:: Fala Professor! ::

Caros leitores, 

A coluna Fala Professor desta edição, traz o trabalho de um jovem Professor inquieto em busca de conhecimentos. Trata-se do Professor Guiseppe Carlos Cicale que vem desenvolvendo uma pesquisa em arte, sobre o Teatro de Sombras com alunos da rede pública estadual. Confira.

Editor Responsável: Prof. Pio Santana.

1. Nome do professor e local de trabalho.

Giuseppe Carlos Cicale, E.E. “Prof. Wolny de Carvalho Ramos”

2. Formação do professor.

Cursando 6º semestre de Licenciatura em Educação Artística/Artes Visuais

3. Quais as principais influencias e/ou teóricos que norteiam os trabalhos.

Influencias dos grupos de teatro: Cia. Luzes e Lendas (SP), Cia Karagöz K (PR), Cia. de Teatro Lumbra (RS), diretores teatrais Jean-Pierre Lescot (França), Fabrizio Montecchi do Teatro Gioco Vita (Itália) . Teóricos: Valmor Beltrame prof. do curso de Artes Cênicas do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Margot Berthold, autora do livro Historia Mundial do Teatro.

4. Experiência Profissional

Prof. de Matemática (5 anos)

Área de Câmbio de Agência Bancária (8 anos)

Pintura Decorativa de Interiores (6 anos)

Prof. de Educação Artística (2 anos)

5. Dados da experiência relatada:

- Onde aconteceu?

Escola da rede publica de ensino do estado de São Paulo localizada na cidade de São Paulo.

- Com que serie/cursos a proposta foi desenvolvida?

Com alunos da 7a. série

Quais os objetivos originais da(s) proposta(s) apresentada(s)?

- Experimentar os diversos tipos e formas da linguagem do teatro de sombras. Observar de que forma o tema será recebido e desenvolvido dentro da sala de aula, investigando os benefícios que esse gênero teatral poderá oferecer aos alunos. Acredito que a linguagem irá promover um processo de criação de histórias, irá trabalhar a percepção do olhar quanto às formas, mostrar conceitos de animação, desenvolver análise crítica, treinar a linguagem do desenho, bem como a construção de personagens, dar noções de utilização de espaços e conceitos de socialização e cooperação em grupo.

- Quais os resultados esperados?

Espero com essa linguagem diferenciada que de certa forma é nova para a nossa cultura, envolver os estudantes para que eles aproveitem os conceitos e técnicas nas suas vivencias pessoais; e enriquecer o repertório dos estudantes com outra vertente do teatro de animação para que eles conheçam mais e melhor o teatro.

- Quais os resultados obtidos?

A principio, os alunos ficaram surpresos e curiosos com a linguagem teatro de sombras que é nova para eles. Após assistirem a apresentação de um pequeno espetáculo, os alunos demonstraram interesse em por a “mão na massa” já pensando em suas próprias historias, criando personagens e pensando na interpretação e manipulação das figuras que projetam as sombras.

- Quais as principais dificuldades encontradas?

As principais dificuldades aconteceram durante a pesquisa dos livros sobre o tema teatro de sombras, pois a maioria deles não foram publicados em português e são de difícil acesso.

- Qual a motivação para continuar “em frente” mesmo com as dificuldades?

O entusiasmo dos alunos e também a temática teatro de sombras que é pouco conhecida no Brasil, motivavam-me muito. E esse campo estranho e pouco explorado por aqui me impulsionou a conhecer melhor e explorar suas magias e poesias.

- Por que faz isso?

Porque eu acredito que este tema é interdisciplinar. E também é uma possibilidade de mostrar que a arte tem papel importante no desenvolvimento da expressão humana e de certa forma acho que facilita o aprendizado, por exemplo da língua portuguesa, literatura, entre outras áreas de ensino.

- Quais os planos futuros?

Formar um grupo de pesquisas e experimentações com teatro de sombras e difundir este tema para outros níveis de ensino como, por exemplo, o ensino médio, mas com adaptações para esta determinada faixa etária.

6. A palavra é sua

Este trabalho nasceu do projeto experimental de conclusão do curso de licenciatura em educação artística/ artes visuais que estou cursando. Graças ao empenho das minhas amigas: Fabiana Menassi, Sonia Lobato, Tânia Coronel que comigo formam o grupo de autores deste projeto, senti motivação em experimentar o tema: teatro de sombras nas minhas aulas. Fiquei feliz com a receptividade dentro da sala de aula e percebi que de certa forma acabei me aproximando e conhecendo melhor as habilidades dos meus alunos. Espero que meu trabalho de professor que utiliza metodologias diferenciadas, possa contribuir com a educação e tornar as aulas de arte mais interessantes, práticas e atrativas, ajudando a desenvolver conhecimento juntamente com os meus alunos.

IMAGENS

Pio Santana
Editor do "Fala professor"


ISSN 1806-2962

Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano V - Número 07 - Abril de 2007 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados