Claudio Tozzi 

1 2 3 4 5 6 7
 

Neste livro, a biografia cede lugar a uma grande viagem poética, onde o leitor é convidado a criar uma narrativa através das obras de Claudio Tozzi. Regina Machado, a autora que tem vasta experiência, pesquisa e domínio em contar histórias, fez do livro um espaço de criação narrativa e viagem poética a partir da obra de Tozzi. Claudio Tozzi é um artista contemporâneo que possui uma rica trajetória; produziu muitas obras que consolidam a Pop Art no Brasil. As obras do artista da década de 60 manifestam vontades e desejos dos jovens brasileiros daquela época e a remissão a esse período favorece a compreensão do momento atual. Como o artista também produziu/e produz muitos painéis em espaços urbanos, conhecer a sua obra faz-nos refletir sobre a interface entre arquitetura e arte; duas linguagens que podem conviver e dialogar nas cidades. Tozzi é um Artista Plástico que combina as competências de Artista Gráfico e de Arquiteto, o que acaba revelando outra face dos artistas contemporâneos - a hibridez de suas ações e o caráter pouco hermético de suas produções. Regina Machado. 
Editora Moderna, 2004.

31 páginas
 
"Trata-se de um livro precioso, pois reúne dois artistas brasileiros muito relevantes: Claudio Tozzi e Regina Machado. Tozzi trabalha com a linguagem visual e Regina com a linguagem verbal. A autora articula a vida do artista e seu contexto histórico-político numa narrativa que tem como fio condutor as obras de arte por ele produzidas ao longo do tempo. A grande qualidade do livro é poder satisfazer a curiosidade de crianças, adolescentes e adultos, e introduzi-los ou estender seus conhecimentos sobre Artes Plásticas e sobre o Pós-Modernismo, pois nessa classificação contemporânea se inserem a obra de Claudio Tozzi e a narrativa desenvolvida por Regina Machado." 

Ana Mae Barbosa 

IMPRIMIR PÁGINA

Sobre a autora:

Regina Machado (que é nossa entrevistada do número!) nasceu em São Paulo, em 1950. Doutorou-se em arte e educação na USP. É professora e contadora de histórias. É autora das obras 'A FORMIGA AURÉLIA E OUTROS JEITOS DE VER O MUNDO', 'VIOLINO CIGANO' e 'NASRUDIN'.

Originário do folclore da Turquia, o personagem Nasrudin é um mulá (que em árabe significa 'mestre'). É um herói curioso - parece ingênuo de tudo, mas é mais esperto do que todos nós. Alguns de seus contos são dignos de um verdadeiro sábio oriental, com enigmas lógicos e soluções mirabolantes. Outros são casos de simpática malandragem, de confusões que só se resolvem com muita esperteza. Regina Machado combinou os contos do mulá com a história de uma divertida turma de amigos reunidos em torno de Kláun Noguera, uma espécie de contador de histórias que os desafia a adivinhar como Nasrudin se livra de enrascadas e passa a perna nos amigos, no rei e até mesmo na própria mulher. . Os sete contos dessa coletânea vêm da tradição oral de culturas orientais. Eles têm em comum o fato de conservarem saberes e experiências acumulados pelas gerações - todos transmitem um aprendizado, um modo de lidar com determinada situação. Há, por exemplo, o conto 'Zabeidas, trolas, pimoras, gripas', em que quatro homens de quatro regiões diferentes enfrentam um mesmo problema para o qual imaginam uma mesma solução, mas correm o risco de não resolverem nada porque nenhum deles fala a língua do outro. A solução proposta pelo saber tradicional é um elogio ao convívio das diferenças, ao uso da inteligência em favor do bem comum, ao multiculturalismo. . Histórias coletadas na tradição oral de vários países e povos, narradas pela contadora de histórias Regina Machado. Protagonizados por mulheres, os contos apresentam uma série de heroínas corajosas. Com astúcia, perseverança e sabedoria, elas enfrentam desafios e provações, seguindo tortuosos caminhos em busca da felicidade plena.

Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano II - Número 01 - Abril de 2004 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados