Teatro de Formas Animadas, máscaras, bonecos, objetos

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Este livro tece um amplo painel da história e técnicas do teatro de formas animadas, contando como se usam máscaras, bonecos e objetos em toda a história do teatro, de Bali à Grécia antiga, do teatro Nô ao grupo paulista XPTO, passando por Java, Índia, Japão e Europa ocidental. Há uma nova ontologia teatral distante do aristotelismo ilusionista, em gestação nos palcos contemporâneos. É uma questão para a compreensão desta nova dinâmica que Teatro de Formas Animadas vem despertar, como texto propedêutico indispensável na bibliografia brasileira. Ana Maria Amaral 
Editora da Universidade de São Paulo, 1991 

311 páginas

O livro explora detalhamente o universo do teatro de animação organizando dados já conhecidos e apresentando novas experimentações. Fala sobre Teatro de Bonecos, máscaras e objetos animados e, sobre a arte de, dramatizando com eles, transformá-los, criando personagens "vivos" através de seus movimentos. A animação: energia ativada pelo movimento, volatilizando a matéria e manifestando o enigmático. Nas palavras da autora: "O teatro de animação, em geral, e, dentro dele o teatro de formas animadas, em particular, é a arte do irreal tornado real, é o invisível tornado visível. É magia que surge da imitação e da repetição, "imagem e semelhança", energias que se desprendem do movimento, do fazer crer, sem ser, sendo. Arte ambígua, entre animado e inanimado, espírito e matéria". 

SUMÁRIO

PARTE I: A máscara: 
1. A máscara e o teatro;

2. A máscara no oriente (Bali, Kathakali, As danças do Japão e o Teatro Nô);

3. A Máscara no ocidente (Máscaras Gregas, Dos Mimos Dóricos e das Atelanas à Commedia dell'Arte, Teatro Literário, A máscara nos Festejos Populares);

4. A Máscara no teatro contemporâneo ( O ressurgimento da máscara, Grotowski, Bread and Puppet Theatre - Um teatro Estatuário, Mummenschanz, Putxinelis Claca, Outros Grupos).

PARTE II: O teatro de bonecos:
1. Terminologias e natureza do teatro de bonecos: Terminologias, O Boneco e o Ator, Dramaturgia, Sacralidade e paradoxos do boneco.

2. O boneco no oriente: China, Índia, Java e Japão.

3. O boneco no Ocidente: Um pouco de sua história, A época Medieval e seus dramas religiosos, Teatro de Bonecos Medieval - A Inglaterra no séc. XVI, Do Teatro Medieval à Commedia dell´Arte, Pulcinella, Punch, O Guignol de Lyon, A Transição para o Teatro de Bonecos Contemporâneo.

4. O Teatro de Bonecos Contemporâneo: Os Grandes Solistas, As Grandes Companhias de Teatro de Bonecos da Europa Oriental, Sobre Alguns Grupos do Teatro de Bonecos Contemporâneo da Europa Ocidental, Estados Unidos e Japão Moderno, Sobre o Teatro de Bonecos Popular e Erudito, O Boneco e a Criança, O Ator, o Boneco e o Homem.

PARTE III: O Teatro de Formas Animadas.
1. Os Antecedentes: Alfred jarry, Edward Gordon Craig, A Escola Bauhaus, O Futurismo italiano, O Futurismo Russo, O Dadaísmo, O Surrealismo, Antonin Artaud, A Palavra e o Teatro Não-Verbal, Alwin Nikolais, A Performance, O Teatro de Bob Wilson, O Ator e o Objeto no teatro de Tadeusz Kantor, Conclusões.

2. O Objeto: Definições e Classificações, Relação Homem/Objeto e Gesto, O Objeto na Arte.

3. Teatro de Objetos: Considerações Gerais, Grupos e espetáculos.

4. Teatro do Objeto-imagem: Considerações Gerais, Grupos e Espetáculos.

5. Teatro de Formas Animadas: Terminologia: Forma ou Figura?, Considerações Gerais, Sobre a Dramaturgia do Teatro de Formas Animadas.

6. Processos de Criação: Grupos e Diretores: Esculturas Animadas, A Máscara e a Mímica, Boneco, Máscara, Objeto e Dança, Da Forma ao Boneco e do Boneco ao Movimento, Imagem e Texto, O Movimento da Luz sobre figuras não-articuladas, Movimento e Corpo, Luz, Movimento e Corpo, Da Pintura ao Teatro, Rito e Momento de Grito.

7. Da Realidade Quotidiana à expressão do indizível-invisível: A máscara, Boneco e Máscara, Boneco, Máscara e Teatro Contemporâneo, Além da Vida: Sacralidade ou Irreal Imaginário, Da Prática da Animação, Energia, Energia e Misticismo, Energia e Teatro, O Teatro de Objetos e Ritual Contemporâneo, O enigma, Movimento, Energia e Dança, Dos Objetos, Formas e imagens aos símbolos, Arquétipos e símbolos, Aspectos da comunicação não-verbal, O público, O ator, Teatro objetivo e Teatro do Indizível-Invisível.

Parte III: Aprendiz da arte.
9- Cirandando nos movimentos da metamorfose expressiva.

Mais livros da autora:

TEATRO DE ANIMAÇÃO - Neste livro, Ana Maria Amaral estuda o teatro de animação, levantando reflexões sobre este gênero teatral que inclui bonecos, máscaras, objetos, formas ou sombras, representando o homem, o animal ou idéias abstratas. Nos ensaios que compõem a obra, o leitor encontrará fértil e diversificado material consagrado ao tema, de maneira a conhecer sua história, experiências e o papel importante que o teatro de animação desempenhou como provocador de novas criações, colocando em xeque as antigas convenções do teatro estabelecido. . O ATOR E SEUS DUPLOS - Os 'duplos', na forma de complementos diversos, sempre foram uma constante na história milenar do teatro, proporcionando o 'jogo' de transformações, simulações e revelações próprio dessa arte. Esse 'jogo' é exposto neste livro pela diretora e dramaturga Ana Maria Amaral. O livro analisa a arte do ator em seu sentido mais amplo e dedica especial atenção ao ator-manipulador de complementos - a máscara, o boneco e o objeto. Fotos de ensaios e exercícios propostos ajudam a compreender o cativante 'jogo' de duplos.

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Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 - Ano II - Número 01 - Abril de 2004 - Webmaster - Todos os Direitos Reservados