voltar ao menu de textos

CONSTRUO; DES-CONSTRUO; RE-CONSTRUO: UM DILOGO ENTRE NIEMEYER E UMA COMUNIDADE ESCOLAR
Autoras:
Cristina R. Campos (cristinarcampos@terra.com.br) e Isabella F. Siqueira (isabellasiqueira@gaylussac.g12.br)

Resumo: Em virtude do centenrio de Oscar Niemeyer, idealizador de inmeras construes que fazem parte do cenrio de nossa cidade, provocamos em nossos alunos, do 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Francisco Portugal Neves, um olhar curioso, que implica certa inquietude, para as imagens e narrativas visualizadas nas obras do arquiteto-artista. Essas questes foram contempladas no projeto de trabalho que envolveu toda comunidade escolar, incluindo tambm os trabalhadores da re-construo da escola. Os diferentes colaboradores e construtores dessa nova forma foram reconhecidos e valorizados durante o processo. Fotografias, depoimentos, colagens, pinturas, desenhos, esculturas se integraram no painel artstico, produzido coletivamente, legitimando a construo de subjetividades.

Palavras-chaves: construo, projeto de trabalho, produo coletiva.

Abstract: Due to Oscar Niemeyers centennial birth, creator of several constructions that compose the landscape of our city. It provokes our students from the 6th to the 9th year of elementary school, the Municipal Francisco Portugal Neves School, into a curious look, which implies some concern for the images and narratives viewed in the works of the architect-artist. These issues were addressed in the design of work involving the entire school community, including the employees of the re-construction of the school. The different collaborators and constructors of this "new form" have been recognized and valued during the process. Photos, testimonials, collages, paintings, drawings, sculptures had been integrated in the artistic panel, produced collectively, legitimizing the construction of subjectivities.
Key words: construction, design of work, collective production.

Analisar, interpretar e decodificar as construes de Oscar Niemeyer, em ocasio de seu centenrio, foi o tema gerador de nosso projeto de trabalho definido entre ns, professoras de arte e a equipe de articulao pedaggica da escola, visando desvendar as realizaes arquitetnicas, objetos de fruio artstica, abrigadas em nossa cidade. Absorver a potica do infinito que se intui no vocabulrio das formas, nas percepes expandidas de relaes simblicas entre a finitude do concreto armado e a infinitude dos espaos e linhas dos cenrios panormicos, como bem diz Luiz Guilherme Vergara (2007), nos instigou a fazer parte dessa prtica pedaggica.

Considervamos imprescindvel iniciar o projeto de trabalho a partir dos conhecimentos prvios dos alunos, o que foi facilitado, devido parceria consolidada entre MAC (Museu de Arte Contempornea) e FME (Fundao Municipal de Educao), que promovem visitas guiadas s exposies, bem como, ao Caminho Niemeyer onde esto localizadas outras obras do arquiteto-artista (algumas ainda em construo). Os estudantes familiarizados com as imagens arquitetnicas desejaram pesquisar o processo de criao dessas construes. Nessa perspectiva, corroboramos as idias do educador espanhol Fernando Hernandez (1998) quando argumenta: os projetos de trabalho tm como funo a criao de estratgias de sistematizao dos conhecimentos, levando-se em conta os temas de interesses e necessidades dos alunos e a relao entre os diferentes contedos abordados.

Para a arte-educadora Ana Mae Barbosa (2005, p. 100) desconstruir para reconstruir, selecionar, reelaborar, partir do conhecido e modific-lo de acordo com o contexto e a necessidade so processos criadores desenvolvidos pelo fazer e ver arte, e decodificadores fundamentais no mundo cotidiano. Fundamentadas nesses argumentos, ns, professores e estudantes, nos transformamos em pesquisadores, sujeitos ativos no processo ensino-aprendizagem. A relao pedaggica ocorreu de modo dialgico, entendida como campo de intercmbio e reflexo. Assistimos documentrios, pesquisamos na internet, analisamos imagens, colhemos depoimentos, fotografamos, participamos de aulas-passeio construmos, des-construmos, re-construmos nossas impresses que se apresentaram em diferentes formas.

Des-construo e re-construo: colagem linha-silhueta

Trabalhar o olhar diferenciado percebendo elementos da arte, conforme apontado nos Parmetros Curriculares Nacionais de Arte (2001), nos motivou a elaborar essa atividade que tinha como escopo observar, perceber e destacar o elemento linha, to presente nas obras de Oscar Niemeyer.

Os estudantes apuraram seus olhares, pesquisando, distinguindo e percebendo os diferentes movimentos e ritmos que o objeto se apresenta. Aps analisar as linhas que se destacam nas obras, rascunharam com lpis no papel, a percepo obtida. Essas linhas se transformaram em formas que foram desenhadas em uma cartolina preta e depois recortadas, evidenciando as mltiplas silhuetas que essas imagens arquitetnicas oportunizaram. Estimulamos o manuseio das peas, no intuito de provocar diferentes solues plsticas. Aps vrias combinaes, selecionaram e colaram na cartolina branca a forma escolhida (Fig. 01, 02 e 03). Re-construram uma nova obra, tendo como referncia as obras de Niemeyer.


Figuras 01, 02 e 03 Linha-silhueta
Fonte: Arquivo das pesquisadoras

Mltiplos olhares que se encontram: linhas no domin

A ousadia das linhas nas construes de Niemeyer, que se encaminham mirabolantes num percurso ao infinito e se interconectam com o exterior e o interior evidenciando os espaos cheios e vazios, estimularam a criao de um jogo, no estilo de um domin.

Os estudantes analisaram diversas obras arquitetnicas, com olhar minucioso procurando compreender o desafio do arquiteto-artista. Cada um escolheu uma obra e destacou, desenhando no papel com hidrocor preto[1], as linhas que sobressaiam na obra. Preencheram de preto alguns espaos que desejavam realar (Fig. 04 e 05).

Figura 04 e 05 Domin
Fonte: Arquivo das pesquisadoras

Os olhares apresentaram mltiplas formas que depois de coladas em papel carto (para a confeco das peas do jogo-domin) desafiaram os jogadores busca do encontro das diferenas[2], que ficou registrado em um painel formando um desenho de um caminho a ser percorrido.

Dilogo: pesquisa de campo

Considerando a necessidade de um olhar ampliado para realidade da comunidade escolar, que estava vivenciando uma re-formulao e uma interveno (de objetos e pessoas) em seu ambiente, compreendemos que deveramos investigar o acontecimento, promover o entendimento do processo e planejamento necessrios a uma construo.

Os estudantes se entusiasmaram com a idia e partiram para o campo de pesquisa, colhendo depoimentos dos colaboradores-trabalhadores da obra: relataram que tm orgulho do seu trabalho e que apesar do baixo salrio dele que tiram o sustento da famlia.

Orientados pelo mestre de obra, os estudantes observaram atentamente a planta arquitetnica da fundao do anfiteatro (prdio que est sendo construdo no ptio da escola), os materiais, as mquinas e ferrament+v m{=݅18T/RCj)SqAXQLM?A[ 6SdU8FmONaa$Ы2`ՎЪ#u{ Sm2M}%f)c֣PB,$+cNfXPsu=N/m=aM(TXZtqE< U7{&}]z/DNk90^jOےCOfoVK:Z r:fQv">Yu@}4Mzhj]0U (aEhGR#hN0yѸzݸӋiDޔ^z+|WFpaηgцc0BI?i;L[qifO JVP!#ymi.VK]\?qZ1>V곦Bۚ )'zK#n^H@0X1Qĸ:@YR{d0[yK@n,(aѡ(:;*^ 2Ed] ?Sj(+ˏ6m^* ** B70*"T`@' U'NR * *&b6Q ݀邍 FX9 (ނt9j #H&H` +XE'`b l@HcwrʼnxRy9#@^AiX tnh2=cA b(Q@sGiރѷ?TYl@A1X[=α_ [P"[ Hu Qdjv4 pV{b40jl[p+ޘ#kKlL*X9"7!lrSnXD?x'7dzYlA( mG?K?93BPʓڍdMWVW^m Hf7rk;\eX|WI@eYEzmW[Q4eɻ?N#iS h)1蟙 6O[7tuJԔŻ_航WxpԼ=.qg'cb|m=ѱL`vcAD-DTW|zQr>T]Az0l2=2DaA]f2|W6 VH",`z?U,}@?E1ɂ=#^kA$E1ltz\1R2$5ſ}*߉MSi)hF摯 $ezzgMA(Ao8r}}NtFr<:/m7a%RCʹ۵h"EKz!|F?>dץ qTL;ٷMH,ΊNx& VdHbw_[Bpaz" ~=D" PD# YD}@1B1C]4'8]ʙuoN5N4/;FQ֧/M sVe!U#@AQC'$dlǍ,KV.m"M]_mGeknpYiʍ]2/eA)82$j-'[5_^Eۀ<A1VG2$| M\䁒lҿMF0Ԫ'Ԅh9MH& հr&?B Jr=' ?>ـt?a  ܯcGB8mpR_<'W< 6CWN4dg i#Lf&3#3BGH|LY2h:B>n*kGXpF#2uK0PG$,nWR9)U10>[̗V )3Px-q}N23mSlLhHʮ#IeF˱K}f90 hiH׋+'yjUUY{`ݬ$&>ٲ^ͱ<'Qޚx E0$%=RQI3ZpmVMlrvǧ[ -Ud&D1yw5H*j[MYhpWr~62,٪PM-hAJXU&I((]bNw~rĸ@@ 00"쯀9C걓IQDIBġ[MLnIۉ~Xӎn`kQ|}?mqZ0eMB]Eǹ:wKWn ? ""&\{Lhn;)̝<5˫wg#|fL ~df|~?vJ:wcUXW*5u, 63)MqITdMĎ{{~1C/6 b6VQ";47b8 ۽da{-M;ߥo*~WT}#+]>ƈa͖{YE.t98A*%@À p1%1]+M5Շ5xiADcueh{1./~aA;|}\uꨭ!ɣPTATPPATATPPA_8E9!8 *P-SXof_KE_ȭyA6l0g*,hݖfTD6 ~֯ oKF3jxulsG;Ԕ׮[{n.ӘLL>^껣߅\{?`v3J=dDEz=i6:G5#%8+rFJY|F^&?z3#$/N:Gܰ}cP%&FW!\i&uKA-gpkY_+\0oFe9 DvHղX#VDRt_O|aRn-qDX7R<9Y6")mY n7Qٲײ! @ʣZD脆3x#e@zg'(9)V~G唚Jsz19D[~!2O Bd3DAYYvKH'4&iGDZQhݮӤsnA毄FfO%athS 0ymȆpF!@X6 J5:|Qhl_pJڑ,smԬ}Fa4xپ2BY=5F5d,Y}p[/XN8/f2>!]gzpkw'5T|zWá- ?fUcdu|S3tcaq,033dI=nfV#, Bj^(ŬH7f)7?^% `PI`ԟO9}p)cQ 6Z Do8Cr+Χ璊t v3 :1}01s!tb~HAE6V xB>U?%mOB.kQť* ]("?j+?^`5_5h0.PgC(gF x,oDu4KۉOjLS#I{u^wDanPn|`6_`xyXx޷t}[ga1zU#R%^C SlX6l>07G+ǂcKa'ܥѕnwJ7F-ŠG6& a,'vܑqlMc"Q.'-fiPv*)@/C{et!e/KN%Kkn㲌3;2 /Ԯi!״{)fȂM+%q|w(^Śb_ ld--Sg)gM.?`o_'ք5`B@*)hJBA2aR^B (#60'h_%\ ݈c;Ү"BhlSsBb\`O0}M%Ni@gR*(z hd.GqW<"<:dur shv- *Y%y!ΘAA¡"lw^qnJ@G`@yR3*'^4t! Zb72{wuE+ /=/yעz&t'ˍ A֙Ba%k%߇#kZJ=l J;G\8cvM3{#)&Uoq1̑f[SVuw beP"duL4d5VU˫g$xJ&YjXFZ$rUOeWW+P"Sȟ@֯Xg( &Ps=hQ*Y_K-_qyl+X[in-Ö bQu _i C+/z'vAC"b(IWX>vx%+f%suf)EIБeF^XKI6;C!u^I{ CXЀ{ml.~$ =S)&aR%>{dA Tj*7^"i @nFYZ5%c GĻiG)Rmv)KNYJƲl3 ODSz>;Ċ$ ZOe0Oѐ_ħ_.,m^:Gk3LY\}uGbל?@FWۛ4?| ɟN D, iշh񰰘A}Q,y0_0piP]1(0@1%?m?u]Vg`oq(,Pچބg(4)H7qQ᫂y'gL%@}6L; f8/8%C&{?Bz͓NI$BE)Fwϒ" O"I~xWrrq.gŚ \У-f۲wtG`.V5Hkd́BnМdo2KkDk8J>GNr~:Z؊7/Za0npWK_dj˧Iz3B+@H^w'g8|uYHHzU 60X;y2:v ?W{i+/W ^bUIv<J%x ?or]TJR!'C@3T=VmV.6>և5߬E`8Hz##}w>qQ:~2OnpZ+,5:[}w)qi{_%4n2ы^dllx'PN9`d][eA7FV0Y$o-^cCiRKk )/'.R7 M_4ȍ?k.BEW&5N4hV>;KͶրz :E%*r BNU9(Ɯ9TVW~hYG7!rܖ a<1qMzFC-;[/ߎ,=3#Z4$= z΁pj5a2ڨ?'.Se I OD:ڪf:wӇh}aP-oXX7*& c߆քl$@=_b_xCN@lg9#1s*mH1w1tY0=#pƟ 7;X]1&:1Tc ET|l=R%T$^ԘD,8ݹ_,s x̆ L%FJՉކVb]<cp?X\sayi|:9K@Ԇ]'_NkUnDll*`l=ܥь]T[y XP͚9(f.MVDQc;dee .cɋ*'@ W%[q 4A|U\sZF:E'HNSVȃT9A.}ۑX@:2t;5FAIKJpsV,:T>f~p>9*""yY+!ȓj!B@̳]!=su|]PbCCC9PTwGC2..V0&ɬi9~jLUyŜau6Tyagj)ʤ+_dc=i őt2EQ>|rUPޒɢz,q4,{[PlV b2~ˈ׭ťodtU`f>ޭ{+LEl8x~`JZH`}ܚN7Om1ʼn)g,A105:/r}R اXLJ.@X,5V$6 +\`*Qm'x1Ajb<sT[\$9{i[D rJ/Pe񋡪2$4+QWAzU_Xѿϑ 4ꩩCWqBxJLRkzgPDGPP(+Ea=" ̓Eޟ34(_j﵁ۑ5jt^]\i>GUa!!MdN; )q(27YT)ox,}\+-3t᪞M3yU P;yvHEtٷ@5tN݋݋C^Lto,92¦X'~Rd~3Bv3ޛ.ϯ;&A:pl;c0gP#x##v'r.KLz r-OJB1q*@L)#CGHow~bo)1/6e-FheƯS@-^fW`SVZ$'Rwq#k(Luw6xRbn7hӇkBV$|8*ԑpߝ`>t%SOAdu}8܉9m;38Dv&Xw- _zqZ&$>w\x|`IH@um {jGXUF `V:Tw Pw[!bܟJFp+J#iEM(L%‚NP( k&\})o^C{Ħ!ލ{m}H6,t1=KaVq,,P}r[ڍJcRk?uoz[~smJ+oD-y ;yAǐij~bqunD9`#ɸKRsd@2">N'bQΆ"KDw6$0[Z5b7f29PjCXIyl|'Eޗe#.'n{*.4P06V@DT rU=PF=9=0؆tv3Ǿ8(,ENOmh  mxPW0"e1aYk2 E+\쌩g3..i[T~4EBҿهgn7.\]\.6Xͤw5hPNnY _YJ%ȅ1Ra#jw_[:Q1ÁvHĮ{[f`#' c2וH*U;K !rU =̀L#67 %ȿ҇.SːW [9vrS$G̒%ۃ:ΒkuWH5г m2#f.ϣA(6I{}2IzBs@R;0˯L(T<.}`lK[{OUn˅] [v;%r$;bOJ⨯Iypڬ~Kٷ[~vCp q;HWt/"!1~<azJ 2Q܁2\C_l0֌߃:D(|BV^o7a *Dx&Ym)BJ2?ܩ5J*1BbVC6MC'L! }❓n;{-qaNGˬ"[Bmԓ99zVe6Ksl.3;[i/W8q m?fQa#dc6r]PItJxlg #9 qmePyVi?1]C1 zKZ= D,'xDԙϧ1ۢDiey.i%}~#2έ&:!v)sXF+}1]KڋGwu+ ܚ/ f^[RE<}0٫Gmhm={1@2q8t7'}m[|rH{?FÑ -e7A& .%P3)G@&:W>Ŧc`lb"ji˫]0@_S~.p #m@6mHVEWt +NtvAb&<̨s^29)4UC+1\Z>66],E9WX2w%jQWgKLwCj|DIʤ|"d-Nl$W`I%R;r˺Em_J>$;@pCrd3Ha^[{_p(*ܩP~O;c[]p4oLt(NP\^ Ir[ cM!20RY3D*>c{5fp! ZfI?R 3oy_)ybs}p @Xڥ'q8U}Vp]@ $jZ\ iF)$AOU[sϾYyRVP(=)>53S1Z &]<9Ů _lk/vfK*tפk}u|gtbvbl`#G~YY3e0[ N ^˃8Im)rس"H1nu:\ ĢZI@(5G_ -Uff⣻H@x[k@KZ =gg!d=G+l0:gCgV㶻$ R6S(Ԯ/ƫΡbqoPn?{I/'bvwRsJ:['E#HGڧr_Ï^{{:¤Ұȩ?4jS(C44pt|v7hK`1f*?PPZ}EhERj@\,-Ib3r["sw<~]c,-]~\uPQ-]b$YjAUa8CTzS6e/za9vNg cEgj>W« KqyHZ؇E 2n ^gȕ-)wk'2Rr/lezl2e #"~:S\P0͎[)a:Sr,̸tLn%Ξ-rd|}TZP 1j$14N(-V(ѡ N}q͹|/_6NqiޭczcOkJ )|lѳiŜ\ED{#(Dt"7ʏW&'@S=P$lAC 4֨L;v"#9 N$HZȦ4Շ<v|WrR_Hԫz)15Yw$@z;9]C93c-c ЃOan Jl0{|æ0s3#4TWK:潈$N+ߋ迅qEފMZOnHʗ8uȇ+Ί^"7>xv:|ȎvT?8($Sa_j}Whq\Фq:e8s^hSWw]}Q<tOj,4ؑSu( mp!{K<Ӫ޿BRnc^EP ;"c뢭;;z%]@;GAjq;7@ -_w.Z.kݷ=CPmp`>xh0É th#ar!>EGx `[ЍD;\&Oj;h 5aCc(fܼ$׳cM܈ d9}Vxbw褡sVUXz*Q+]e<鄬ui ۖ읳JL"GNORm}Iumh~;L8);3ի9Bwnl>#]mA?*h:)샳i[ hh_w:R9eO'1,*`<0n6J7|l~'ϚfJM3ӧ sU~Io\Wݦ^pGQ㳞gz~W]X՟lTVH:STHؕR!H^iKX_dG^TN+hKU4!WՃ;y!I[my৞"$>6{zKdտAo[D]c#J[~2yRA#3J^WN8-}k5r-"62Atrbɉ )&ɖXYӃ$<-VH7}q7z)F-':淟;$Bsfl&&-1^;gy\"SS2ԗ7d*nCU-Up1LkLi˽~j}_!l" .`+Vd05(L-SuU"@El`+;r6 /k~P%9[b}8՜t<7dyGqTڰ޲n 7ߏ&*GA'ZE$'C"nU7J[UmJPGuvzR0ok}UKKJPVZ3xP!ꄬz3v0WICB[rAB ɶ5 B[W"I}^Eཥ~@W6U ƉAra.:c{_@!_T<[L q0[SK)QqqOWY<"Kbe&ÆNSWb8uVZa"/91wFP+3jS󶴥i5;UJT)?s;5e ;!Y7]>Z& Ad9x8O?8cmT >MOiJ;8p,/{AOV~':o@.Kٽn5?q]T^C Z/\4l(@ه_v\J*~d`Pe ^0ȊNԸ%?:}ǖ՚O ųyLNx 5 5P170,n/.\gƕ(xx[>y4an òdl'D:_O,(u8ޢ)$,|4R4.ˢPrZhlYz[Eo[]-qN&b8ie8V#S~|zIN:m,]CPLB Q;Bvm:'J,6q>àa(2%{F{q8J 6T K(/\1 ?S?ᲜgSaTMP«D/P#Bf@SW^;$,XX9T F!2*Ё1[` %UΪ[xʮ`%_(3/uQk Vڊ{p(O,)s*k^zC@1顾c&?O̫{F[GI:E& fᝌq<0IC, E+$gD5Mr{K(tgs'6t1U kn˛MDư?tAѯhD8נC=$D+4bkطq8_^Pö b\gzW>@xD~yGg%D83F¥S~(]~చyu٣|Wu-$E:~am@L5\TJ}?bb30]1VxrNEqƽy)DbtM{س,pVTR-ZGy'AY%b̪?)y0cUlBj O?6!]Y|n G~OA*8lPoNFϢEMM~u 'cᕸ9yh'dJ u bg=̛,}rB=Q-3%]75s*%Bq *Z-4uV= LTwjѧ7@I7_AkqgDޒ2@!p>+fdNɧR`V#4YBU61;h@dd ?EXMB_^ߣnWvBv8}| -mBMDtTS~BhmehipY- O-x$4U[ng14O b >9y+Osr{x8.b;wb4`-גrRoO;BOƮ:'$pǨ=ZќGq"6 @*o휀: "r$0ԙWvGL3N>`@#NuGeVTf7Sp!Kb$Yb<βI)>!TTkp8*`JBm lr-"Hȉ#@m6p77~P Z.^a5"joXއͺ!yxRi "vZ w3ZE/2_t 6u׾_6a [=A|;c#,~{ u:b<Vγ-i~ԎL4kfQT2k<>OG~ayfaU]dmv]Udz=5QYS{Efg`u:BB<x |>`hz.ش((QF#{*n7>RmݣϤ՟[64^u|zzF56L,χ|55YfZ n o5!!_ړB"+ڶr kvDO{BBBBBBBBBBBBBCϥFm_~7TYڼK=4p-~[`XhG>XP`z,ɧD|7.!G'0sllppl쇃9=׵G >y:Bk!8 (hg;?I6<*,$ՋԪ*Szg}xztXW>z582ulTu⿢NHz*) H) ʍTVy`O_̊Z-Ե[ycXa[c} 23Yk9bm9 +Ri IUL$K*tۂ6;4cRl mz]ly?]v=?@HeH{k2 ^ͽ#uΪK[^ )턌Ϥ*TxˏSeDy1u[Nie$ /3`篤::{lp.+tqOU3hO-SBnܳa{A@Yߛg C7zb4,= Rw!QYAwWD0R?mP!Vz-X:y9Nβc0_e_4g8@޷CWA!{C#?6Gnq@e9[C ` `C:$*nM7d@2D􃶂~E DDwBk\"{" V^)`/ИQ:kAu@BW}jg<4s*,;V)'ffԹ%hGDhދ!va<3gmؐYzg9bWtg!ְ  ;ttas#.S?=K~@ @PAL?:j_u@HȆէI4;]#Yp"A,kQ]K%+X{CLxVÕ>xa槹KZ6z?B}*Ȃ[]Aq΀C./I.׽y=`[f3ca<ģtrzod5uߊٖ k.K;E+T:Z!aE.7> agN#̷Et7,<*TWdN4Qb؂:=h55'A"ch#(7[.~${*F."t~{J ~"y߅Mtc䗢7ygJRB2xk"WlDw("mB; ^@,^ B "ȥA`)Ӿ[K^ʺ 9zѪ_dn($WAVwAy܏C PǦ!"x3FӶ^jc3RXtT &RJRXRQ+[]eT)tBr±2r%fu g K ӌKl63cw#WSx YcT3FXx2΋g3(i<ՄQwoe7O'_e,--05.

COSTA, M.V. (org.). O currculo nos limiares do contemporneo. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

HERNNDEZ, F. A organizao do Currculo por Projetos de Trabalho: O conhecimento um caleidoscpio. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1998.

PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS: ARTE. Ministrio da Educao. Secretaria da Educao Fundamental. 3 ed. Braslia: A Secretaria, 2001.

SILVA, T.T. Documentos de Identidade: uma introduo s teorias do currculo. Belo Horizonte: Autntica, 2005.

VERGARA, L.G. Arquiteto Oscar Niemeyer. Brasileiro Cidado. Folder da exposio realizada no MAC de 09/12/2007 a 09/03/2008.

Notas:

[1] Escolhemos a cor preta, pois o interesse era evidenciar somente as linhas e os espaos e no as possveis cores que as obras poderiam ter. [2] Apesar de representarem as mesmas construes, cada estudante apresentou uma forma diferente.

[3] Kit arte br material produzido pela Rede Arte na Escola.

[4] Frase capturada por um estudante na Internet (pesquisa na sala de informtica).

[5]Pranchas do Kit arte br material produzido pela Rede Arte na Escola.

[6] Como nosso objeto-muro havia se desmoronado, no momento em que desmontvamos a exposio da escola, os depoimentos se integraram ao segundo painel e somente parte dele foi levada para o festival

 

Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano VII - Número 11 - Outubro de 2009 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados

OBS: Os textos publicados na Revista Art& só podem ser reproduzidos com autorização POR ESCRITO dos editores.