REVISTA DIGITAL: EDUCAÇÃO - CULTURA - FORMAÇÃO - COMUNICAÇÃO - PRODUÇÃO
.......
RECURSOS

Artigos e Ensaios
Eventos Comentados

Agenda Cultural

Projetos Pedagógicos

Sites Comentados

Filmes Comentados

Resenhas de Livros

Dicas

Fórum

Lista de Discussão

 

ARTE MODERNA

ARTE E CRÍTICA DE ARTE

ARTE E PERCEPÇÃO VISUAL

ARTE COMENTADA

EXPLICANDO A ARTE

EXPLICANDO A ARTE BRASILEIRA

A ARTE NO SÉCULO XXI

OS PROBLEMAS DA ESTÉTICA

ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

CULTURA VISUAL, MUDANÇA EDUCATIVA E PROJETO DE TRABALHO

MENTES QUE CRIAM

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

HISTÓRIA DA ARTE

A IMAGEM

CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO

ACASOS E CRIAÇÃO ARTÍSTICA

ARTE, HISTÓRIA E ENSINO

A PERSPECTIVA COMO FORMA SIMBÓLICA

SIGNIFICADO NAS ARTES VISUAIS

O QUE É ARTE?

A PESQUISA EM ARTE

100 artistas que mudaram a história do mundo

ARTE

PSICODINÂMICA DAS CORES EM COMUNICAÇÃO

A NOVA MÍDIA

A IMAGEM

COMO E POR QUE SE FAZ ARTE

Mostre a Revista Digital Art& para seus amigos!
Seu nome:

Seu e-mail:

o e-mail e seu amigo:

Seus comentários:

Receber Cópia? 


 
 
 
 
 
SHOPPING

Parceria com a Livraria Cultura. Compre seus livros nestes links:

Acervos e Catalogos
Antiguidades & Coleções

Cerâmica

Cinema

Dança

Desenho

Escultura

Fotografia

História da Arte

Joalheria

Música

Pintura

Porcelana

Presentes

Tapetes

Teatro

Vidro

 
 

LEITURAS NO SUBSOLO

ARTE-EDUCAÇÃO NO BRASIL

A IMAGEM NO ENSINO DA ARTE

TÓPICOS UTÓPICOS

INQUIETAÇÕES E MUDANÇAS NO ENSINO DA ARTE

JOHN DEWEY E O ENSINO DA ARTE NO BRASIL

SOM, GSTO, FORMA E COR

DIDATICA DE ENSINO DE ARTEPOETIZAR FRUIR E CONHECER ARTE - A LINGUAGEM DO MUNDO

INTERCULTURALIDADE E ESTETICA DO COTIDIANO NOENSINO DAS ARTES VISUAIS

DA COR À COR INEXISTENTE

100 ARTISTAS QUE MUDARAM A HISTÓRIA DO MUNDO

PARA ENTENDER A ARTE

HISTÓRIA GERAL DA ARTE

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA HISTÓRIA DA ARTE

A CRIANÇA E O ARTISTA

A COR COMO INFORMAÇÃO

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTE

O PODER DO MITO

INICIAÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE

O CORPO FALA

A TELEVISÃO LEVADA A SÉRIO

GLOBAL GRAPHICS

MÍDIAS E ARTES

GUIA DE HISTÓRIA DA ARTE

SER CRIATIVO

 

PARCEIROS

Lista da FAEB

ADAA

 



 

Apresentação - Cultura - Comunicação - Expediente - Normas de Publicação - Conselho Acadêmico - Agenda - e-mail
.
:: Resenhas de Livros ::

Editora Responsável: Profª. Me. Martha Maria Prata Linhares

Texto de Apresentação

Em breve teremos, aqui, resenhas de livros de interesse da área. Colabore enviando a sua resenha para a editora responsável.

Sugerimos uma bibliografia para que possa escolher o livro que mais agrade para fazer sua resenha. Os livros sugeridos podem ser adquiridos, diretamente deste site, por uma parceria com a Livraria Cultura.

Participe!
 
 

BIBLIOGRAFIA

ALBERTI, L. B. Da pintura. Campinas: Unicamp, 1992.

ARGAN, G.C. Arte e Crítica de arte. Lisboa:Editorial Estampa, 1988. Trad.: Helena Gubernatis. 1ª Ed.

ARNHEIM, R. Arte e percepção. São Paulo:Pioneira/EDUSP, 1980.

AUMONT, J. A Imagem. Campinas:Papirus, 1993.

BARBOSA, A.M. A imagem no ensino da arte. São Paulo:Perspectiva, 1996. Série Estudos, 2ª Ed. Reimpressão.

________. (Org.) Arte-Educação: Leitura no subsolo. 3º. Edição. São Paulo:Cortez, 2001.

BARROS, A.M. de. “Educando o olhar: notas sobre o tratamento das imagens como fundamento na formação do pedagogo”. In: SAMAIN, Etienne (Org.). O Fotográfico. São Paulo:Hucitec, 1998. 

BELLONI, M.L. O que é mídia-educação. Campinas:Autores Associados, 2001. Coleção Polêmicas do nosso tempo. N. 78.

BENJAMIN, W. "O Autor como produtor” - Conferência pronunciada no Instituto para o Estudo do Fascismo, em 27 de abril de 1934. In: Obras Escolhidas Vol. I - Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. Tradução e organização: Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo:Brasiliense, 1985.

________. "A Obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica” Primeira versão. In: Obras Escolhidas V. I. Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. São Paulo:Brasiliense, 1985. Tradução e organização: Sérgio Paulo Rouanet.

BIASOLI, C.L.A. A Formação do Professor de Arte: do ensaio... à encenação. Campinas:Papirus, 1999.

CAMPBELL, J. (Org. Betty Sue Flowers). O Poder do mito: Joseph Campbell com Bill Moyers. São Paulo:Palas Atenas, 1990. Tradução: Carlos Felipe Moisés.

CANCLINI, N.G. A Socialização da Arte - teoria e prática na América Latina. São Paulo:Cultrix, 1980. Tradução: Maria Helena Ribeiro da Cunha e Maria Cecília Queiroz Moraes Pinto. 2ª Ed.

CARVALHO, A. e QUINTELLA, A. Arte. Belo Horizonte:Lê, 1988. Coleção Pergunte ao José. 6ª Ed. 

CHALHUB, S. (Org.) Pós-Moderno & Artes Plásticas, Cultura, Literatura, Psicanálise e Semiótica. Rio de Janeiro:Imago, 1994.

CHARTIER, R. A história da cultura. Entre práticas e representações. Lisboa: estampa, 1990, P. 27-28.

CITELLI, A.O. Comunicação e Educação - Linguagem em movimento. São Paulo:SENAC São Paulo, 2000.

COSTA, M. O sublime tecnológico. São Paulo:Experimento, 1990. Tradução: Dion David Macedo.

COUCHOT, E. Images de L’Optique au numérique. Paris:Hermes, 1988. 

CRARY, J. The Techniques of the observer. Cambridge:MIT Press, 1991.

CUMMING, R. Para entender a arte. São Paulo:Ática, 2000.

DABROWSKI, M. Contrastes da forma: Arte geométrica abstrata 1910-1980: das coleções Solomon R. Guggenheim e Museu of Modern Art, New York. São Paulo:Arte Brasil, 1985-1986.

DOMINGUES, D. (Org.) A Arte no século XXI - A Humanização das tecnologias. São Paulo:Unesp, 1997. 1ª Reimpressão.

DONDIS, Sintaxe da linguagem visual. São Paulo:Martins Fontes, 2000. Tradução: Jefferson Luiz Camargo. 3ª edição.

DUARTE JÚNIOR, J.F. Por que Arte-Educação? Campinas:Papirus, 1983.

DUARTE, N. (org.) Sobre o construtivismo. Campinas:Autores Associados, 2000. Coleção Polêmicas do nosso tempo V. 77.

DUBOIS, P. O Ato Fotográfico. Campinas:Papirus, 1998. 2ª Ed.

EÇA, M.T.T.P. "Escola Secundária Alves Martins. O que é que vamos fazer com as novas tecnologias?" In: Congresso de Professores de Educação Artística - Viseu - Pt. Nov. 1998.

ECO, U. Tratado geral de Semiótica. São Paulo:Perspectiva, 1991. Coleção Estudos. Tradução: Antônio de Pádua Danesi e Gilson Cardoso de Souza. 2ª Ed.

FARINA, M. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo:Edgard Blucher, 1999.  4ª Ed.

FISCHER, E. A Necessidade da Arte. Traduzido da Edição inglesa de 1963, por Anna Bostock. Rio de Janeiro:Jorge Zahar Editores, 1976. 5ª edição.

FLUSSER, V. Pós-História. São Paulo:Livraria Duas Cidades, 1983.

FRANCASTEL, P. A Realidade Figurativa. São Paulo:Perspectiva, 1973. Série Estudos.

FUSARI, M.F.R. e FERRAZ, M.H.C.T. Arte na educação escolar.  São Paulo:Cortez, 1993. 2ª edição, revisada.

________. Metodologia do ensino de arte. São Paulo:Cortez, 1993. PP.27-37. 

GANDELMAN, H. De Gutemberg à Internet - Direitos autorais na era digital. Rio de Janeiro:Record, 1997.

GARCIA-CAIRASCO N., PhD. "O cérebro e as artes visuais." [on-line]. Arquivo capturado em 08 de julho de 2000. 

GARDNER, H. Mentes que criam - Uma anatomia da criatividade observada através das vidas de Freud, Einstein, Picasso, Stravinsky, Eliot, Graham e Gandhi. Porto Alegre:Artes Médicas, 1996. Tradução: Maria Adriana Veronese.

________. Inteligências múltiplas - A teoria na prática. Porto Alegre:Artes Médicas, 1995. Tradução: Maria Adriana Veronese.

GOMBRICH, E.H. História da Arte. São Paulo:Círculo do Livro, 1972. Trad.: Álvaro Cabral.

GOMES FILHO, J. Gestalt do Objeto: Sistemas de leitura visual da forma. São Paulo:Escrituras, 2000.

GREENBERG, K. Art on the Internet. In: Tricks of the Internet gurus. Indianápolis:Samps Publishing, 1994.

HERNÁNDEZ, F. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre:Artes Médicas, 2000.

HOLLIS, R. Design Gráfico - Uma história concisa. Tradução: Carlos Daudt. São Paulo:Martins Fontes, 2001.

KAC, E. Aspects of the Aesthetics. In: Visual Proceedings. Siggraph92'-Coord. John Grimes e Gray Lorig, Chicago, 1992.

KANDINSKI, W. Curso da Bauhaus. São Paulo:Martins Fontes, 1996. Tradução: Eduardo Brandão.

________. Do espiritual na arte. São Paulo:Martins Fontes, 1996. Tradução: Eduardo Brandão.

________. Ponto e Linha sobre plano. São Paulo:Martins Fontes, 1997. Tradução: Eduardo Brandão.

________. Olhar sobre o passado. São Paulo:Martins Fontes, 1991. Tradução: Antônio de Pádua Danesi.

KELLEY, T. e LITTMAN, J. A arte da inovação: lições de criatividade da IDEO, a maior empresa norte-americana de design. Prefácio de Tom Peters. Trad.: Maria Cláudia Lopes. São Paulo:Futura, 2001.

KLINTOWITZ, J. O Ofício da arte: A escultura. São Paulo:SESC, 1988. 

KNELLER, G.F. Arte e Ciência da Criatividade. São Paulo:IBRASA, 1976. Tradução: José Reis. 4ª Ed.

LEÃO, L. O Labirinto da Hipermídia. São Paulo:Iluminuras/Fapesp, 1999.

LIPTON, L. Stereoscopic Cinema. New York:Van Nostrand Rienhold, 1992.

MACHADO, A. Máquina e Imaginário - O Desafio das Poéticas Tecnológicas. São Paulo:EDUSP, 1993.

MALPAS, J. Movimentos da arte moderna: Realismo. São Paulo:Cosac & Naify Edições, 2000.

MANDELBROT, B. The Fractal Geometry of Nature. USA:Henry Holt & Company, 1984.

________. Objectos Fractais. Lisboa:Gradiva Publicações, 1991.

MARIN, A.J. Educação, Arte e Criatividade - Estudo da Criatividade não-verbal. São Paulo:Pioneira, 1976.

MARTINS, M.C.; PICOSQUE, G. e GUERRA, M.T. Telles. Didática no ensino de arte - A língua do mundo - Poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo:FTD, 1998.

MARTINS FONTES. O Livro da Arte. São Paulo:Martins Fontes, 1999.Tradução: Mônica Stahel.

MAY, R. A Coragem de Criar. Rio de Janeiro:Nova Fronteira, 1975. Trad.: Aulyde Soares Rodrigues.

MENEZES, R.A. "Compreender as Imagens: Hipóteses para uma sociologia das Artes Visuais". In: ARTEunesp, São Paulo. N.12, PP. 23-42.

MORAIS, F. Arte é o que eu e você chamamos de arte - 801 definições sobre arte e o sistema da arte. Rio de Janeiro:Record, 1998.

MUKAROVSKÝ, J. Escritos sobre estética e semiótica da arte. Lisboa:Editorial Estampa, 1998. Tradução: José Manuel Ruas a partir da versão espanhola.

MUNARI, B. Das Coisas Nascem Coisas. Ed Martins Fontes. São Paulo, 1998. 1ª Edição.

NACHMANOVITCH, S. Ser Criativo: o poder da improvisação na vida e na arte. São Paulo:Summus, 1993. Tradução: Eliana Rocha. 3ª Ed.

NEIVA JÚNIOR, E. A Imagem. São Paulo:Ática, 1986. Série Princípios.

OLIVEIRA, J. e GARCEZ, L. Explicando a Arte: uma iniciação para entender e apreciar as artes visuais. Rio de Janeiro:Ediouro, 2001. 2º edição. 

OSBORNE, H. Estética e Teoria da Arte. Uma introdução histórica. Trad.: Octávio Mendes Cajado. São Paulo:Cultrix, 1999.

OSINSKI, D. Arte, história e ensino: uma trajetória. São Paulo:Cortez, 2001. Coleção Questões da Nossa Época. V. 79.

OSTROWER, F. Acasos e Criação Artística. Rio de Janeiro:Campus, 1990.

________. Criatividade e processos de criação. Petrópolis:Vozes, 1977. 15ª Ed.

PANOFSKY, E. A Perspectiva como Forma Simbólica. Lisboa:Edições 70, 1993. 

________. Significado nas Artes Visuais. São Paulo:Perspectiva, 2001. Série Debates, 3ª edição. Tradução: Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. P. 23.

PAREYSON, L. Os problemas da Estética. São Paulo:Martins Fontes, 1997. Trad.: Maria Helena Nery Garcez. 3ª Ed.

PARENTE, A. (Org.) Imagem máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro:Editora 34, 1993. (Coleção TRANS) Trad.: Rogério Luz Et.Alli.

PEDROSA, I. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro:Léo Christiano Editorial Ltda., 1999. 7ª Ed.

PEDROSA, M. Mundo, Homem, Arte em Crise. São Paulo:Perspectiva - Série Debates, 1986. Organização: Aracy Amaral. 2ª Ed.

PETERSON, L. e CULLEN, C. D. Global Graphics: Color. Massachusetts, 2000.

PILLAR, A.D. (apr). In BIASOLI, C. L. A. A formação do professor de arte: do ensaio... à encenação. Campinas:Papirus, 1999.

READ, H. O Sentido da Arte. São Paulo:IBRASA, 1978. 8ª Ed.

RODRIGUES, A.J. A Bauhaus e o ensino de artes. Lisboa:Editorial Presença, 1989.

SAMAIN, E. (Org.) O Fotográfico. São Paulo:Hucitec/CNPq, 1998.

SANS, P.T.S. A Criança e o Artista. Campinas:Papirus, 1994.

SANTAELLA, L. O que é semiótica? São Paulo:Brasiliense, 1983. Coleção Primeiros Passos V.103. 17ª reimpressão, 2001.

________. “A imagem sob signo do novo”, In: Revista Imagens. São Paulo:Editora da Unicamp, N. 3, dezembro, 1994, P. 35.

________. “Os três paradigmas da Imagem”. In: SAMAIN, Etienne (Org.) O Fotográfico. São Paulo:Hucitec/CNPq, 1998. PP. 303-316.

SANTOS, J.F. O que é Pós-Moderno? São Paulo:Brasiliense, 1987. 4ª Ed. 

SANTOS, Y.L. "A Produção Artística do ponto de vista sociológico". In: ARTEunesp. São Paulo:Unesp, 1996. V.12, PP. 11-21.

SHLAIN, L. Art & Physis - parallel visions in space, time and light. New York: Morrow, 1991.

SICARD, M. La Fabrique du Regard. Paris:Odile Jacob, 1998. P. 99.

SPROCCATI, S. (Org.), Guia de História de Arte. Lisboa:Editorial Presença, 1994.

STRICKLAND, C. Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro:Ediouro, 1999. Tradução: Ângela Lobo de Andrade. 5ª Ed.

TASSINARI, A. Pequeno guia Berlendis de História da Arte: Do Renascimento ao Impressionismo através das obras do MASP. São Paulo:Berlendis e Vertecchia Editores Ltda., 1995.

TEIXEIRA COELHO NETTO, J. Semiótica, Informação e Comunicação - Diagrama da teoria do signo. São Paulo:Perspectiva - Série Debates, 1999. 5ª Ed.

________. Um século da melhor arte. In: ARANHA, C. Et. Alii. Museu de bolso - MAC. SãoPaulo: Lemos Editorial, 2000. PP. 9-10

TOLSTÓI, L. O que é Arte? São Paulo:Experimento, 1994.

WAZLAWICK, R.S. "MuseuVirtual - Ferramenta de Autoria para Criação de Museus em Realidade Virtual para Apoio à Aprendizagem Colaborativa via Internet". Revista Brasileira de Informática na Educação, Nº. 6, Abr. 2000. PP. 19-20.

ZAMBONI, S. A pesquisa em Arte - um paralelo entre Arte e Ciência. Campinas:Autores Associados, 1998. Série Polêmicas do Nosso Tempo.

ZÁTONYI, M. (Texto y compilación). Aportes a la Estética - desde el arte y ciência del siglo 20. Buenos Aires:La Marca, 1998.
 
 

Revista Digital Art&

Ano I - Número 0 - Outubro de 2003 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados

........................ RESENHAS DE LIVROS