:: Projetos Pedagógicos ::

Editora Responsável: Prof.ª Me. Anna Rita Ferreira de Araújo

Car@ leitor@,

Preparamos para este número uma entrevista com a Arte-educadora, Contadora de Histórias e Professora Titular da Escola de Comunicações e Artes da USP, Dra. Regina Stela B. Machado. A professora Regina Machado está à frente do Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão – Núcleo de Promoção da Arte na Educação – NACE-NuPAE./ECA/USP, o qual desenvolve diversas ações educacionais e culturais em arte-educação. Na entrevista, a professora nos fala, a partir de sua experiência nos cursos de formação de professores de Arte (em graduação e pós-graduação), sobre a tortuosa relação entre os professores e as propostas pedagógicas de ensino-aprendizagem em arte. 

A idéia para realizarmos essa entrevista surgiu de inquietações acerca dos objetivos da Editoria de Projetos Pedagógicos. Nossa proposta visa apresentar relatos de experiências docentes em artes abertos ao diálogo com o educador, evitando, ao máximo, a apresentação de um “receituário de idéias” sobre ações pedagógicas para professores. Tal proposta não depende apenas de nosso enfoque mas também da postura do leitor, que, ao ler os relatos, os aborde com um olhar crítico e reflexivo. Para ampliarmos um pouco mais essa discussão, propusemos à professora Regina Machado uma conversa sobre o assunto. 

Além da entrevista, estamos apresentando dois relatos de casos (em Artigos e Ensaios): “Comunidade virtual de formação continuada: lista de discussão como apoio ao desenvolvimento de trabalho em história da arte para curso de graduação em publicidade e propaganda e Arte, educação, cidadania e tecnologia: relato de experiência”.

Boa leitura!

Lembre-se que contamos com sua colaboração no envio de comentários, sugestões e relatos de casos para os próximos números. Escreva para nosso e-mail projetos@revista.art.br

Cordialmente,

Anna Rita F. de Araújo


IMPRIMIR PÁGINA

 

Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano II - Número 01 - Abril de 2004 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados