voltar ao menu de textos

Catadores da Cultura Visual: Proposta para uma nova narrativa educacional
Autora: Teresa Eça - teresatorreseca@hotmail.com

Há livros sobre ensino de arte que custam muito a ler e que não deixam memórias, outros que se lêem com algum esforço e que deixam algumas marcas e finalmente há os outros: aqueles que se lêem com prazer e que nunca mais nos saem da cabeça. O livro de Fernando Hernandez ‘Catadores da Cultura Visual: Proposta para uma nova narrativa educacional’ pertence ao último grupo. Foi traduzido para português do Brasil e editado pela Editora Mediação em Porto Alegre - RS. Porto Alegre tem sido um local onde se têm feito grandes desafios no ensino de arte artística e não é surpresa nenhuma que este livro venha de lá.

Fernando Hernandez, neste livro, apresenta a sua convicção no poder da educação artística e de um modo bem honesto e frontal, como é o seu jeito de ser e de escrever, desafia-nos a subverter, a ir mais além e a ousar abordar a leitura e compreensão de imagens de uma outra maneira. Através de uma proposta muito fora do comum, baseada na metáfora dos ‘catadores’.  Catadores no sentido de recolectores, aqueles que procuram, encontram e transformam. Não é deveras maravilhoso este pensamento? O ensino de arte como processo de procura, encontro e transformação? Não é isso que aspiramos todos os dias?

Fernando Hernandez parte dos estudos da cultura visual e talvez por isso o seu livro se centre mais na análise das imagens do que na produção, para o autor a nossa grande finalidade educativa deveria ser a de questionar e facilitar experiências reflexivas e críticas. Experiências que promovam a compreensão das imagens tanto a partir dos sentidos e pensamentos como a partir dos seus contextos históricos e do seu papel na construção de identidades. Fernando Hernandez é daquelas raras pessoas que convencem o leitor com gentileza e paciência. Ele explica, pouco a pouco, os seus conceitos, continua expondo as suas ideologias e, suavemente, vai ‘prendendo’ o leitor, apelando para a necessidade de mudança, fazendo o leitor entender as razões para o câmbio, a urgência em desenvolver novos saberes. Chegamos ao meio do livro e sentimo-nos verdadeiramente perdidos, reconhecendo as nossas faltas, o nosso conservadorismo, a nossa ‘acomodação’ e rotinas.

Bem, mas a leitura do livro não é nenhuma sessão de terapia, é, antes de mais nada, um manifesto poderoso, um manifesto a favor da mudança. E o autor sugere algumas linhas: umas já enunciadas por outros e outra bem sua, a linha de Fernando Hernandez, que não é baseada em mais uma teoria de gabinete, mas sim baseada em experiências reais, onde o modelo de Hernandez foi testado com meninos e meninas verdadeiros em escolas de verdade e, no livro, existem relatos contando algumas dessas experiências. No final do livro rendemo-nos à evidência, à sua proposta para a compreensão crítica e performativa das representações da cultura visual e só nos apetece mudar a nossa vida profissional radicalmente, refazer as aulas e re-inventar o currículo da educação visual à luz das suas idéias e das suas sugestões. 

Se há livros que deixam marcas este é um deles, acredito que o impacto dele em muitos professores de arte e nos futuros professores do Brasil possa vir a ser importante e que também chegue a Portugal porque nós aqui, mais do que nunca, precisamos rever as nossas práticas e questionar os nossos conceitos perante os desafios que a sociedade européia nos está a colocar. 

Referências Bibliográficas

HERNANDEZ, F. Catadores da Cultura Visual: Proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

ISBN: 978857706015-3

 

Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano VI - Número 09 - Abril de 2008 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados

OBS: Os textos publicados na Revista Art& só podem ser reproduzidos com autorização POR ESCRITO dos editores.