Didática do Ensino da Arte, a Língua do Mundo Poetizar, Fruir e Conhecer Arte

1 2 3 4 5 6 7

Trata a disciplina como ''conhecimento expressivo'', buscando exemplos nas diferentes linguagens artísticas, tanto na arte erudita quanto na arte popular. Discorre sobre a execução artística, a fruição estética, a apreciação e a leitura da obra e sua contextualização através da história e da cultura. Traz a origem etimológica das palavras-chave visando a compreensão aprofundada de conceitos habitualmente interpretados de maneira superficial. Sugere, após cada capítulo, exercícios teóricos e práticos, reforçando o conhecimento expressivo do leitor. Miriam Celeste Martins 
Gisa Picosque 

M. Terezinha Telles Guerra 

Editora FTD, 1998 

197 páginas 

Uma leitura sensível e agradável para professores iniciantes, em formação, e para aqueles que querem ter um encontro com a linguagem da arte e seu ensino. O livro é muito bonito e fartamente ilustrado. De maneira poética e interativa as autoras propõem uma conversa reflexiva com o leitor, onde discutem- se diferentes linguagens artísticas e sua execução, a fruição estética, e a contextualização da obra de arte através de sua história. Após cada capítulo o leitor encontra sugestões bibliográficas para saber mais sobre o assunto, além de sugestão de situações de aprendizagens para fazer, para ler na obra de arte e para pensar. Há também um convite para a criação de um diário de bordo ao longo da leitura do livro. 

SUMÁRIO

Parte I
A linguagem da arte

1- Prá início de conversa

2- A traição das imagens

3- Quatro letras: a língua do mundo

Parte II
Produção e leitura em arte

4- Imagem poética: modo singular de desvelar o mundo

5- Leitura: hospedando a obra em nós

Parte III
Aprendiz da arte

6- Cirandando nos movimentos da metamorfose expressiva

Parte IV
Metodologia de ensino e aprendizagem em arte

7- Em busca de uma aprendizagem significativa

8- Ensino de arte: uma atitude pedagógica

IMPRIMIR PÁGINA

 

Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano II - Número 01 - Abril de 2004 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados