voltar ao menu de textos

Resenha do livro "O Desenho Cultivado da Criança: prática e formação de educadores.
Autora: Jurema Luzia de Freitas Sampaio-Ralha - ju.sampaio@gmail.com

Livro de IAVELBERG, Rosa. São Paulo: Zouk, 2007, 112 páginas - ISBN 85-88840-57-X

O título diz respeito a um conceito que Rosa considera como a influência da cultura e das experiências infantis no ato de desenhar. A leitura deste trabalho trás novas visões e perspectivas para arte/educadores em geral e mesmo para a valorização da arte/educação, enquanto área de conhecimento, na escola, infelizmente ainda muito vista e entendida apenas como recreação.

Direcionado a quem deseja trabalhar com o ensino de artes visuais, tanto no ensino formal quanto não-formal, o livro esclarece diversas teorias que se baseiam no trabalho com arte-educação e aborda estes temas de forma objetiva e clara, como quando entende o desenho criativo como objeto simbólico e cultural, expressivo e construtivo, individualizado e influenciado pela cultura. O desenho cultivado que mantém seu foco na criança, sujeito criador informado, que re-lê o mundo com marca própria.

Assim, não sendo nem questão de “dom” nem fruto de “geração espontânea”, o entendimento de que todas as pessoas podem aprender a desenhar se for desenvolvido um trabalho de orientação consciente e consistente na escola é um dos pontos fortes deste trabalho de Rosa Iavelberg, que é professora da Faculdade de Educação da USP e pesquisadora de ensino de Arte.

Este trabalho de Rosa, com base em sua própria pesquisa de mestrado, é uma importantíssima referência quanto ao tema: desenho infantil. Ricamente composto com exemplos variados das produções infantis, trás ainda um histórico de como o desenho infantil vem sendo estudado ao longo do tempo por diferentes autores que dá suporte à análise contemporânea que faz dessas produções como objetos simbólicos e culturais.

Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano V - Número 08 - Outubro de 2007 - Webmaster - Todos os Direitos Reservado

OBS: Os textos publicados na Revista Art& só podem ser reproduzidos com autorização POR ESCRITO dos editores.