Teoria e pratica da Educação Artística

1 2 3 4 5 6

Ana Mae Barbosa

Editora Cultrix, 1986

115 páginas

Ana Mae, a grande Mestra, nos apresenta neste clássico, cinco ensaios de capital importância para os arte-educadores pois fundamenta teoricamente o ensino da Arte apresentando sugestão de bibliografia especializada. Há que se ressaltar também o registro, no livro, de ilustrações de trabalhos pertencentes aa experiência de Ana Mae com seus alunos.

Falando da experiência norte-americana de integração do ensino da arte com o artista e comparando as realidades norte-americana e brasileira, o livro nos traz uma perspectiva de integração, de embasamento criativo e não apenas empirismo.

Os textos são diversos mas coadunam-se entre si para demonstrar que a Arte-Educacao é possível de ser realizada através da pratica bem subsidiada pela teoria tendo a criatividade como elemento guia.

SUMÁRIO

Nota de esclarecimento ·

Nota bibliografica ·

I - O artista no ensino da Arte nos EUA
A Arte como adorno

Arte e romantismo

Arte e indústria

O lugar da Arte nas universidades

Os objetivos da 'Ruskin Commonwealth'

Thomas Eakins e as escolas independentes de Arte

O 'Armory Show' e o ensino da Arte

A influência renovadora da nova Bauhaus

Albers - a articulação pedagógica de teoria e pratica

II - Arte-Educacao: os casos brasileiro e norte-americano
Particularidades da Arte-educação nos EUA

A identidade entre novas culturas

Preconceitos

Os primórdios do ensino da Arte no Brasil

O "Industrial drawing act"

A Republica e a educação artística

Livre-expressão e Modernismo

A criação da Escolinha de Arte do Brasil

Dick field e a proposição temática Tema "estímulo aberto"

III - Um parêntese teórico: O "Método dos Processos Mentais" no ensino da Arte
Educação e criatividade Imprecisão terminológica

O "problem solving" e o domínio cognitivo

A Arte e o desenvolvimento da criatividade

Saunders e o método dos processos mentais

Relações entre QI e criatividade

 
IV - Arte-educação : uma experiência programada

Renovação de objetivos e renovação de métodos

Os métodos de uso mais difundido Arte: forma e conteúdo

Relacionamento entre métodos e objetivos

Percepção e desenho de observação

A teoria posta em pratica Ilustrações

V - Arte-Educação: Uma experiência para o futuro
Evolução da Pedagogia artística no Brasil

O método da livre auto-expressão

Função da Arte na educação e na sociedade

O método da sugestão de tema

O problema do arte-educador

Reformulação de funções

Cursos de atualização para professores

A obrigatoriedade da Educação Artística e a Lei 5.692

Arte como processo e como produto

Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano II - Número 02 - Outubro de 2004 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados