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Resumo: Em virtude do centenrio de Oscar Niemeyer, idealizador de inmeras construes que fazem parte do cenrio de nossa cidade, provocamos em nossos alunos, do 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Francisco Portugal Neves, um olhar curioso, que implica certa inquietude, para as imagens e narrativas visualizadas nas obras do arquiteto-artista. Essas questes foram contempladas no projeto de trabalho que envolveu toda comunidade escolar, incluindo tambm os trabalhadores da re-construo da escola. Os diferentes colaboradores e construtores dessa nova forma foram reconhecidos e valorizados durante o processo. Fotografias, depoimentos, colagens, pinturas, desenhos, esculturas se integraram no painel artstico, produzido coletivamente, legitimando a construo de subjetividades. Palavras-chaves: construo, projeto de trabalho, produo coletiva. Abstract:
Due to Oscar Niemeyers centennial birth, creator of several constructions
that compose the landscape of our city. It provokes our students from
the 6th to the 9th year of elementary school, the Analisar,
interpretar e decodificar as construes de Oscar Niemeyer, em ocasio
de seu centenrio, foi o tema gerador de nosso projeto de trabalho definido
entre ns, professoras de arte e a equipe de articulao pedaggica
da escola, visando desvendar as realizaes arquitetnicas, objetos
de fruio artstica, abrigadas em nossa cidade. Absorver a potica
do infinito que se intui no vocabulrio das formas, nas percepes expandidas
de relaes simblicas entre a finitude
do concreto armado e a infinitude dos espaos e linhas dos cenrios
panormicos, como bem diz Luiz Guilherme Vergara (2007), nos instigou
a fazer parte dessa prtica pedaggica. Considervamos
imprescindvel iniciar o projeto de trabalho a partir dos conhecimentos
prvios dos alunos, o que foi facilitado, devido parceria consolidada
entre MAC (Museu de Arte Contempornea) e FME (Fundao Municipal de
Educao), que promovem visitas guiadas s exposies, bem como, ao
Caminho Niemeyer onde esto localizadas outras obras do arquiteto-artista
(algumas ainda em construo). Os estudantes familiarizados com as imagens
arquitetnicas desejaram pesquisar o processo de criao dessas construes.
Nessa perspectiva, corroboramos as idias do educador espanhol Fernando
Hernandez (1998) quando argumenta: os projetos de trabalho tm como
funo a criao de estratgias de sistematizao dos conhecimentos,
levando-se em conta os temas de interesses e necessidades dos alunos
e a relao entre os diferentes contedos abordados. Para a
arte-educadora Ana Mae Barbosa (2005, p. 100) desconstruir para reconstruir,
selecionar, reelaborar, partir do conhecido e modific-lo de acordo
com o contexto e a necessidade so processos criadores desenvolvidos
pelo fazer e ver arte, e decodificadores fundamentais no mundo cotidiano.
Fundamentadas nesses argumentos, ns, professores e estudantes, nos
transformamos em pesquisadores, sujeitos ativos no processo ensino-aprendizagem.
A relao pedaggica ocorreu de modo dialgico, entendida como campo
de intercmbio e reflexo. Assistimos documentrios, pesquisamos na
internet, analisamos imagens, colhemos depoimentos, fotografamos, participamos
de aulas-passeio construmos, des-construmos, re-construmos nossas
impresses que se apresentaram em diferentes formas. Des-construo
e re-construo: colagem linha-silhueta Trabalhar
o olhar diferenciado percebendo elementos da arte, conforme apontado
nos Parmetros Curriculares Nacionais de Arte (2001), nos motivou a
elaborar essa atividade que tinha como escopo observar, perceber e destacar
o elemento linha, to presente nas obras de Oscar Niemeyer. Os estudantes
apuraram seus olhares, pesquisando, distinguindo e percebendo os diferentes
movimentos e ritmos que o objeto se apresenta. Aps analisar as linhas
que se destacam nas obras, rascunharam com lpis no papel, a percepo
obtida. Essas linhas se transformaram em formas que foram desenhadas
em uma cartolina preta e depois recortadas, evidenciando as mltiplas
silhuetas que essas imagens arquitetnicas oportunizaram. Estimulamos
o manuseio das peas, no intuito de provocar diferentes solues plsticas.
Aps vrias combinaes, selecionaram e colaram na cartolina branca
a forma escolhida (Fig. 01, 02 e 03). Re-construram uma nova obra,
tendo como referncia as obras de Niemeyer. ![]() ![]() ![]() Figuras 01, 02 e 03 Linha-silhueta Fonte: Arquivo das pesquisadoras Mltiplos olhares que se encontram: linhas no domin A ousadia das linhas nas construes de Niemeyer, que se encaminham mirabolantes num percurso ao infinito e se interconectam com o exterior e o interior evidenciando os espaos cheios e vazios, estimularam a criao de um jogo, no estilo de um domin.
Os estudantes analisaram diversas obras arquitetnicas, com olhar minucioso procurando compreender o desafio do arquiteto-artista. Cada um escolheu uma obra e destacou, desenhando no papel com hidrocor preto[1], as linhas que sobressaiam na obra. Preencheram de preto alguns espaos que desejavam realar (Fig. 04 e 05). Figura
04 e 05 Domin
Fonte: Arquivo das pesquisadoras Os olhares apresentaram mltiplas formas que depois de coladas em papel carto (para a confeco das peas do jogo-domin) desafiaram os jogadores busca do encontro das diferenas[2], que ficou registrado em um painel formando um desenho de um caminho a ser percorrido. Dilogo: pesquisa de campo Considerando a necessidade de um olhar ampliado para realidade da comunidade escolar, que estava vivenciando uma re-formulao e uma interveno (de objetos e pessoas) em seu ambiente, compreendemos que deveramos investigar o acontecimento, promover o entendimento do processo e planejamento necessrios a uma construo. Os estudantes se entusiasmaram com a idia e partiram para o campo de pesquisa, colhendo depoimentos dos colaboradores-trabalhadores da obra: relataram que tm orgulho do seu trabalho e que apesar do baixo salrio dele que tiram o sustento da famlia. Orientados
pelo mestre de obra, os estudantes observaram atentamente a planta arquitetnica
da fundao do anfiteatro (prdio que est sendo construdo no ptio
da escola), os materiais, as mquinas e ferrament+v
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