:: Fala Professor! ::

Editor Responsável: Prof. Pio Santana.

1. Nome do professor e local de trabalho.

Ana André - Ana Maria Dubraz da Costa André

Ecola Fernão Gaivota – Particular em Alphaville, São Paulo.

2. Formação do professor:

2006 Ensino da arte na educação Especial e Inclusiva – Pinacoteca do Estado de São Paulo;

Formação de professores Belas Artes 2005;

Arquitetura e Urbanismo USP 1983.

3. Quais as principais influências e/ou teóricos que norteiam seus trabalhos?

A principal influência do meu trabalho foi a metodologia do prof Duchnes. Fiz um curso maravilhoso de “Arte Oriental” na FAAP - Curso livre, aliás a minha formação em artes ocorreu de forma não formal em ateliers e Museus, fui assistente do artista Luis Paulo Baravelli por dois anos.

4. Experiência profissional geral:

Ensino Formal:

2006 Escola Fernão Gaivota  Alphaville – Educação Artística: Fundamental I, II, E. M;

2005 Escola Fernão Gaivota  Alphaville – Educação Artística: Ensino Fundamental I, II;

2005 Colégio Humboldt - Semana de Artes;

2004 Universidade Anhembi Morumbi - Maquete- Curso seqüencial de paisagismo;

2004 Estágio: Colégio Visconde de Porto Seguro - Fundamental II e Ensino  Médio;

2003 Colégio Friburgo - Educação Artística: Ens. Fundamental I, História da Arte – Ens.Médio: São Paulo.

Ensino não Formal:

Monitoria:

2006 - Exposição "Metáfora do Olhar"-Assemblages SESC Sto. Amaro;

2005 Exposição "Farnese - Objetos" CCBB – Monitoria.

Oficinas:

2006 Oficina Desenho e Pintura Casa de Cultura de Sto Amaro;

2004/2005 ABRA Alphaville Arte para crianças;

2003 “Reciclar com Arte” - Casa de Cultura de S.Amaro;

2002 Semana Paulo Freire  - NAE 12 , - MOVA - NAE 6; ONG -Projeto Oficina Mosaico - ONG -Travessia - Desenvolve trabalhos de Mosaico em E.V.A. adolescentes.

2001/2002 SENAC: Curso de Mosaico –Módulo I, Módulo II;

2001 ONG - Conexão -Arte com adolescentes em L.A;

1990 Desenho Como Forma de Percepção de Uma Imagem, Centro Cultural S. Paulo;

1990 - O Desenho e o Recorte, Oficina Cândido Portinari, em Ribeirão Preto

- Iniciação ao Desenho (com Domingos Seno), Oficina Cultural Oswaldo de Andrade

Cursos de Máscaras

- SESC Pompéia e na Associação Atlética do Banco do Brasil;

1989 Oficina de Gravura em Linóleo com Francisco Maringelli Of.Culturais Três Rios; 1989 Exposição-I Prémio Canson de Arte sobre Papel MAM/SP – Monitoria.

Assessoria Arte Educação:

Educadores Infantis “Pré Escola AABB” - Papel: Produção de Bonecos; “Casinha Pequenina” –Técnicas de Papel - Creche Pré-Escola Itaim Paulista; Escola Municipal de 2º Grau Prof. José Barreto Coelho; Mococa e Oficina Cultural C. Portinari - Ribeirão Preto

5. Dados da experiência relatada:

a. Onde aconteceu? (escola, cidade, etc.)

2005 Escola Fernão Gaivota  Alphaville, São Paulo.

b. Com que série/cursos a proposta foi desenvolvida?

5ª e 6ª série do Ensino Fundamental.

c. Quais os objetivos originais da(s) proposta(s) apresentada(s)?

Fazer com que os alunos aprendessem e compreendessem sobre a produção do período Paleolítico especialmente a Arte, a partir de experimentações e vivências.

6ª série- referente às pinturas Rupestres: Desenvolvemos um trabalho mais voltado para as produções relativas a incisões, marcas com as mãos o trabalho utilizou como matriz as chapas de isopor, neste momento individual, depois associando todas as produções produziram diversos painéis em papel craft e papelão.

5ª série- Referente à produção cerâmica Marajoara: Pesquisa de padrões geométricos, modelagem de peças em argila e aplicação de desenhos geométricos e pintura.

d. Quais os resultados esperados?

Os resultados esperados era que os alunos compreendessem a complexidade dos Primeiros  povos habitantes das Américas – que de Primitivos nossos ancestrais não tinham nada que possuíam e desenvolviam processos que exigiam grandes conhecimentos técnicos tanto na matéria prima empregada em suas produções, quanto nos processos de escolha de pigmentos e processos de queima.

e. Quais os resultados obtidos?

Foram ótimos, pois perceberam entre outras coisas como eram complexos os padrões geométricos utilizados na ornamentação de peças e outras aplicações, a dificuldade de modelar peças com argila, passaram a valorizar e entender mais os processos.

f.. Quais as principais dificuldades encontradas?

A grande dificuldade foi não ser possível levar os alunos a visitarem a exposição que estava ocorrendo no CCBB-Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo: “Antes: Histórias da Pré-história”, sendo que não visitaram a Expo 500anos e na França ocorriam exposições em Homenagem ao Brasil e eles lá estavam vivenciando ao vivo enquanto aqui nossos alunos estudaram aspectos da Cultura Francesa e efetivamente conhecem poucos aspectos da Cultura Brasileira...

6. Qual a motivação para continuar "em frente" mesmo com as dificuldades?

Ser Apaixonada por Arte e ter o apoio da Coordenação do Colégio que acredita profundamente no meu trabalho, pois acabei envolvendo outras séries e o resultado teve consistência e qualidade, vale dizer que entrei no Colégio em 2005 lecionando da 1ª F I à 8ª F II e em 2006 ganhei o colegial.

7. Por quê faz isso?

Porque adoro arte e mesmo sendo portuguesa sou a maior defensora da Cultura brasileira cuja maior riqueza é a diversidade Cultural.

8. Quais os planos futuros?

Continuar sempre e pesquisar mais.

Bom, este ano no 1º Bimestre continuando minha pesquisa sobre as culturas dos povos Indígenas descobri que o MAE-Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, desenvolveu Kits para os professores levarem para sala de aula e tive o privilégio de levar simultaneamente dois deles e consegui uma sala vazia para sentarmos em círculo e desenvolvermos uma séries de vivências, seguidas de práticas e atingi a Escola toda coincidentemente no mês de Abril onde eles passaram a compreender a riqueza da cultura da matriz Indígena.

9.  "A palavra é sua":

Se tiverem interesse na próxima oportunidade conto sobre o Mês de Abril e suas derivações com produções de outros artistas Brasileiros.

IMAGENS

Pio Santana
Editor do "Fala professor"


ISSN 1806-2962

Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano IV - Número 06 - Outubro de 2006 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados