Teatro
de Formas Animadas, máscaras, bonecos, objetos
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Ana Maria Amaral
Editora da Universidade
de São Paulo, 1991
311 páginas | O
livro explora detalhamente o universo do teatro de animação organizando
dados já conhecidos e apresentando novas experimentações.
Fala sobre Teatro de Bonecos, máscaras e objetos
animados e, sobre a arte de, dramatizando com eles, transformá-los, criando
personagens "vivos" através de seus movimentos. A animação:
energia ativada pelo movimento, volatilizando a matéria e manifestando
o enigmático. Nas palavras da autora: "O teatro de animação,
em geral, e, dentro dele o teatro de formas animadas, em particular, é
a arte do irreal tornado real, é o invisível tornado visível.
É magia que surge da imitação e da repetição,
"imagem e semelhança", energias que se desprendem do movimento, do fazer
crer, sem ser, sendo. Arte ambígua, entre animado e inanimado, espírito
e matéria". SUMÁRIO
PARTE
I: A máscara:
1. A máscara e o teatro;
2. A máscara no oriente (Bali, Kathakali, As danças do Japão
e o Teatro Nô);
3. A Máscara no ocidente (Máscaras Gregas, Dos Mimos Dóricos
e das Atelanas à Commedia dell'Arte, Teatro Literário, A máscara
nos Festejos Populares);
4. A Máscara no teatro contemporâneo ( O ressurgimento da máscara,
Grotowski, Bread and Puppet Theatre - Um teatro Estatuário, Mummenschanz,
Putxinelis Claca, Outros Grupos). PARTE
II: O teatro de bonecos:
1. Terminologias e natureza do teatro de bonecos: Terminologias, O Boneco e o
Ator, Dramaturgia, Sacralidade e paradoxos do boneco.
2. O boneco no oriente: China, Índia, Java e Japão.
3. O boneco no Ocidente: Um pouco de sua história, A época Medieval
e seus dramas religiosos, Teatro de Bonecos Medieval - A Inglaterra no séc.
XVI, Do Teatro Medieval à Commedia dell´Arte, Pulcinella, Punch,
O Guignol de Lyon, A Transição para o Teatro de Bonecos Contemporâneo.
4. O Teatro de
Bonecos Contemporâneo: Os Grandes Solistas, As Grandes Companhias de Teatro
de Bonecos da Europa Oriental, Sobre Alguns Grupos do Teatro de Bonecos Contemporâneo
da Europa Ocidental, Estados Unidos e Japão Moderno, Sobre o Teatro de
Bonecos Popular e Erudito, O Boneco e a Criança, O Ator, o Boneco e o Homem.
PARTE III: O Teatro
de Formas Animadas.
1. Os Antecedentes: Alfred jarry, Edward Gordon Craig, A Escola Bauhaus, O Futurismo
italiano, O Futurismo Russo, O Dadaísmo, O Surrealismo, Antonin Artaud,
A Palavra e o Teatro Não-Verbal, Alwin Nikolais, A Performance, O Teatro
de Bob Wilson, O Ator e o Objeto no teatro de Tadeusz Kantor, Conclusões.
2. O Objeto:
Definições e Classificações, Relação
Homem/Objeto e Gesto, O Objeto na Arte.
3. Teatro de Objetos: Considerações Gerais, Grupos e espetáculos.
4. Teatro do
Objeto-imagem: Considerações Gerais, Grupos e Espetáculos.
5. Teatro de
Formas Animadas: Terminologia: Forma ou Figura?, Considerações Gerais,
Sobre a Dramaturgia do Teatro de Formas Animadas.
6. Processos de Criação: Grupos e Diretores: Esculturas Animadas,
A Máscara e a Mímica, Boneco, Máscara, Objeto e Dança,
Da Forma ao Boneco e do Boneco ao Movimento, Imagem e Texto, O Movimento da Luz
sobre figuras não-articuladas, Movimento e Corpo, Luz, Movimento e Corpo,
Da Pintura ao Teatro, Rito e Momento de Grito.
7. Da Realidade Quotidiana à expressão do indizível-invisível:
A máscara, Boneco e Máscara, Boneco, Máscara e Teatro Contemporâneo,
Além da Vida: Sacralidade ou Irreal Imaginário, Da Prática
da Animação, Energia, Energia e Misticismo, Energia e Teatro, O
Teatro de Objetos e Ritual Contemporâneo, O enigma, Movimento, Energia e
Dança, Dos Objetos, Formas e imagens aos símbolos, Arquétipos
e símbolos, Aspectos da comunicação não-verbal, O
público, O ator, Teatro objetivo e Teatro do Indizível-Invisível.
Parte III: Aprendiz
da arte.
9- Cirandando nos movimentos da metamorfose expressiva. Mais
livros da autora:
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