A Educação pela Dança

1 2 3 4 5 6 7
 

A EDUCAÇAO PELA DANÇA - Atualmente existe uma melhor compreensão a respeito dos valores formativos e criativos da dança contemporânea para crianças, adolescentes e adultos. Neste livro, a autora analisa a importância da dança, com um enfoque metodológico claro, e orienta professores na busca de novos valores.Paulina Ossona 
Summus Ed. 1988 

173 páginas 
O livro permite-nos enxergar a dança como um veículo para a educação e a comunicação e não um modismo consumível. A dança deve ser uma manifestação artística que expresse visão de mundo, valores, sentimentos humanos profundos e pulsações do inconsciente. Neste livro encontrar-se-ão as diferenças enre escola de dança clássica e moderna, o que é expressão corporal, e a história da dança com seu significado para diversos povos em diversos períodos. O livro de Ossona também é um mergulho na criatividade através da dança, na exploração do movimento e da expressão corporal, sendo fundamental para educadores que desejem mergulhar nesta seara.

SUMÁRIO 

1. Por que dançar?

Perguntas e respostas, reflexões e comentários sobre a dança moderna;
Por que dançar?

A expressão corporal;

Movimentos Orgânicos;

Movimentos expressivos institivos;

Movimentos utilitários;

Movimento involuntário;

Escorregar;

Cair;

Chocar;

Enganchamento;

Outros movimentos involuntários;

Movimentos de imitação;

Gesto Expressivo Espontâneo.

2- O QUE DANÇAR?

Introdução;
A dança desde a pré-história;

Formação;

Qualidade dos movimentos;

Indumentária;

As antigas culturas;

Idade Média;

Renascimento;

As danças de salão;

A dança do espetáculo popular;

A dança folclórica;

Intercâmbio entre a dança folclórica e a acadêmica;

A dança clássica;

A dança moderna na Europa Central;

A dança moderna nos Estados Unidos;

Comparações;

Formação ou traçado espacial e expressão;

Formação;

Tempo e expressão;

Grau de energia expressão;

Gravidade e expressão;

Fluir;

3- COMO DANÇAR. 

O criador;
Criadores e intérpretes;

Melancolia;

Ternura;

Rancor;

Primeiro agrupamento;

Segundo agrupamento;

Episódio dançado, baseado em formas e cores;

O intérprete;

Professores e alunos - Mestre e discípulo;

Seguidores e moda;

Exercícios de análise;

Desenvolvimento da Função crítica;

Desenvolvimento, analogia e síntese;

Coordenação;. Influência, imitação, cópia, moda;

4- PARA QUE DANÇAR. 

Recreação e profissão;
Vocação;

Custo dos espetáculos.

IMPRIMIR PÁGINA

Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano II - Número 01 - Abril de 2004 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados