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Educação pela Dança
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| Paulina
Ossona
Summus Ed. 1988
173 páginas | O
livro permite-nos enxergar a dança como um veículo para a educação
e a comunicação e não um modismo consumível. A dança
deve ser uma manifestação artística que expresse visão
de mundo, valores, sentimentos humanos profundos e pulsações do
inconsciente. Neste livro encontrar-se-ão as diferenças enre escola
de dança clássica e moderna, o que é expressão corporal,
e a história da dança com seu significado para diversos povos em
diversos períodos. O livro de Ossona também é um mergulho
na criatividade através da dança, na exploração do
movimento e da expressão corporal, sendo fundamental para educadores que
desejem mergulhar nesta seara. SUMÁRIO
1. Por que dançar?
Perguntas e respostas,
reflexões e comentários sobre a dança moderna;
Por que dançar?
A expressão corporal;
Movimentos Orgânicos;
Movimentos expressivos institivos;
Movimentos utilitários;
Movimento involuntário;
Escorregar;
Cair;
Chocar;
Enganchamento;
Outros movimentos involuntários;
Movimentos de imitação;
Gesto Expressivo Espontâneo. 2-
O QUE DANÇAR? Introdução;
A dança
desde a pré-história;
Formação;
Qualidade dos movimentos;
Indumentária;
As antigas culturas;
Idade Média;
Renascimento;
As danças de salão;
A dança do espetáculo popular;
A dança folclórica;
Intercâmbio entre a dança folclórica e a acadêmica;
A dança
clássica;
A dança moderna na Europa Central;
A dança moderna nos Estados Unidos;
Comparações;
Formação ou traçado espacial e expressão;
Formação;
Tempo e expressão;
Grau de energia expressão;
Gravidade e expressão;
Fluir; 3-
COMO DANÇAR. O
criador;
Criadores e intérpretes;
Melancolia;
Ternura;
Rancor;
Primeiro agrupamento;
Segundo agrupamento;
Episódio dançado, baseado em formas e cores;
O intérprete;
Professores e alunos - Mestre e discípulo;
Seguidores e moda;
Exercícios de análise;
Desenvolvimento da Função crítica;
Desenvolvimento, analogia e síntese;
Coordenação;. Influência, imitação, cópia,
moda; 4-
PARA QUE DANÇAR. Recreação
e profissão;
Vocação;
Custo dos espetáculos.
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