Setembro
e Outubro nos trazem um belo presente: o espetáculo da chegada da Primavera
que, com ela, traz perfumes, flores e cores. Convidamos vocês a trazerem
esta estação para dentro de suas casas na companhia do livro Ikebana
- Passo A Passo - rranjos Florais Japoneses de Reiko Takenaka,
que une arte e filosofia para montagem de arranjos florais. O livro Flowers
Origami de Michael G. La Fosse também é sobre flores, mas de papel.
A técnica artística do Origami, que é quase uma meditação, vem explicada
em Inglês, só que com tantas ilustrações que não haverá dificuldade de
entendimento para quem nada entende dessa outra língua. E já que um jardim
tem flores tão diferentes, há também formas diferentes de abordagem das
linguagens artísticas no binômio ensino/aprendizagem: Rose Satiko optou
pelo ensino de música a jovens em situação de risco social, a fim de trabalhar
a construção das noções de corporalidade, temporalidade e alteridade entre
seus alunos. Já o ensino do Teatro é a discussão do livro de Ingrid Koudela,
que trata dos diversos aspectos do Jogo Teatral dentro da escola. Mas,
como a Primavera continua, vamos sentar no jardim para ver as borboletas
e ouvir histórias ancestrais? É o que propõe o livro Reencantamentos
para libertar histórias, organizado por Ângela Philippini: um reencontro
com os aspectos míticos dos contos de fadas. Dançando na escola, de
Isabel Marques, tal qual a Primavera transformou o amarelo outonal
em flores, traz a proposta de transformar a escola e seus alunos em sujeitos
criticamente pensantes por meio da Dança.
Boa
primavera a vocês!
Gisele
e Martha
Ikebana - Passo A Passo - Arranjos Florais
Japoneses
Reiko Takenaka, Jtb ,1995
132 páginas
Nesse livro
a autora usou utensílios comuns de casa e pequeno material floral para
que os leitores se sintam motivados a criar arranjos florais . É um guia
de florais, através dos estilos e técnicas da ikebana, uma arte associada
à filosofia e tradição cultural japonesa. Nas palavras da autora, “Arte
em que a força da vida é expressa pelas plantas vivas e o espírito da
pessoa que os arranja fala profundamente de cada uma delas, unindo-as
para criar beleza e forma.” Na criação dos arranjos a autora usa o significado
de cada planta. Tem idéias e sugestões para todos os ambientes da casa,
passando pelos quartos, banheiros e cozinhas.
Flowers Origami
Michael
G. La Fosse, Turtle Publising, 2004
74
páginas
Ainda
que o livro seja em inglês, por ser muito bem ilustrado o leitor(ra) não
encontrará dificuldades para entender. É um livro de flores. Ensina a
fazer vários tipos de flores, como a flor de cactus, margarida, lírio,
magnólia, rosa, tulipa, lótus e crisântemo dentre outras. Acompanha o
livro 98 papéis coloridos prontos para a criação de origami.
A Música e o Risco: etnografia
da performance de crianças e jovens
Rose
Satiko Gitirana Hikiji, Edusp, 2006
256
páginas
O
livro, que é o resultado da tese de doutorado da autora defendida em 2004.
Aborda os temas de prática musical e intervenção social. Descreve uma
população que é vista como “em situação de risco”: crianças e jovens de
baixa renda. É um estudo sobre o ensino de música para crianças e jovens nessas condições,
e a relação da prática musical com diferentes tipos de cotidianos. Um
dos objetivos do trabalho é embasar a formulação de novas políticas para
a infância e juventude, não só no campo da música. O trabalho mostra uma
visão alternativa e discute os significados do fazer musical para essas
criança e jovens que participaram de um projeto social de ensino da música.
A autora aborda e discute aspectos observados como as possibilidades que
o fazer música introduz no cotidiano desses jovens descrevendo as relações
dessa prática social com a construção das noções de corporalidade, temporalidade
e alteridade entre seus sujeitos.
Jogos Teatrais
Ingrid
Dormien Koudela, Perspectiva,
1996
160
páginas
A
essência do jogo teatral assim como a sua profundidade e importância,
foram brilhantemente captados por Ingrid Koudela neste livro que busca
nortear e sistematizar o 'ensino' do Teatro na Educação. Com base no triângulo
Spolin-Piaget-Languer, imbui de fecundidade o processo didático, fazendo
com que o orientador possa reinventar sua forma de ensinar a partir de
bases estruturais, quer em termos de grupo, quer de indivíduo. A idéia
para o livro surgiu das experiências e reflexões delas resultantes, adquiridas
no contato da Professora Koudela com seus alunos na ECA/USP e escolas
de Ensino Fundamental e Médio nas quais lecionou. A autora conceitua Teatro
e Teatro-Educação, nos faz entender o sentido simbólico do jogo no teatro,
conta-nos sobre uma experiência prática com crianças e adolescentes, brinda-nos
com fotos e desenhos que registraram a experiência, e nos faz perceber
que a verdadeira magia e propósito do Teatro-Educação é, na verdade,
o envolvimento real dos "jogadores" com a dança, com a expressão
corporal, com a história, é o resgate da regra do jogo que, ao invés de
engessá-lo, torna-o ainda mais espontâneo e prazeroso. Uma obra preciosa
para os Arte-educadores da linguagem Cênica e para todos os que desejam
aprender mais sobre esta poderosa maneira de enriquecer o seu repertório
cultural e o de seus alunos.
Reencantamentos para libertar histórias
Organizado
por Ângela Philippini, Editora Wak, 2005
88
páginas
Reencantamentos
é um livro poético, desde o nome até os desenhos da capa e conteúdo. Recheado
de magia, vem para preencher um espaço no infinito território da Contação
de Histórias. Venham personagens míticos presentes no imaginário humano
encher as nossas aulas de Teatro para que possamos representá-los com
nossos corpos e emprestar-lhes nossa voz. Venham encher os nossos desenhos
e pinturas nas aulas de Artes Visuais e ajudar a compor as nossas coreografias
nas aulas de Dança... Cheguem também para que possamos contar as suas
histórias aos nossos filhos, netos, ou simplesmente para que possamos
escutá-las nós mesmos com por meio do cd que acompanha a edição. O livro
traz uma forma de, através de cada conto, nos aproximarmos mais do inconsciente
coletivo e assim trabalhar seus símbolos, suas respostas. Criar e contar
são alimentos fundamentais para a nossa alma.
Dançando na Escola
Isabel
Marques, Cortez, 2003
208
páginas
Lançado em 2003, neste livro, Isabel Marques revisita seus artigos
publicados nos últimos dez anos, no Brasil e no exterior. Com abordagem
teórico - prática, ela aprofunda e ao mesmo tempo, destrincha temas como
currículo, corpo, história e educação. Todos tratados de forma a propiciar
um processo de ensino/aprendizagem de dança transformador. O livro trata
das práticas de dança na escola, projetos de dança, curso de formação
de professores, temas transversais; reflexões sobre a dança na educação.
Sempre enfatizando o corpo na dança, a dança criativa e o multiculturalismo
no mundo atual. Também passa pela história da dança, demonstrando que
não basta apenas haver dança na escola. É preciso haver compromisso social
de ampliar a visão e as vivências corporais do aluno, para torná-lo um
criador crítico. O livro vem para problematizar e transformar as relações
entre dança, ensino e sociedade.
Gisele
e Martha
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ISSN 1806-2962
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