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A História da Arte através da Moda
Autor: Márcio Luiz Bess - marciobess@hotmail.com

Resumo: Hoje se usa quase tudo. Vista o que vestir, já quase ninguém estranha à irreverência dos tempos atuais. Materiais diversos, tecnologias, diversidade cultural, tudo a moda aproveita como instrumento para o público que rapidamente a consome. Em qualquer lugar, em toda parte do mundo, a história das diversas culturas refletida e sendo contada ou representada através da indumentária e dos acessórios. Este relato busca transcrever uma experiência no ensino médio, vivenciada na transcrição em textos, imagens e movimentos da dinâmica evolutiva da história da arte através da moda. O projeto partiu da premissa de que ao representar a moda de épocas diferentes seria possível iniciar o aluno na pesquisa e consolidar o processo da arte-educação. Uma forma de comunicação apta a vincular artes e história. A filosofia do trabalho teve como objetivo promover a oportunidade do participante em lidar com as informações, de tal forma que interação entre disciplinas se desenvolva de forma criativa e harmoniosa.

Palavras Chave: História, Artes, Moda, Arte-educação

Abstract: Nowadays we can wear almost everything. Whatever you put on, nobody thinks it’s weird or even minds the irreverence of the time being. Many different kinds of row material, technologies or even the cultural diversity are used by the stylists to make fashion to a market that wears it madly. At any place, street, work or anywhere else in the world, the history of many cultures has been reflected and telen through or even represented by fashion and its aspects. This report seeks to bring in details of a pioneer experience at elementary school where texts, images and the moving of the art history through fashion have been told. The project has started with the premise that representing fashion at different periods of time would be possible to initiate pupil on researches and also join the art-education process. It would be a way of communicate able to link tart and history. The main idea of the project has got as target to encourage the applicant to deal with information, in such way that, interaction among disciplines would go on in a creative and harmonious way.

Key words: History, Arts, Fashion, Art-education

Desde a pré-história o homem vem criando sua moda, não somente para proteger o corpo das intempéries, mas como forma de se distinguir em vários outros aspectos tais como sociais, religiosos, estéticos, místicos ou simplesmente para se diferenciar individualmente.

No mundo contemporâneo onde as culturas sofrem influência dos meios de comunicação resultante do processo de globalização, a moda interage e se massifica, mas também fortalece a identidade dos grupos como forma de expressão, podendo ser um meio de distinção social ou uma forma para alguém se fazer aceito em um determinado grupo étnico ou simplesmente ideológico.

A forma como as vestimentas têm sido utilizadas ao longo dos tempos, ou simplesmente a moda, passou a fazer parte integralmente do ser humano FEGHALI (2001). Uma exigência da sociedade ou mero gosto pessoal? Muitas vezes sem que tenhamos uma consciência sobre a influência da moda em nossas vidas, nos vemos absolutamente envolvidos e vítimas ao mesmo tempo. Atualmente sem querer, sofremos toda sorte de imposição da indústria desde as cores que usaremos no inverno/verão até o formato do bico do sapato. A produção em massa só nos oferece nas prateleiras, cabides e vitrines o que é tendência, o que está na moda. Inexiste uma segunda opção. Esta prática reflete o grau de influência a qual somos submetidos assim como pelos nossos desejos mais secretos, desde a possibilidade de concretizar fantasias, despertar sensualidade, ostentar ou mesmo querer passar despercebido. A moda faz com que a nossa persona fique aparente, ela nos identifica, enfim nos torna indivíduos contextualizados na época em que vivemos.

A moda é significativa e está enraizada na vida da grande maioria da população mundial e também, deixou de ser sinônimo de futilidade e improvisação há muito tempo, profissionalizou-se sendo responsável por uma grande movimentação econômica e geração de divisas.    

O projeto “A História da Arte Através da Moda” surgiu da necessidade de ministrar um conteúdo a História da Arte, para os quais geralmente é reservada uma carga horária insuficiente, podendo assim tender a superficialidade do estudo que muito teórico e abrangente, torna-se assim difícil de ser analisado no todo. Então, buscando contemplar todos os períodos, em um curto espaço de tempo e sabendo que para o processo de transmissão do conhecimento ser realizado há a necessidade de despertar a motivação. As relações interdisciplinares constituem um incentivo à criatividade, à participação efetiva do aluno e uma possibilidade de aperfeiçoar o tempo.

Um dos grandes desafios do docente é despertar o interesse e a curiosidade no discente, As questões que evidenciam a problemática giram em torno de qual aluno se quer formar e em que concepção de sociedade? A formação deve atender, somente, ao mercado ou deve buscar outra substancialidade? Afinal, este discente na sua atuação prática e na função vida profissional necessita ser proprietário de quais conceitos e ou conhecimentos? Segundo Wurman (1991) O aprendizado pode ser visto como a aquisição de informação. Antes que ele possa ocorrer deverá despertar o interesse que permeia qualquer esforço e vem antes do aprendizado. Para ser adquiridos e lembrados, os novos conhecimentos devem estimular a curiosidade de alguma forma. O grande desafio é, portanto, formar um indivíduo no todo, perfil esse cada vez mais necessário no mundo contemporâneo, criatividade, versatilidade, tecnologias, mercado dentre muitos outros.

A Historia da Arte através da moda na forma de um projeto interdisciplinar, foi idealizado como instrumento educacional para preencher a lacuna existente entre grade curricular e a efetiva internalização do conhecimento. Surgiu da necessidade de ministrar a teoria da arte sem dissociá-la da pratica, com foco nas transformações sociais, culturais e artísticas, em um curto espaço de tempo.

O processo de ensino-aprendizagem reconhecidamente requer a transmissão efetiva do conhecimento, com o suporte de meios e técnicas pedagógicas aptas a suprir as necessidades. Um dos grandes desafios do docente é, portanto atingir estes objetivos, mas como? São questões que evidenciam a problemática educacional em torno da formação do aluno que surge como o ente central aos quais todos os esforços devem ser direcionados. Entretanto ainda são inúmeras as indagações quanto à adequação e a efetividades das estratégias pedagógicas.

Formar um indivíduo com um perfil holístico é condição primeira para atender a demanda do mundo contemporâneo onde a criatividade, versatilidade capacidade de lidar com as novas tecnologias e mercados são cada vez mais necessários e valorizados. A arte é ferramenta cada vez mais valorizada na educação de modo geral, no ensino formal ou informal, a expressão artística ajuda a transformar crianças, jovens e adultos em cidadãos, ao abrir novos caminhos para o seu desenvolvimento pessoal e inclusão social.

No que também tange ao educando, pode-se evidenciar o desenvolver de uma atividade proposta, correlata ao contexto, dentro do que explicita Hernandez (2002). Quando um estudante realiza uma atividade vinculada ao conhecimento artístico, à pesquisa evidencia algo que, por óbvio, muitos esquecem: potencia além de uma habilidade manual, desenvolve um dos sentidos (a audição, a visão, o tato) ou expande sua mente, mas também e sobre tudo, delineia e fortalece sua identidade em relação às capacidades de discernir, valorizar, interpretar, compreender, representar, imaginar.

Frente a estas pontuações, constata-se que, o desafio do docente em arte educação perpassa o clichê repetitivo da sala de aula e os modelos mimetizados. Este deverá ir além do fazer artístico sem fundamentação teórica, enquadrado mais como recreação e muitas vezes impedindo o engajamento dos alunos, na produção de uma análise crítica e reflexiva. Esta prática equivocada impede também, a produção de uma estética sobre si, sobre a arte e o mundo e, principalmente, a condição de não absorver um dos aspectos mais importantes da arte que é o da transformação.

Ao estudar a Arte e sua História ao longo dos tempos, nos deparamos com suas transformações. A evolução da pintura, da arquitetura, escultura e outras expressões artísticas está diretamente ligada à evolução dos povos. Foi aqui que nos deparamos com a moda, como legítima representante cultural, social ou mesmo do estado de espírito do ser humano, neste contexto é possível afirmar que a moda reflete aspectos e o contexto de cada época.

Dentre os vários objetivos desse projeto podemos destacar a habilidade de conhecer e identificar através da história da moda, cada período da História da Arte, desde a Pré-história até os dias de hoje. Como também, ampliar o conhecimento de fatores sociais, históricos e culturais, a evolução da estética e dos comportamentos, desenvolver atividade de pesquisa e produzir conhecimento em Artes. São atividades voltadas ao para adquirir subsídios essenciais a elaboração do projeto e compreender as transformações da arte. Assim capacitar o processo artístico e vivenciar a produção da moda, experimentando variados materiais e suportes VICENT-RICARD (1989). A moda tanto como busca de inovações em matérias têxteis quanto no tocante ao vestuário, é ponto privilegiado da síntese criadora, o que a caracteriza como um eficaz instrumento de pesquisa e trabalho.

Ao iniciar os estudos sobre a História da Arte, comentávamos aspectos relativos às transformações das crenças e dos costumes ao longo dos tempos e sua influência na evolução dos conceitos e fazeres artísticos. Uma arte na educação para a compreensão assim proposta requer um campo de conhecimentos interdisciplinares que permita a aproximação as diferentes culturas de outras épocas e lugares (o que implica um conhecimento histórico e antropológico). Dentro desses conceitos a moda também surge como um reflexo na qual também se apresenta essa evolução e transformações históricas e sociais.

 Os debates sobre o tema nas salas de aula do Ensino Médio e do Curso de Magistério, ficaram cada vez mais produtivos e enriquecedores, demonstrando o despertar do interesse nas turmas. Os alunos trouxeram para discutir em sala de aula questões pertinentes ao tema, cuja pesquisa realizada de forma espontânea, demonstrando de forma inequívoca a curiosidade despertada. Assim dentro de um processo dirigido de construção conhecimento nasceu à idéia de utilizar esta abordagem como uma forma nova de consolidar o conhecimento. A História das artes, em uma disciplina teórica e abrangente, apesar de sua potencialidade e importância indiscutível, em geral separada de suas possibilidades da aplicação prática do conhecimento teórico adquirido.

Divididas as turmas em grupos, as equipes escolheram de acordo com o interesse, afinidade ou ainda simplesmente curiosidade os períodos que gostariam de pesquisar, apresentados em tópicos em um grande painel formando uma linha do tempo. Os períodos são: Pré-história, Egito, Grécia, Roma, Idade Média, Renascimento, Barroco e Rococó, Impressionismo, Idade Moderna, e a partir de 1900 até os dias de hoje dividimos em décadas, porque à medida que as sociedades vão evoluindo os períodos vão diminuindo, pois a velocidade das transformações e informações é cada vez maior.

Após, realizada pesquisa e uma coleta de material como textos, livros, artigos, revistas, reproduções de pinturas e outras obras de arte e inclusive audiovisual, como filmes, documentários que de alguma forma ilustravam a pesquisa, os trabalhos eram apresentados em forma de seminários com duração de 90 minutos. Desta forma todos poderiam compartilhar do conhecimento reunido no trabalho de cada grupo. Finalizada a apresentação era aberto o tema para discussão, o debate a troca de informações e as comparações eram os momentos sempre mais esperados, sendo o maior ponto entusiasmo e reflexão, resultado da diversidade cultural em sala de aula, o que é benéfica em termos de educação. As equipes possuíam total liberdade de expressão, e de meio ou mídia mais adequada segundo seu ponto de vista para expor o conteúdo. Dentre os recursos foram utilizados cartazes, filmes retro projetor e outros. Essas apresentações também oportunizando uma vivência, servindo como laboratório para os alunos do magistério, em práticas e didáticas de aulas, sendo eles futuros professores.

Devido aos bons resultados obtidos e para materializar mais concretamente o que foi estudado partimos para a segunda etapa. As equipes tiveram o desafio de criar peças de roupas com a influência de estilos e períodos pesquisadas, analisados e comentados por eles ou por qualquer outro grupo, não limitando assim as possibilidades de criação. Apenas uma única condição foi estabelecida na confecção das peças, que era a utilização de materiais reciclados, para reforçar os conceitos ecológicos, a transformação através da reciclagem, a criatividade, versatilidade, ousadia e a economia financeira.

Com total liberdade de criação uma gama enorme de matérias como garrafas e sacolas de plásticas de supermercados, jornal, latinha de refrigerante, embalagens de leite tetra pak, retalhos de tecidos, calçados e roupas velhas para a customização foram utilizados. Também foi desenvolvida uma coleção inteira com tecido de guarda-chuvas.

O resultado foi surpreendente com o surgimento de uma coleção a temporal de roupas e acessórios, em que imperou a criatividade e a ousadia, com influência de vários períodos da história da moda estudados em sala de aula, bem como o comportamento e as tendências atuais. A coleção denominada “Moda Reciclada” foi exibida em desfiles realizados no Centro Integrado de Cultura CIC dia 31/10/05 e no Instituto Estadual de Educação dia 28/11/2005 em Florianópolis SC. Com o apoio do SENAC estadual que elaborou a maquiagem e cabelos das modelos, o evento serviu como laboratório para alunos do curso profissionalizante de estética e beleza. Os dois eventos foram prestigiados por um grande número de pessoas da comunidade estudantil, familiares, funcionários e professores das escolas.


Fig.1. Vestido de noiva feito com sacolas plásticas.

Em uma terceira etapa foi elaborado um outro projeto que foi a criação de um DVD com duração aproximada de 30 minutos, que contém imagens e fotos, do processo de produção, preparativos para os desfiles e os desfiles da “Moda Reciclada, Coleção Atemporal”, nome pelo qual também foram chamados os eventos. Esse DVD foi realizado para registro e também como material didático.


Fig2. Capa do DVD.

Referências Bibliográficas

BARBOSA, A.M.T.B. A imagem do ensino da arte. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.

BARBOSA, Ana Mae T. B. Arte/Educação contemporânea – consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.

FEGHALI, M. K. As Engrenagens da Moda. Rio de Janeiro: Editora Senac, 2001.

HERNÁNDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

WURMAN, R. S. Ansiedade de informação: como transformar informação em compreensão. São Paulo: Cultura Edições Associadas, 1991.

VICENT-RICARD, F. As Espirais da Moda. 4.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

 

Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano V - Número 08 - Outubro de 2007 - Webmaster - Todos os Direitos Reservado

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