:: Trocando Figurinhas ::

Editora Responsável: Mercedes Frigola

Caros leitores (as),

Pensando em mostrar ao leitor maneiras de promover trocas de experiências e conhecimentos entre grupos de trabalho, especificamente entre alunos do ensino fundamental, trazemos neste número uma entrevista com Renata Portella de Moura[1], coordenadora do Celeiro de Projetos, site integrante do portal educacional EduKbr.

 

O EduKbr é composto de vários sites temáticos, a partir dos quais alunos podem realizar pesquisas, professores encontram subsídios para suas aulas, podem enviar contribuições que são disponibilizadas no site e também encontram idéias e parceiros para trabalhos cooperativos. Renata nos conta como os professores podem participar do site e de que forma são desenvolvidos os projetos. Animem-se e participem!

 

Mercedes Frigola
Editora do "Trocando Figurinhas"


ISSN 1806-2962

 

Art& - Como surgiu o site e quais são seus principais objetivos?

O Celeiro de Projetos surgiu em 1999, e passou a integrar o Portal EduKbr no ano seguinte, quando a equipe percebeu a necessidade de produzir algo mais abrangente, com diversos sites integrados entre si.

É um ambiente na Web voltado para escolas que buscam projetos e ferramentas capazes de contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem baseada na construção do conhecimento. Esta construção valoriza o trabalho cooperativo, entendendo que, através da troca e das ações em equipe, qualquer processo de aprendizagem acontece da maneira mais rica, completa e eficaz.

Além de projetos interdisciplinares envolvendo diversas áreas, o site conta ainda com atividades temáticas a eles relacionadas, lista de discussão, cadastro de escolas e uma coluna semanal onde a Antenada, sua mascote, traz sempre uma informação interessante.

Art& - O que deve fazer o professor interessado em participar do Celeiro de Projetos? Há apenas uma forma de participação?

A participação no site se dá de forma variada. Há pessoas que apenas visitam o site como fonte de consulta a atividades e projetos e nos enviam seus depoimentos, há participantes que inscrevem suas escolas no site através do espaço Cadastro de Escolas e há ainda professores que optam por fazer parte da lista de discussões do Celeiro, onde ocorre a maior interação entre escolas e professores. Os usuários podem optar pela forma que mais atende a suas necessidades imediatas, ou ainda fazer do site uma constante fonte de consulta e ferramenta de trabalho.


Art& - De que maneira o site dá suporte aos professores que participam dos projetos cooperativos do Celeiro?

 

Quando um projeto em cooperação se inicia, o site oferece o apoio pedagógico necessário para que os trabalhos aconteçam, com sugestões que possam simplificar ou enriquecer o projeto, de forma a tornar possível o trabalho em conjunto e ao mesmo tempo com um olhar cauteloso nas peculiaridades de cada escola ou grupo envolvido. Durante todo o decorrer do trabalho, o apoio pedagógico permanece, em geral através da lista de discussão, onde os próprios participantes trocam informações, e ao final, existe a possibilidade de publicação dos resultados obtidos. 

Art& - Como ocorre a troca de informações e a construção dos conhecimentos entre grupos de professores e alunos participantes? Já ocorreu algum encontro presencial entre os grupos participantes? Como foi essa experiência?

Mais um resultado decorrente das facilidades que o mundo virtual nos proporciona, a troca de experiências entre professores e alunos se dá em maior parte através de correspondência eletrônica, na lista de discussões. Em geral, quando percebemos na lista um interesse comum em participar em parceria de um ou outro projeto do site, fazemos os acertos necessários na própria lista geral do site, mas temos também a possibilidade de abrir uma lista de discussão específica para o projeto em questão, como forma de não sobrecarregar a lista geral e ao mesmo tempo focalizar melhor o assunto o projeto.

Art& - Sabemos que o hábito de registrar as diversas etapas e experiências de um trabalho é fundamental para que a reflexão ocorra e o projeto possa ser aprimorado no seu percurso. Nesse sentido, o registro do processo de desenvolvimento dos projetos é feito pelos participantes? De que forma? Esse registro é disponibilizado no site? Os trabalhos dos alunos são disponibilizados no site?

O site disponibiliza os resultados obtidos com os projetos postos em prática individualmente (por um professor ou escola) e em parceria. Quanto ao desenvolvimento dos projetos, acreditamos que a própria troca de mensagens entre os participantes garante a reflexão necessária para que o trabalho aconteça a contento.

Art& - Dos projetos cooperativos que já passaram pelo Celeiro, o que vocês puderam observar em relação às principais dificuldades apontadas pelos professores no desenvolvimento dos projetos? Na opinião de vocês, como essas dificuldades podem ser superadas pelos participantes?

 

Uma das dificuldades enfrentadas é cruzar resultados advindos de níveis diferentes de alunos, com faixa etária e série escolar distantes. Outro ponto que exige bastante atenção é quanto a estabelecer um cronograma que atenda a todos, já que participantes desenvolvem o projeto em locais, escolas e realidades bastante peculiares e distintas entre si.

Dificuldades como estas, apesar de existirem, não devem ser barreiras que impeçam o trabalho em parceria. O que procuramos é fazer as discussões e adaptações necessárias para que todos possam participar das atividades sem maiores transtornos ou prejuízos.

Art& - Em sua opinião, o que é fundamental para que um professor e seus alunos participem com sucesso de projetos cooperativos com outros grupos?

É importante que cada participante, seja ele professor ou aluno, compreenda-se como parte de um todo, de uma engrenagem que funciona e se movimenta baseada na prática compartilhada, na troca de experiências, sugestões e até mesmo críticas. É preciso saber conviver com as diferenças e diferentes opiniões para que se tenha um espaço de qualidade, de efetiva construção.

Além disso, qualidades como organização, planejamento e responsabilidade são sempre bem-vindas e tornam o trabalho agradável e enriquecedor para todos.

Art& - Quais os principais benefícios obtidos por alunos e professores ao trabalharem com projetos de intercâmbio e construção de conhecimentos?

São diversos os benefícios que o trabalho com projetos traz, destacando-se o dinamismo das aulas, a aplicação de conteúdos de forma real e prática, a interdisciplinaridade, o entrosamento possível entre alunos entre si e deles com seus professores e muitos outros, que muitas vezes nem são percebidos pelos participantes. Além disso, a utilização da Internet como ferramenta auxiliar tem uma excelente aceitação por parte dos alunos, já que é um meio de comunicação e aquisição de saberes muito difundido e por eles utilizado. O professor pode ainda ampliar seu campo de ação, mostrando o verdadeiro potencial que a educação a distância possui.

Art& - Já aconteceu no Celeiro algum projeto de intercâmbio na área de Artes? Quais conteúdos foram abordados? Como são os projetos em andamento atualmente no Celeiro?

Na área de Artes temos “Origami na web”, “Vestindo a História”, “Reciclando”, “Portinari”, “Se os quadros falassem”, “Vôo de papel”, “É festa!” e o atual “Arte da América”. O “Reciclando” e o “Origami na web” são certamente os mais populares de todos, mas não foram realizados como intercâmbio propriamente dito, e sim com exposição na própria escola para escolas vizinhas visitarem.

Atualmente sabemos de escolas realizando alguns de nossos projetos, mas não em parceria.

Art& - Espaço para dizerem o que quiserem.(ou A palavra é sua)

Na eterna busca pelo aprimoramento dos serviços prestados, todo o Portal EduKbr, dentro dele o Celeiro de Projetos, vem passando por uma avaliação e re-planejamento interno, realizado pela equipe com base em sugestões e comentários dos próprios usuários. Acreditamos que esta é a verdadeira construção, onde o usuário tem vez e voz para manifestar-se e propor mudanças que atendam às demandas do público que tão fielmente tem nos apoiado, e que cresce a cada dia.

Renata Portella de Moura - Coordenadora do site Celeiro de Projetos e revisora do Portal EduKbr.


[1] Renata Portella de Moura é Coordenadora do site Celeiro de Projetos e revisora do Portal EduKbr. É Mestre em Lingüística Aplicada pela UnB, tem Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã pela UFRJ e é Graduada em Letras pela UFRJ.

Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano V - Número 08 - Outubro de 2007 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados