teóricas entre os educadores, visando abrir espaço para o debate do ensino da Arte como processo cultural autêntico de aprendizagem, essencial na formação da cidadania, e por isso mesmo inerente à prática pedagógica que se pretende questionadora. Trata-se de relatos de experiências, temas para discussão, análise da metodologia de trabalho do artista, enfim, registros polêmicos de várias linguagens artísticas fundamentais para a melhoria do ensino das Artes.

PARA ENTENDER A ARTE - Robert Cumming - Reproduções de 45 dos mais importantes quadros da história da pintura, com detalhes ampliados e comentários sobre a técnica, as idéias estéticas e o contexto histórico e cultural dos artistas. Para você desfrutar de cada obra, com a inteligência e a emoção.

HISTÓRIA GERAL DA ARTE - Graça Proença - Um panorama completo e didático de toda a arte ocidental. Um instrumento de trabalho completo e sério para o Professor e o aluno de Arte e Educação Artística.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA HISTÓRIA DA ARTE - Heinrich Wolffling - Este estudo sobre a evolução do estilo na arte situa a obra no conjunto da vida de uma época. Através da análise das obras dos grandes artistas, de Dürer a Rembrandt, o autor mostra a evolução interna dos estilos e define as categorias permanentes da arte.

HISTÓRIA DA ARTE NO SÉCULO XX - Lúcio Agra - O livro História da Arte do Século XX: idéias e movimentos reúne um conteúdo de pesquisa indicado à estudantes, pesquisadores e profissionais. Embora conciso, traz a marca da subjetividade de seu autor, Lucio Agra. Publicado pela Editora Anhembi Morumbi, o livro integra a coleção Moda e Comunicação, que reúne os conteúdos originalmente produzidos para as disciplinas do curso de pós-graduação em Moda e Comunicação on-line da Universidade Anhembi Morumbi.

A TELEVISÃO LEVADA A SÉRIO  - Arlindo Machado - Desde que foi inaugurada no país, há meio século, a televisão não deixou de crescer em importância, a ponto de firmar-se hoje como o meio de comunicação de maior influência nos costumes e na opinião pública. Neste livro, o autor Arlindo Machado, faz uma perspicaz reflexão sobre o tema. Ao grande conhecimento prático adquirido em muito tempo de atenção crítica ao que passa na tela da tevê, o autor alia um seguríssimo embasamento teórico e notável aptidão para a análise de técnicas e intenções em todas as artes visuais. Com isso dá um curso fascinante de televisão séria, mostrando o que vai por trás de reportagens, miniséries e videoclipes, por exemplo. Indispensável para todos os estudantes e pesquisadores da área, esta publicação atende também ao leitor não-especializado interessado em uma avaliação do conteúdo da programação televisiva.

TÓPICOS UTÓPICOS - Ana Mae Barbosa - Uma coletânea de textos polêmicos publicados em várias épocas, principalmente quando Ana Mãe esteve à frente da Direção do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, e que despertam discussão e novas buscas.

INQUIETAÇÕES E MUDANÇAS NO ENSINO DA ARTE - Ana Mae Barbosa - Os textos, escritos por alguns dos mais atuantes e competentes profissionais da área, tratam de temas como - Transformações no ensino da Arte; Arte e seu ensino; atitudes e valores no ensino da Arte; a educação do olhar no ensino da Arte; multiculturalidade e interdisciplinaridade; tecnologias contemporâneas no ensino da arte; ensino da arte na internet; formação de professores de Arte, entre outros.

A CRIANÇA E O ARTISTA - Paulo de Tarso Cheida Sans - A análise desenvolvida nesse livro funda sua investigação nos seguintes tópicos - O impulso criativo da criança se assemelha ou não ao do adulto? Como se manifesta a criatividade durante a realização de uma obra plástica? O que é obra estética? Como um espectador pode apreciar uma obra plástica? Como a arte se forma? O que é arte? - É o debate de tais questões primordiais que demonstra como a relação entre criador-obra-espectador condiciona as possíveis sintonias do criador com seu meio, a singularidade de sua criação e sua universalidade.

A COR COMO INFORMAÇÃO - Luciano Guimarães - O livro apresenta seus capítulos que abordam o tema em sua complexidade - mostrando considerações que esclarecem e enriquecem o repertório de todos aqueles que utilizam a cor na comunicação. Da exata delimitação da cor como informação cultural, e suporte para a expressão simbólica na comunicação humana, até a investigação dos processos de percepção e seus 'comportamentos' para a geração de sentido, o autor expõe um universo interdisciplinar, ancorado no que há de mais recente na bibliografia da Semiótica da Cultura e das Ciências da Cultura.

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTE - Do Ensaio à... Encenação - Carmen Lúcia Abadie Boasoli - Ao investigar a formação do professor de arte no Brasil, esse livro propicia discussões, dando novo enfoque à temática e levantando alguns questionamentos saudáveis em relação a seu ensino. No momento em que a Lei de Diretrizes e Bases torna obrigatório o ensino da arte na educação básica, esse trabalho é de importância fundamental. Especialmente porque repensa o papel e a formação de professores nos cursos de licenciatura.

O PODER DO MITO - Joseph Campbell - O Poder do Mito é o fruto de uma série de conversas mantidas entre Joseph Campbell e o destacado jornalista Bill Moyers, numa brilhante combinação de sabedoria e humor. O casamento, os nascimentos virginais, a trajetória do herói, o sacrifício ritual e até os personagens heróicos do filme Guerra nas Estrelas são aqui tratados de modo original. Campbell afirmava que os mitos passados nos ajudam a compreender o presente e a nós mesmos.. - Joseph Campbell 'Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivos, de modo que nossas esperiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior do nosso ser e da nossa realidade mais íntimos, de modo que realmente sintamos o enlevo de estar vivo...' 'Nunca encontrei alguém que soubesse contar melhor uma história do que Joseph Campbell. Escutando-o falar sobre as sociedades primitivas, foi transportado às largas planuras sob a imensa cúpula do céu aberto, ou à espessa floresta sob o pálio das árvores, e comecei a entender como as vozes dos deuses falavam através do vento e do trovão, e como o espírito de Deus flutuava em todo riacho da montanha, e toda a terra florescia como um lugar sagrado - o reino da imaginação mítica.' - Bill Moyers.

INICIAÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE - H.W. Janson - Este livro oferece um panorama fascinante do desenvolvimento artístico do homem. Partindo da arte das cavernas de nossos mais remotos ancestrais e chegando às expressões modernas da criatividade humana, que se refletem na arte e arquitetura atuais.

O CORPO FALA - Pierre Weil - O livro tenta desvendar a comunicação não-verbal do corpo humano, primeiramente analisando os princípios subterrâneos que regem e conduzem o corpo. A partir desses princípios aparecem as expressões, gestos e atos corporais que, de modos característicos estilizados ou inovadores, expressam sentimentos, concepções, ou posicionamentos internos.

IMAGENS QUE FALAM - Maria Helena Wagner Rossi - No segundo livro da Coleção Educação e Arte, Maria Helena nos leva a compreender a alfabetização plena como mais do que somente a leitura convencional da palavra e nos alerta para o fato de que é tempo de perguntar "como" as imagens que os alunos recebem, em seu dia-a-dia, são interpretadas. Propões, ainda, a necessidade de proporcionarmos aos nossos alunos mais oportunidades de vivência da arte, de conhecer como se processa a leitura das imagens de acordo com cada contexto individual de vida.

INTERCULTURALIDADE E ESTETICA DO COTIDIANO NOENSINO DAS ARTES VISUAIS - Ivone Richter - Este livro versa sobre o ensino intercultural das artes visuais na escola e é constituído por dois eixos principais - a multiculturalidade no Brasil e a estética feminina do cotidiano. Discute tendências contemporâneas internacionais sobre educação intercultural e sobre o ensino das artes visuais.

PARA GOSTAR DE APRENDER ARTE - Rosa Iavelberg - A obra derrota a concepção convencional que vê a aula de artes como mera pausa inserida no estudo de conteúdos tidos como mais importantes, determinando o ensino e a aprendizagem de Arte como parte essencial e articulada da formação dos professores e de seus alunos.

LIMITES EM EXPANSÃO - Lúcia G. Pimentel - Resultado de sua tese de doutorado, a autora apresenta neste livro, suas abordagens da teoria do currículo de Licenciatura em Artes Visuais. A obra demarca a grande mudança entre as abordagens modernistas e as pós-modernistas do ensino da Arte.

PAULO VASCONCELOS - Pensar a cultura infanto juvenil é refletir sobre a sociedade nas malhas de seus discursos e práticas e, assim, estabelecer elos com as mediações simbólicas propostas dentro do imaginário das mídias e da sociedade. Para se refletir sobre o tema, não há como fazê-lo senão dentro de uma perspectiva multidisciplinar. Este livro apresenta um índice a partir do qual se pode começar a entender um tema tão múltiplo quanto instigante que é a 'Comunicação e o Imaginário na Cultura Infanto-Juvenil'.

ARTE E CRÍTICA DE ARTE - Giulio Carlo Argan - Em ''Arte e Crítica de Arte'', Giulio Carlo Argan sustenta que "a cultura estruturalmente historicista se pode renovar reformulando as suas metodologias e tecnologias".

ARTE E PERCEPÇÃO VISUAL - Rudolf Arnheim - A obra instrumentaliza a experiência da apreciação artística a partir da inata capacidade humana de entender por meio do olhar e propõe-se a discutir algumas qualidades da visão, objetivando fortalecê-las e dirigi-las. O autor preocupa-se em delinear o papel da atividade artística como principal instrumento de exploração da personalidade humana, e ressalta que os princípios do pensamento psicológico nele expressos provêm da teoria da Gestalt enquanto disciplina (portanto amplificando seu entendimento para além das fronteiras de método), que desde suas origens teve afinidade com a arte.

ARTE COMENTADA - Carol Strickland - Contém 25 mil anos de história da arte condensados em 208 páginas, incorporando mais de trezentas ilustrações, de forma a oferecer o conhecimento necessário, as informações básicas, numa linguagem simples. É pontuado por observações, sumários e quadros comparativos para ajudar o leitor a absorver e reter pontos importantes. A obra é, enfim, uma compilação breve, em terminologia clara, da pintura nas cavernas à arte conceitual.

OS PROBLEMAS DA ESTÉTICA - Luigi Pareyson - Neste livro o autor apresenta os princípios fundamentais da sua estética da formatividade além de ampliar o campo de reflexão abrangendo uma gama bastante diversificada de problemas tocando questões fundamentais na reflexão artística como a da relação entre obra de arte e sociedade, obra de arte e biografia, obra de arte e realidade, etc.

ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR - Maria Heloísa Correa de Toledo Ferraz - Este livro trata do ensino e aprendizagem da arte, enfocados pelo prisma da educação estética e artística. As autoras, através de uma fundamentação teórico-metodológica, enfatizam o estudo da história da arte , da produção artística, da apreciação estética e da comunicação na sociedade.

CULTURA VISUAL, MUDANÇA EDUCATIVA E PROJETO DE TRABALHO - Fernando Hernandez - As perspectivas e os exemplos apresentados nesse livro são um reflexo das discussões mantidas entre Fernado Hernández e vários professores que já estão cansados de que a disciplina de Ensino de Arte continue sendo relegada a segundo plano. O resultado é a descrição de experiências desenvolvidas com alguns professores, na tentativa de romper barreiras e mitos sobre o que pode ser esse campo de estudos que deverá expandir os conhecimentos dos alunos de ensino fundamental e de ensino médio sobre a cultura visual da nossa época e que também ajude a compreender os significados da cultura visual de outras épocas.

MENTES QUE CRIAM - Howard Gardner - Usando como ponto de partida seu conceito das 7 inteligências - da inteligência musical àquela envolvida no entendimento de si mesmo-, Gardner examina 7 indivíduos extraordinários - Freud, Einstein, Picasso, Stravinsky, Eliot, Graham e Gandhi - cada um deles, um exemplo notável de um tipo de inteligência. Ao examinar o momento da descoberta mais significativa de cada criador, Gardner descobre padroes cruciais para o nosso entendimento do processo criativo.

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS - Howard Gardner - Gardner explica eloqüentemente as idéias fundamentais que desencadeiam uma revolução na aprendizagem e mostra como elas podem ser aplicadas em toda sala de aula onde se espera que os alunos pensem. Esta é uma leitura importante não apenas para os professores, mas também para os membros dos conselhos escolares, e ainda para aqueles que legislam e estabelecem políticas educacionais.

HISTÓRIA DA ARTE - Ernst Gombrich - É um livro incomparável como introdução ao mundo da arte, desde as pinturas rupestres da pré-história até a arte experimental dos dias de hoje. O desenvolvimento da pintura e da escultura é tratado tendo como pano de fundo os sucessivos estilos de arquitetura. Como o autor diz no Prefácio, o livro 'é endereçado a todos os que sentem a necessidade de uma primeira orientação num mundo estranho e fascinante. Pode servir ao iniciado sem o confundir com pormenores; capacitá-lo a dar uma ordem inteligível à profusão de nomes, períodos e estilos que congestionam as páginas de obras mais ambiciosas e, assim, equipá-lo para consultar livros mais especializados'.

A IMAGEM - Jacques Aumont - A imagem torno-se uma disciplina do conhecimento humano, ao mesmo tempo em que permanceu um domínio fascinante e parcialmente incógnito. Esse livro trata dos grandes problemas teóricos propostos pelo tema - O que é 'ver' uma imagem? Qual 'espectador' ela supõe? Como a imagem 'representa' o mundo real? Como ela produz as significações? Quais os critérios que nos levam a considerar algumas dessas imagens como 'artísticas'?

ACASOS E CRIAÇÃO ARTÍSTICA - O ponto de partida deste livro, capaz de despertar a atenção dos teóricos mais exigentes e, ao mesmo tempo, de ser compreendido pelos não-iniciados em arte, é a questão do acaso no processo criativo. Ilustradas com 112 reproduções de obras desde a pré-história até os dias atuais, as reflexões de Fayga nos levam a questionar e a conhecer não só a complexidade dos processos criativos, como a percepção que nos faz construir múltiplas realidades. Fayga Ostrower, artista de renome internacional, dedica-se há mais de trinta anos ao ensino da arte, tendo sido premiada com o Grande Prêmio Internacional da Bienal de Veneza e o Grande Prêmio da Bienal de São Paulo.

ARTE, HISTÓRIA E ENSINO - Uma Trajetória - Dulce Osinski - Este livro analisa os caminhos pelos quais se deu a evolução do ensino da arte, suas influências de ordem estética, pedagógica e filosófica, e as metodologias utilizadas ao longo do tempo. Traça um perfil da trajetória do pensamento educativo em arte, abordando as diferentes perspectivas que se iniciam com a escola da tradição e passa pelas academias de forte influência clássica e renascentista. A autora mostra como a integração entre arte e técnica culminaram na cração de escolas de artes e ofícios e da Bauhaus. Revela também o surgimento das correntes da livre expressão e as tendências contemporâneaspara o ensino da arte, que buscam a integração entre conhecimento e expressão. Inserido nos processos culturais e históricos, o conhecimento dos percursos do ensino da arte é fundamental para que hoje se possa pensar, ensinar e fazer arte com qualidade.

A PERSPECTIVA COMO FORMA SIMBÓLICA - Erwin Panofsky - É um dos maiores trabalhos de história intelectual contemporânea, um texto que tem influenciado conceitos histórico-filosóficos sobre arte e sobre a noção de perspectiva neste século.

SIGNIFICADO NAS ARTES VISUAIS - Erwin Panofsky - O autor, um dos mais renomados críticos de nosso tempo, reúne neste volume uma coletânea de ensaios sobre Teoria da Arte, iconografia, estilos e atitude estética, em que sua visão estrutural e ampla erudição desvelam as artes visuais nas suas diferenças e significado profundos ligados ao estilo dos artistas e ao dos respectivos tempos.

A PESQUISA EM ARTE - Silvio Zamboni.

100 artistas que mudaram a história do mundo - Barbara Krystal - Com suas biografias concisas, esta obra levará o leitor a uma viagem através do mundo das artes. O artista é um contador de histórias que, ao utilizar fatos - ou ficção - interpreta e ilustra sentimentos e idéias por meio da tinta, do bronze, do filme fotográfico e de outros materiais. Ao revelar a pessoa por trás da obra, descobrimos as influências que moldaram suas vidas e orientaram suas aspirações artísticas. Cada um dos artistas citados nesta obra representou um marco na pintura, escultura ou fotografia, definindo os movimentos que revolucionaram a arte. O livro traz ainda as lutas pessoais e profissionais que cada um destes homens e mulheres teve que enfrentar pelo caminho, superando críticas, convenções e outras inúmeras dificuldades. Um livro para ser usado como consulta ou simplesmente como leitura esclarecedora e divertida.

ARTE - Ary Quintela.

PSICODINÂMICA DAS CORES EM COMUNICAÇÃO - Modesto Farina.

A NOVA MÍDIA - A comunicação de Massa na era da informação - Wilson Dizard Junior - Inovador ao expor de forma clara as vertiginosas mudanças por que passa a comunicação de massa, esta nova versão de 'A nova mídia' apresenta as últimas novidades do mundo virtual (avanços da Internet, fusões entre megaempresas, etc.) e uma projeção do que está por vir. Exemplos no texto mostram o que vem mudando nas diferentes formas da mídia tradicional e como isso afetará a vida dos profissionais da comunicação. O autor, membro do Center for Strategic and International Studies, de Washington, e professor da Georgetown University, também não deixa de considerar as implicações políticas e econômicas que as mudanças nos padrões das comunicações de massa acarretam. Um utilíssimo glossário com o jargão e os termos criados por essa nova revolução industrial complementa o volume.

A IMAGEM - Eduardo Neiva Junior - Discute as características formais da representação e da imitação. Vê o papel da pintura na reprodução da imagem e analisa a questão da fotografia.

COMO E POR QUE SE FAZ ARTE - Por dentro da Arte - Elizabeth Newbery - O que um afresco renascentista tem a ver com um totem de índios canadenses? Qual a relação entre um postal do Tio Sam e um quadro do brasileiríssimo Portinari? Ao revelar afinidades entre obras feitas em diversas épocas e regiões, Como e por que se faz arte apresenta uma abrangente introdução ao universo da arte.

LEITURAS NO SUBSOLO - Ana Mae Barbosa - A obra estuda a influência de historiadores da arte, como Ernest Gombrich e Herbert Read, sobre a produção acadêmica brasileira desde os anos 80.

ARTE-EDUCAÇÃO NO BRASIL - Ana Mae Barbosa - Chegando à sua 3a. edição, confirmando, já à luz de sua acolhida, a importância da contribuição deste estudo para a reflexão sobre o ensino de arte, na escola nova brasileira, e as profundas transformações que sua didática vem sofrendo nos últimos anos.

A IMAGEM NO ENSINO DA ARTE - Ana Mae Barbosa - Anos oitenta e novos tempos. Esta é uma das obras mais significativas no domínio da didática das artes no Brasil. Sua proposta metodológica, consubstanciada na idéia de arte-educação, organiza e promove uma leitura da obra artística que, além de uma pedagogia, é uma nova visão do papel das artes na cultura do homem contemporâneo.

Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano IV - Número 05 - Abril de 2006 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados