Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano VII - Número 11 - Outubro de 2009 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados

COMO É O PROCESSO DE SELEÇÃO DE TRABALHOS?

Editora Responsável: Profª. Me. Jurema Sampaio.

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Quando um trabalho chega, ele é lido pela editora-chefe que, de acordo com a temática do trabalho, se ele estiver dentro das NORMAS DA REVISTA e as disponibilidades do conselho, envia, cada trabalho, para três conselheiros diferentes.

A editora-chefe NÃO avalia os trabalhos recebidos, apenas verifica o atendimento das normas, a pertinência da temática aos propósitos da Art& e seleciona para quais conselheiros o trabalho será enviado. Lembrando que somos uma revista TEMÁTICA, de ensino de arte e arte/educação, com suas possíveis interfaces com outras áreas de conhecimento. Trabalhos de temáticas diferentes disso NÃO são adequados à esta publicação, independente da qualidade teórica dos mesmos.

É ponto fundamental o atendimento à TODAS as normas da revista. As normas estão disponíveis no site para consulta e download, o não atendimento inviabiliza a avaliação, independente da qualidade do trabalho.

Atendendo aos quesitos de tema e formatação, os trabalhos são, então, encaminhados aos conselheiros. Cada trabalho recebe, nesta etapa, três pareceres, como foi dito. Porém dois desses pareceres são de conselheiros da mesma área do tema do trabalho, e o terceiro parecer é de um conselheiro de uma das outras áreas.

Por exemplo, se o trabalho é de Artes Visuais, dois dos pareceres serão de conselheiros pesquisadores de Artes Visuais e o terceiro parecer será de um conselheiro pesquisador de uma das outras três áreas das artes: música, dança ou teatro.

Todo este processo é feito “às cegas”, ou seja, os pareceristas não recebem a identificação do autor, nem o autor sabe quem é o parecerista que avaliou seu trabalho.

Por este motivo é pedido nas normas que os trabalhos NÃO TENHAM IDENTIFICAÇÃO e sejam acompanhados por uma folha EM ARQUIVO SEPARADO, identificando o autor.

Ao receber os trabalhos, cada um dos conselheiros dá seu parecer, por escrito, de acordo com um modelo-padrão que recebe para esta finalidade. Neste modelo há critérios claros de avaliação e espaço para sugestões. O modelo é o mesmo para todas as quatro áreas de conhecimento das artes.

O trabalho é considerado aprovado se tiver ao menos dois pareceres positivos (sim) irrestritos. Também podem ser aprovados trabalhos que tenham recebido “sim condicionado” de, ao menos, dois pareceristas, ou seja, nesses casos serão publicados se o(a) autor(a) atender ao que o conselho pede, como condição.

Só quando temos os três pareceres em mãos é que os retornos são feitos aos autores.

Em TODOS os casos os autores recebem respostas e esclarecimentos dos motivos do aceite/recusa de seu trabalho.

Nesta etapa os trabalhos já seguem aos autores FORMATADOS e CLASSIFICADOS na forma em que serão publicados. Recebem um número, que passa a ser o nome do arquivo, e que é a forma como ele é identificado no sistema de publicação. É importante lembrar que sejam atendidos os pedidos de NÃO MODIFICAR a formatação nem o nome do arquivo que o autor recebe.

Nesta etapa é pedido aos autores que firmem compromisso com a revista, enviando uma autorização de publicação de seu trabalho, por e-mail, onde declara estar ciente das normas autoriza a publicação.

Também é nesta etapa que se deve enviar. POR CORREIO CONVENCIONAL, caso o trabalho tenha imagens, o CD com as imagens gravadas em alta resolução (Tiff, 300 dpi) e as autorizações de uso das imagens. As autorizações devem ser feitas em papel e devem estar assinadas pelos autores das imagens ou detentores dos direitos sobre elas. É de responsabilidade do autor conseguir e apresentar estas autorizações como condição de publicação. Caso haja algum problema posterior, jurídico ou legal, sobre uso de imagens e/ou direitos autorais, é o autor quem deve responder por este uso.

No caso do autor demorar além do estipulado para dar resposta sobre a autorização de publicação e uso de imagens, o trabalho fica automaticamente classificado para publicação no número seguinte da revista, sendo dado ao autor o direito de retirar o trabalho, caso não seja mais de seu interesse a publicação.

Resumindo:

1. Quando o trabalho chega, os autores recebem um e-mail avisando que o trabalho foi recebido e que está tudo em ordem.

2. Se há algum problema com o trabalho (arquivos que não abrem, etc.), também são informados.

3. Cada trabalho é enviado à três pareceristas.

4. Quando o conselho dá retorno dos pareceres os autores recebem um e-mail com esse retorno.

Isso SEMPRE acontece. O que pode acontecer é haver demora nesses processos, da chegada do trabalho até o retorno dos pareceres.

Muitos fatores estão envolvidos no processo e variam de edição para edição.

O número de trabalhos recebidos, a qualidade formal dos trabalhos (se atendem à temática e formatação das normas), o número de conselheiros disponíveis em cada uma das áreas, etc.

A cada edição os conselheiros são consultados da disponibilidade para darem seus pareceres. São eles próprios quem declaram o número de trabalhos que podem atender, naquele período. E, embora o conselho seja relativamente grande, em número de pessoas, à cada edição o número de pareceristas disponíveis varia.

A “ordem” de preferência de envio dos trabalhos é a ordem de chegada deles. Já que temos um tempo de Chamada de Trabalhos bem amplo, os trabalhos que chegam primeiro são encaminhados primeiramente ao conselho. Mas isso não significa que terão os pareceres antes dos demais, porque se o conselheiro, por motivos particulares, atrasa o envio do parecer, ou mesmo não envia, um novo conselheiro, da mesma área, é procurado para que possa dar o parecer.

Tudo isso demanda organização, seriedade e, principalmente, TEMPO! O trabalho é imenso, cansativo, demorado e, lembrando, todo feito de forma voluntária. Tanto dos editores quanto dos conselheiros.

Não adianta, em nada, enviar "dezenas" de e-mails perguntando “Quando terei a resposta?”. Terá a resposta quando tivermos uma resposta para dar a você, pois, lembrando, todos os trabalhos recebem respostas. Aprovados, ou não, todos recebem respostas. O que pode variar é o tempo para a resposta. Apenas AGUARDE a resposta.

Todo esse processo tem como meta fundamental a promoção e manutenção da qualidade da revista, procurando oferecer aos leitores trabalhos de qualidade e relevância e também, como uma das razões de existência da revista, constituir-se em um processo educacional de elaboração e redação de trabalhos acadêmicos em ensino de arte. As normas são frutos de alguns anos de discussões em debates entre a comunidade ligada à revista, formada pelos editores, conselheiros e autores, convidados à participar.

Para mais esclarecimentos, consulte o FAQ.

Há, desde 2002, uma comunidade virtual dedicada à revista, que foi quem definiu as normas e procedimentos, desta forma, estes são agentes educativos neste processo e, por isso, devem ser atendidas integralmente. No entanto, todo o processo, bem como toda a organização de trabalho da revista é, e sempre será, aberto a sugestões, críticas e avaliações e pode ser, em qualquer tempo, re-estruturado, mas isso também requer tempo e trabalho.

Junte-se ao grupo, se desejar contribuir.

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