:: Sites Comentados ::

Editoras Responsáveis - Profª. Drd. Martha Maria Prata Linhares e Profª. Esp. Gisele Torres Martini

Caros leitores e leitoras,

A proposta dessa edição é de muita música, jogo, teatro e criação de mandalas.

O Allegro, site de música erudita, além de música, disponibiliza um fórum e uma página com informação dos leitores.

Casthalia é pura ludicidade, onde jogando se aprende sobre artes e educa-se o olhar.

O Proscênio Teatro Brasileiro disponibiliza informações sobre teatro, trazendo dados sobre escolas de teatro no Brasil e exterior, profissionais da área e uma biblioteca com possibilidade de downloads de algumas peças de teatro.

Em Um Pouco de Mandalas, três sites: um gostoso convite ao olhar no site Paulo Gil, Fotografias e Ilustrações com sugestão de troca de idéias com o Paulo sobre suas mandalas; Nise da Silveira, Vida e Obra, a história da mulher brasileira que começou o acervo do museu da Imagem e do Inconsciente, e Earth Mandalas, um tutorial para criação de mandalas a partir de fotografias digitais.

Boas interações,

Martha e Gisele


ISSN 1806-2962

 

Allegro

http://www.allegrobr.com

O Allegro é um site sobre música erudita que pretende divulgar o puro e simples prazer de ouvir música. A parte mais movimentada do site é o fórum, que, parece, já rendeu inclusive encontros ao vivo e a cores para seus membros, chamados de allegronautas. O site possui uma biblioteca onde o internauta interessado poderá aprimorar seus conhecimentos de música clicando nos diversos hiperlinks que vão levá-lo a conhecer ainda mais assuntos durante a leitura. Na biblioteca, à direita da tela, existe um saiba mais que traz conceitos resumidos que têm a ver com o texto que aparece na página principal, e este saiba mais também tem hiperlinks.

Ao se cadastrar, além de participar do fórum, o interessado ganha uma pequena página com suas informações pessoais dentro do site. O sistema de busca é bastante funcional, possibilitando, inclusive, encontrar textos específicos. Há alguns anúncios relacionados à música como compra e venda de instrumentos, aulas, CDs e DVDs.

Muito útil não só para os ouvintes, mas também para arte-educadores que necessitem de subsídios teóricos para suas aulas ou de conteúdo sobre História da Música disposto de forma muito clara e agradável.

O webmaster do site e seu criador, Adriano Brandão, reside em Curitiba/PR e é um amante autodidata da música erudita, jornalista e desenvolvedor de sites.

 

Casthalia

http://www.casthalia.com.br

Este site é encantador. Trata-se de um jogo, onde o jogador pode escolher entre três personagens para conversar com os habitantes da "Mansão de Quelícera", andar pelos ambientes da casa, resolver desafios, realizar uma missão e usar atalhos. Cada personagem, um percurso diferente. Quellícera tem um total de 16 ambientes principais (hall, sala de jantar, salão de baile, cozinha, sótão, claustro, despensa, biblioteca, quarto de banho, covil, porão, masmorra e quatro quartos e outros 45 ambientes secundários (entre corredores, escadas, alcovas, ante-salas, etc.). Interligando as pistas encontradas, você conseguirá descobrir os segredos da Mansão e as feitiçarias travadas por Quelícera em um passado remoto. Feito isso, precisará ser destemido o suficiente para encarar o catastrófico final do jogo.

Mas, jogar por quê? Porque jogando, as crianças entre 09 e 14 anos descobrem uma deliciosa ferramenta para o ensino da História da Arte, por meio da mediação do arte-educador. O site e o jogo são lúdicos, são divertidos e poéticos e educam o olhar. Existe, inclusive, um link no site que é de apoio aos educadores. Ao navegar pelos ambientes, professores e alunos observarão links que sempre enriquecerão algum aspecto de época, técnicas ou obras de arte.

No link Preste Atenção, os criadores descrevem as apropriações que fizeram para desenvolver o jogo, assim como por que e desenvolvem conceitos sobre retrato, ciclo da vida, pintura de gênero, natureza morta, iluminação, paisagem. Tece comentários também sobre vários artistas e suas obras, que subsidiaram a criação do site. Há uma parte com dicas para o educador aproveitar melhor os conteúdos, um e-mail para dúvidas, bibliografia e, quem jogou na escola e gostou, pode ganhar um cd do jogo respondendo a uma pergunta.

Concebido por Aline Dias, Ana Beatriz Bahia e Diego Rayck, com relato da experiência pedagógica de teste realizada com crianças de nove a catorze anos da rede de ensino pública e privada de Florianópolis/SC sob a responsabilidade de Débora Gaspar.

Proscênio Teatro Brasileiro

http://www.pagebuilder.com.br/proscenio/

Este site, que está no ar desde 1995, divulga o Teatro Brasileiro. Nele, atores e atrizes, assim como estudantes e arte-educadores podem localizar escolas de teatro no Brasil e algumas no exterior. É possível também ver o currículo e o contato de profissionais como atores, diretores, figurinistas, sonoplastas e aderecistas além de outros.

Existem algumas informações sobre teatros no Brasil e uma lista dos teatros que foram desativados no Rio de Janeiro. As partes mais gostosas são a Biblioteca do Fórum Virtual de Teatro Brasileiro onde se pode fazer download de textos de Martins Penna, Shakespeare, Sófocles, e quem tem até um texto de Gláuber Rocha, e a parte do acervo de cartazes de antigos espetáculos. Existe também um e-clipping, espécie de mural de avisos onde as pessoas anunciam coisas relacionadas a teatro e também fazem solicitações. Na área de reflexões sobre teatro, textos que falam sobre esta arte e que foram escritos ou ditos por grandes nomes das artes cênicas.

Muito útil e também disponível no Proscênio é a relação de Festivais de Teatro Brasileiros com contatos de organizadores, data de realização, periodicidade e etc.

Um Pouco de Mandalas:

Participamos recentemente de um interesse coletivo pelo tema “mandalas” na lista de arte educação, a “arte-educar”. Assim tivemos a idéia de escolher sites e livros (disponibilizados na editoria de livros comentados) sobre “mandalas”.

Como diz o Paulo Gil, desejamos boas mandalas!

Paulo Gil, Fotografias e Ilustrações - http://www.paulogil.com.br/index.htm

 

O que nos chamou a atenção nesse site, além das belas fotografias, foram as imagens das mandalas criadas pelo Paulo.

Ele tem mandalas lindíssimas e estamos disponibilizando para vocês através de seu site.

Aqui alguns trechos de mensagens trocadas e de autoria do Paulo, na lista arte-educar, com professores curiosos e interessados em fazer mandalas com seus alunos e alunas:

Uma das "regrinhas" que me propus durante o trabalho (Mandalas) foi o de criar uma imagem a partir do mesmo arquivo, ou seja, da mesma folha, mas procurando dar para cada uma das camadas um jeito diferente. Isso porque queria criar uma unidade feita de um mesmo sujeito mas que no conjunto aparecessem como seres distintos.Como a humanidade, por exemplo: somos todos iguais pero no mucho... Acho que, construir fisicamente mandalas usando folhas de uma mesma árvore, pode ajudar a pensar a diversidade...”

... dizer que estas imagens foram feitas a partir da digitalização de folhas, sementes etc. e posterior construção no computador. Acho que poderíamos pensar alternativas de se construir mandalas - nome genérico - colando folhas colhidas no pátio da escola, na rua ou qualquer outro lugar... Enfim, livre pensar...

Posso te contar como fiz, não sei se é regra. Apesar de terem sido construídas no computador, não usei nenhum comando "matemático" do programa. O photoshop me ajudou em outras muitas coisas mas não nisso, foi um trabalho braçal poderia dizer. Eu virava as folhas, mantendo um centro visual dado pela ponta do caule das folhas.

Quanto ao colorido das folhas, não sei como manter, mas acho que faz parte do jogo durar o tempo que tiver que durar. Irão mudando de cores e aspecto. Pode dar bons resultados também.”

Para quem quiser trocar idéias, estamos abrindo um fórum de discussão para que vocês possam interagir com o artista plástico Paulo Gil.

 

Earth Mandalas - tutorial para criação de mandalas a partir de fotografias digitais

http://www.earthmandalas.com/how/index.html

Esse site tem um tutorial que ensina como fazer mandalas usando o programa Adobe Photoshop e fotos digitais. Tem também a opção de apreciar mandalas criadas por leitores do Earth Mandalas. E se você der uma fuçadinha, mesmo sem saber inglês, pois o site é em inglês, você terá acesso à várias mandalas, todas criadas a partir de fotos tiradas da natureza. Belíssimas!

 

Nise da Silveira, Vida e Obra

http://www.ccs.saude.gov.br/

Falar em Nise de Oliveira é também trazer a lembrança mandalas. Essa fantástica mulher criou no Centro Psiquiátrico Pedro II, hoje Instituto Municipal Nise da Silveira, uma oficina de Terapêutica Ocupacional. Umas das atividades propostas por ela era a criação de mandalas. Posteriormente, com o acervo artístico das oficinas, criou o Museu da Imagem e do Consciente.

Nesse site você vai poder conhecer sobre a vida de Nise de Oliveira, seu encontro com Carl Jung e algumas mandalas produzidas por clientes do ateliê de pintura do Museu de Imagens do Inconsciente.

Nossos agradecimentos ao Sidnei Campos, que nos indicou esse site.

 

Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano IV - Número 05 - Abril de 2006 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados