Teoria
e pratica da Educação Artística
1
2
3
4
5
6
|
Ana
Mae Barbosa
Editora
Cultrix, 1986
115
páginas
|
Ana Mae,
a grande Mestra, nos apresenta neste clássico, cinco ensaios de capital
importância para os arte-educadores pois fundamenta teoricamente o ensino
da Arte apresentando sugestão de bibliografia especializada. Há que se
ressaltar também o registro, no livro, de ilustrações de trabalhos pertencentes
aa experiência de Ana Mae com seus alunos.
Falando da
experiência norte-americana de integração do ensino da arte com o artista
e comparando as realidades norte-americana e brasileira, o livro nos traz
uma perspectiva de integração, de embasamento criativo e não apenas empirismo.
Os textos
são diversos mas coadunam-se entre si para demonstrar que a Arte-Educacao
é possível de ser realizada através da pratica bem subsidiada pela teoria
tendo a criatividade como elemento guia.
SUMÁRIO
Nota de esclarecimento ·
Nota bibliografica ·
I - O artista no ensino da Arte nos EUA
A Arte como adorno
Arte e romantismo
Arte e indústria
O lugar da Arte nas universidades
Os objetivos da 'Ruskin Commonwealth'
Thomas Eakins e as escolas independentes de Arte
O 'Armory Show' e o ensino da Arte
A influência renovadora da nova Bauhaus
Albers - a articulação pedagógica de teoria e pratica
II - Arte-Educacao: os casos brasileiro e norte-americano
Particularidades da Arte-educação nos EUA
A identidade entre novas culturas
Preconceitos
Os primórdios do ensino da Arte no Brasil
O "Industrial drawing act"
A Republica e a educação artística
Livre-expressão e Modernismo
A criação da Escolinha de Arte do Brasil
Dick field e a proposição temática Tema "estímulo aberto"
III - Um parêntese teórico: O "Método dos Processos Mentais"
no ensino da Arte
Educação e criatividade Imprecisão terminológica
O "problem solving" e o domínio cognitivo
A Arte e o desenvolvimento da criatividade
Saunders e o método dos processos mentais
Relações entre QI e criatividade
IV - Arte-educação
: uma experiência programada
Renovação de objetivos e renovação de métodos
Os métodos de uso mais difundido Arte: forma e conteúdo
Relacionamento entre métodos e objetivos
Percepção e desenho de observação
A teoria posta em pratica Ilustrações
V - Arte-Educação: Uma experiência para o futuro
Evolução da Pedagogia artística no Brasil
O método da livre auto-expressão
Função da Arte na educação e na sociedade
O método da sugestão de tema
O problema do arte-educador
Reformulação de funções
Cursos de atualização para professores
A obrigatoriedade da Educação Artística e a Lei 5.692
Arte como processo e como produto
|