Mitos
que vêm da mata - O SESC disponibiliza em seu site várias
atividades sobre mitos e lendas em sua área infantil SESC
CURUMIM, na sub-área Mitos
que vêm da mata(Fig.1).
É
possível ouvir a narração das lendas estando conectado no site.
Os jogos podem ser baixados
e instalados nas escolas, em
rede. Há cinco temas: A noite do lobisomem,
Quem
tem medo do bicho-papão? , Curupira: O guardião das Matas, Mistérios
da Iara e Vamos prender o Saci?
Cada
jogo apresenta inicialmente uma animação com áudio que traz a
explicação sobre o mito e a seguir surge uma série de jogos interativos,
nos quais o jogador é desafiado a utilizar seus conhecimentos
sobre o assunto.
No
jogo do Curupira, por exemplo, há caça-palavras (Fig.2) relacionadas
à natureza e outra atividade (Fig.3) em que o usuário deve clicar
sobre cenas que mostram ações prejudiciais ao meio ambiente. Ao
clicar, aparece o Curupira combatendo os inimigos da natureza.
Sugiro
que primeiramente o professor apresente os jogos projetando-os
com o data-show e realize a interação por alguns minutos, mostrando
aos alunos como funcionam, para então jogarem individualmente.
Recomendo
que utilizem fones de ouvido, pois o som é intenso quando todos
os computadores rodam os jogos.
As
cinco atividades dão a oportunidade de trabalhar interdisciplinarmente,
costumam cativar alunos das oito séries do Ensino Fundamental
e são adequados inclusive na formação de Professores que atuem
com alunos nessa fase.
Os
professores podem utilizar esses recursos tanto no início, no
decorrer do desenvolvimento do conteúdo, como também no final,
encerrando o assunto.
Mr.
Picassohead – O site
apresenta uma atividade interativa (Fig.4) com a qual o usuário
cria rostos seguindo o estilo cubista. O site está em inglês,
mas é muito fácil de usar, além de ser um detalhe que pode gerar
trabalhos interdisciplinares.
Estão
à disposição no menu esquerdo(Fig.5) vários modelos de todas as
partes do rosto, além de formas abstratas, que são arrastadas
para a tela virtual à direita, onde compomos a imagem. No menu
inferior(Fig.6) encontramos a paleta de cores e ferramentas para
colorir, redimensionar, rotacionar, inverter e sobrepor os elementos
que colocamos na imagem.
Depois
de pronta, a figura pode ser enviada para uma conta de e-mail
ou publicada na galeria do site.
As
criações costumam resultar mais interessantes quando os alunos
já têm conhecimento prévio sobre Cubismo, tendo estudado o assunto
e apreciado algumas obras ou reproduções. É interessante imprimir
as produções e criar variações em outros suportes, introduzindo
elementos e materiais novos.
Outro
desdobramento do trabalho pode ocorrer publicando as imagens num
blog para que os alunos analisem as obras seguindo um roteiro
pré-estabelecido pelo professor e registrem ali suas opiniões,
isso vale inclusive como uma prova, uma avaliação formal do conteúdo
desenvolvido.
|