:: Trocando Figurinhas ::

Como Editora Chefe da Art& eu quero apresentar para vocês a Profª. Mercedes Frigola. Mercedes se responsabilizará, a partir deste número, por este espaço: Trocando Figurinhas, que será um espaço de intercâmbio entre professores de Arte, de idéias, projetos e principalmente, apoio.

Para apresentar Mercedes para vocês, fizemos com ela a mesma entrevista que fazemos com os professores do Fala Professor e, desta forma, apresentamos o trabalho da Profª. Mercedes, por ela mesma!

Mercedes, Seja bem-vinda!

Ju Sampaio-Ralha
Editora Chefe


ISSN 1806-2962

Entrevista

Nome do professor e local de trabalho: Mercedes Frigola - mefrigola@yahoo.com.br. EMEF Prof. Máximo de Moura Santos – São Paulo, SP - http://www.maximo.cjb.net

Formação do professor: Educação Artística- Desenho – Faculdade de Belas Artes - SP

Quais as principais influências e/ou teóricos que norteiam seus trabalhos?

Interdisciplinaridade, Multiculturalidade, Projetos de trabalho, Educação à Distância, Projetos Colaborativos, Paulo Freire, Ana Mae Barbosa, Fernando Hernandez, procuro manter-me bem informada sobre tecnologias contemporâneas e experiências em Educação e Arte-educação.

Experiência profissional geral

- ensino de Arte no ensino Fundamental e Médio desde 1982;

- capacitação de alunos e formação de professores em tecnologias contemporâneas aplicadas à Educação;

- criação, articulação e desenvolvimento de projetos interdisciplinares em Educação;

- produção de conteúdo para websites.

Dados da experiência relatada

EMEF Prof. Máximo de Moura Santos – São Paulo-SP com alunos do Ensino Fundamental, do 4º ao 8º ano, professores do Ensino Fundamental.

Em 1996, ao iniciar como usuária de computadores e internet, percebi que os suportes digitais são recursos, meios e ambientes interessantes para a Educação e senti uma vontade enorme de utilizá-los no meu trabalho. Coincidentemente, no ano seguinte tive a oportunidade de iniciar minha atuação como Orientadora de Informática Educativa, cuja função era articular projetos com professores e acompanhá-los no atendimento de classes no laboratório de informática educativa da escola.

Em 1998 formei 2 grupos de 6 alunos cada e em horário extra-classe(meu horário de estudos) iniciei o “PROJETO HTML”. Meu objetivo era fazer com que os alunos se apropriassem de tecnologias contemporâneas e as utilizassem como suporte de suas criações, como meio de pesquisa, de expressão, de divulgação de suas produções, de eventos da escola e da produção dos professores na web, promover intercâmbio com outras escolas e incentivar a participação da comunidade escolar.

Os grupos decidiram construir o site da escola, as questões eram discutidas em grupo e tomadas de comum acordo. Ensinei-os a construir o mapa de navegação, noções básicas de Internet e códigos de html, criação de imagens com extensão .JPG e .GIF, uso do Word como editor de html, uso do scanner. Após essas noções básicas e técnicas, partimos para a criação das páginas do site que seria visto na rede do laboratório por todos os alunos da escola. Todas as imagens do site foram criadas pelos alunos no ambiente digital, não utilizamos nada copiado de nenhum site, pois a intenção era que o trabalho tivesse a identidade do grupo, na medida do possível. Com a parceria de alguns professores, fizemos visitas a Centros Culturais, escolas da rede privada e livrarias para acessar a internet e aprender a enviar e receber e-mails. Para isso, levava um roteiro de sites a serem visitados e analisados, e posteriormente discutíamos o que havíamos visto. Em novembro daquele ano publiquei na Internet o site  da escola, o INTERM@XI, mesmo não tendo acesso à Internet no laboratório, eu usava minha conexão para fazer a transmissão dos arquivos, desde minha casa. A partir de então tornou-se hábito na escola a criação de sites como instrumento pedagógico por professores e alunos, inclusive e principalmente nas aulas de Arte; todas as classes de 1ª à 8ª séries criavam sites que ficavam disponibilizados na rede interna do laboratório e serviam como fonte de pesquisa para outras classes e séries, formando nossa ‘Biblioteca Virtual’. Em 2000 a quantidade de arquivos criados era tanta que ficou inviável manter o projeto, pois isso significava permanecer até 4 horas conectada para disponibilizá-los na web. Em 2002 tínhamos a promessa de instalação de banda larga em todas as escolas da rede, foi com essa expectativa que desenvolvi junto com 3 colegas e 10 alunos o PROJETO INTERM@XI que era o antigo PROJETO HTML remodelado. Nele, além de criarmos e atualizarmos as páginas da escola(aguardando a chegada da internet), discutíamos o impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação na sociedade com os alunos participantes. Apesar de todas as dificuldades que encontramos no cotidiano escolar, foi muito gratificante desenvolver esse trabalho numa escola pública, acredito ter sido uma maneira de minimizar a exclusão digital de nossos alunos.

Resultados

Aumento da auto-estima dos alunos, suas produções puderam ser conhecidas por toda a comunidade escolar e por usuários da rede Internet. A comunidade escolar na época, de uma maneira geral, entendeu a importância de consolidar sua presença na web. Adquiri muita experiência com esse trabalho, aprendi muito com os alunos.

Dificuldades

Pouco apoio institucional, no início foi difícil encontrar parceiros que aceitassem o desafio de trabalharem em parceria, falta de softwares adequados.

Qual a motivação para continuar “em frente” mesmo com as dificuldades?

Acreditar no meu objetivo, constatar resultados positivos nos alunos e na escola.

Por quê faz isso?

Porque sou apaixonada por tecnologias contemporâneas, porque acredito no uso consciente, responsável e eficaz dessas tecnologias nas escolas e porque para mim é clara a relação e semelhança existente entre ambientes virtuais e Arte.

Quais os planos futuros?

Desde 2005 retornei à regência das aulas de Arte, 50% de minhas aulas acontecem no laboratório de informática da escola portanto, pretendo aprimorar a qualidade e diversidade de conteúdos dessas aulas, tendo como foco principal a produção de animações mais complexas das que já criamos em 2005 e a criação de podcasts sobre Arte.  Desejo também continuar desenvolvendo projetos de intercâmbio com outras escolas com conteúdo ligado à Arte. Planos um tanto ousados, para isso vou ter que estudar e experimentar muito, mas vou tentar...

“A palavra é sua”

Agradeço a oportunidade de participar deste espaço e convido os colegas arte-educadores a trocarmos experiências.

Mercedes Frigola
Editora do Espaço Fazendo Contato


ISSN 1806-2962

 

 

 

 

 

 

Link: www.maximo.cjb.net - Exemplo de mapa de navegação:

À esquerda (abaixo), uma das primeiras edições do site da escola, à direita, edição atual:

                           

 

 

 

Site criado nas aulas de Arte em 2000 - História da Arte no Brasil – Arte - Profª Liliane Del Bianco Murano e 6ªs, 7ªs, 8ªs séries:

 

 

 

Site produzido pela Professora Liliane Del Bianco Murano(Arte) em 2001- Artes Visuais – Arte:

2000 - Festas Juninas –  História - Profª Jurema Rita Mola e 2ª série D:

 

 

 

Site produzido pelo Prof. Clóvis Gauglitz (Ciências) e 6ªs séries C e D  em 2001 - Observando e interferindo no ambiente escolar, sob uma ótica ecológica – Ciências:

 

 

 

Primeiro site construído na escola - 1999 - Doenças - Ciências - Profª Kelley Carvalho Monteiro de Oliveira e 6ª série E:

 

 

 

 

Site construído nas aulas de Arte e História - 1999 -Carnaval -Profª  Regina Ferreira dos Santos, Profª Liliane del Bianco Murano  e 8ªs séries:

 

 

 

 

 

Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano IV - Número 05 - Abril de 2006 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados