:: Sites Comentados ::

Editoras Responsáveis - Profª. Drd. Martha Maria Prata Linhares e Profª. Esp. Gisele Torres Martini

Apresentação de sites comentados:

Numa bela e suave tarde de Primavera, um excelente programa é... Ir ao cinema. Se for um filme brasileiro, então, nem se fala... Ah, sobre filmes brasileiros sempre é bom recorrer ao www.cinemabrasileiro.org.br. E este portal é tão rico, que somente uma tarde não será o suficiente para conhecer todos os recursos, desde roteiros de filmes até trailers em tempo real. Se você gosta ou pesquisa sobre dança o site Bibliografia da Dança no Brasil vai te dar ótima referências de livros, teses e outros trabalhos sobre dança no Brasil. Um outro achado foi o site Recicloteca que mistura arte e reciclagem. Como é sempre bom conhecer, reverenciar e guardar boas lembranças, visite o www.memoriaviva.digi.com.br, que foi criado pela percepção de que havia uma lacuna, que era preciso sanar, na preservação da memória cultural brasileira. E já que é tempo de flores, e estamos falando de preservar a memória, vale a visista ao Pitoresco, um site sobre a pintura no Brasil e o www.museus.gov.br que, logo na página inicial nos traz informações sobre o projeto Primavera nos Museus, mas que também nos trará muita informação sobre museologia brasileira. E como é tempo de verde e flores e os dias são tão mais lindos, que tal aproveitar para apreciar um museu na sua cidade? Primeiro descobrindo a riqueza interna e, depois, apreciando a beleza externa da construção e também o céu, os pássaros...

Martha e Gisele

Bibliografia da Dança no Brasil

http://www.luciavillar.com.br/index.htm 

O site relaciona livros, artigos de periódicos e outros documentos impressos que tratem da dança teatral no Brasil. Uma parte do site é dedicada aos livros, artigos de periódicos e trabalhos publicados em anais de eventos. Outra parte é de dissertações e teses e a outra de tradução de obras estrangeiras sobre dança que foram publicadas no Brasil, traduzidas para o português. A galeria de imagens ainda está em construção. O site é de autoria de Lucia Villar, bibliotecária e licenciada em história, estudou dança na Escola Municipal de Bailados de São Paulo e participou do Balé do IV Centenário de São Paulo (1953-1955). Para quem precisa pesquisar sobre a dança no Brasil é um grande achado, pois é muito bem organizado e atualizado.

 

Cinema Brasil

http://www.cinemabrasil.org.br

O Cinema Brasil é um portal delicioso, um Top 10 Brasil, para os amantes do cinema, sejam eles educadores, ou não. Somente para começar, está disponível em três línguas: Português, Inglês e Francês, com um acervo de filmes brasileiros composto de ficha técnica, sinopse, imagens, sons e trailers em tempo real. Também dotado de um calendário de festivais nacionais e internacionais, possui uma Roteiroteca de textos de filmes nacionais e um banco de dados que dispõe de matérias jornalísticas sobre Cinema Brasileiro publicadas nos principais jornais e revistas do país e arquivo com boletins dos roteiristas da Roteiroteca para serem acessados. Além de uma bibliografia sobre Roteiros e Cinema em geral.

 

Outra utilidade deste portal é poder adquirir filmes brasileiros (inclusive raridades, como "O Limite", de 1931) por meio dele. Há também uma área para obter, gratuitamente, templates para formatação de roteiros. Existe uma opção de localizar profissionais e empresas relacionados à arte cinematográfica em todo Brasil, pelo nome do profissional, cidade, ramo de atividade, e onde qualquer profissional pode fazer o seu cadastro, mediante pagamento por bloqueto.

Existe também uma parte de listas de discussão e troca de informações sobre cinema (Técnicas, Linguagem e Mercado do Cinema Brasileiro)  que pode ser usada gratuitamente por trinta dias e, após este prazo ter terminado, a pessoa opta por uma faixa de contribuição para continuar participando).

Há uma opção que resume a História do Cinema Brasileiro e uma peculiaridade preciosa: pequena página interna sobre o Brasil e o Oscar, onde pode-se assistir à cerimônia da qual participou "Central do Brasil". O portal foi criado e é administrado por Marcos Manhães Marins, engenheiro formado pela UFRJ e cineasta. O Banco de Filmes foi produzido por estagiários da UFRJ e complementado pela FIBRA CINE VÍDEO.

 

Memória Viva          

http://memoriaviva.digi.com.br

O 'Memória Viva' é um site preocupado com a preservação da memória histórico-cultural brasileira.Criado em 2003 por Sandro Fortunato, jornalista que até hoje trabalha com editoração eletrônica, este site, que já recebeu várias premiações, foi inspirado para o autor pela falta de informação na web sobre personagens importantes da cultura brasileira. Existe nele uma parte dedicada a biografias como as de Vinícius de Morais, Luz del Fuego e Gregório de Matos. No "Memória viva hoje", há matérias sobre assuntos como a Contracultura, por exemplo, e entrevistas, com Ziraldo é uma delas. No link "Memória da Imprensa", há recriações das publicações "Careta", "O Cruzeiro" e "O Malho", marcos da nossa imprensa de outrora.

O portal mantém dois blogs: O “Memória Viva” e o “Acta diurna - Blog do Cascudo” em homenagem (e com informações) sobre Luís da Câmara Cascudo, nosso folclorista. Também tem alguns flogs com fotos do Rio antigo, de São Paulo e Natal antigas, que valem muito a visita. O portal  mantém uma parte de clipagem onde há material sobre o próprio Memória Viva coletado na internet, em revistas e jornais, pois um site dedicado à valorizar a preservação não poderia deixar de preservar a sua própria história, claro.

Site bastante útil para educadores que desejam trabalhar com a contextualização histórica em suas aulas, com a linguagem e as imagens de outras épocas e ter acesso às biografias de importantes formadores culturais brasileiros.

Sistema Brasileiro de Museu

http://www.museus.gov.br/

O site Sistema Brasileiro de Museus, que já em sua página inicial nos fala do evento “Primavera nos Museus”, é uma ótima ferramenta para o educador que pretende trabalhar voltado para a área de Museus Brasileiros, assim como para o leitor e/ou pesquisador interessado neste assunto. Logo na página inicial, existe um texto explicativo sobre o que é o Sistema, que, resumidamente pode ser definido como: a constituição de uma rede em parceria, voltada para políticas públicas no setor museológico a fim de valorizar, gerenciar e preservar o patrimônio cultural brasileiro sob a guarda dos museus, objetivando promover o diálogo entre os museus e instituições afins para criar os sistemas estaduais, regionais e municipais referentes a essas instituições, articulando redes temáticas. Criar e aperfeiçoar instrumentos legais para aprimorar o desempenho e desenvolver as instituições museológicas do país também são objetivos do Sistema.

No site você também encontrará a apresentação da Política Nacional dos Museus, gráficos e tabelas explanando sobre os investimentos no setor por ano, por região, oriundos do programa e oriundos do mecenato. Também é possível baixar o Caderno da Política Nacional de Museus em PDF. Existe uma parte do site onde podem ser acessadas várias definições sobre o que vem a ser museu.

No link que se refere ao Cadastro Nacional de Museus há uma apresentação desta ferramenta, assim como o sistema de busca por UF e por palavras, relacionado a todos museus cadastrados no sistema. Assim, se você digitar BA, por exemplo, descobrirá que a Bahia tem quarenta museus cadastrados e poderá verificar seus nomes, endereços, telefones, sites, e-mails, missão, natureza administrativa, tipologia do acervo, situação do museu e se encontra-se aberto à visitação. Também há estatísticas sobre museus virtuais, reais, e fontes catalogadas para pesquisa. Para museus interessados em cadastramento, pode-se fazer download do questionário exigido no site.

Na parte do site referente ao "Observatório de Museus e Centros Culturais" há possibilidade de se adquirir o Primeiro Boletim do Observatório em PDF. Há também um conteúdo dedicado à Formação de Recursos Humanos na área e lá, além de conhecer mais sobre este programa específico, você poderá acessar as ementas das oficinas de formação e verificar estatísticas. Em Legislação é possível acessar documentos sobre o assunto referentes à Museu. Há também várias publicações que podem ser baixadas e links para diversas instituições relacionadas ao assunto, listas de discussão, fóruns, grupos de pesquisa. Finalmente, na parte dedicada à agenda, você encontrará calendário com o agendamento de oficinas e outros eventos museológicos.

Recicloteca

http://recicloteca.org.br/inicio.asp

Afinal o que é lixo? Essa é a pergunta desafio que o site se propõe a refletir com os internautas. A  Recicloteca é um Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente criado pela ONG Ecomarapendi. Fundada em 1991 e patrocinado pela AmBev desde 1993, tem como proposta resignificar o sentido da palavra “lixo”. O site é bem interessante, pois além de fornecer informações sobre coleta seletiva, materiais recicláveis e quem recebe recicláveis, tem ainda os itens “cultivando idéias”, “arte de reciclar” e “passo a passo”. No “cultivando idéias” tem uma lista de projetos sociais com ênfase na  arte e na reciclagem que passam pela música, artes plásticas e artesanato. Em “arte de reciclar”, como o nome já diz, é um espaço dedicado a promoção de eventos e exposições que incentivem o trabalho de artistas plásticos, estilistas, designers e artesãos que incorporem a proposta da reciclagem em suas criações. Está em processo de montagem do museu virtual, onde estarão reunidas peças artísticas produzidas a partir do reaproveitamento de materiais. Em “passo a passo” o leitor (ra) encontra dicas de como fazer bijuterias de papel, cadeira de pet, capas de caderno criativas, caixinhas de presente, cestaria com jornal, crochê de sacolas plástica, papel machê, papelagem e outras coisinhas.

Pitoresco

http://www.pitoresco.com/

Um site sobre a pintura brasileira. Procura registrar, em linhas gerais, com textos e imagens a trajetória da pintura brasileira desde a invasão holandesa em 1630 até os dias de hoje. É um site interessante para quem deseja uma visão geral e cronológica sobre a história da pintura brasileira.

 

Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano V - Número 08 - Outubro de 2007 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados