:: Projetos Pedagógicos ::

Olá car@s leitor@s,

Neste editorial falaremos sobre a participação dos pesquisadores em Arte/Educação na Reunião Anual da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Educação), que fundada em 1976, congrega os pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil. A Associação é um importante fórum de debates das questões científicas e políticas da área, que vem, ao longo dos anos, se consolidado e se projetando nacional e internacionalmente. É atualmente uma referência para a produção científica brasileira na área educacional. Neste cenário, os pesquisadores em arte/educação, estão encontrando um importante espaço para apresentação e discussão dos estudos e pesquisas que envolvem as interfaces da Arte com a Educação.

A conquista desse espaço é de grande importância para a nossa área, pois leva para o âmago da Educação as questões da Arte. Faz com que os pesquisadores da educação voltem seus olhos para o papel da arte e dos arte-educadores na formação pedagógica, assunto ainda em processo de construção e consolidação no contexto educacional e no cotidiano dos educadores brasileiros. A professora e pesquisadora Dra. Luciana Gruppelli Loponte, da UFRGS, é uma das batalhadoras dessa conquista e concede, neste editorial, uma entrevista falando da participação dos pesquisadores em arte/educação nas Reuniões Anuais da ANPEd, nos últimos dois anos.

A Reunião de 2008 aconteceu de 19 a 23 de outubro, em Caxambu, Minas Gerais, e trouxe 19 trabalhos de pesquisas em Artes para o Grupo de Estudos da área. O Objetivo maior é transformar esse GE em Grupo de Trabalho (GT) e é sobre isso que a profª. Gruppelli nos fala em sua entrevista. Espero que tenham uma boa leitura e acessem também o link para os Trabalhos apresentados na 31ª Reunião Anual da ANPEd.

Não deixe de ler também, em nosso número 10, o “Fala Professor”, o “Trocando Figurinhas” e os “Relatos de Experiências”, que sempre trazem novidades. Dessa maneira, esperamos sempre contribuir para o conhecimento e reflexão de noss@s leitor@s, acerca das dimensões formativas da arte-educação.

Boa leitura,

Anna Rita F. de Araújo
Editora de Projetos Pedagógicos.

Entrevista com a Porfª. Dra. Luciana Gruppelli Loponte[1]

1 - Primeiramente o que é a ANPED e o papel dos GTs (Grupos de Trabalho) na Associação?

Luciana: ANPED é a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, entidade criada há 30 anos para congregar os pesquisadores ligados aos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil. É uma entidade que tem se projetado no país e fora dele, tornando-se uma referência para acompanhamento da produção em pesquisa educacional no país. Conforme informação do site da ANPED, as atividades da associação estruturam-se em dois campos: "Os Programas de Pós-Graduação em Educação, stricto sensu, são representados no Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação — EDUFORUM. Os Grupos de Trabalho — GTs — congregam pesquisadores interessados em áreas de conhecimento especializado da educação. Para serem constituídos, os GTs precisam ter funcionado durante 2 anos no formato de Grupos de Estudo, com aprovação prévia da Assembléia Geral". Fonte: www.anped.org.br

2 - Conte-nos sobre o histórico do Grupo de Estudos de Artes na ANPED.

Luciana: Muitas pesquisas da área de arte e educação tem sido realizadas em Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil. Há muito tempo pesquisadores dessa área vinculados a programas da área de educação, especialmente, sentiam falta de um espaço mais específico para esta questão na ANPED. Os trabalhos da área de arte e educação eram apresentados em diferentes GTs ao longo desse tempo. Maria Isabel Leite da Unesc lançou a questão na lista da FAEB e, a partir daí começamos um movimento de construção da possibilidade de criação de um Grupo de Estudos em Educação e Arte. Em 2005, eu e Maria Isabel Leite chamamos uma reunião para interessados na criação do GE durante a Reunião Anual. Tivemos uma boa acolhida, em duas reuniões com mais de 30 participantes. Formamos uma comissão de doutores sócios da ANPED que encabeçariam a articulação política e o movimento pró-criação do GE. Desta comissão fizeram parte eu (RS), Maria Isabel Leite (SC), Sueli Ferreira (SP) e Gilberto Damiano (MG). Em 2006, mais articulados, fizemos uma campanha de assinaturas de sócios que aprovavam a criação do GE. Conseguimos 588 assinaturas, que foram apresentados a Diretoria da Anped para apreciação na Assembléia Final, juntamente com um documento justificando a criação do GE e a relevância da temática de arte para o campo educacional. A nossa proposta foi aprovada e iniciamos nossas atividades como GE em 2007. Funcionamos como GE durante dois anos, quando apresentamos para a diretoria a proposta de criação do GT, o que nos consolida como grupo definitivamente na entidade. Em 2008 esse é o nosso principal desafio.

3 - Quais são os objetivos do GE Artes e como ele se estrutura?

Luciana: Por enquanto ainda somos GE. A principal diferença para o GT é que ainda não temos nenhum tipo de financiamento para convidados (palestrantes ou mini-cursos) e também não temos representante no Comitê Científico. Temos uma coordenação, composta por uma coordenadora e uma vice-coordenadora. No primeiro ano de funcionamento do GE, a coordenadora foi Maria Isabel Leite, e em 2007, eu assumi a coordenação e Maria Isabel Leite, a vice. Mas trabalhamos todo tempo juntas. Temos um conselho do GE, composto pelos doutores que assinaram a proposta de criação do grupo e também um grupo de pareceristas ad-hoc que avaliam os trabalhos recebidos pelo grupo.
Um dos objetivos principais do grupo é congregar os pesquisadores que discutem a interface educação e arte em suas diferentes linguagens como artes visuais, música, dança, teatro, educação em museus e outros, dando mais visibilidade destas pesquisas no cenário educacional no Brasil.

4 - Fale-nos sobre a importância de um grupo na área de Artes e suas possíveis contribuições no cenário das pesquisas em Educação.

Luciana: Um grupo na Anped, que esperamos ser consolidado como GT no ano de 2008, é um espaço fundamental para  o avanço das pesquisas nesta área, principalmente em Programas de Pós-Graduação em Educação. Um grupo na ANPED, que já é uma referência no campo educacional brasileiro e na elaboração de políticas públicas para educação, dá visibilidade e ressalta a importância, a seriedade e o rigor das pesquisas que estão sendo realizadas no Brasil nesta área. Sem dúvida, é uma espaço muito importante.

5 - Quem são os participantes atualmente e quais são as expectativas do Grupo?

Luciana: Durante a reunião de 2007, tivemos cerca de 81 participantes presentes nas discussões representando 36 diferentes instituições no Brasil. Recebemos mais de 40 trabalhos para apreciação, entre trabalhos e pôsteres, um número bastante significativo, maior inclusive do que o número de trabalhos recebidos por GTs consolidados. Atualmente fazem parte do nosso conselho, os seguintes pesquisadores: Dra.Célia Maria Castro de Almeida (UNIUBE), Cynthia Farina (CEFET-RS), Gilberto Aparecido Damiano (UFJF), José Albio Moreira de Sales (UECE), Maria Cristina da Rosa (UDESC), Sandra Richter (UNISC), Sueli Ferreira (SP); Susana Rangel Vieira da Cunha (UFRGS), Marly Meira (GEARTE), Cláudia Ribeiro Bellochio (UFSM); Irene Maria Fernandez Tourinho (UFG), Márcia Maria Strazzacapa Hernández (UNICAMP), Maria Isabel Leite (UNESC) e Luciana Gruppelli Loponte (UFRGS).

6 - Gostaria de nos falar mais alguma coisa?

Luciana: Abrir um espaço como esse em uma entidade tão importante quanto a ANPED foi um desafio imenso e é um desafio maior ainda manter esse espaço com toda a qualidade e rigor necessário. Este é um espaço que pertence aos pesquisadores da área e por eles devem ser ocupados. Aguardamos a todos na  31 ª Reunião Anual da Anped que acontece em Caxambu, MG de 19 a 22 de outubro de 2008. Além das discussões sobre os trabalhos apresentados, vamos fazer campanha de assinaturas de sócios para consolidar nosso grupo como GT na ANPED, apresentando nossa proposta na Assembléia Final. Sugiro também que confiram os trabalhos apresentados na reunião de 2007 no site da ANPED (www.anped.org.br). Todos os trabalhos aprovados (mesmo aqueles que não fora apresentados) estão disponíveis na íntegra no site.

[1] Luciana Gruppelli Loponte é Licenciada em Educação Artística - Hab. Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pelotas (1990), Especialista em Educação, pela UFPEL (1994), Mestre em Educação, pela UNICAMP (1998), com a dissertação de mestrado "Imagens do espaço da arte na escola: um olhar feminino" e é Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2005), com a tese de doutorado "Docência artista: arte, estética de si e subjetividades femininas".

Tem publicado artigos em periódicos diversos, sobre os seguintes temas: gênero, arte, educação e formação docente. Entre eles destacam-se: Docência Artista: gênero, arte, ético-estética docente (Educação em Revista, UFMG, 2006), Gênero, Artes Visuais e Formação Docente (Educação e Realidade, Porto Alegre, 2005), O rei não está mais aqui? E agora? Imagens de arte, poder e educação (Revista Art&, 2004), Gênero, artes visuais e educação: outros modos de ver (Revista Ensinarte, Universidade do Minho, Portugal), Do Nietzsche trágico ao Foucault ético: sobre estética da existência e uma ética para a docência (Educação e Realidade, Porto Alegre, 2003), Sexualidades, artes visuais e poder: pedagogias visuais do feminino (Estudos Feministas, Florianópolis, 2003). Em 2004, também publicou um capítulo no livro Ensino de arte: múltiplos olhares, da Edunijuí, chamado Os "artistas famosos" educam? Produção de discursos sobre, arte, artista e gênero.

É a atual vice-presidente da Federação de Arte-Educadores do Brasil - FAEB (2006-2008) e presidente da Associação Gaúcha de Arte-Educação - AGA. A partir de 2007, é a vice-coordenadora do GE (Grupo de Estudos) Educação e Arte na ANPED - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. Atualmente, é professora de arte do Departamento de Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), no Rio Grande do Sul.


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Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano VI - Número 10 - Novembro de 2008 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados